Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

+23
ANTONIO PAULO DE ALMEIDA
alanandarknes
marcelobrotas
EDGAR SOUSA
guto viamão
Thalles Barroso
claudio alegre
Maluhy
emersonbia
metalth
Epicco
GR
Karl Fass
slfan
Kanduxo
douglas barddal
Natalino
josias marques
Antônio Elias
Tiago Silva
walter paiva
jeanrobson
Trekker
27 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty (DIY - W168): Como retirar o motor de arranque

Mensagem por Trekker Ter 26 Fev 2013, 00:24

Olá confrades!

Bom, vamos lá, dessa vez eu resolvi fazer por conta própria a retirada do motor de arranque, pois o mesmo estava apresentando problemas depois que o carro ficava quente, não ligava mais até esfriar o motor ou bater com uma chave de roda L em cima do motor de arranque.
Eu tinha levado no mecânico para saber o quanto ficava para fazer esse trabalho e no primeiro, ficava R$600 de mão de obra, fora o recondicionamento ou retífica como preferir, do motor de arranque, no segundo foi orçado um pouco menos, ficava em R$550 fora o motor de arranque.
É caro? Bom, nos dois casos eles iriam baixar o motor e nesse caso, como é trabalhoso, acho que esta um preço aceitável, mas, cade o gostinho de fazer você mesmo?
Aceitei o desafio e resolvi fazer!  Twisted Evil

Vocês já devem ter visto o outro tópico que fiz sobre a limpeza do coletor de admissão, pois bem, como já tenho esse tópico e praticamente é o mesmo caminho, vamos partir dele, vejam aqui: https://www.portalmercedesbrasil.com/t1419-limpeza-do-coletor-de-admissao, depois de desmontar tudo seguindo o outro tópico, vamos continuar aqui!

Ferramentas usadas:

-Chave de Fenda;
-Chave Torx T40;
-Chave catraca com ponta estrela 8;
-Chave fixa 8;
-Alicate universal;
-Pano;
-Músicas do AC/DC. (Melhoram o trabalho)

Procedimentos:

Continuando a partir do outro tópico, vamos para o próximo passo que é desligar a bateria por segurança, primeiro desligue o pólo negativo e em seguida o positivo. Feito isso, voltamos para o motor e vamos começar a tirar as abraçadeiras da tubulação do sistema de arrefecimento para ganhar espaço.
Para isso devemos sangrar o sistema pela válvula que se encontra embaixo do radiador, no lado esquerdo, é uma tampa vermelha. Fica a seu critério sangra tudo ou apenas o que acha necessário para poder soltar as mangueiras, no meu caso eu soltei apenas uma quantia que achei o suficiente.
Não tirei muitas fotos por causa da mão suja, mas pelas que tirei vai dar pra enteder. Separei por cores.

Na foto a seguir vamos ver em vermelho as abraçadeiras, algumas usamos um alicate universal e na outra uma chave de fenda para soltar o parafuso dela, no caso da abraçadeira da direita, que é uma abraçadeira de orelha, que depois que você fecha ela não tem mais como usar, você deve substituir por outra igual ou pode ser de parafuso também.

Em verde você usa a catraca com ponta estrela número 8, onde tem uma seta verde é a parte que exige mais paciência, pois é um parafuso que fica num local de difícil acesso, mas que não nasceu ali e você deve usar a chave fixa número 8 para removê-lo. Depois é só remover com jeito a tubulação rígida. No meu caso eu tive que comprar outra tubulação, pois achei um vazamento bem na junção com o motor, estava rachado e é por isso que baixava o nível do meu sistema e eu não achava vazamento visível. (Comprei na Divena por R$227)  Suspect

Vamos para seta branca, agora que temos mais espaço, chegou a hora de remover o motor de arranque no qual se usa uma chave Torx T40 com prolongador para remover o primeiro parafuso que é bem visível, depois vamos para o parafuso traseiro, no meu caso eu tenho um prolongador de 20cm que foi bem útil nesse caso, pelo tato eu achei o outro parafuso e consegui remover.
Depois de remover os parafusos, precisa tirar os dois cabos de alimentação do motor de arranque, que são bem curtos, me desculpem, mas não lembro qual o númeor da ponta que usei na catraca para remover as duas porcas que prendem os cabos, mas é fácil remover com a catraca!  rabbit

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque <a href=(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Foto01iy

Na próxima foto você verá o resultado depois de remover o motor de arranque. Repare que esta molhado, pois era onde fica empoçado o que vazava!  Shocked

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque <a href=(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Foto02d

Na próxima foto vemos onde fica o parafuso que fixa a tubulação, bem escondido!  scratch

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque <a href=(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Foto03ov

Na foto a seguir vemos onde encaixa o motor de arranque, lá dentro se vê o volante do motor que faz mover o virabrequim, e o melhor, ele não esta com os dentes comidos!

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque <a href=(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Foto04on

Depois disso, levei o motor de arranque em um auto-elétrico no parque são lucas e ficou pronto no mesmo dia no final da tarde, custou R$180.
Com o motor e a tubulação nova em mãos, é só fazer o processo ao contrário e testar pra ver se deu certo, lembrando que para ligar a bateria, primeiro o positivo e depois o negativo. Não esquecer de completar o sistema de arrefecimento com água desmineralizada + aditivo de acordo com normativa da Mercedes Benz!

Depois que montei tudo, chegou a hora da verdade, dei a partida e sucesso, pegou de primeira e muito rápido, muito diferente do que eu estava acostumado. Apesar de não ser fácil fazer tudo isso, o resultado final é prazeroso!  Very Happy

Sei que não entrei em muitos detalhes como no outro tópico, mas espero ajudar quem resolver fazer o mesmo!

Amplexos..." />" />" />" />
Trekker
Trekker
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por jeanrobson Ter 26 Fev 2013, 06:40

Boa dica, muito proveitosa. Deu pra estudar um pouco. Valeu!
avatar
jeanrobson
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 850
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por walter paiva Ter 26 Fev 2013, 06:46

Boa vai ajudar muito, meus parabéns.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Spinne10
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por Tiago Silva Seg 01 Abr 2013, 08:52

Bom dia Trekker. Gostei muito dos tópicos que você montou. Parabéns.
Você pode me passar o contato do auto-elétrico que você citou no Parque São Lucas ? Moro aqui perto, será muito útil.

Sds.

tiagosilva@uol.com.br
Tiago Silva
Tiago Silva
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/03/2013
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por jeanrobson Seg 01 Abr 2013, 09:49

excelente instrução!!
avatar
jeanrobson
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 850
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por Trekker Seg 01 Abr 2013, 21:39

Tiago, enviei o endereço pelo e-mail informado porque não sei se posso colocar aqui no post.


Abraço...
Trekker
Trekker
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por Antônio Elias Ter 02 Abr 2013, 01:20

Tiago, pelo que entendi do tópico, o confrade Trekker me corrija se estiver me enganado da leitura, o auto-elétrico citado não realiza o trabalho do mecânico para retirada do motor de arranque e nem o reinstala no carro, entendi que fazem o trabalho normal de banca comum para recuperar o arranque e o devolvem para mecânico reinstalar, normalmente acontece assim.

Trekker, parabéns pela iniciativa, achei muito oportuno esse par-e-passo, pois desfaz o mito de que só seria possível acessar o motor de arranque retirando ou descendo o motor.
Pelo que vi dos 2 tópicos, no seu processo a desmontagem começa por cima e achei isso interessante porque, na verdade, a maioria dos mecânicos - pelo menos por aqui - fora de especializada MB não sabem realizar esse serviço do motor de arranque da forma correta e muitos mecânicos nem arriscam retirar nem o alternador por receio de erros na remontagem, quanto mais motor de arranque.
Pelo que me passaram, essas manutenções foram idealizadas pela fábrica descendo o motor completo em banca e o amigo muito bem nos demonstra o contrário; já tive oportunidade de acompanhar a retirada do alternador do nosso A190 (acessando por baixo por trás do compressor do AC) e já achei a intervenção bem chata de realizar e acertar na remontagem a posição da correia e etc, mas pelo que vi o par-e-passo para o motor de arranque é bem mais meticuloso e complicado que o do alternador, muito bom mesmo o tópico!!!



Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por Trekker Ter 02 Abr 2013, 02:15

Antônio Elias, isso mesmo que você disse, no auto-elétrico ele só recupera o motor de arranque, não retira do carro.

E sobre o processo de retirada dele, segundo o Wis da Mercedes, teria que baixar o motor do carro. Mas como eu queria algo um pouco mais rápido, me aventurei e gostei do resultado!

Obrigado pelo comentário!
Trekker
Trekker
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por josias marques Ter 02 Abr 2013, 11:41

ParaBENZ Trekker!

Muito bem explicado. Trabalhoso com certeza, mas o final é mesmo compensador. Grandiosa contribuição.
josias marques
josias marques
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 157
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 57

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por Natalino Sáb 14 Set 2013, 11:26

Essa Explicação me ajudou muito eu já estava ficando louco em pensar que teria que baixar o motor de novo eu já tinha feito isso a 6 meses para troca do atuador de embreagem.

Muito obrigadoooo.
Natalino
Natalino
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 23/01/2013
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por douglas barddal Sáb 14 Set 2013, 11:31

Bem vindo Natalino.
douglas barddal
douglas barddal
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por Kanduxo Sáb 14 Set 2013, 19:02

Excelente tópico!
Kanduxo
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3983
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por slfan Dom 15 Set 2013, 00:35

Trekker, Maluhy ou alguma outra pessoa,

Eu tenho um carro que esta passando pelo mesmo problema de motor de arranque:  quando o motor fica quente o motor de arranque para de funcionar e so volta a funcionar depois do motor esfirar um pouco.  Alguem consegue me explicar o causa este problema nos motores de arranque?

Agradeço!

Abs,
Slfan
slfan
slfan
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1199
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por Karl Fass Dom 15 Set 2013, 06:32

Chama-se solda fria... quando esquenta, algumas conexões soldadas ficam dilatadas, criando uma grande resistência, gerando mal contato. É só levar a um eletricista bom que ele resolve fácil.

_________________
Abraços,
Tio Fass

C126 500SEC  1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque G9b



Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
Karl Fass
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 3813
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por slfan Dom 15 Set 2013, 08:11

Karl,

Obrigado.  Pergunta:  em que parte do motor do arranque acontece a "solda fria"?  Tem uma placa?

Abs,
Slfan
slfan
slfan
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1199
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por Karl Fass Dom 15 Set 2013, 09:08

Acontece normalmente no induzido.

_________________
Abraços,
Tio Fass

C126 500SEC  1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque G9b



Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
Karl Fass
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 3813
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por slfan Dom 15 Set 2013, 18:19

Karl,

1.obrigado.

2. O que e o "induzido"?

Abs,
Slfan
slfan
slfan
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1199
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por GR Dom 15 Set 2013, 18:46

slafan, veja o que é o induzido.....

https://www.google.com.br/search?q=induzido+motor+de+arranque&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=jio2UtWLHYXY9AT-pICACQ&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1221&bih=559&dpr=1
GR
GR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2284
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por Karl Fass Dom 15 Set 2013, 18:50

exato   Very Happy

_________________
Abraços,
Tio Fass

C126 500SEC  1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque G9b



Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
Karl Fass
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 3813
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por Epicco Dom 15 Set 2013, 19:49

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Motor_arranque_componentes

_________________
Abraços,

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por metalth Sex 20 Set 2013, 14:00

Oba! Hoje é sexta e amanhã eu tenho o que fazer! Trekker, ParaBENZ, obrigado pela dica e este fim de semana este confrade terá trabalho pela frente.
metalth
metalth
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 745
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por emersonbia Qui 26 Set 2013, 01:12

eu gostaria de saber quanto tempo você demorou para concluir o serviço?
emersonbia
emersonbia
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 26/09/2013
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por Trekker Sáb 28 Set 2013, 20:45

emersonbia,

Como fiz em duas etapas, primeiro fiz a limpeza e depois num outro dia resolvi tirar o motor de arranque, vou colocar o tempo de cada serviço.
Para desmontar, limpar, trocar peças e montar tudo novamente, gastei por volta 3 horas, sendo que para desmontar e trocar a válvula termostática foi rápido, o mais demorado foi a limpeza.
Para trocar o motor de arranque fiz em dois dias, mas foi por causa que levei o motor de arranque num auto elétrico, então gastei umas 3 horas na desmontagem de tudo, a demora foi porque troquei uma parte da tubulação do sistema de arrefecimento que tinha um parafuso de difícil acesso, depois que retirei, levei o motor pro conserto e peguei no dia seguinte, a montagem foi mais rápida, levei por volta de meia hora.
Trekker
Trekker
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por Maluhy Sáb 28 Set 2013, 22:43

SLfan,mais alguns problemas que os motores de partida em geral sofrem:

1- desgaste das buchas do induzido ,desalinhando-o e diminuindo a rotação e o torque do motor elétrico.
2-a fuligem da embreagem penetra dentrodo motor de partida,prejudicando a lubrificação
3-desgaste das escovas
4- automático falhando,percebe-se a quente ao dar a partida,ou faz um tac tac e nada do motor girar ou simplesmente nenhum sinal de vida do arranque.
5- os motores moderno tem imã permanente na carcaça,muitas vezes eles se soltam da base e trava tudo.
6- os motores modernos por serem de menor potencia elétrica possuem uma caixa de redução , falta de lubrificação nela causa restrição a rotação de partida, vc reconhece qdo dá na partida e qdo solta a chave o arranque dá uma "chorada" ,como se estivesse gemendo,heheheh....Very Happy 
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por metalth Dom 29 Set 2013, 00:34

Maluhy, os motores de arranque das Baby's costumam ter quais desses sintomas que você descreveu acima? Partida pesada normalmente são as buchas do induzido gastas, não é?
metalth
metalth
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 745
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque Empty Re: (DIY - W168): Vídeo - troca do motor de arranque

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos