Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática

4 participantes

Ir para baixo

(W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática  Empty (W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática

Mensagem por drso0h Seg 16 Jun 2014, 09:17

Bom dia Prezados Amigos!

Com base no meu carro: A160 AKS ano 99, ainda não vi ser falado sobre dirigir com o menor desgaste tecnicamente possível da embreagem bem como do módulo AKS (sob o para-lamas).

Uma situação urbana que percebo ser importante é a seguinte:

Parado no semáforo vermelho (em média de 30 seg a 3 min esperando para arrancar do zero):

Possibilidade 01: Alavanca de mudanças no ponto morto, nenhuma marcha engatada, sem pisar no freio e com freio de mão acionado, deixando para engatar a marcha imediatamente antes de arrancar; ou

Possibilidade 02: Alavanca de mudanças engatada em 1a e pedal do freio ou freio de mão acionado, pronto para andar apenas soltando o freio e acelerando (provavelmente o que muitos motoristas façam por considerarem mais fácil).


Creio ser tecnicamente melhor a opção 01, pois na 02 o motor do módulo AKS vai ficar todo o tempo de espera girando, mas não tenho certeza disso... já ouvi opiniões diversas.


Outras observações que já fiz:

Obs 1. Parado em marcha lenta com freio de mão acionado e mesmo com a alavanca de mudanças todo o tempo em ponto morto prestando atenção de ouvido tive a impressão de que o módulo AKS aciona periodicamente isso foi num período de 20 min parado em marcha lenta.

Obs 2. Ao arrancar se for aplicada muito pouca aceleração, no limite entre andar ou não, independentemente do tempo o carro vai se movimentar gastando disco da embreagem até que surja a primeira oportunidade engate. Neste caso pode-se até sentir quando engatou, mas é quase imperceptível. Em princípio parece uma situação difícil de ocorrer na prática normal, mas não para mim que geralmente acelero pouco ao arrancar, basta uma pequena inclinação, ou rampa, para que facilite encontrar este nocivo ponto de alto desgaste.

Portanto concluí que é preferível acelerar um pouquinho mais, não se preocupar com a subida do giro para que ocorra o engate efetivo no menor tempo possível depois disso pode-se aliviar o acelerador caso vá se manter em movimento devagar.

Obs 3. Nas minhas observações sobre o item 2 acima fiquei com a impressão pelo som vindo da região do módulo AKS que se estou em movimento com certa aceleração constante e então tiro totalmente o pé do acelerador sem frear ainda (por ex. trânsito a frente parando) há o som do AKS tal como quando parado em marcha lenta conforme descrevi no item 1. (Seria algo quase como "cleck cleck").
Sendo isso verdadeiro (de fato acionando, ou pré-acionando) poderia ser interessante nestes casos sempre colocar o carro em ponto morto quando abaixo dos 2000 rpm mesmo estando acima dos 1000 rpm e finalizar a parada apenas usando o freio, pois nesse caso o freio motor não é necessário e abaixo desses 2000 rpm creio que não haverá mais cut-off algum da injeção, ou seja, a vantagem é parar apenas no freio mesmo  mantendo neutro e desengatado na alavanca do câmbio nessa faixa.

Pela obs 3 fiquei com a impressão de que no algoritmo de funcionamento do AKS há algo como pré-acionar, ou acionar rapidamente preparando, nas situações que ele considere ser iminente, ou potencial, o acionamento da embreagem automática, pois posso tirar o pé do acelerador como se fosse parar e de repente o trânsito novamente flui, assim posso simplesmente voltar a acelerar que apesar dos sons não há qualquer "sentimento" de interrupção da tração, ou seja, a embreagem não foi acionada em momento algum nessa espécie de retomada...

Entretanto todas são meras especulações minhas... o que os colegas saberiam dizer a respeito?

Abraços!
drso0h
drso0h
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 34
Data de inscrição : 01/02/2014
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática  Empty Re: (W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática

Mensagem por Epicco Seg 16 Jun 2014, 09:42

Para paradas longas recomenda-se a "possibilidade 1".

Nunca deixar a mão repousada sobre a alavanca seletora de marchas.

_________________
Abraços,

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática  Empty Re: (W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática

Mensagem por drso0h Qua 18 Jun 2014, 10:28

Muito bom! Confirmado o que eu pensava!

Desculpe, mas creio ter colocado o tópico na área errada, se puder mover para:
https://www.portalmercedesbrasil.com/f14-semi-automatico

Abraços!
drso0h
drso0h
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 34
Data de inscrição : 01/02/2014
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática  Empty Re: (W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática

Mensagem por walter paiva Sáb 12 Jul 2014, 20:33

Tópico movido para a área de transmissão semi-automática.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

(W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática  Spinne10
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática  Empty Re: (W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática

Mensagem por Geyyson Sex 04 Dez 2015, 02:05

meu classe A esta pulando ao sair apos engatar a primeira marcha, me falaram que pode ser o AKS,

sabem onde consigo comprar um e quanto eu vou pagar?

origado
Geyyson
Geyyson
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/12/2015
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática  Empty Re: (W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática

Mensagem por walter paiva Sex 04 Dez 2015, 13:01

Pode ser o AKS, mas pode ser também só regulagem ( sincronizar o ponto de agarre das marchas e sangria do sistema).

O AKS possui reparo, a troca do AKS somente em último caso quando o seu AKS não der reparo.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

(W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática  Spinne10
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática  Empty Re: (W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática

Mensagem por Geyyson Sáb 12 Dez 2015, 14:45

obrigado Walter,

me recomenda algum elétrico que faça esse trabalho?
endereço?
Geyyson
Geyyson
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 2
Data de inscrição : 04/12/2015
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática  Empty Re: (W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática

Mensagem por walter paiva Dom 13 Dez 2015, 09:06

Disponha.

Auto elétrico eu não conheço, mas oficinas que trabalham com o Classe A geralmente fazem a manutenção no AKS...veja no link de oficinas:
https://www.portalmercedesbrasil.com/f62-oficinas-localizadas-no-estado-de-sao-paulo

Eu sempre usei a Sinal Verde.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

(W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática  Spinne10
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática  Empty Re: (W168): AKS - Usando da melhor maneira possível - embreagem semiautomática

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos