Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

+23
Luiz Pinheiro
Weber Pereira
guto viamão
pateord
jatair moraes
Joans
Epicco
edusp95
Aguizinha
Kanduxo
Falcon
Professor
Andre Blomer Testa
metalth
paulo_afs
Darlan Alves
iveiga
Fajardo
erocha1985
douglas barddal
Negromonte
walter paiva
nelsonmatos
27 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por nelsonmatos Sex 07 Set 2012, 23:51

Foto da corrente para facilitar identificação:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Boa noite gente quando é que eu sei, que tem que trocar a corrente de comando do classe a? O carro está com 96 mil km - Classe A 160, classic.


Última edição por AEP em Ter 09 Set 2014, 22:43, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Inserção da foto da corrente)
nelsonmatos
nelsonmatos
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 86
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por walter paiva Sex 07 Set 2012, 23:55

Não tem um prazo específico para a troca, pois depende muito da manutenção ou o tipo de uso que o carro recebeu.

A estimativa de troca é lá pelos 500 mil km. Mas há casos de quebra com 100.000 km.

Consulte sempre o seu mecanico.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por nelsonmatos Sáb 08 Set 2012, 00:17

Ok!!!
nelsonmatos
nelsonmatos
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 86
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Negromonte Qui 18 Out 2012, 18:37

Segundo informacoes de meu mecanico especializado em MB, a quebra ocorre normalmente entre 100.000 e 150.000km.

A informacao do Walter tambem procede, pois consultei a autorizada MB aqui na minha cidade. So que eles ressaltaram que com a troca do oleo fora do periodo correto/lubrificante nao homologado para o carro que acelera o desgaste da corrente e causa seu rompimento. Tanto a autorizada como o Mecanico Jose Artur, disseram que normalmente a corrente nao se rompe de uma vez. Ela rompe um gomo lateral e comeca a fazer um barulhinho caracteristico.

De qualquer maneira, meu carro esta nos 160.000km e devo realizar a troca preventiva dessa corrente, junto com os coxins do motor e a embreagem, que comecou a patinar em 4a. e 3a. marcha.

Ah... NAO COMPREM EMBREAGEM DA MARCA MECARM.... UMA M****. Se nao me engano, nao durou nem 50.000km.

Se nao quiser pagar quase 1500,00 em uma embreagem nova em autorizada MB, sugiro as marcas SACHS e LUK. Custam cerca de 600 reais e tem uma excelente durabilidade.
Negromonte
Negromonte
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 39
Data de inscrição : 18/10/2012
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por douglas barddal Qui 18 Out 2012, 19:45

É amigo a sua da para correr mas quem tem 190 só na autorizada, tomara quer a minha ainda dure bastante.
douglas barddal
douglas barddal
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por erocha1985 Dom 03 Fev 2013, 01:30

Troquei a minha com 130.000 km. Paguei 537,00 no kit.
erocha1985
erocha1985
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 126
Data de inscrição : 12/12/2012
Idade : 38

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Fajardo Dom 03 Fev 2013, 12:10

Nelsinho, da DSPmotors comprou uma Classe A de presente para a esposa, e estava fazendo uma revisão total no motor, e tirou umas fotos, e nesta aparece a correia.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Fajardo
Fajardo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2006
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48

https://www.facebook.com/#!/marcosfajardoarquiteto

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por iveiga Dom 03 Fev 2013, 14:25

Estou vendo a CORRENTE do comando de valvulas, a CORREIA Poly-V esta posicionada do lado externa do motor.
iveiga
iveiga
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 870
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Fajardo Seg 04 Fev 2013, 09:33

Achei que ele estava falando da corrente do comando de válvulas...
Fajardo
Fajardo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2006
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48

https://www.facebook.com/#!/marcosfajardoarquiteto

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Darlan Alves Sex 01 Nov 2013, 21:24

Meu mêcanico falou da troca da corrente. O que trocar? Somente a corrente ou se faz necessário o kit? Qual a média do valor da mão de obra para substituição da corrente?
Darlan Alves
Darlan Alves
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 105
Data de inscrição : 28/04/2013
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por walter paiva Sex 01 Nov 2013, 21:58

Essa corrente não dá sinais quando vai quebrar, geralmente a quebra é perto dos 100.000 KM e a fábrica esta recomendando a troca perto dos 150.000 KM.
Mas é muito relativo, tem classe A com 120, 130, 140, 200 rodando com a corrente de fábrica.
Mas o melhor é prevenir do que remediar.
Ao trocar a corrente troque também os trilhos, tensor e a polia da corrente que fica no eixo do virabrequim.

O Paulo_afs esta fazendo a revisão do Classe A dele na High Torque no vídeo do dia 29/out [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] esta mostrando isso.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por paulo_afs Sex 01 Nov 2013, 23:56

Boa noite Darlan, 
 
Vou te dar minha opinião, pois sou ÚNICO proprietário de um Mercedes Classe A 160 2002/2003 e hoje está com 152.000 km originais.
 
O componente CORRENTE foi feito para durar 500.000 km ou como muitos dizem, o tempo de vida do motor, porém esta corrente depende de muitos fatores para trabalhar bem e durar. 
 
- Trocas de óleo e filtro com produtos homologados pela fábrica e com prazos de troca corretos;
- NÃO superaquecer o motor;
- Forma de dirigir;
- Etc.
 
O principal são os "parceiros" que ajudam essa corrente a trabalhar e que são fundamentais para o bom funcionamento e durabilidade, são eles:
 
- Trilho superior; R$ 97,50
- Trilho inferior; R$ 59,20
- Tensor da corrente; R$ 391,00
- Polia da corrente do virabrequim; R$ 453,00
(Preços brutos sem desconto na Minas Máquinas em Bhte).
 
Cada corrente custa:
 
- Corrente comando; R$ 203,00
- Corrente Bomba de óleo; R$ 88,00
(Preços brutos sem desconto na Minas Máquinas em Bhte).
 
No caso do meu carro, não havia barulho anormal, ou qualquer alteração no funcionamento, porém vi vários comentários no fórum oficina Brasil e do mecânico da concessionária daqui de Bhte que a Fábrica recomenda a troca com 150.000 km devido aos problemas que aconteceram na corrente de 1999 até hoje. O caso que fez parar meu carro definitivamente foi a "quebra" da corrente do carro do meu tio, Classe A 190 que possui desde zero também. Ele gastou uma grana, pois empenou as 8 válvulas. 
 
Na revisão do meu carro, ao abrir a tampa lateral onde está alojada a corrente, foram encontrados vários fragmentos de borracha, de plástico e metálicos, que se descobriu ser da polia do virabrequim e dos trilhos da corrente.
A polia se desgastou muito com o atrito após a borracha que a envolve se despedaçar. A borracha na polia serve para evitar barulho de atrito com o giro da corrente.
Tive sorte nesta revisão preventiva pois algo de ruim ia acontecer logo com meu carro!!
 
Pesquisando, vi que muitos mecânicos nem abrem a tampa lateral para trocar a corrente, apenas fazem a troca por cima do motor, emendando a nova na velha e girando o motor, até que a corrente nova saia do outro lado retirando a corrente velha.
 
Pelo que vi, procedimento imprudente, pois não se saberá como está a corrente inferior, que fica na bomba de óleo, não saberá como está o estado da polia do virabrequim e não poderá ver os trilhos completamente.
A retirada dos trilhos para troca, também só é possível retirando o cabeçote e a tampa lateral. Aumenta a mão de obra, mas é o serviço correto à ser feito por um mecânico honesto e experiente!!
 
Já imaginou o tamanho do prejuízo se a corrente da bomba de óleo arrebenta?
O mecânico vai pagar pelos custos de não ter trocado?
 
Concluindo, a corrente acaba arrebentando por um fator externo, defeito na polia, defeito nos trilhos, defeito no esticador hidráulico (tensor), óleo vencidos, borras no motor, etc.
 
Devido a isso ela não chega aos 500.000 km de vida como deveria.
 
Para você ter uma ideia, faço uma planilha mensal de todos os acontecimentos do meu Classe A, desde 2002, 11 anos, tenho todas as notas, trocas de óleo, abastecimentos, revisões etc. Um verdadeiro histórico de vida do meu cotó...
Sou ULTRA, MEGA CHATO e odeio gambiarra no meu carro!!
 
Como postou o amigo Walter, veja os vídeos da revisão do meu carro e o procedimento correto para troca das correntes do motor.
 
Espero ter ajudado, fazendo tudo correto, terá carro por muito tempo!!!
 
Boa sorte com sua Baby.
 
Abraço,
 

Paulo André
paulo_afs
paulo_afs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 576
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Darlan Alves Sáb 02 Nov 2013, 00:28

Assisti o video completo. Obrigado Walter!!


Caro Paulo_afs,


Foi fantástico seu texto falando de como cuida de sua Baby e mesmo assim este conjunto de peças iria deixá-lo na mão. Certamente este cuidado se reflete como vc a dirige. Hoje a minha está com 136mil K e peguei ela em abril rodando apenas 10mil na minha mão. Fica constatado pela sua experiência a importância deste serviço imediatamente em meu carro. 

Obrigado por me ajudar.
Darlan Alves
Darlan Alves
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 105
Data de inscrição : 28/04/2013
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por metalth Sáb 02 Nov 2013, 00:41

Sinceramente achei os valores das correntes e das peças que vc acabou de postar bem razoáveis e nada absurdos pelo tempo que duram, Paulo, apesar de algumas serem peças de plástico que na verdade não valem exatamente esse valor. O grande problema da revisão feita por você, além do custo de mão de obras é o valor relativamente absurdo cobrado pela MM para determinadas peças como as sapatas de freio e as pastilhas, assim como a polia do virabrequim, que custa bem mais do que as próprias correntes, mas mesmo assim, ainda tem um preço razoável pelo tipo de peça. Mais uma vez parabenizo o trabalho buscado por você e feito pelo Alexandre.
metalth
metalth
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 745
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por paulo_afs Sáb 02 Nov 2013, 02:38

Valeu Thiago, gastei um absurdo, trocando o que NUNCA troquei, mas hoje tenho um carro bem dizer zero km.

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas 3179885743
paulo_afs
paulo_afs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 576
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por paulo_afs Sáb 02 Nov 2013, 02:38

Valeu Darlan, espero que seu carro fique TOP!!

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas 4167639146
paulo_afs
paulo_afs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 576
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty como saber se a quilometragem do painel esta correta

Mensagem por Andre Blomer Testa Sex 22 Nov 2013, 22:23

para saber a hora de trocar a corrente...
Andre Blomer Testa
Andre Blomer Testa
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/11/2013
Idade : 75

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por douglas barddal Sex 22 Nov 2013, 22:28

Km rodados ou barulho estranho vindo daquele lado do motor André.
douglas barddal
douglas barddal
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por paulo_afs Sex 22 Nov 2013, 22:53

André,

No aparelho Stardiagnose da Mercedes é possível verificar o km original do seu carro!!

Eu te recomendo a leitura deste tópico "Corrente do Classe A" é só você ir ao campo pesquisa no alto da tela e digitar o que eu escrevi entre aspas.

Te recomendo a troca preventiva a cada 150.000 km caso seu carro rode 90% do tempo nesse trânsito maluco das nossas cidades.

Se comprou o carro de outra pessoa, tente verificar se possui as notas de serviços e como cuidava do carro e principalmente das trocas de óleo. 

Sua pergunta foi unida a este tópico pois o assunto já foi abordado aqui no portal. Qualquer dúvida o fórum está a disposição.

Abraço,
paulo_afs
paulo_afs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 576
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Professor Sex 22 Nov 2013, 23:48

No meu ex-Classe A 2000/2001, comprado zero e com as revisões na Minasmáquinas carimbadas, a corrente se rompeu com 65 mil km. O carro já estava fora da garantia. Foi rebocado para a Minasmáquinas e lá se constatou a necessidade da retífica do cabeçote. Sem que eu pedisse, as peças foram encaixotadas e enviadas para São Bernardo do Campo.
A Mercedes assumiu todos os custos do conserto, inclusive forneceu um novo cabeçote (descartou-se a retífica). Polia e demais peças foram cortesia.
De acordo com o laudo, a quebra se deu devido à combinação de fadiga precoce e erro de montagem.
Abs.
Professor
Professor
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2410
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por paulo_afs Sex 22 Nov 2013, 23:56

Valeu Professor, mais um caso de corrente que arrebenta antes do tempo normal de vida útil. Já nem me espanto mais...
Sei de vários casos e que nem barulho estranho os carros faziam. Claro que seu caso foi problema de fábrica!!

Abraço,
Paulo André
paulo_afs
paulo_afs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 576
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Professor Sáb 23 Nov 2013, 00:00

Um barulho metálico bem baixo já era sinal de problemas na corrente. Mas como havia acabado de sair da revisão não me preocupei. Por uns dois mil quilômetros rodei e o barulho de vez em quando sumia. De uma hora para outra aumentou e de repente escutei um barulho forte e o motor apagou. Não havia mais o que fazer.
Professor
Professor
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2410
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por paulo_afs Sáb 23 Nov 2013, 18:02

Professor,

Os Classe A estão ficando mais velhos, pois o ultimo foi em 2005, a quilometragem só aumentando e como a manutenção é cara, muitos preferem vender o carro que acabam caindo nas mãos de pessoas que não conhecem o modelo, não podem gastar com os preços da manutenção ou levam em mexânicos que também não entendem de Classe A. 

Com isso, será normal o aumento da frequência com que escutaremos proprietários contando que a corrente arrebentou!!
Pelo que vejo da maioria dos donos de Classe A, estão esperando ouvir algum barulho metálico para providenciar a troca, ou 
culpar um mecânico que não ouviu barulho nenhum e não trocou o kit na revisão. 

Mantenho minha opinião de troca do kit aos 150.000 km se o carro rodou 80% ou mais do tempo no trânsito urbano.

Abraço,
paulo_afs
paulo_afs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 576
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Falcon Sáb 23 Nov 2013, 20:07

Paulo, o agravante é que o cotó, pelas suas dimensões, é um carro muito apropriado ao transito urbano. E acho até que mais de 50% dos proprietários fazem esse uso dele.

Não querendo comparar alhos com bugalhos, mas tenho um veículo com motor CHT com mais de 300 mil Km, a corrente original ainda e sem qualquer ruido.

Como disse, não há comparação entre as tecnologias de um e de outro e por isso afasto qualquer tentativa de valorizar mais um motor em detrimento de outro, mas sou obrigado a acreditar que tamanha tecnologia deva ser acompanhada de um mínimo de confiabilidade.
Falcon
Falcon
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 93
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Kanduxo Sáb 23 Nov 2013, 20:27

Aos 150.000 km vou trocar se estiver com o carro.
Kanduxo
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3983
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas Empty Re: (W168): Corrente do motor - troca - possíveis problemas/sintomas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos