Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

+43
C-220
bcandotti
ruanclassea
rfavaro
iveiga
168
Bruno Mátilla
João
Relâmpago
paulo_afs
evanschu
SLAMON
Berantis
Braz De Souza
gsilva
Marcos Santos
paulo brito
valmir1201
Darlan Alves
Dvaldo Dutra
cassio machado
edusp95
marlon.oliveira
Carto
sergiopereiraj
Kanduxo
Karl Fass
gso
luciano.vieira
jeanrobson
danilo.teixeira
cebola
Ulysses V8 Benz
alexsup
Fajardo
Maluhy
EfBauru
CARLOS GOMES BASTOS
Luiz Pinheiro
walter paiva
douglas barddal
Epicco
nelsonmatos
47 participantes

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por SLAMON Ter 03 Dez 2013, 21:27

Seja bem vindo!
SLAMON
SLAMON
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 601
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 36

http://www.batidos.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por evanschu Ter 03 Dez 2013, 21:35

Bem vindo Braz...
evanschu
evanschu
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 80
Data de inscrição : 06/11/2013
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por paulo_afs Qua 04 Dez 2013, 00:24

Seja bem vindo ao portal Mercedes!!

Braz, favor citar qual seu carro, ano, modelo e mais detalhes sobre o problema!

Abraço,
paulo_afs
paulo_afs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 576
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Braz De Souza Qua 04 Dez 2013, 09:23

Obrigado gente, 
Classe A 160 Classic/ Spirit Mec. 2005/2005, o problema começou quando troquei a correia dentada, a partir dali, sempre que atinge 15 km mais ou menos andados o alarme apita, e aparece no painel, uma latinha de óleo e a palavra HI. Lendo o manual, diz que é o nível do óleo em excesso, o que não é verdade, ja que fiz questão de escorrer o óleo e como sempre ficou mo nível, e mesmo assim, a mesma mensagem. Então fiquei sabendo que era o SENSOR DO NÍVEL DO ÓLEO, fiz o pedido na AGO do Rio, chegou o sensor, troquei por um novo, e surpresa, o alarme continua, não sei o que fazer, meu mecânico tem aquele aparelho que espeta no carro e da o histórico do mesmo, segundo ele está tudo ok, existe algum comando que precisa ser dado?, obrigado novamente.
Braz De Souza
Braz De Souza
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 11
Data de inscrição : 03/12/2013
Idade : 68

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por paulo_afs Qua 04 Dez 2013, 09:59

Bom dia Braz,
Seu carro nao possui correia dentada e sim uma correia externa para alternador, compressor, bomba dagua etc.
Internamente possui duas correntes, a da bomba de oleo e a do comando.
O sensor de oleo ao ser trocado nao necessita de nenhum ajuste, tira um e coloca o outro.
Você deve verificar se o chicote esta bem conectado, se nao existe oxidaçao no mesmo e se os pinos desse chicote tambem estao ok!!
Por fim, deve-se testar o chicote caso o conector esteja ligado e com os pinos ok!!
Peças novas também podem vir com defeito!!

O problema que vejo ai é que este sensor so tem acesso ao se "tombar" o motor um pouco para baixo!! E este serviço nao é para qualquer um....
Troquei este sensor agora no meu carro, tirou um e colocou outro, esta funcionando normal.
Lembre-se, seu carro usa no motor exatos 4,5 litros de óleo.

Abraço,
paulo_afs
paulo_afs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 576
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Relâmpago Qua 04 Dez 2013, 10:32

Não são exatos 4,5L não.

Acabei de fazer a troca essa manhã e, acertando o nível pelo traço que tem na vareta, entra um pouco mais, algo em torno de 4,7L.
Relâmpago
Relâmpago
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 76
Data de inscrição : 20/10/2013
Idade : 66

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por paulo_afs Qua 04 Dez 2013, 10:42

Você infelizmente está errado amigo! A quantidade correta é a que manda no manual do carro. Pois o engenheiro nao ficou trabalhando no projeto e estudando para chutar um valor. O MANUAL é claro: 4,5 litros com troca do filtro.

O manual ainda cita que o óleo deve estar entre a marca mínima e máxima e isso acontece exatamente com o valor CORRETO de 4,5 litros.

Braz, acompanhe o manual do seu carro, nao ultrapasse os 4,5 litros jamais!!
Caso nao tenha o manual, te mando em PDF.

Abraço,
paulo_afs
paulo_afs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 576
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Relâmpago Qua 04 Dez 2013, 11:28

Paulo,

Felizmente não estou. Onde está escrito no manual que o nível deve estar entre a marca mínima e máxima? Por favor poste aqui.

Com 4.5L ele realmente fica no meio. Porém, na própria vareta, existe uma marca em relevo, em torno de 75%, onde, se ajustado em tal medida, entram 4.7L.

Para que serve a marca se não para ser seguida?
Relâmpago
Relâmpago
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 76
Data de inscrição : 20/10/2013
Idade : 66

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por João Qua 04 Dez 2013, 11:32

Se está escrito no manual 4,5, coloque 4,5L. Pode existir uma tolerância na vareta e a temperatura de medição influencia na marca também. Não sei no Classe A, mas nos modelos antigos, o nível correto é medido com o motor quente e depois de uns 5 minutos desligado.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Relâmpago Qua 04 Dez 2013, 11:53

Manual de carro moderno não é escrito pelo departamento de produção e desenvolvimento como era antigamente...

Aliais atualmente, pesquisamos, dizemos o que é possível, para que depois o marketing diga o que vai ser feito...

Vão por mim, em TODOS os carros, o ideal é que a marcação na vareta de óleo fique em 80%. Quanto mais lubrificante no sistema, melhor. Melhor lubrificado ele fica, menos esforço ele sofre, menores a chance de haver falta do mesmo e por ai vai.

Se o Classe A ainda tem uma marcação acima, para que não segui-la, para economizar 200ml de óleo? Por favor...
Relâmpago
Relâmpago
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 76
Data de inscrição : 20/10/2013
Idade : 66

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por walter paiva Qua 04 Dez 2013, 12:39

Cuidado, pois se o motor tiver muita borra de óleo, a quantidade de óleo ao efetuar a troca é menor.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por João Qua 04 Dez 2013, 12:55

Relâmpago você sabe tudo, até quando oque está escrito no manual vale ou não.....

Voce trabalha na Mercedes? Em qual departamento? legal que desde 99 você trabalha lá né, porque sabe o que foi escrito há quase 15 anos. 

Olha se você acha que eu estou preocupado com 200ml de oleo, é porque você ainda não trocou o óleo de um 911.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Relâmpago Qua 04 Dez 2013, 13:31

Legal João. Na Mercedes eu não trabalho nem nunca trabalhei. Mas no mês passado eu fiz 34 anos de trabalho numa montadora qualquer ai... Sobre motores eu sei pouco... Você com certeza sabe mais do que eu.

Aliais, sabe pq o motor do seu famoso 911 leva tanto óleo? É pelos mesmos motivos que estamos tratando aqui, dica...

Vou me recolher a minha insignificancia e sigam sempre manual.
Relâmpago
Relâmpago
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 76
Data de inscrição : 20/10/2013
Idade : 66

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por João Qua 04 Dez 2013, 13:48

Relâmpago,

Se apresente, coloque onde voce trabalha, o que você faz, qual a sua formação. Entenda que no fórum não existe um crachá, uniforme, cartão de visitas e você não está falando com o seu estagiário. 
Alias existem n opções no seu avatar para você colocar os seus conhecimentos e a sua formação. A unica coisa que vemos é um carrinho de brinquedo. 
Por isso que constantemente você entra em conflito com os outros, porque você fala como se todo mundo tivesse obrigação de saber quem você é e que as suas palavras tem força de lei. Somente o mandrake para adivinhar, concorda?

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Relâmpago Qua 04 Dez 2013, 14:02

João, 

Minhas palavras não tem força de lei. Eu apenas falo sobre o que eu conheco e muitas vezes as pessoas rebatem sem um pingo de teoria.

Veja: O manual diz que é necessário 4,5L (Não sei se realmente diz). Mas quando você esgota o óleo via gravidade pelo carter existe uma quantidade que fica dentro do motor. Galerias de óleo superiores, tuchos, região do comando de válvula, etc. Eu chuto que existam 5L dentro daquele motor.

Para saber a quantidade existente lá dentro, só desmontando e medindo tudo ou então alguém que trabalhe lá... E não venham me dizer o que disse o mecânico da autorizada.

Pode deixar que o meu perfil será devidamente preenchido. Sou engenheiro mecânico e elétrico. Depois sou engenheiro automobilistico. Atualmente sou analista senior de motores da VWB.
Relâmpago
Relâmpago
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 76
Data de inscrição : 20/10/2013
Idade : 66

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Epicco Qua 04 Dez 2013, 16:19

Pessoal, independente da opinião do confrade Relâmpago, que é engenheiro mecânico e elétrico (não seria engenheiro eletricista?) e engenheiro automobilista, o manual do proprietário do Classe A informa que a quantidade correta de óleo é de 4,5 litros na reposição quando se troca o filtro. O manual informa ainda que excesso de óleo nesse motor em função do seu grau de inclinação é prejudicial ao funcionamento do mesmo, a ponto de a Mercedes Benz instalar um alarme que indica óleo a mais.

Quem esta informando isso é o Eduardo, administrador de empresas.

_________________
Abraços,

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por João Qua 04 Dez 2013, 17:18

Ótimo relâmpago, isso é fundamental num fórum onde somos apenas "nicks". Eu sou apenas um administrador de empresas que sempre leu e gostou muito de carros. Já tive o privilegio de ter sido proprietário da maioria dos modelos mais significativos no nosso pais. 

Entendo que o manual foi feito para o ignorante usar, digo ignorante aquele cidadão que comprou o carro, mas não cursou engenharia mecânica ou alguma coisa similar. Se fala para colocar 4,5L entendo que essa é a quantidade que repõe o óleo a ser usado, considerando o resíduo que necessariamente vai ficar no motor. É comum em alguns manuais existir a medida com e sem a troca do filtro, logo existe a previsão obvia do departamento de engenharia, que alguma coisa fica lá dentro.

Na sua opinião, como devemos medir o nível do óleo, carro frio de manha ou carro quente?

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Relâmpago Qua 04 Dez 2013, 18:15

Eduardo,

É uma história engraçada. Quando eu fiz engenharia mecânica, a elétrica era uma ''pós''. Na época, o profissional se formava engenheiro elétrico. Alguns bons anos depois, os gramáticos disseram que isto passava a impressão que era um engenheiro ''que dava choque''. Bobagem na minha opinião. Existem muitas outras profissões que se for pensar de forma literal.... Mas desculpe o ''pobrema''.

João,

Sim, você está certo. Acontece que a quantidade de óleo que escorre do motor é variável. A maioria das pessoas espera que o termômetro atinga os 90c e esgota o óleo. Esquecem que aquilo mede a temperatura do liquido de arrefecimento e não do óleo. Além do mais, existe uma quantidade que por mais que o óleo esteja quente, não saí. Não por gravidade. 

Atualmente o cárter conta com um dispositivo mecânico para que não aconteça a falta de óleo. Como acontecia em ''tocadas mais inspiradas'' antigamente. Mesmo assim, não é infalível. Basta a famosa piscada da luz de óleo em uma curva...

Então, 4,5L, a medida do óleo fica exatamente no meio da vareta. Se a MB colocou um traço em relevo em 75%, não foi atoa. Isso custa caro, acreditem. No final da produção do carro, aquele simples traço, lhe custou um bom dinheiro. Para ficar em tal nível, entram 4.7L. E digo mais, se quiserem, podem ir até o final da marcação da vareta. Não há consumo de óleo.

Além do que, mal não faz. Mais lubrificante no sistema, melhor lubrificado fica o motor, menos contaminado o lubrificante fica, etc.

Aliais, dica: Troca de óleo por sucção, depois de completa, podes tirar o parafuso do cárter com tranquilidade, não pinga uma gota sequer, mas faça o contrário...

E respondendo sua pergunta: Para uma medição mais precisa, carro em local plano durante 12H.
Relâmpago
Relâmpago
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 76
Data de inscrição : 20/10/2013
Idade : 66

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por paulo_afs Qua 04 Dez 2013, 20:31

Relâmpago indaga: 

Paulo,

Felizmente não estou. Onde está escrito no manual que o nível deve estar entre a marca mínima e máxima? Por favor poste aqui.

Com 4.5L ele realmente fica no meio. Porém, na própria vareta, existe uma marca em relevo, em torno de 75%, onde, se ajustado em tal medida, entram 4.7L.
Eu te respondo com o maior prazer: 
 
Amigo, não digo o que não sei, falo o que a Mercedes diz, e confio nela!! Por isso sou proprietário dos produtos da marca!!
E como dono de um Classe A 160 2002/2003 desde zero e a 11 anos, li meu manual de "cabo a rabo" para NÃO dizer bobagens e conhecer o mínimo sobre meu carro. Hoje o veículo está com 152.000 km funciona redondo e graças ao manual que NÃO falha no que "diz".
 

Veja com seus próprios olhos o que "diz" o MANUAL:


PÁGINA 170 DO MANUAL.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



PÁGINA 229 DO MANUAL.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

E para sua outra pergunta:

Para que serve a marca se não para ser seguida?
Serve para pessoas que NÃO tem um MANUAL, guardam na gaveta ou não o possuem e querem fazer COISAS por conta própria!! 

A marca na vareta faz o "LEIGO" não passar do limite MÁXIMO do MÁXIMO que também é explicado na foto da PÁGINA 170 que postei acima!

Acho que tem espião do fórum antigo aqui!! Afffff

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 871651998


Última edição por paulo_afs em Qua 04 Dez 2013, 20:32, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Algumas Correções!!)
paulo_afs
paulo_afs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 576
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Relâmpago Qua 04 Dez 2013, 21:17

Também tenho o carro desde zero (parece que isso agora é sinal de status). Também li todo o manual. Também não falo o que não sei...

Agora vamos as considerações: No manual, na página 170, não existe a marca em vermelho feita por você.

Na vareta, você não conseguiu entender a qual marcação eu me refiro, que existe e fica entre 75-80%.

Portanto, insisto, aos usuários interessados na preservação de seus próprios carros, que sigam tal marcação.

No meu próximo post, que deverá ocorrer dentro de alguns minutos, seguiram fotos auto-explicativas.
Relâmpago
Relâmpago
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 76
Data de inscrição : 20/10/2013
Idade : 66

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Relâmpago Qua 04 Dez 2013, 22:12

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Relâmpago
Relâmpago
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 76
Data de inscrição : 20/10/2013
Idade : 66

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por João Qua 04 Dez 2013, 22:36

Eu não consegui entender o interesse da turma do marketing em colocar 4,5L e que cálculos você fez para chegar em 4,7 e lembrando que excesso prejudica o motor, como fala o manual que você escaneou.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Relâmpago Qua 04 Dez 2013, 22:43

Para atingir a tal marca, nitidamente após o meio, me sobraram 300ml dos 5 litros iniciais.
Relâmpago
Relâmpago
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 76
Data de inscrição : 20/10/2013
Idade : 66

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por walter paiva Qui 05 Dez 2013, 00:17

Fui buscar no WIS essa informação sobre a quantidade de abastecimento para o motor 166 utilizado nos Classe A W168:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Para trocar o óleo:
Somente trocar o óleo com o motor na temperatura de operação.

Para verificar o nível de óleo:
Aproximadamente 5 min após desligar o motor na temperatura de trabalho;
Inserir a vareta medidora de óleo até o batente e permanecer no mínimo 3 segundos na posição.

Eu também na troca coloco os 4,7 L, apesar do manual e do WIS informarem 4,5L.
No meu Classe A colocando 4,5 L fica exatamente no meio das marcas MAX. e MIN. da vareta, com os 4,7 L fica na marca que o Relâmpago postou sempre trocando o filtro e removendo o óleo velho que fica ali na base da tampa. Depois de um tempo desligado fica próximo da marca MAX, acredito que colocando os 4,5 L depois de um tempo desligado também fique próximo da marca postada pelo Relâmpago.

No meu Classe A não possui essa marcação na vareta, com mais ou menos 60 mil km não sei porque a vareta enferrujou, eu providenciei uma nova na concessionaria e esta nova também não tem essa marca. O Classe A do Andre Buss tem. Eu já vi Classe A que tem e Classe A que não tem Suspect Eu não sei o porque umas possuírem essa marca e outras não.

O importante é seguir o manual e nunca colocar menos que 4,5 L com a troca do filtro. Eu coloco 4,7 L porque prefiro que fique próximo da marca MAX.

Mas atenção, se o motor possuir muita borra de óleo essa quantidade diminui Shocked

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por paulo_afs Qui 05 Dez 2013, 01:04

Walter, como sempre suas explicações são fantásticas e não agridem ninguém, e concordo com o que você disse, seguir o manual do proprietário é a opção correta, não ultrapassar o máximo é a opção de segurança para o motor e fim de papo!! 
Foi até interessante ver que você utiliza os 4,7 litros, EU prefiro não usar, porém não vi em momento algum você querer impor sua opinião para ninguém, respeitando sempre todos do fórum!! Parabéns.

Agora querer colocar no fórum que se não usar 4,7 litros está errado e ainda dizer que o manual é duvidoso, vou te contar viu!!

Infelizmente o confrade relâmpago quer dar aula e confrontar tudo que os outros dizem e toda hora entra em contradição no que fala, vejam só:

Primeiro me questiona de onde eu tirei a informação que o óleo deve ficar no meio da vareta (entre o min. e o máx)!

Onde está escrito no manual que o nível deve estar entre a marca mínima e máxima? Por favor poste aqui
Eu mostrei!!!

Depois ele ainda diz:

Agora vamos as considerações: No manual, na página 170, não existe a marca em vermelho feita por você.
Onde em algum momento foi dito que existe a marca em vermelho no manual? A SETA e a MARCA foram para você ver o que "diz" o manual. Pois se já tivesse lido alguma vez, não falaria tanta besteira...E saberia aonde encontrar as informações, só falta vir falar que sabia, mas não quis dizer, kkkkkk.

Mas uma das suas inteligentes frases:

Também tenho o carro desde zero (parece que isso agora é sinal de status). Também li todo o manual. Também não falo o que não sei...
Não, eu que falo o que não sei....

Na vareta, você não conseguiu entender a qual marcação eu me refiro, que existe e fica entre 75-80%.
Eu entendi, mas acho que você deveria começar a ler o manual outra vez!! Pois até você colocou a foto do que o manual "diz" ENTRE as marcas (min) e (máx), simples assim. TRADUZINDO: MEIO da vareta!! 75-80% é por sua conta.

Portanto, insisto, aos usuários interessados na preservação de seus próprios carros, que sigam tal marcação.
Ou seja, se não seguir a marcação o carro não será preservado!! kkkk

Sigam o manual da coleção Relâmpago, o manual do fabricante do seu carro não serve!! Só pode estar zoando da cara dos outros confrades!!

Comentário para finalizar!!

No meu próximo post, que deverá ocorrer dentro de alguns minutos, seguiram fotos auto-explicativas.
Fotos auto-explicativas foi realmente surpreendente!! kkkkk
paulo_afs
paulo_afs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 576
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas - Página 5 Empty Re: (W168): Nível do óleo motor - HI/LO e alerta "BIP" no painel - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos