Quebra da Turbina - W164 2011
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Quebra da Turbina - W164 2011
Olá Confrades, utilizarei esse topico para relatar um problema recente que enfrentei na turbina da minha ML W164.
Acredito que, por erro de projeto ou análise de materiais, o coletor de ar da turbina utilizado nas W164, que é uma peça plástica, é uma peça de absoluto risco aos motores deste veiculo.
Pois bem, devido ao tira-e-põe deste coletor (inclusive com a falta de cuidado no momento das manutencoes de revisao) o mesmo se torna quebradiço junto com a borracha vermelha que faz a junção deste coletor com a entrada da parte fria da turbina.
No meu caso a turbina acabou “engolindo” pedaço plastico do coletor e da borracha vermelha, fazendo com que o rotor da turbina fosse completamente moído. Com isso o carro entrou em proteção e deixou de acionar a turbina, a qual estava danificada. Mesmo assim, ainda andei 520km com o veículo até chegar a oficina.
Feito o diagnóstico, foi necessário trocar os rotores e o eixo da turbina (R$ 1.200 da turbina + R$ 1.700,00 da mão de obra do serviço completo), a troca do coletor de admissao (R$ 2.200,00), porém após montar a turbina foi detectado que o autuador da borboleta estava queimado (R$ 885,00) e com as travas que o ligam no eixo das borboletas tambem quebradas (R$ 710,00).
Fica então a dica em relação a saúde da turbina, atentem-se sempre à intregralidade do coletor, a limpeza do filtro de ar e se a borracha vermelha de vedação nao tem rasgos. Esse cuidado poderia ter salvo a minha turbina. Abraços
Acredito que, por erro de projeto ou análise de materiais, o coletor de ar da turbina utilizado nas W164, que é uma peça plástica, é uma peça de absoluto risco aos motores deste veiculo.
Pois bem, devido ao tira-e-põe deste coletor (inclusive com a falta de cuidado no momento das manutencoes de revisao) o mesmo se torna quebradiço junto com a borracha vermelha que faz a junção deste coletor com a entrada da parte fria da turbina.
No meu caso a turbina acabou “engolindo” pedaço plastico do coletor e da borracha vermelha, fazendo com que o rotor da turbina fosse completamente moído. Com isso o carro entrou em proteção e deixou de acionar a turbina, a qual estava danificada. Mesmo assim, ainda andei 520km com o veículo até chegar a oficina.
Feito o diagnóstico, foi necessário trocar os rotores e o eixo da turbina (R$ 1.200 da turbina + R$ 1.700,00 da mão de obra do serviço completo), a troca do coletor de admissao (R$ 2.200,00), porém após montar a turbina foi detectado que o autuador da borboleta estava queimado (R$ 885,00) e com as travas que o ligam no eixo das borboletas tambem quebradas (R$ 710,00).
Fica então a dica em relação a saúde da turbina, atentem-se sempre à intregralidade do coletor, a limpeza do filtro de ar e se a borracha vermelha de vedação nao tem rasgos. Esse cuidado poderia ter salvo a minha turbina. Abraços
ligerinho- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 26/07/2017
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Re: Quebra da Turbina - W164 2011
Confrade Ligeirinho,
Realmente esta é uma das manutenções "não programadas" que todo dono de ML deve fazer. É sempre recomendado verificar a situação do coletor de ar e da borracha vermelha ao montar na troca do filtro de combustível. Sugiro trocar a borracha vermelha preventivamente quando perceber que está ressecada. Um bom número seria fazer esta troca a cada 60 mil Km.
Aproveitando o espaço, gostaria de adicionar algumas sugestões que também não constam no manual da Mercedes, mas que coletei lendo alguns fóruns no exterior e por experiência própria:
Verifique ao montar o coletor, a situação do anti-chama (suspiro do carter do motor), que é ligado também no tubo plástico que canaliza o ar para a turbina. Lá também tem uma borrachinha vermelha que é danada para ressecar e pular para dentro da turbina.
Verifique a situação da mangueira que liga o filtro de combustível à bomba de alta pressão. Já vi diversas necessitarem serem trocadas devido a idade.
Ao trocar o filtro de combustível, derrame o diesel do filtro em uma vasilha e veja se não há sujeira. A presença de impurezas dentro do filtro pode signficar posto com combustível sujo. Troque de posto e na próxima troca de filtro verifique novamente. Se persistir, pode ser que você tenha que limpar o seu tanque.
Verifique a situação da válvula EGR também a cada 60 mil Km. Uma válvula EGR muito suja pode indicar carbonização do motor, podendo causar diversos danos colaterais.
Cordialmente,
Raposo
Realmente esta é uma das manutenções "não programadas" que todo dono de ML deve fazer. É sempre recomendado verificar a situação do coletor de ar e da borracha vermelha ao montar na troca do filtro de combustível. Sugiro trocar a borracha vermelha preventivamente quando perceber que está ressecada. Um bom número seria fazer esta troca a cada 60 mil Km.
Aproveitando o espaço, gostaria de adicionar algumas sugestões que também não constam no manual da Mercedes, mas que coletei lendo alguns fóruns no exterior e por experiência própria:
Verifique ao montar o coletor, a situação do anti-chama (suspiro do carter do motor), que é ligado também no tubo plástico que canaliza o ar para a turbina. Lá também tem uma borrachinha vermelha que é danada para ressecar e pular para dentro da turbina.
Verifique a situação da mangueira que liga o filtro de combustível à bomba de alta pressão. Já vi diversas necessitarem serem trocadas devido a idade.
Ao trocar o filtro de combustível, derrame o diesel do filtro em uma vasilha e veja se não há sujeira. A presença de impurezas dentro do filtro pode signficar posto com combustível sujo. Troque de posto e na próxima troca de filtro verifique novamente. Se persistir, pode ser que você tenha que limpar o seu tanque.
Verifique a situação da válvula EGR também a cada 60 mil Km. Uma válvula EGR muito suja pode indicar carbonização do motor, podendo causar diversos danos colaterais.
Cordialmente,
Raposo
mraposo- Usuário Bronze
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Mensagens : 186
Data de inscrição : 25/07/2017
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