(W168): Tuchos - possíveis problemas/sintomas
:: Modelos Mercedes-Benz :: Classe A :: Serviços :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção e restauração :: Ajuda técnica
Página 4 de 5
Página 4 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Re: (W168): Tuchos - possíveis problemas/sintomas
Luciano, ainda bem que resolveu. Obrigado pelo retorno com a solução do problema.
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
-
Nossa! Que problemão. Ainda bem que resolveu. Mas tem que parar de participar dos "rachas"! 

Barulho no motor logo aos dar a partida
Tenho um classe a que herdei dos meus pais, acho um excelente carro porem uma coisa me intriga toda a vez que eu dou partida tem um barulho que faz KlecKlecKlecKlec, parece que esta "batendo biela".
Estive em alguns mecânicos e alguns me dissera a mesma coisa, que e tucho hidráulico, mas não sabem como resolver e tb não senti muita confiança no diagnostico. Bom esse barulho não dura mais que alguns segundos, mas não acho certo e tenho medo que algum problema maior possa estar por vir.
Aguem sabe o que poderia ser?
Estive em alguns mecânicos e alguns me dissera a mesma coisa, que e tucho hidráulico, mas não sabem como resolver e tb não senti muita confiança no diagnostico. Bom esse barulho não dura mais que alguns segundos, mas não acho certo e tenho medo que algum problema maior possa estar por vir.
Aguem sabe o que poderia ser?
demorais- Usuário Iniciante
-
Demorais,
Tomei a liberdade de fundir o seu tópico com um já existente que trata do mesmo assunto.
Na primeira pagina deste tópico tem fotos mostrando como resolver o problema
Tomei a liberdade de fundir o seu tópico com um já existente que trata do mesmo assunto.
Na primeira pagina deste tópico tem fotos mostrando como resolver o problema

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
walter paiva- Administrador
-
Demorais tenho duas uma 190 e uma 160 com 40.000km de diferença de km entre elas, e as duas sempre fizeram este barulho por segundos quando se liga com o motor frio, não esquenta com isso, abs.
douglas barddal- Usuário Platina
-
A minha as vezez também faz esse kleckleckleckle quando dou a partida a frio. Porém, sinto que a incidência desse barulho é menor quanto mais novo for o óleo no motor.
ruanclassea- Usuário Iniciante
-
A algum tempo tive um problema parecido em um VW gol de minha propriedade,e o problema foi resolvido apenas com a troca do filtro de óleo,por um de melhor marca e o problema sumiu,vale verificar também se o óleo é o recomendado,boa sorte.
pedro jorge santos- Usuário Bronze
-
Fato inédito ao dar a partida
Boa noite turma
Aconteceu algo inédito, ao menos comigo, não sei já ocorreu com algum outro confrade.
Ao dar a partida (a frio) por cerca de 2 a 3 segundos no máximo o motor fez barulho incomum e alto de táta táta táta táta táta táta táta táta táta, parecia que o motor ia espatifar ou sei lá o que.
Não durou mais que 3 segundos e imediatamente tornou ao normal, o que fiz:
Desliguei o motor, aguardei uns segundos e tornei a dar a partida que partiu normal como sempre, como não entendi nada do ocorrido, deixei o motor funcionar por uns minutos, desliguei e fui embora, ao passar por trás do carro notei um tanto de água no chão após o para-choques e pelo que pude perceber pela distância e quantidade, entendi que a mesma havia sido golfada pelo escapamento, fiquei muito assustado e pensei, será que misturou água no motor ?
Liguei pro meu mecanico e relatei o ocorrido, ele fez algumas perguntas acerca do nivel da água, etc e concluiu que o fato gerador do acontecido teria sido gasolina de má qualidade e por trabalhar em concessionária (não mercedes) disse estar tendo bastantes problemas do tipo e instruiu-me a consumir o restante do combustivel, e abastecer um tanque com podium ou v-power ou mesmo a grid (que vinha utilizando), mas em outro posto, como sempre coloquei ou aditivada ou agora a grid, fico ainda com dúvida sobre ser realmente o combustivel. Depois deste dia, tudo continua normal como antes. Alguem já viu algo pareceido ?
Abs
Marcus
Aconteceu algo inédito, ao menos comigo, não sei já ocorreu com algum outro confrade.
Ao dar a partida (a frio) por cerca de 2 a 3 segundos no máximo o motor fez barulho incomum e alto de táta táta táta táta táta táta táta táta táta, parecia que o motor ia espatifar ou sei lá o que.
Não durou mais que 3 segundos e imediatamente tornou ao normal, o que fiz:
Desliguei o motor, aguardei uns segundos e tornei a dar a partida que partiu normal como sempre, como não entendi nada do ocorrido, deixei o motor funcionar por uns minutos, desliguei e fui embora, ao passar por trás do carro notei um tanto de água no chão após o para-choques e pelo que pude perceber pela distância e quantidade, entendi que a mesma havia sido golfada pelo escapamento, fiquei muito assustado e pensei, será que misturou água no motor ?
Liguei pro meu mecanico e relatei o ocorrido, ele fez algumas perguntas acerca do nivel da água, etc e concluiu que o fato gerador do acontecido teria sido gasolina de má qualidade e por trabalhar em concessionária (não mercedes) disse estar tendo bastantes problemas do tipo e instruiu-me a consumir o restante do combustivel, e abastecer um tanque com podium ou v-power ou mesmo a grid (que vinha utilizando), mas em outro posto, como sempre coloquei ou aditivada ou agora a grid, fico ainda com dúvida sobre ser realmente o combustivel. Depois deste dia, tudo continua normal como antes. Alguem já viu algo pareceido ?
Abs
Marcus
Marcus Donarumma- Usuário Prata
-
Eu coloquei a Grid no W168 uma vez. O que pude observar é que ela aGrid o motor. Meu consumo aumentou cerca de 40% e o carro rendeu pouco. Nunca mais.
Trabalhei com algumas pessoas que vieram do setor de postos de combustível e as opiniões são iguais: o maior índice de adulteração está nos postos com bandeira da Petrobrás. Eu evito.
Acredito que o seu problema possa estar sim relacionado a combustível.
Trabalhei com algumas pessoas que vieram do setor de postos de combustível e as opiniões são iguais: o maior índice de adulteração está nos postos com bandeira da Petrobrás. Eu evito.
Acredito que o seu problema possa estar sim relacionado a combustível.
scarela- Usuário Bronze
-
Scarela, veja só: ontem de manhã completei o tanque da 180 com a GRID no mesmo posto de sempre e fiz uma viagem de aproximadamente 360 km, a maior parte em estrada com pista dupla e obedecendo ao limite de velocidade imposto na via (bem.... nem sempre...). Não notei nada de errado ou diferente nos quesitos desempenho x consumo do carro. No primeiro trecho da viagem, completei o tanque novamente e fiz a média de consumo: 12,49 km/l.
Abs
Abs
Última edição por Jaguar em Qua 08 Out 2014, 14:27, editado 1 vez(es) (Razão : Acrescentar informação.)
EfBauru- Usuário Platina
-
Ao final, é dificil mesmo confiar num posto. No entanto, tenho uma experiência boa tanto com a Grid, quanto com postos Petrobrás daqui de Vinhedo-SP. Eu costumava usar Podium no início, mas deixei de considerar custo-efetivo.
Uma vez, um mecânico picareta de SP (que se diz especializado em Classe A) disse que a Podium no meu tanque estava adulterada. Reclamei numa ouvidoria da BR, que se propôs a enviar um avaliador tanto para a gasolina que sai da bomba, quanto a que estava no meu tanque.
A proprietária do posto acompanhou o teste, e me tratou super bem. Disse que como não devia nada, ficava triste quando a pessoa achava que estava sendo enganada e saia falando sem fazer o teste, como eu fiz.
O resultado mostrou que a gasolina estava ok. Sou cliente até hoje, e não tenho problemas com os carros abastecidos lá.
Uma vez, um mecânico picareta de SP (que se diz especializado em Classe A) disse que a Podium no meu tanque estava adulterada. Reclamei numa ouvidoria da BR, que se propôs a enviar um avaliador tanto para a gasolina que sai da bomba, quanto a que estava no meu tanque.
A proprietária do posto acompanhou o teste, e me tratou super bem. Disse que como não devia nada, ficava triste quando a pessoa achava que estava sendo enganada e saia falando sem fazer o teste, como eu fiz.
O resultado mostrou que a gasolina estava ok. Sou cliente até hoje, e não tenho problemas com os carros abastecidos lá.
Não quero generalizar nada. Existem postos e postos de gasolina. Eu dei azar. Abasteci em Campinas, na Av. Andrade Neves, e rodei em estrada com uma média de 8km/l em trechos de 100 e 120km/h, o normal era fazer 13-14km/l.
Atribui a gasolina pois abasteci no meu posto de confiança e consumo voltou ao normal. Eu evito um pouco a Petrobrás. Abasteço sempre no mesmo posto, na mesma bomba, com a mesma gasolina e com o carro parado na mesma posição. Sei exatamente quanto deve entrar no tanque.
Não estou disposto a colocar novamente a Grid no carro, ainda mais agora que estou com a W245. Prefiro um produto de outra marca.
Atribui a gasolina pois abasteci no meu posto de confiança e consumo voltou ao normal. Eu evito um pouco a Petrobrás. Abasteço sempre no mesmo posto, na mesma bomba, com a mesma gasolina e com o carro parado na mesma posição. Sei exatamente quanto deve entrar no tanque.
Não estou disposto a colocar novamente a Grid no carro, ainda mais agora que estou com a W245. Prefiro um produto de outra marca.
scarela- Usuário Bronze
-
Não é tucho?
Bateu até o óleo subir .... Acho que aqui tem um mega tópico sobre isso!
ABS.
Bateu até o óleo subir .... Acho que aqui tem um mega tópico sobre isso!
ABS.
wolf- Usuário Bronze
-
Tucho que só bate uma vez em milhares de partidas ? E a água que saiu golfada do escapamento ?
-
O pior é que se fosse a gasolina, não teria que acontecer de novo, uma vez que a mesma gasolina ainda está lá no tanque ?
-
Abasteci com essa gasolina Petrobras Grid algumas vezes e parece que o consumo melhorou levemente em comparação ao que eu obtinha com a Shell V Power (12,3 para 12,5km/l). Tive que abastecer com a comum da Shell e o consumo desse tanque foi de 12km/l.
Marcos Santos- Usuário Bronze
-
A água saindo pelo escapamento é normal, trata-se de condensação. Não tem a ver com o ruído, com certeza!
Já o ruído eu concordo com o Wolf, pode ter sido tucho sim. O fato de nunca ter feito o ruído antes se não me engano tem a ver com a posição em que eles param quando você desliga o motor ou algo assim. Tem que ser uma "coincidência de fatores" para isso acontecer.
Isso ocorreu uma vez na C43 e também fiquei preocupadíssimo, claro. Daí eu ter recebido essa explicação. Em mais de 20 mil km rodados com ela, só ocorreu uma vez.
Abraço!
Já o ruído eu concordo com o Wolf, pode ter sido tucho sim. O fato de nunca ter feito o ruído antes se não me engano tem a ver com a posição em que eles param quando você desliga o motor ou algo assim. Tem que ser uma "coincidência de fatores" para isso acontecer.
Isso ocorreu uma vez na C43 e também fiquei preocupadíssimo, claro. Daí eu ter recebido essa explicação. Em mais de 20 mil km rodados com ela, só ocorreu uma vez.
Abraço!
-
É muito provável ser a batida dos tuchos, conforme disseram os confrades. Qual é a especificação do óleo que vc está usando? Ás vezes utilizar um óleo um pouco mais fino ajuda na melhor lubrificação dos mesmos.
Att,
Luciano
Att,
Luciano
lpr2000- Usuário Iniciante
-
Pentosin 10W40, estou inclinado a acreditar ser o que disse o Ulysses, mas as pancadas eram fortes demais, uns dois segundos de pancadaria rs
-
Olá. Alguém sabe como retirar(desmontar) os tuchos hidráulicos dos balancins.?
newton_f_b- Usuário Iniciante
-
meu sempre bateu tucho, forte, ate subir óleo, uso o sintético selenia 5w 30.
gasolina como dissera logo acima ela aGRID o motor, essa GRID é péssima. Só abasteço ipiranga, raramente shell.
gasolina como dissera logo acima ela aGRID o motor, essa GRID é péssima. Só abasteço ipiranga, raramente shell.
A190- Usuário Platina
-
Barulho dos tuchos
Meu mecanico abaixou o motor para trocar o sensor nivel de oleo da classe a 160, mas não retirou o carter, porém havia um barulho de tuchos, pois foi feito o Flush, e o o barulho aumentou mais ainda, so que ele não trocou o filtro de oleo, e me disse que tem que baixar o motor novamente para trocar os tuchos, será que é isso mesmo? ele vai me cobrar de novo por isso.
Joel marcos- Usuário Iniciante
-
Para trocar os tuchos do motor M166 não precisa baixar o motor, visto que seu acesso se da pela parte de cima retirando a tampa de valvulas.
Como após o flush teve aumento desse barulho dos tuchos pode ter ocorrido o entupimento do pescador de óleo que além de prejudicar a lubrificação impede a carga dos tuchos por isso o barulho.
Para limpeza do pescador é necessário retirar a tampa do carter e isso não precisa baixar totalmente o motor, só um pouco.
Como seu motor deve estar com um excesso de borra o certo é descer o motor para fazer uma limpeza completa incluindo a limpeza na tampa da corrente de comando, pois ela possui um duto que lubrifica essa corrente e provavel que esteja entupido.
São estes dois caminhos que você deve escolher, se for vender o carro siga o primeiro, se for ficar com o carro siga o segundo mas faça uma revisão no motor de arranque, troque as duas mangueiras de carga parcial do óleo e se o motor tiver mais de 100.000 km troque a corrente de comando e suas guias.
Como após o flush teve aumento desse barulho dos tuchos pode ter ocorrido o entupimento do pescador de óleo que além de prejudicar a lubrificação impede a carga dos tuchos por isso o barulho.
Para limpeza do pescador é necessário retirar a tampa do carter e isso não precisa baixar totalmente o motor, só um pouco.
Como seu motor deve estar com um excesso de borra o certo é descer o motor para fazer uma limpeza completa incluindo a limpeza na tampa da corrente de comando, pois ela possui um duto que lubrifica essa corrente e provavel que esteja entupido.
São estes dois caminhos que você deve escolher, se for vender o carro siga o primeiro, se for ficar com o carro siga o segundo mas faça uma revisão no motor de arranque, troque as duas mangueiras de carga parcial do óleo e se o motor tiver mais de 100.000 km troque a corrente de comando e suas guias.
-
Tem mecânico que é brincadeira mesmo. Baixar duas vezes o motor para um problema que é até de fácil solução, significa que talvez não entenda muito de Classe A.
Valderifs- Usuário Ouro
-
Pois é Valderi, depois o carro que leva a fama de ruim.
-
Página 4 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
:: Modelos Mercedes-Benz :: Classe A :: Serviços :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção e restauração :: Ajuda técnica
Página 4 de 5
Permissão deste fórum: