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Mensagem por sulivansrs em Ter 23 Dez 2014 - 11:22

Olá amigos!
Sou proprietário de um A-160 1999 Mec. Elegance. Hoje me deparei com um problema estranho com a embreagem:
-Cheguei em frente casa, ao embrear o carro para parar e desengatar, notei que o pedal da embreagem foi até o fundo e não voltou, permanecendo assim! Com o carro desligado, consigo engatar sem usar a embreagem, já com o mesmo ligado, é impossível, piso nela e o pedal vai lá pro fundo e não retorna mais a altura normal e não permito o engate das marchas.
Verifiquei fluido, mangueiras ou algum vazamento e não encontrei nada, estou com o carro parado em pleno 23/12, ou seja, impossível achar um mecânico!
Alguém já passou por isso, tem alguma dica?
Agradeço a atenção! 
Abraços!
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Mensagem por deusdedit em Ter 23 Dez 2014 - 11:59

Boa tarde
No meu A160 2005 mecânico aconteceu exatamente isso no dia 25/12/2013, e o que aconteceu foi que eu tive que trocar o atuador da embreagem, e o carro esta ótimo até hoje. Na época o carro estava com 45.000 km. rodados.
Boa sorte
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Mensagem por ZIG MASTER JUNIOR em Ter 23 Dez 2014 - 21:00

Vai na fé é o atuador , e isto e comum  em qualquer carro mecânico, já tive uma Ecosport, que também deu o mesmo problema.
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Mensagem por Renato Scarpelin em Qui 27 Abr 2017 - 11:49

Bom dia confrades. 
Ontem ocorreu com a minha Classe A o mesmo ocorrido com o Sulivansrs. Trouxe o carro aqui na Automotiva Classe A em Limeira e o problema foi rompimento e mangueira da Embreagem. Uma nova esta sendo confecionada(SÓ a parte flexível que rompeu...o encanamento genuíno é utilizado o mesmo). 
Problema resolvido, carro na ativa novamente.
Custo total Mão de obra + Mangueira: R$200,00
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Mensagem por walter paiva em Qui 27 Abr 2017 - 12:01

Opa, parabéns! Obrigado pelo retorno com o problema solucionado.

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Mensagem por Renato Scarpelin em Qui 17 Ago 2017 - 6:34

Olá confrades!

Já aconteceu com alguém do pedal afundar e não engatar nenhuma marcha ai puxa o pedal que estava no fundo com a mão ai pisa novamente na embreagem e ainda um pouco mole começa a bombar o pedal e sente-se que volta tudo ao normal, pressão do pedal volta e supostamente o engate das marchas, verifiquei vazamentos e nível do reservatório do óleo e tudo normal. 

Eis a pergunta será que o cilindro Mestre ou o atuador da embreagem podem apresentar problemas intermitente?

Att.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz em Qui 17 Ago 2017 - 12:35

Sim, pode ser defeito no cilindro de embreagem. Ou ar no sistema...

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Mensagem por Renato Scarpelin em Qui 17 Ago 2017 - 12:46

Obrigado pelo retorno Ulysses.

Atuador do câmbio será que pode ser descartado? 

Pois creio que dificilmente terá problema intermitente.

Ja sobre ar no sistema por onde seria? Pois tenho nível correto no  reservatório.

Att.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz em Qui 17 Ago 2017 - 14:38

Pode ser intermitente sim, dependendo do desgaste das válvulas internas.

Em relação ao ar, seria preciso sangrar o sistema de maneira semelhante ao que se faz nos freios. Eu não conheco em detalhes o sistema da Classe A, mas em tese seria feito numa das mangueiras de conexão ou na entrada/saída do atuador.

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Mensagem por walter paiva em Sex 18 Ago 2017 - 16:10

Verificar também o atuador do pedal e o atuador do cambio ( rolamento da embreagem).

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Mensagem por Luiz Cláudio da costa em Dom 20 Ago 2017 - 12:25

Boa tarde sou novo aqui tenho uma classe a 160 o cárter tá trincado para trocar e necessário baixar o motor
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Mensagem por walter paiva em Dom 20 Ago 2017 - 18:41

Para trocar é necessário abaixar um pouco a parte de trás do agregado.
Obs.: depois vou movimentar sua dúvida para o tema correto, pois este tema trata de problemas do acionamento da embreagem.

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Mensagem por Renato Scarpelin em Ter 12 Dez 2017 - 4:51

Bom dia confrades.

Sobre o problema do pedal da embreagem estar ficando no fundo de modo intermitente era a mangueira/encanamento da embreagem. Isso ocorreu porque a mangueira velha estava pra estourar e o óleo começou a correr entre a capa e a fibra da mangueira, o óleo do reservatório baixou muito pouco, quase não se percebe(consegui ver porque fiz uma marca quando troquei o óleo), depois de várias vezes que o pedal afundou a mangueira rompeu.
Solução: Substituição da mangueira por uma genuína, sangria no sistema, tudo ok e embreagem macia e na altura.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz em Ter 12 Dez 2017 - 11:28

Legal, obrigado pelo retorno!

