Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sucção de óleo pela turbina no OM642

5 participantes

Ir para baixo

Sucção de óleo pela turbina no OM642 Empty Sucção de óleo pela turbina no OM642

Mensagem por mraposo Seg 26 Out 2020, 21:09

Boa noite,

Gostaria de compartilhar uma informação que me foi repassada por um colega que mora na UK, referente a um problema bastante comum no motor OM642 que equipa as ML a Diesel.

Trata-se da sucção de óleo proveniente da válvula PCV, que é ligada depois do filtro de ar do lado direito, provocando diversos problemas, a saber:

- Acúmulo de óleo no ressonador que fica depois da turbina
- Sujeira do inter-cooler com óleo.
- Carbonização da admissão, que leva a quebra do atuador, aumento de consumo, problemas com a EGR, etc
- Contaminação da parte quente da turbina, que leva a travar a geometria variável e a quebra do atuador da turbina.

O principal sintoma deste problema pode ser visto na entrada da turbina quando for realizar a troca dos filtros de AR. Percebam a mancha preta de óleo na entrada da turbina:

Sucção de óleo pela turbina no OM642 20180510


A solução deste problema pode estar neste vídeo, onde o autor propõe a troca do conector que serve como suporte à válvula PCV.



Como esta peça não é das mais caras, custando por volta de Us$ 40,00, decidi importar e realizar a troca. O que eu encontrei na minha ML foi uma situação exatamente igual ao do vídeo:

Sucção de óleo pela turbina no OM642 20200810

Pode-se observar que na peça nova o buraco é bem menor que a da peça antiga. Este buraco é moldado quando a peça é encaixada no local, pois o meio é uma borracha/membrana defletora, que se molda a ponta do eixo de comando.

Conclui-se que o excesso de óleo é provocado pelo ressecamento da membrana, que endurece e deixa passar óleo do comando.

Acredito que este problema possa inclusive ocorrer em outros motores Mercedes.

Estou aguardando agora rodar a KM necessária (16.000 km) para efetuar a troca do filtro de AR  e ver o resultado, mas gostaria de propor que alguém tentasse também este reparo. Se der certo irá resolver um dos piores problemas que existem nas MLs.

Cordialmente,

Raposo
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Sucção de óleo pela turbina no OM642 Empty Re: Sucção de óleo pela turbina no OM642

Mensagem por chansen Seg 26 Out 2020, 21:26

Boa noite Raposo,

Seguindo os teus passos, fiz a troca da peça no dia 03/outubro.
A peça antiga tinha um buraco um pouco menor do que a que tu mostrastes na foto.

Agora vou ficar acompanhando e ver o que acontece.

Muito obrigado pela dica/solução.

Abraço,
Cristiano
chansen
chansen
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 09/12/2017
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Sucção de óleo pela turbina no OM642 Empty Re: Sucção de óleo pela turbina no OM642

Mensagem por Lobo Qua 28 Out 2020, 14:37

Esse problema tb afetaria o OM612 (270 CDI) ?
Lobo
Lobo
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 770
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Sucção de óleo pela turbina no OM642 Empty Re: Sucção de óleo pela turbina no OM642

Mensagem por mraposo Qua 28 Out 2020, 17:01

Boa tarde Lobo,

Acredito que não. Pelas imagens do EPC a válvula PCV do OM612 é montada na tampa do cabeçote, portanto não há o que desgastar,  enquanto que a do OM642 por algum motivo misterioso fica na ponta do comando.

Mas você pode fazer o seguinte: solte a mangueira que sai da válvula e veja se há excesso de óleo.

Cordialmente,

Raposo
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Sucção de óleo pela turbina no OM642 Empty Re: Sucção de óleo pela turbina no OM642

Mensagem por Estefano Leandro Fanhani Qui 29 Out 2020, 08:31

na minha antiga w116 1980 om 617 sem sensor de nada. a entrada desse óleo não é totalmente direta. é um cano com uma junção T que vai logo na frente da sucção e outra para o purificador ja na parte interna deste depois do filtro. a meleca sempre teve na minha d20 não tem sucção de respiro o respiro é jogado direto pra atmosfera passando antes por uma válvula anti chama comum como as dos motores AP; mesmo assim a turbina bába. é normal turbina melar , tem que se verificar também a qualidade e especificação do lubrificante usado, folga no eixo da turbina e se não é necessário em caso desses carros diesel com eletronica embarcada uma limpeza periódica com limpa TBI em todo esse sistema mesmo feito desmontando ou somente modo simples aspergindo na entrada da turbina com o motor em funcionamento
a disposição. Estéfano Fanhani ex mecânico diesel gasolina . feliz proprietário de w116 300SD turbodiesel. e talvez w115 diesel estefanofanhani@gmail.com
Estefano Leandro Fanhani
Estefano Leandro Fanhani
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 30
Data de inscrição : 06/06/2019
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Sucção de óleo pela turbina no OM642 Empty Re: Sucção de óleo pela turbina no OM642

Mensagem por Iranetes Qua 21 Jun 2023, 20:50

Boa noite, amigo Raposo.

Sei que já faz tempo, mas você se lembra onde você conseguiu comprar a peça?

Desde já agradeço
Iranetes
Iranetes
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 21/06/2023
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Sucção de óleo pela turbina no OM642 Empty Re: Sucção de óleo pela turbina no OM642

Mensagem por mraposo Qui 22 Jun 2023, 10:36

Bom dia Iranetes,

Vejo que você também é de Brasília.

A peça foi comprada no e-Bay, mas o resultado foi abaixo do esperado. Estou partindo para desenvolver uma solução de catch-can. 

Assim que conseguir, devo postar algo aqui.

Raposo
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Sucção de óleo pela turbina no OM642 Empty Re: Sucção de óleo pela turbina no OM642

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos