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Sucção de óleo pela turbina no OM642

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Mensagem por mraposo em Seg 26 Out 2020, 21:09

Boa noite,

Gostaria de compartilhar uma informação que me foi repassada por um colega que mora na UK, referente a um problema bastante comum no motor OM642 que equipa as ML a Diesel.

Trata-se da sucção de óleo proveniente da válvula PCV, que é ligada depois do filtro de ar do lado direito, provocando diversos problemas, a saber:

- Acúmulo de óleo no ressonador que fica depois da turbina
- Sujeira do inter-cooler com óleo.
- Carbonização da admissão, que leva a quebra do atuador, aumento de consumo, problemas com a EGR, etc
- Contaminação da parte quente da turbina, que leva a travar a geometria variável e a quebra do atuador da turbina.

O principal sintoma deste problema pode ser visto na entrada da turbina quando for realizar a troca dos filtros de AR. Percebam a mancha preta de óleo na entrada da turbina:

Sucção de óleo pela turbina no OM642 20180510


A solução deste problema pode estar neste vídeo, onde o autor propõe a troca do conector que serve como suporte à válvula PCV.



Como esta peça não é das mais caras, custando por volta de Us$ 40,00, decidi importar e realizar a troca. O que eu encontrei na minha ML foi uma situação exatamente igual ao do vídeo:

Sucção de óleo pela turbina no OM642 20200810

Pode-se observar que na peça nova o buraco é bem menor que a da peça antiga. Este buraco é moldado quando a peça é encaixada no local, pois o meio é uma borracha/membrana defletora, que se molda a ponta do eixo de comando.

Conclui-se que o excesso de óleo é provocado pelo ressecamento da membrana, que endurece e deixa passar óleo do comando.

Acredito que este problema possa inclusive ocorrer em outros motores Mercedes.

Estou aguardando agora rodar a KM necessária (16.000 km) para efetuar a troca do filtro de AR  e ver o resultado, mas gostaria de propor que alguém tentasse também este reparo. Se der certo irá resolver um dos piores problemas que existem nas MLs.

Cordialmente,

Raposo
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Mensagem por chansen em Seg 26 Out 2020, 21:26

Boa noite Raposo,

Seguindo os teus passos, fiz a troca da peça no dia 03/outubro.
A peça antiga tinha um buraco um pouco menor do que a que tu mostrastes na foto.

Agora vou ficar acompanhando e ver o que acontece.

Muito obrigado pela dica/solução.

Abraço,
Cristiano
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Mensagem por Lobo em Qua 28 Out 2020, 14:37

Esse problema tb afetaria o OM612 (270 CDI) ?
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Mensagem por mraposo em Qua 28 Out 2020, 17:01

Boa tarde Lobo,

Acredito que não. Pelas imagens do EPC a válvula PCV do OM612 é montada na tampa do cabeçote, portanto não há o que desgastar,  enquanto que a do OM642 por algum motivo misterioso fica na ponta do comando.

Mas você pode fazer o seguinte: solte a mangueira que sai da válvula e veja se há excesso de óleo.

Cordialmente,

Raposo
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Mensagem por Estefano Leandro Fanhani em Qui 29 Out 2020, 08:31

na minha antiga w116 1980 om 617 sem sensor de nada. a entrada desse óleo não é totalmente direta. é um cano com uma junção T que vai logo na frente da sucção e outra para o purificador ja na parte interna deste depois do filtro. a meleca sempre teve na minha d20 não tem sucção de respiro o respiro é jogado direto pra atmosfera passando antes por uma válvula anti chama comum como as dos motores AP; mesmo assim a turbina bába. é normal turbina melar , tem que se verificar também a qualidade e especificação do lubrificante usado, folga no eixo da turbina e se não é necessário em caso desses carros diesel com eletronica embarcada uma limpeza periódica com limpa TBI em todo esse sistema mesmo feito desmontando ou somente modo simples aspergindo na entrada da turbina com o motor em funcionamento
a disposição. Estéfano Fanhani ex mecânico diesel gasolina . feliz proprietário de w116 300SD turbodiesel. e talvez w115 diesel estefanofanhani@gmail.com
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