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Mensagem por A190 em Seg 18 Dez 2017 - 19:31

Renato quando custou ?, esse negocio de atuador, mais facil trocar ja a embreagem completa. 

o problema que a mao de obra sai mais cara que a embreagem.
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Mensagem por Renato Scarpelin em Seg 18 Dez 2017 - 19:39

Olá 190.

Tudo entre peça genuína,  oleo Pentossim Dot 4, troca da peça e sangria do sistema R$674,00.
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(W168): Câmbio manual - pedal da embreagem afundou - atuador da embreagem? Empty Indicação de oficina no Rio para troca da embreagem

Mensagem por Figueira em Qua 11 Jul 2018 - 21:31

Caros.
Tenho um Classe A 160 manual 2003 que está com ruido no colar da embreagem (hidráulico) há uns dois anos. Depois de uma chuva forte, a embreagem colou e descolei no tranco. Tudo funcionou muito bem, mas o rolamento ficou chiando.
Agora, aconteceu o típico afundamento do pedal mas não vi vazamento algum. 
Como sei que preciso fazer a embreagem, já comprei disco, platô e o colar.
Estou a procura de alguém confiável para fazer o serviço de troca das peças e, caso o problema do pedal seja o atuador, trocá-lo também. 
Estou no Rio de Janeiro e agradeço indicações.
Abs
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Mensagem por walter paiva em Qui 12 Jul 2018 - 7:16


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Mensagem por RatusNatus em Qua 26 Dez 2018 - 12:27

Boa tarde confrades.

Minha A160 2002/03 manual com 90.000km esta com um vazamento de oleo...vi a mancha abaixo do carro.
Ao ligar verifiquei que a mesma esta sem freio e o pedal de embreagem todo afundado.

Ja li diversas mensagens semelhantes(tomara que seja apenas a mangueira hehehe) e minha duvida eh a seguinte.
Qual o fluido recomendado? Li diversas pessoas falando de DOT4 mas o correto nao seria o DOT4 PLUS?

Eu nem estava pensando em consertar no momento mas infelizmente meu Pai cansou de ver o carro acumulando poeira na garagem e chamou um mecanico NAO especializado que veio e diagnosticou o que eu ja sabia.
Estou tentando cancelar este mecanico(o reboque via cabo da garagem) para experimentar o Luciano... ja conheco o Maluhy que me prestou otimo servico.
Tomara que o reboque nao venha...
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Mensagem por mercedesthe em Ter 30 Abr 2019 - 8:02

Ola, meu nome é Mayrane. Tambem passamos por este problema da embreagem, tentarei ser breve. em novembro eu e meu esposo ganhamos uma classe a160 ano 2002/2003. Estava bem sofrida, donos anteriores não a trataram da maneira correta, nao sei nem quantos tipos de óleo estavam naquele motor e nem quando tinha sido a ultima troca... pouco tempo andando com ela levamos para uma oficina em Teresina (PIAUI) para analise de serviços a serem feitos, lá na oficina deram uma forçada para analisar e  ao sairmos da oficina paramos num posto para comprar um óleo do motor e quando tentamos sair apareceu esse problema da embreagem afundar. Levamos num mecânico que condenou o atuador, ao baixar o motor viu-se a necessidade de trocar uma junta e viu-se a situação do motor (borra parecendo café, mas deixo essa parte para outra oportunidade) fizemos um serviço de descarbonização do motor e colocamos o atuador novo. houve necessidade de trocar também o cilindro mestre pois não sei o porque não funcionou. estava tudo ok até que ontem ocorreu o mesmo (afundou a embreagem) ficamos preocupados mas apos bombar umas vezes o freio voltou ao normal. o que pode ser?
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Mensagem por Ulysses V8 Benz em Ter 30 Abr 2019 - 15:20

Provavelmente ao trocarem o atuador da embreagem não fizeram o sangramento do sistema (retirar o ar do circuito) corretamente. É preciso sangrar o sistema todo (embreagem e freio).

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Mensagem por A190 em Ter 30 Abr 2019 - 15:45

RatusNAtus dot plus dot 4 geralmente vendem da varga, aquele frasco de plastico dourado. pra sangrar a embreagem tem que erguer no elevador. (um elevador se eu tivesse seria uma "mão na roda"  faz falta um elevador. 
 o pedal se nao sangrar ele fica meio "bugado" tem que bombar pra dai dar freio. aconteceu isso comigo , nao sangrei a embreagem por ter que erguer o carro no macaco e etc. dai bate a preguiça.
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