Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo

4 participantes

Ir para baixo

Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo Empty Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo

Mensagem por Cristiano Ferraz de Paiva Qua 12 Jun 2019, 16:47

Caros amigos,
Vou contar uma pequena passagem que aconteceu com meu C180/2012 em uma autorizada aqui de SP. Ano passado, no mês de junho, levei o carro na autorizada para revisão A. já era a segunda passagem por lá desde a compra. Na primeira vez, tudo normal e rodei mais um ano sem problemas. Nessa passagem, do ano passado, após retirar o carro e andar por uma semana, fui avisado, na garagem do prédio que moro, que havia mancha de óleo no chão. Achei estranho e logo retornei a autorizada para checar o ocorrido. Lá, após retirarem as proteções, vimos que estava lavado de óleo naquelas partes. Limpamos e verificamos por alguns minutos com o carro ligado e nada de aparecer óleo vazando. Bem, fechamos tudo e o atendente me disse que poderia ser um descuido na hora de abastecer o cárter... ( Shocked ) Uma semana depois, a mesma coisa de manchas de óleo no chão. Ao retornar na autorizada, pedi para acharem o problema pois não fazia sentido aquilo tudo. Naquele momento, o carro não dava mais partida. Achei que fosse a bateria, mas no dia seguinte veio a pancada: Me enviaram uma mensagem que o vazamento era na base do filtro de óleo e que o vazamento tinha empregnado o motor de arranque e que esse tinha parado. Bem, deixei o carro para uma simples troca de óleo e sai com vazamento de óleo e motor de arranque danificado. Me falaram que era coincidência, que nada de diferente tinha ocorrido e blablabla.... retirei o carro de lá no guincho e levei para oficina de respeito e de excelência que arrumou o motor de arranque e trocou a junta da base do filtro, sanando o vazamento. Ele achou estranho, mas podia ser realmente coincidência. Bem, nesse ano, eu quis dar um voto de confiança na autorizada, e levei o carro lá para a revisão B. Adivinhem o que aconteceu!!!!! Após uma semana, novamente o vazamento no mesmo lugar....Antes de deixar o carro lá, contei essa história e deixei claro que uma vez pode ser até coincidência, mas duas vezes, na mesma peça e na mesma autorizada, já não é coincidência. Algo de errado estavam fazendo que causava o vazamento. Após deixar isso bem claro na pesquisa de satisfação, me ligaram e disseram que iriam trocar a junta sem custo e tudo mais. Atitude muito boa, mas já me enviaram um orçamento para o caso do vazamento não parar e isso eu achei meio estranho.  Question
Eu sei de um caso em São José dos Campos/SP, que teve o mesmo problema que eu, mas com consequências mais serias pois ele não percebeu o vazamento e teve muito mais prejuízo. Caso isso seja isolado, o problema está na autorizada, mas se for comum, acho que a MB deveria reprojetar essa peça.
Alguém aí tem alguma história parecida? Alguém já teve esse problema? 
Não coloquei o nome da autorizada propositalmente.
Grato pela atenção.
Cristiano Paiva
Cristiano Ferraz de Paiva
Cristiano Ferraz de Paiva
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 35
Data de inscrição : 22/11/2012
Idade : 59

https://www.target.com.br

Jpbr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo Empty Re: Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo

Mensagem por Ulysses V8 Benz Qui 13 Jun 2019, 13:03

Cristiano,

que eu me lembre até hoje não tivemos relatos parecidos com o seu. Mas comcerteza vc deve ficar atento, pois pode ser algum procedimento errado/malfeito adotado pela oficina.


_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo Empty Re: Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo

Mensagem por Professor Qui 13 Jun 2019, 15:23

Problema comum no motor 104, 6L.
Professor
Professor
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2410
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo Empty Vazamento de óleo pela junta do alojamento do filtro.

Mensagem por Ronaldo H Qui 13 Jun 2019, 18:41

Embarassed
Boa Noite

Estou com um problema parecido com esse . Tenho uma C180 2012 e esta pingando óleo quando fica estacionada.Verifiquei com o motor em funcionamento e não aparece nada e então limpei a proteção do carter e dois dias depois ja tinha óleo na proteção.
Ronaldo H
Ronaldo H
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 11/05/2019
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo Empty Re: Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo

Mensagem por Ulysses V8 Benz Sex 14 Jun 2019, 10:35

Ronaldo, no seu caso verifique se consegue descobrir de onde o óleo escorre antes de pingar. Nem sempre o vazamento está próximo de onde fica a marca no protetor. O ideal é procurar com uma lanterna com o carro suspenso no elevador.

Normalmente quando o óleo demora a pingar é porque o vazamento é bem pequeno e/ou está localizado mais para cima do motor.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo Empty Re: Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo

Mensagem por Cristiano Ferraz de Paiva Dom 16 Jun 2019, 22:05

Ronaldo. Fica esperto pois tive dois problemas. O filtro e o motor de arranque. é bem difícil achar o vazamento pois é bem apertado por lá. Boa sorte.
Cristiano Ferraz de Paiva
Cristiano Ferraz de Paiva
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 35
Data de inscrição : 22/11/2012
Idade : 59

https://www.target.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo Empty Re: Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo

Mensagem por Ulysses V8 Benz Ter 18 Jun 2019, 10:24

Um outro agravante para isso é o aperto incorreto do filtro. Normalmente basta apertar apenas com a mão que já fica ok. MAs muitos lugares usam aquela ferramenta com cinta para apertá-lo e com isso podem danificar o filtro e/ou a própria base.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo Empty Re: Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo

Mensagem por Cristiano Ferraz de Paiva Ter 18 Jun 2019, 14:01

Ulysses, o problema está na junta da base do filtro, exatamente acima do motor de arranque. Não deve ser aperto com cinta ou outra coisa pois a forma de abrir e fechar é simples. Eles devem flexionar a torre do filtro a ponto de estragar a junta. O que acha?
Cristiano Ferraz de Paiva
Cristiano Ferraz de Paiva
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 35
Data de inscrição : 22/11/2012
Idade : 59

https://www.target.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo Empty Re: Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo

Mensagem por Ulysses V8 Benz Qua 19 Jun 2019, 12:26

Sim, no seu caso o filtro é apenas o elemento portanto pode ser realmente manuseio incorreto.

O filtro da sua é como neste video, certo?

A posição não ajuda e por isso se o mecânico não tomar cuidado pode estragar mesmo.

O caso que citei é em relação aos que usam elemento filtrante externo (como a minha 201, por exemplo).

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo Empty Re: Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo

Mensagem por Cristiano Ferraz de Paiva Qua 19 Jun 2019, 13:18

Perfeito, é esse método mesmo, cartucho. A única diferença é que a autorizada não retira mais óleo pelo parafuso do cárter e sim por sucção e apesar de me mostrarem como é feito, sempre tive minhas dúvidas por esse método. Dizem que pode espanar a rosca do cárter e o cárter custa muito caro. O que mais me deixou impressionado foi que esse vazamento ocorreu na mesma peça duas vezes e no mesmo local. Não pode ser coincidência....
Cristiano Ferraz de Paiva
Cristiano Ferraz de Paiva
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 35
Data de inscrição : 22/11/2012
Idade : 59

https://www.target.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo Empty Re: Vazamento de óleo pela base do filtro de óleo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos