Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

+12
Aramis Luis Pires de Fari
Bruno Costi
PIRATININGA
Oswaldo Bigatti
marcelo bernardi
Narciso Bernardi
carlosnobre
Megatomix
Heuler Goes dos Santos
mraposo
fredericodribeiro
marcosgn
16 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por marcosgn Qui 08 Jul 2021, 09:16

Fala pessoal, 

Meu nome é Marcos e Depois de pesquisar muito e sem respostas, mesmo encontrando neste fórum um tópico com o exato problema que eu tive, infelizmente a pessoa que abriu o tópico não voltou para responder como havia resolvido .

Porém, no tópico que tinha o mesmo problema, o autor conseguiu descrever exatamente com todas as palavras o mesmo problema que esta ocorrendo comigo e o carro era mesmo modelo e ano, com a mesma faixa de kilometragem. 

Mercedes Benz C180 CGI turbo 2012 - 98 mil KM rodados

O problema é o seguinte:


Quando ando com o carro acelerando bem de leve sem passar de 2mil rpm ou 3mil, ocorre tudo normal. Nada acontece de anormal. Agora se eu piso para aumentar o giro , pra retomar ou ultrapassar , mesmo sem pisar muito fundo, apenas subindo na faixa de 3mil a 4 mil rmp, ai o carro começa a trepidar ou falhar como se fosse socos . Quando isso começa acontecer e eu diminuo a aceleração ou solto do acelerador , a trepidação para. Se eu mantenho em giro baixo tudo volta ao normal.. Então quando eu quero aumentar a velocidade do carro, não posso fazer isso acelerando rápido, preciso ir subindo a velocidade aos poucos para que a trepidação não ocorra.

Sabe no momento quando o motor deveria dar aquele empurrão a mais por causa do turbo? Quando você quer evoluir mais rapido a velocidade? em vez de sentir aquele empurrão de aceleração , ele começa os soquinhos/trepidos.. .

Tanto é que eu consigo ficar em alta velocidade, mas tenho que fazer isso bem de leve até ir pegando velocidade, pois se eu fizer isso rapidamente, "pisar rapido" o problema aparece.

Outra coisa, se eu forçar um pouco, ignorando a trepidação e continuar acelerando acima 3mil rpm mesmo trepidando, a luz da injeção acende e ai começa outro sintoma, não sei se por modo de segurança, o carro desliga algum cilindro talvez, porque aí começa a falhar mesmo em baixa rotação e mesmo em neutro. Essa falha que acontece depois de insistir em alta rotação é idêntica a quando um cabo de vela não esta funcionando,  o motor fica dando aquelas falhadas. Por isso parece que ele desliga algum cilindro quando eu "forço" a aceleração na trepidação. 
Mas se eu desligo o carro e volto a ligar, ele inicia normalmente sem falhar em baixa e sem falhar em neutro... Mas novamente, se eu subo o giro rapidamente e o carro começa a falhar, e mesmo assim eu insisto em acelerar, ele começa a falhar em baixa rotacao também até que eu reinicie o carro. 

Outra coisa importante é que se eu deixo no neutro ou parado no "P" e subo o giro , acelero bem,  "enfio o pé no acelerador", o motor gira normalmente , nada falha , tudo normal... olha que coisa estranha... 

Portanto não faço ideia do que seja. Comprei o carro faz 3 meses em uma loja com 96 mil km. Quase não andei com ele, porém até então ele estava normal, eu acelerava e sentia a força dele, o turbo dando aquele empurrão, o carro evoluindo bem, porém começou a dar esses problemas e  isso começou do nada

Eu entendo um pouco de mecânica, mas nao consigo imaginar o que pode ser.

Descartei embreagem pois o problema aconteceu do nada, se fosse embreagem esse problema poderia aparecer aos poucos, a luz de injeção não deveria aparecer...

Cabo de vela e bico foi o que eu mais achei que poderia ser, mas porque quando está em neutro o carro não falha? Eu acelero bastante e ele gira normal...

Puts, sei lá..  me ajudem!!!
marcosgn
marcosgn
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 08/07/2021
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por fredericodribeiro Qui 08 Jul 2021, 17:45

Pode ser bico, bomba de combustível, na minha opinião algo relacionado à vazão de combustível visto que se acelera lentamente o carro funciona.

Em neutro não deve falhar pois a demanda de carga é baixa, bem diferente de uma aceleração em retomada, por exemplo.

Já passou um scanner para ver quais erros estão gravados?
fredericodribeiro
fredericodribeiro
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 488
Data de inscrição : 27/08/2017
Idade : 46

marcosgn gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por marcosgn Qui 08 Jul 2021, 19:35

Pois é, ainda não passei scanner, vou fazer isso sábado agora. Espero que seja coisa básica, porque isso ta bem ruim, não consigo acelerar no dia a dia..

Se for bico uma limpeza resolve? Ou teria que comprar novo? Deve ser bem caro um novo hahaha

Sábado eu dou mais respostas

Mas se alguém tiver mais opiniões eu estou disposto a escutá-los.

Até
Marcos
marcosgn
marcosgn
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 08/07/2021
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por mraposo Qui 08 Jul 2021, 20:22

Noite,

Pode ser combustível.  Você abastece sempre no mesmo posto?
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

marcosgn gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por marcosgn Qui 08 Jul 2021, 20:54

Cara, só abasteço em posto de bandeira, Ipiranga ou Petrobras, mas por suspeitar disso também, estou usando a Podium do BR a semana inteira, e mesmo assim não senti diferença do problema. Nem melhorou nem piorou as trepidações.
marcosgn
marcosgn
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 08/07/2021
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por mraposo Qui 08 Jul 2021, 21:09

Noite (de novo).

Carro parado acelera bem e rápido.

Carro andando acelerando devagar funciona bem.

Carro andando acelerando rápido trepida.

Olhou os coxins do motor?

Raposo
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

marcosgn gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por marcosgn Qui 08 Jul 2021, 21:22

Isso,

Carro no neutro ou no "P", subo o giro rápido e acelero, nada falha.

Carro andando de leve não acontece nada, mantendo até 2mil rpm, a 2.5

Mas se eu faço aceleração um pouco mais rápida ele trepida ( da uns soquinhos )

Você acha que pode ser coxim? Posso verificar amanhã cedo vou dar uma olhada. Sábado ele vai pra revisão e vou dar essa sugestão pro mecânico. Tem algum teste que eu possa fazer, ou consigo olhar a olho nu?

Valeuuu por responder
marcosgn
marcosgn
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 08/07/2021
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por mraposo Qui 08 Jul 2021, 22:08

Você mencionou motor tremendo, não mencionou motor falhando. Pode ser coxim sim.

Testar coxim é simples, mas necessita de um elevador: sobe-se o carro e com uma alavanca (uma chave de fenda grande) forçando alguns  pontos na suspensão, procura-se por sinal de dano - normalmente um rasgo.
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

marcosgn gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por marcosgn Qui 08 Jul 2021, 22:20

Então, tem gente que fala falhar, ou trepidar , ou dar socos...  parece que ele falha e por isso ele da esses soquinhos.. talvez eu não saiba diferenciar. Por exemplo, quando começa a trepidar ele nao evolui , nao avança a aceleração,  por isso ele "falha", se fosse coxim ele iria trepidar mas também iria continuar a aceleração normalmente.

 
Isso ajuda?
marcosgn
marcosgn
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 08/07/2021
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por mraposo Sex 09 Jul 2021, 08:39

Bom dia,

Então se o motor está falhando, podemos descartar o coxim. Passe o scanner e veja o que ele acusa.
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por Heuler Goes dos Santos Sex 09 Jul 2021, 12:48

Eu vi sintoma parecido, espero que não seja, mas pequenas falhas podem estar relacionadas ao kit de engrenagens (polias) de escape e admissão, esse problema tem certa frequência no seu modelo de carro. Espero que não seja, é um pouco caro, se for me procure que importo pra você.
Boa sorte.
Heuler Goes dos Santos
Heuler Goes dos Santos
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 17
Data de inscrição : 29/01/2021
Idade : 49

https://importedparts.com.br/

marcosgn gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por marcosgn Sáb 10 Jul 2021, 01:21

Opa beleza Heuler, esse problema que você mencionou seria aquele do variador de comando ou como chamam de polia dentada, que é muito comum em mercedes desse mesmo modelo? Se eu te disser que quando eu ligo meu carro de manha ele faz um barulho de 1 segundo meio estranho e depois volta ao normal, li que esse sintoma esta atrelado ao que você falou, mas achei que eram dois problemas diferentes do que eu falei no início do post. Você acha que os dois problemas podem estar relacionados a polia/variador de comando?
marcosgn
marcosgn
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 08/07/2021
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por Heuler Goes dos Santos Sáb 10 Jul 2021, 11:22

Bom dia, Veja bem , a meu ver sim!! Porém, creio que aqui tem gente muito mais qualificada que eu para poder te dar um parecer melhor, pior que eu acho que esse erro não aparece no scaner, será que aparece ?
Enfim, apenas uma oficina especializada poderá te dar uma informação confiável.
Heuler Goes dos Santos
Heuler Goes dos Santos
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 17
Data de inscrição : 29/01/2021
Idade : 49

https://importedparts.com.br/

marcosgn gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por marcosgn Seg 12 Jul 2021, 11:55

Estou indo hoje lá para passar o Scanner, vou atualizar vocês logo mais.

Att
marcosgn
marcosgn
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 08/07/2021
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por Megatomix Ter 13 Jul 2021, 07:35

Acelera ele parado até subir o giro e veja se ele corta/falha. Se acontecer é algum sensor ligado à rotação do motor. 
Se ele só falhar em alta rotação andando (com necessidade de torque / injeção de combustível, é provável que seja algo relacionado à entrega/queima de combustível - bombas, bicos,  filtros entupidos, velas, cabos, etc...
Megatomix
Megatomix
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 01/03/2017
Idade : 50

marcosgn gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por carlosnobre Ter 13 Jul 2021, 07:53

Olá,

Tive uma BMW 323 ti 6 cilindros que apresentou um problema similar, e era bobina. Naquele tempo (1998) os carros eram menos inteligentes, e ele não entrava neste modo "emergencia" com aviso de injeção que você descreveu, mas o problema de falhar em solicitação de torque era parecido.
Quando o carro está em aceleração a demanda da bobina aumenta, e se ela estiver "cansada", pode cortar a corrente, ou dar curto para o bloco do motor, não produzindo centelha e você perde um cilindro. É algo similar à falhas de cabos de vela, ou das velas. Mas se ocorre só em torque, meu palpite é bobina. Mas com certeza o scan do motor vai te descrever códigos de falha para esta situação, e um bom mecanico vai resolver, não parece algo grave.
carlosnobre
carlosnobre
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 10/02/2021
Idade : 54

marcosgn gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por Narciso Bernardi Ter 13 Jul 2021, 08:15

bom dia Marcos gn - já aconteceu isso comigo em uma c180 2012 - foi trocado o sensor de velocidade, se não estou enganado foi na dianteira direita do veículo, tem um sensor cada lado.
Narciso Bernardi
Narciso Bernardi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/03/2017
Idade : 56

marcosgn gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty c180 trepida

Mensagem por marcelo bernardi Ter 13 Jul 2021, 08:53

bom dia, Marcos. minha c180 2012 cgi blue efficience 80 mil rodados, apresentava o mesmo problema. acendia a luz vermelha, falhava, depois afirmava. ponto morto normal. cheiro de escapamento (catalisador). passei aquela máquina que mostrava mistura rica. o mecânico achou que teria que trocar o catalisador, mas primeiro trocou as velas (pelo aspecto nunca foi trocada, peguei com 45 mil rodados) a luz apagou e defeito sumiu. espero ter ajudado. abc!
marcelo bernardi
marcelo bernardi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 14/10/2020
Idade : 66

Márcio Dutra e marcosgn gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Carro trepuida e falha na alta

Mensagem por Oswaldo Bigatti Ter 13 Jul 2021, 09:22

Bom dia ...tive igual problema  em meu caso só resolveu trocando  as Bobinas e Velas e  ainda pela pelas as específicas para o carro pois quando coloquei pelo que diziam ser a mesma coisa não deu certo. No Scaner deverá  aparecer problema no cilindro tal....veja se  o Scaner se tem o programa  apropriado para  a Mercedes  se não o resultado sera parcial e não resolverá  a consulta não sei se é seu caso  mas os sintomas eram idênticos. Veja também  como esta  a saúde da bateria . Forte Abraço.
Oswaldo Bigatti
Oswaldo Bigatti
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 19/08/2019
Idade : 69

Márcio Dutra e marcosgn gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por PIRATININGA Ter 13 Jul 2021, 10:19

Caro Marcos
Tive exatamente esse problema numa B200 Turbo 2008. Certeza que é bobina. Se acelerar gradativamente o carro vai normal se pisar de uma vez trepida, engasga, ferra tudo.
PIRATININGA
PIRATININGA
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 26/04/2017
Idade : 50

Oswaldo Bigatti e marcosgn gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por Bruno Costi Ter 13 Jul 2021, 11:15

Marcos, eu tive um problema que os sintomas eram os mesmos mas o carro apresentou 2 vezes na estrada e durante chuva, pois é... No momento de ultrapassagem e retomada, na primeira vez acendeu e apagou a luz da injeção e na segunda ficou acesa até chegar na oficina. Eu faço toda minha manutenção na Avanti em São Paulo, chegando lá passamos o Scanner, ele apresentou falha no 4o Cilindro, retiramos Bobina e vela, vela intacta, bobina não mostrava nenhum defeito visível, trocamos as mesmas com o par do segundo cilindro, passamos o Scanner novamente, sem erro... mantivemos a troca e está rodando normalmente até hoje, isso indica que poderia ser algum problema de mau contato que resolvemos!

Recomendo ir numa oficina especializada e passar um Scanner, fazer esse teste se não achar nenhum defeito mais evidente. Recomendo fortemente a Avanti, são sérios, justos no serviço, e só vai gastar naquilo que realmente é necessário! ps.: 96k Km eu já trocaria o óleo do câmbio!
Bruno Costi
Bruno Costi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/05/2019
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por Aramis Luis Pires de Fari Ter 13 Jul 2021, 11:18

Bom dia, estou com o mesmo problema na minha C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro, só que a minha está com 65.000 km. Foi depois que abasteci em um posto próximo de casa, a minha funciona bem com Ipiranga e com Shell, as vezes com Petrobrás. Um dos colegas falou da bobina, eu troquei as velas por originais da MB, japonesas e uma bobina que estava queimada, porém eu pedi pela numeração e veio uma outra, original
Aramis Luis Pires de Fari
Aramis Luis Pires de Fari
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/07/2021
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por Bruno Costi Ter 13 Jul 2021, 11:25

Aramis, tmb me foi recomendado voltar para a Gasolina comum por um tempo, eu só estava usando a Podium/Racing/Octapro!!! A gasolina pode influenciar nesse sintoma, mas o defeito pode ser diferente de carro para carro!
Bruno Costi
Bruno Costi
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/05/2019
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por Aramis Luis Pires de Fari Ter 13 Jul 2021, 11:34

Bruno, quando estive na concessionária eles realmente falaram para usar gasolina comum, eu não coloquei mais aditivada e algumas vezes usei dtclean Ipiranga, e podium, mas segui a recomendação. Mas foi esse posto de gasolina que causou o problema, eu estava com um amigo que abastece o Audi dele só nesse posto, como a gasolina era bem mais em conta, resolvi testar, na primeira tentativa deu isso, mas não é que demorou, 2 km depois começou o problema.
Aramis Luis Pires de Fari
Aramis Luis Pires de Fari
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/07/2021
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por Aramis Luis Pires de Fari Ter 13 Jul 2021, 11:35

Bruno, quando estive na concessionária eles realmente falaram para usar gasolina comum, eu não coloquei mais aditivada e algumas vezes usei dtclean Ipiranga, e podium, mas segui a recomendação. Mas foi esse posto de gasolina que causou o problema, eu estava com um amigo que abastece o Audi dele só nesse posto, como a gasolina era bem mais em conta, resolvi testar, na primeira tentativa deu isso, mas não é que demorou, 2 km depois começou o problema.
Aramis Luis Pires de Fari
Aramis Luis Pires de Fari
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 13/07/2021
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada Empty Re: C180 2012 falha/trepida/engasga em alto giro/retomada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos