Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troca ou reparo da Turbina ML350 2010

2 participantes

Ir para baixo

Troca ou reparo da Turbina ML350 2010 Empty Troca ou reparo da Turbina ML350 2010

Mensagem por TonhoBC Qua 14 Abr 2021, 16:38

Boa tarde a todos
Tive um problema com minha ML onde deixou lenta de um dia pro outro, não sobe giro rápido, a princípio o filtro de combustível está bem ruim, estou aguardando chegar o novo e espero resolver com isso, pois bem, ao desmontar tudo vi que o eixo da turbina tem bastante folga, além de estar jogando óleo pelo cano, minha dúvida é, alguém já trocou esse conjunto do eixo? Alguém já trocou a turbina por outro modelo?
Agradeço a todos pelas dicas
TonhoBC
TonhoBC
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 15
Data de inscrição : 11/01/2021
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Troca ou reparo da Turbina ML350 2010 Empty Re: Troca ou reparo da Turbina ML350 2010

Mensagem por mraposo Qua 14 Abr 2021, 21:25

Boa noite TonhoBC,

Já reparei a turbina 3 vezes. A primeira foi por que a mesma veio com as palhetas do rotor da caixa fria amassadas, e aproveitei para dar uma limpeza. A segunda foi devido a quebra do atuador e a terceira devido a uma misteriosa entrada de um copo extranho que danificou novamente o rotor.

Trocar por outra diferente eu nunca vi, nem sei se é possível pois existe uma ligação eletrônica entre o atuador da turbina e a eletrônica do carro. O que eu sei é que existem motores OM642 com turbina com refrigeração a água de fábrica, enquanto que as da ML são refrigeradas a óleo (o que é ruim).

A remoção da turbina e  reparo do conjunto rotor tem que ser realizado por uma oficina que seja especializada em turbinas, e que tenha equipamento de balanceamento do conjunto. Estes equipamentos fazem o rotor da turbina depois de montados girar acima de 100 mil RPM e conseguem garantir uma balanceamento de frações de gramas. Recomendo que a remoção e o reparo sejam feitas por uma única oficina, para evitar problemas de garantia.

Ao fazer o reparo, a oficina irá aproveitar e ver a situação da geometria variável, que fica dentro da caixa quente. Prepare o bolso para uma eventual despesa extra.


Uma informação importante: não existe reparo original da Garret a venda no Brasil ou mesmo para importar. Todos os reparos são chineses e o dono da oficina de turbinas tem que saber qual é o chinês mais alemão que ele consegue comprar.

Em relação a perda de potência, não descarte ainda uma falha no sensor de pressão do turbo.

E para saber se o filtro está ruim, faça um teste de vazão depois da saída do filtro. Uma boa oficina tem o equipamento necessário para medir a vazão do circuito de baixa pressão.

Boa sorte,

Raposo
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 187
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Troca ou reparo da Turbina ML350 2010 Empty Re: Troca ou reparo da Turbina ML350 2010

Mensagem por TonhoBC Qua 14 Abr 2021, 21:36

Boa noite Raposo, agradeço o feedback e irei seguir seus conselhos, sobre a falha do sensor de pressão, não deveria acusar no scanner? Única coisa que acusou foi sonda, realmente abasteci num local diferente se deu isso, enfim, continuarei os testes assim que chegar o filtro.
TonhoBC
TonhoBC
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 15
Data de inscrição : 11/01/2021
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Troca ou reparo da Turbina ML350 2010 Empty Re: Troca ou reparo da Turbina ML350 2010

Mensagem por mraposo Qua 14 Abr 2021, 21:57

Boa noite,

Não acusa. Sei disso pois já tive que trocar o da minha ML. Foi um mecânico bem experiente que eu conheço que suspeitou dele.

Este sensor inclusive é o que é "enganado" pelos equipamentos que prometem aumentar a potência da ML, como por exemplo o Race Chip. Na prática através de eletrônica eles alteram o valor que é transmitido para o carro, fazendo que a turbina alcance uma valor maior de pressão. Claro que o motor não está preparado para isso e o resultado costuma custar caro depois.

Uma dica extra: este sensor é fabricado pela Bosch e naturalmente não existe a venda do Brasil, mas a Amarok possui um sensor semelhante (1600 PSI) com a mesma rosca. A única diferença é o chicote. Caso você não consiga o original, pense em usar o da Amarok desde que o conector do chicote seja também trocado. Ambos são fabricados pela Bosch.

Cordialmente,

Raposo
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 187
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

Gustavo Vanesghick gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Troca ou reparo da Turbina ML350 2010 Empty Re: Troca ou reparo da Turbina ML350 2010

Mensagem por TonhoBC Qua 14 Abr 2021, 23:17

Agradeço a dica, como sou técnico em eletrônica, o chicote será simples de resolver caso necessário, só preciso do diagrama, vou trocar o filtro primeiramente e fazer o teste para ver o que acontece. Obrigado novamente
TonhoBC
TonhoBC
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 15
Data de inscrição : 11/01/2021
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Troca ou reparo da Turbina ML350 2010 Empty Re: Troca ou reparo da Turbina ML350 2010

Mensagem por mraposo Qui 15 Abr 2021, 08:58

Confrade TonhoBC,

Certifique-se da situação da turbina antes de trocar o sensor de pressão. Confira também se não está havendo vazamento de ar em algum lugar.

E se me permite mais uma sugestão, se você estiver rodando pouco com o carro e deixando o Diesel muito tempo parado no tanque, e considerando que você abasteceu em um posto suspeito, sugiro adicionar algum aditivo que combata os fungos do Diesel, principalmente se você estiver usando Diesel S10.

Eu particularmente uso o ActiOil A550 (vendido em concessionária Mercedes de caminhões). Sei também que a VW possui um que eles recomendam para a Amarok.

Boa sorte,

Raposo
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 187
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Troca ou reparo da Turbina ML350 2010 Empty Re: Troca ou reparo da Turbina ML350 2010

Mensagem por TonhoBC Sex 16 Abr 2021, 17:03

Confrade Raposo, boa tarde
Enfim chegou o filtro de combustível, troquei e já melhorou a ML, porém não resolveu o problema, não falha, não tem oscilação de RPM, resolvi dar uma puxada na BR pra ver, arranca forte mas após vai ficando lento a dúvida de giro, ao passar de 60km/h a turbina deixa de atuar, ela se desliga, somente desligando o carro e ligando ela aciona novamente, tenho aquele OBD2 para tablet, deixei ligado direto, acusou sensor de pressão ao dar essa falha, bem como vc comentou antes, sabe me dizer onde ele fica? Amanhã frio vou inspecionar mangueiras e tudo mais e quero dar uma olhada nele também.
TonhoBC
TonhoBC
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 15
Data de inscrição : 11/01/2021
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Troca ou reparo da Turbina ML350 2010 Empty Re: Troca ou reparo da Turbina ML350 2010

Mensagem por mraposo Sex 16 Abr 2021, 17:35

Boa tarde Confrade Tonho,


O sensor de pressão fica na ponta do distribuidor de combustível a direira.

 O código dele é A006 153 65 28.

Segue foto com a posição:

Troca ou reparo da Turbina ML350 2010 Sensor10

Porém qual foi o erro que apareceu? Foi erro no sensor de pressão ou foi erro de falta de pressão?

Faça um teste: com o carro parado, peça para alguém acelerar fundo. Veja se a mangueira de borracha que fica na entrada do Intercooler é amassada por vácuo.  

Cordialmente,

Raposo
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 187
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Troca ou reparo da Turbina ML350 2010 Empty Re: Troca ou reparo da Turbina ML350 2010

Mensagem por TonhoBC Sex 16 Abr 2021, 17:41

Testei outro dia, ela da pressão, pareceu pouco, mas deu, amanhã farei novamente os testes, quero pegar parâmetros apartir do motor frio e ir anotando, achei muito rápido o aquecimento da sonda, amanhã quero ver quanto marca com motor frio até aquecer, sensor tbm já vou ver, estou na cidade vizinha e hoje pretendo beber, então testes ficam pra amanhã 😁
TonhoBC
TonhoBC
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 15
Data de inscrição : 11/01/2021
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Troca ou reparo da Turbina ML350 2010 Empty Re: Troca ou reparo da Turbina ML350 2010

Mensagem por TonhoBC Sex 16 Abr 2021, 17:44

Erro P2359 apareceu no meu scanner, estranho que antes nunca deu isso, mas realmente desligou a turbina hoje, então acredito que seja defeito no sensor, pois turbina está funcionando, não é defeito mecânico.
TonhoBC
TonhoBC
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 15
Data de inscrição : 11/01/2021
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Troca ou reparo da Turbina ML350 2010 Empty Re: Troca ou reparo da Turbina ML350 2010

Mensagem por mraposo Sex 16 Abr 2021, 20:43

Boa noite,

Qual é o erro da sonda? 

E não saia trocando sensores neste carro sem ter certeza senão você vai ter que vender a ML para comprar sensores.


Raposo
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 187
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Troca ou reparo da Turbina ML350 2010 Empty Re: Troca ou reparo da Turbina ML350 2010

Mensagem por TonhoBC Sex 16 Abr 2021, 21:27

Hehehe sei disso, exatamente por tal motivo estou estudando os sintomas e as causas, o filtro era necessário independente do resultado, vim pra casa e o carro já está muito melhor que hoje cedo, chegou a um quarto de tanque, quero gastar para colocar diesel novo de onde abasteço sempre, só apareceu um erro novo agora na vinda, P0299, não cheguei nem a ver o que é ainda, vou abrir uma garrafa e amanhã vou ver isso, outros erros que tem a tempo P2133,P2135,P2136, esses faz muito tempo que tem mas nunca foi um problema, sempre andou bem e nada anormal, se souber me dizer o que poderia ser realmente, pelo código é sensor do pedal, mas já testei e está 100%, então não sei o que causa isso.
TonhoBC
TonhoBC
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 15
Data de inscrição : 11/01/2021
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Troca ou reparo da Turbina ML350 2010 Empty Re: Troca ou reparo da Turbina ML350 2010

Mensagem por mraposo Sáb 17 Abr 2021, 12:43

Confrede TonhoBC,

A presença de 2 erros é de certa forma um "bom" sinal. Pode ser que não seja nenhum dos dois.  

De uma lida nisto aqui:

https://www.justanswer.com/mercedes/86aze-sprinter-2007-sprinter-3-0-p0299-2359-hello-sprinter.html

Boa procura,

Raposo
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 187
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Troca ou reparo da Turbina ML350 2010 Empty Re: Troca ou reparo da Turbina ML350 2010

Mensagem por TonhoBC Ter 20 Abr 2021, 17:38

Boa tarde Raposo
Após muitos testes, consertei a mangueira de entrada de ar da turbina, troquei o filtro de combustível, o erro que dava era do sensor de pressão que fica junto a turbina, olhei todas mangueiras e tudo mais, perfeito, como ninguém tem aqui perto o sensor, me deu algo de fazer um teste nele, tirei o plug, vi um pouco suado, peguei um limpa contato e uma escova e limpei, nisso aproveitei e fui tirando um a um os plug e limpando todos eles, acontece que liguei tudo, sai para dar uma volta e não só voltou a normal como tá muito melhor que antes, resposta melhor, subida de giro melhor, acredito que seja por conta das coisas que consertei e troquei, porém o defeito era apenas um mal contato em algum dos conectores, logo eu que trabalho com isso, parti para o mais complicado em vez de ir no básico, deixo a dica a todos, eletrônica pode ter um simples mal contato que vc não vê, e causou todo defeito e uma semana de dor de cabeça atoa.
Agradeço as dicas Raposo e o que puder ajudar, só chamar tbm.
TonhoBC
TonhoBC
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 15
Data de inscrição : 11/01/2021
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Troca ou reparo da Turbina ML350 2010 Empty Re: Troca ou reparo da Turbina ML350 2010

Mensagem por mraposo Ter 20 Abr 2021, 20:27

E economizou uma bela grana.

ParaBENZ pelo resultado.

Raposo
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 187
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Troca ou reparo da Turbina ML350 2010 Empty Re: Troca ou reparo da Turbina ML350 2010

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos