Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

+51
cassio machado
EduBahia
Fidelis
evanschu
Epicco
Kanduxo
Jonatan
paulo brito
PDPCP
angelooliveira
Maluhy
paizão
Trotta
Lipe-R
Reuthmann
generalbol
Christiano
A.Carneiro
DSFerreira
Ulysses V8 Benz
Guilherme Lacerda
leandrof79
pedroalexrj
john
wolf
Bremen
rxavier
Luisfcm
Gui
Antônio Elias
pablo
Adembar
mpaschoal
almircamposbraga
Coupé-CLK
Murta
João
HenriValente
GC
Weiss 1972
mpsantos
C-220
Gustavo Vanesghick
ZIG MASTER
AEP
RAUL DIAS
pedroftalmo
Professor
Peter
Luiz Pinheiro
TZero
55 participantes

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por TZero Qui 11 Abr 2013, 20:32

Exactly ! cheers

Acho que a única coisa que ainda não quis (ou fiz) foi trocar de sexo Razz Razz
TZero
TZero
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 1316
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por paizão Qui 11 Abr 2013, 21:33

Boa T0 , vc. está com toda a razão ,querem depreciar excessivamente um carro com um ano de uso ,lindo ,com manutenção xiita e tudo de mais atual que a M.B. nos oferece. Gostei do desabafo ,digo, todos nós ,pois já estamos indo para 10ª pág ,fora que deveria existir o oitavo pecado capital , que tal tentarmos arrumar um nome para esse pecado ,"comprar uma AMG para não usar "

Abração,

Paizão

Ps: me chama pros test drives (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 721557926
paizão
paizão
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 193
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por Maluhy Qui 11 Abr 2013, 22:30

Comigo dirigindo e na chuva é bem divertido,heheheh:twisted:
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por TZero Qui 11 Abr 2013, 23:48

MALUHY já fez.....na chuva......trânsito......curva 90o e 180o (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 296203075

Eu, MARQUES e ANTONIO JÚLIO saindo dum baita churrasco........quase que tenho que trocar todos os bancos (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 181542703

O "Papai-Noel" é indigesto...........e olha que sei o que falo.........num queria um cara desses no meu retrovisor. Evil or Very Mad
TZero
TZero
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 1316
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por Convidad Sex 12 Abr 2013, 08:48

É realmente complicado!
O meu carro é 2010/2011 e tem 29000km. esses dias fui ver um carro com um amigo e o vendedor perguntou do meu carro e tal, mas disse que tava muito rodado! Vai entender! Carro é pra usar...
E curiosamente meus dois melhores carros foram comprados seminovos. Os 3 carros 0km que já tive só me deram dor de cabeça, enchia o saco!
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por Ulysses V8 Benz Sex 12 Abr 2013, 09:16

O problema é que o carro que você está vendendo nunca será o que o mercado procura, enquanto o que você quer comprar é sempre a última bolacha do pacote.

Daí vem os argumentos mais esdrúxulos possíveis que a criatividade humana (e dos comerciantes de carros) é capaz de inventar, hehehe....

Abraço!

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por Convidad Sex 12 Abr 2013, 09:26

Hahahahahaha, falou e disse Ulysses!!
Um amigo meu tinha uma 320i prata, o vendedor disse pra ele: Vixi, BMW prata? Nossa, ngm quer! hahahaha..
É cada história!
Abraço!
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por Maluhy Sex 12 Abr 2013, 23:09

Vc quer vender o carro,que realmente é bom :

1- na agencia: se for na troca de um bem mais caro de repente o cara ainda chega perto do que vc quer,pq está te enfiando a faca no outro, qq coisa ao contrário disso o seu carro terá algum "defeito" para ele te derrubar : cor errada, km alto (para ele,lógico),cheiro ruim,etc...
2- para um particular interessado: se o cara gostar do carro e for correto ele vai apenas negociar algum desconto mas não vai depreciá-lo,se for pela-saco até a flanela que vc deixou no porta luva serve para tentar baixar preço,só pq ela está um pouco suja e o camarada vai dizer que vc disfarçou o vazamento de óleo...pior é o "interessado" que quer mas não tem o larjan,te aluga um mes inteiro,pergunta até teu tipo sanguíneo e no final não compra nada...

Alguém acrescenta mais algum "personagem" ? Twisted Evil
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por generalbol Sáb 13 Abr 2013, 00:33

Eu tenho uma raiva de zé ruela que chega para olhar carro e fica colocando defeito como estrategia de compra, passei por isso uma vez há uns 7 anos, nunca mais vendi um carro prefiro entregar para CSS na Toyota aqui de BH o avaliador só abre a porta do motorista olha o manual e dá o preço.
generalbol
generalbol
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 404
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por Antônio Elias Sáb 13 Abr 2013, 01:38

Ulysses, sinceramente acho que esse post deveria mesmo sair do off-topic e fixado por exemplo na área de assuntos diversos, pois o tema levantado pelo Beto - relacionado à dificuldades encontradas na venda de Mercedes - será sempre atual no meu modo de ver.

Amigos, acho que já passou da hora de começarmos no Fórum a darmos os primeiros passos para começar desmistificar - inclusive entre Mercedeiros e apreciadores da marca - essa "mania" generalizada de comprar Mercedes pela quilometragem!

Para Mercedes bem cuidadas existem outros aspectos muito mais importantes que KM para definir a qualidade de uma AMG ou qualquer modelo usado da marca, todos afinal sabemos que não faz o menor sentido essa idéia equivocada que espalharam por aí e olha que tem muita gente no mercado tirando proveito na "sombra" disso!!! Shocked
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por Ulysses V8 Benz Sáb 13 Abr 2013, 10:24

Tá, então vamos começar a deletar cuecas e outras abóboras e mudar para assuntos diversos, hehehe...

Abraço!

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por Professor Sáb 13 Abr 2013, 10:31

Maluhy, tem aquele personagem que chega com aquele carro que ninguém quer. Já tentou vender e não conseguiu. Está com ele engasgado na garganta. São os Toyotas Corollas velhos, Hondas pré-96, Mazdas, Cherokees, Kia Sephia, Ford Taurus. Tudo caindo aos pedaços. Chegam com a mãe ou o pai, ou a sogra ou os filhos, cachorro, para dar maior confiabilidade.

Olham o seu carro. Pedem para ligar e ficam acelerando. Se é automático, resolvem fazer o teste. Pisam no freio e aceleram. E aceleram mais ainda. E você fica rezando para que ele não tire o pé do freio porque senão o muro da garagem vai sofrer.

Depois de te encher o saco por mais de uma hora, oferecem a "sucata" como parte do pagamento. Você aceita, e ele promete voltar. E não volta. Conhece o tipo?
Professor
Professor
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2410
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por Ulysses V8 Benz Sáb 13 Abr 2013, 10:39

Pronto,

até que não tinha tanta coisa, foram só duas páginas....

Agora contenham-se, por favor, que não é mais off hehehe....

Abraço!

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por Antônio Elias Sáb 13 Abr 2013, 14:24

Excelente iniciativa Ulysses!!!

Estou convicto de que isso também acontece com outras marcas PREMIUM, acho que o primeiro passo para desmistificar realmente essa questão de Km de Mercedes usadas precisa partir dos próprios donos, pois nada podemos esperar de comerciantes, revendas que trabalham com outras marcas principalmente importadas que copiam carros premium e alguns mecânicos que não entendem bulufas de MB (aliás arrepiam só de ver uma Mercedes entrar na porta da oficina e infelizmente ainda são maioria ), pois são essas pessoas e segmentos que tem interesse em consolidar no mercado essa cultura tupiniquim da Km de MB exatamente para vender outros produtos inferiores que, na estratégia deles, estaria substituindo um veículo premium, com certeza na contra-mão do que se pensa e se pratica na Europa e EUA.

Porque que será que no vizinho Uruguai Mercedes são usadas como Táxis, que obviamente rodam muuuito?! Será que essas MB "latinas" com 400, 500.000 ou mais Km são diferentes das nossas (Brasil) e se desvalorizam em função de KM rodada ou encontram tanta dificuldade com manutenção como se propala por aqui aos 4 ventos?!

Sinceramente, duvido disso!

Falar que no pós-compra de uma Mercedes a dificuldade é com Concessionárias MB é pura balela e essa "estória (com e mesmo) para boi dormir" já caiu na vala comum do pessimismo dirigido, mas todo mundo que fala isso quer uma Mercedes na garagem, vai depreciando o carro anunciado até vencer o dono na canseira, vale tudo para levar uma Mercedes BOA E BARATA para usufruir do que o dono anterior fez e gastou!!!!!!

Dizer que achar peças genuínas OE ou OEM de Mercedes é o "Ó do borogodó" é outra mentira deslavada ... basta ver a realidade no "caminho das pedras"!!!

Outro dia mesmo, não existia no balcão de autopeças de MG, RJ e SP uma simples correia do ar condicionado do Novo Uno nacional, tentem achar com facilidade certas peças de motor de Toyota, Mitsubishi para verem o que acontece? Então peça não é motivo para dono de Mercedes se desesperar e entregar de graça carro bem mantido.

Desvalorização de semi-novos acontece com qualquer carroça, nem um Gol nacional está livre livre disso.

O problema que estamos num País emergente onde o poder aquisitivo das pessoas não consegue acompanhar os sonhos de muitos que são leigos quando o assunto é "automóvel", infelizmente instalou-se por aqui o Paraíso das montadoras orientais que disseminam a imagem de "réplicas" baratas de carros de luxo europeus e americanos.

A idéia que se propaga acho que é a seguinte: se não se tem $$$$ para colocar uma boa Mercedes usada na garagem, ou uma Land Rover, ou um Audi ... ou qualquer outro produto PREMIUM ... então que se compre financiado em longas e suaves prestações um importado qualquer desses bonitinhos e baratinhos, com ilusão da garantia extendida por longos e promissores anos fidelizado às Concessionárias dessas marcas (que mais parecem pequenas oficinas) ou que a preferência para substituir um premium inatingível recaia num produto nacionalizado ou um que tenha sido lançado no exterior por marcas de peso como Toyota e etc, enfim, vejo uma cultura nefasta e prejudicial voltada para afastar o foco de carros premium e direcionar a produtos inferiores, e nessa guerra "surda" vale tudo!

Essa é a minha percepção à respeito!!!
Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por Gustavo Vanesghick Sáb 13 Abr 2013, 20:03

Antônio, pensando no que você disse, imagine o seguinte, o que movimenta mais o mercado consumidor de peças, veículos, oficinas e todas aquelas ligadas ao mercado automotivo em nosso País?

Ao se buscar a resposta para esta pergunta, você terá respondido o porquê de marcas premium ter um mercado digamos "marginal", perto das grandes montadoras nacionais/orientais!

Mas, por outro lado, com a ajuda do Portal e de vários de vocês por aqui, e também com o acesso via internet a peças e informações espalhadas na Internet, pouco a pouco esta mentalidade irá, espero eu, mudar!

Gustavo Vanesghick
Gustavo Vanesghick
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2196
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por Antônio Elias Seg 15 Abr 2013, 02:01

Gustavo, concordo plenamente contigo e acho também que a expectativa é que essa mudança de mentalidade se consolide a partir dos próprios donos, também não vejo outro caminho porque o segmento premium por si só acaba se tornando de certa forma seletivo em qualquer lugar do planeta.

Agora com relação à sua pergunta relacionada ao mercado automotivo já acho que envolve questões mais complexas que trazem insegurança para o comprador de Mercedes.

Por outro lado, concordo contigo e não tenho a menor dúvida de que predomina a estrutura não premium e acho que isso tão cedo não mudará pelas próprias características econômicas do povo e diferenças sociais regionais gritantes que "espremem" o comércio de automóveis considerados de luxo que criou seus próprios paradigmas.

Acho que a questão levantada no tópico (seja Mercedes AMG ou não), passa pela deficiência de oficinas especializadas, clara falta de mão-de-obra especializada para atender automóveis Mercedes fora dos grandes centros convivendo com uma rede extensa de oficinas para caminhões da marca espalhadas por todos o recantos do País (um contra-senso, porque na hora de conseguir reduções de impostos para importação de automóveis, as Fábricas de caminhões MB é que dão o suporte aos automóveis!!!!), centralização excessiva de peças OE e OEM e custo abusivo no Dealer dificulta a manutenção fora da rede de Concessionárias e por aí vai ... tudo isso traz insegurança e faz com qualquer comprador pense "n" vezes antes de concretizar qualquer negócio; então, enquanto esse quadro não se modificar por aqui, acho que comprador de Mercedes ou pessoas interessadas em experimentar veículos usados da marca, naturalmente serão cada vez mais exigentes e vão continuar "criando" seus próprios critérios de escolha até por precaucão e receio daquilo que estarão adquirindo ou partem de vez para linha zero Km que me parece é aposta da Montadora.

Acho que só os donos sozinhos não farão milagres, a Fábrica também tem que ajudar um pouco!!! Evil or Very Mad






Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por angelooliveira Seg 16 Set 2013, 10:54

Vixi, parece que o Tzero escreveu pra mim?!?! 

De certa forma tenho que concordar, se é pra ser usado, tem que ser usado mesmo!!
angelooliveira
angelooliveira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 22
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por PDPCP Seg 16 Set 2013, 19:05

a minha tem 100.000 km e eu acelero sem moderação. mercedes é mercedes.
PDPCP
PDPCP
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 17/08/2013
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por paulo brito Seg 16 Set 2013, 21:05

Aqui na Austrália,  carros com 100 mil Km são considerados seminovos e anunciados como "baixa quilometragem"  Não existe o habito de trocar de carro com frequência, por outro lado,  as distancias aqui são longas, raramente alguém roda menos de 20 mil Km por ano. As ruas e estradas são sempre um tapete e a gasolina é de qualidade.  Carros com 150/300 mil Km em excelente estado são a grande maioria.

Já no Brasil carros com 80 mil já são considerados  muito rodados  !!!!!!
paulo brito
paulo brito
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por paulo brito Seg 16 Set 2013, 21:45

Vejam alguns exemplos de quilometragem

http://www.carsales.com.au/all-cars/results.aspx?offset=12&silo=stock&q=(((((((((SiloType%3d%5bBrand+new+cars+in+stock%5d)%7c(SiloType%3d%5bBrand+new+cars+available%5d))%7c(SiloType%3d%5bDemo+and+near+new+cars%5d))%7c(SiloType%3d%5bDealer+used+cars%5d))%7c(SiloType%3d%5bDemo+and+near+new+cars%5d))%7c(SiloType%3d%5bPrivate+seller+cars%5d))%26(Service%3d%5bCarsales%5d))%26((Price%3drange%5b0..10000%5d)%26(Year%3drange%5b0..2009%5d)))%26(Make%7b%3d%7d%5bMercedes-Benz%5d))&vertical=car&limit=12&sortby=Odometer
paulo brito
paulo brito
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por Weiss 1972 Seg 16 Set 2013, 22:04

Paulo. A questão pode estar centrada de que 80.000Km em estradas aqui serem o equivalente a 600.000Km na Europa ou EUA.
Weiss 1972
Weiss 1972
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2399
Data de inscrição : 23/11/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por paulo brito Seg 16 Set 2013, 22:22

Lamento mas não concordo totalmente,  acho que é mais uma questão de cultura.  Óbvio que a melhor opção é por carros pouco rodados entretanto no Brasil carros com mais de 100 mil são praticamente desconsiderados,  e de alto risco para compra,  um absurdo.
paulo brito
paulo brito
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por Weiss 1972 Seg 16 Set 2013, 22:26

Eu sei Paulo. Estou brincando.......re,re,re,re.

Concordo contigo.
Weiss 1972
Weiss 1972
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2399
Data de inscrição : 23/11/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por Guilherme Lacerda Ter 17 Set 2013, 09:23

Tem muita relação com estradas e forma de uso sim. Carros no Brasil ou outros países com estruturas "lixo", carros com a mesma KM desgastam-se BEM diferentes.
Em países desenvolvidos voce viaja 2mil km numa semana tranquilamente e o carro nem teve desgastes de uso de banco, pedais, e outros componentes. Aqui carros com 100mil km raramente possuem conservação igual.
Guilherme Lacerda
Guilherme Lacerda
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1256
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por angelooliveira Ter 17 Set 2013, 09:29

paulo, que isso os valores dos carros?!?! 5 mil dolares uma mercedes? Rolling Eyes Shocked (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 1429625332 

Carro na australia é mais barato que nos eua?
angelooliveira
angelooliveira
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 22
Data de inscrição : 06/09/2013
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

(desabafo) Carro Usado X Pouco Uso - Página 5 Empty Re: (desabafo) Carro Usado X Pouco Uso

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos