(MERCEDES): Ficha técnica - 6/25/38 CV e 10/40/65 CV
Página 1 de 1
(MERCEDES): Ficha técnica - 6/25/38 CV e 10/40/65 CV
Logo após o fim da Primeira Guerra Mundial, a Daimler iniciou testes com objetivo de aumentar o desempenho dos motores através da utilização de um compressor.
Em 1916, em Untertürkheim, começou o desenvolvimento de motores para aeronaves de com compressor (ainda era chamado de ventilador). Este desenvolvimento foi iniciado por Paul Daimler, então diretor técnico da Daimler-Motoren-Gesellschaft.
Foram inúmeros testes em diferentes modelos de compressores sem sucesso até 1918. Em função das restrições impostas à Alemanha pelo Tratado de Versailles para a produção de motores de aeronaves, era lógico o desenvolvimento do supercharger (compressor) não apenas para a aeronáutica, mas também para os motores de veículos.
O supercharger foi usado com sucesso com os 2 primeiros motores concebidos após a guerra. Um pequeno motore de 4 cilindros com unidade de eixo vertical, válvulas dispostas em V e cilindros individuais de aço cuja concepção era d motores de aeronaves. O outro foi um motor de 2.6 litros do modelo 10/40 CV com supercharger decorrente do aprendizado feito no motor de 1.6 litros do modelo 6/25 CV.
Esses 2 modelos foram apresentados ao público no Salão Internacional do Automóvel de Berlim em setembro de 1921, mas ainda como 6/20 CV e 10/35 CV. A produção em série começou na primavera de 1923, e de 1924 em diante, adotou-se o compressor para maior desempenho. No mesmo ano de 1924 a produção de ambos modelos parou. A era do supercharger não acabou, pois foi aplicada novamente nos novos modelos topo da linha 15/70/100 CV e 24/100/140 CV que entraram em produção em 1924.
Produzido entre 1921 e 1925.
Motor de 4 cilindros em linha, cilindros com 68 X 108 mm, 1.568 cilindradas, 20/25 CV e 2.800 rpm (38/40 CV com compressor e 3.200 rpm).
Capacidade do tanque de combustível: 50 litros.
Modelo 6/25 CV:
Modelo 6/25/40 CV:
Produzido em 1924.
Motor de 4 cilindros em linha, cilindros com 65 X 113 mm, 1.499 cilindradas, 40 CV e 65 com compressor.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros..
Produzido entre 1921 e 1924.
Motor de 4 cilindros em linha, cilindros com 80 X 130 mm, 2.614 cilindradas, 30/40 CV e 2.400 rpm (65 CV com compressor e 2.800 rpm).
Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.
Modelo 10/40 CV:
Modelo 10/40/65 CV:
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/Mercedes-62540-hp-and-104065-hp-1921---1924.xhtml?oid=5951
Em 1916, em Untertürkheim, começou o desenvolvimento de motores para aeronaves de com compressor (ainda era chamado de ventilador). Este desenvolvimento foi iniciado por Paul Daimler, então diretor técnico da Daimler-Motoren-Gesellschaft.
Foram inúmeros testes em diferentes modelos de compressores sem sucesso até 1918. Em função das restrições impostas à Alemanha pelo Tratado de Versailles para a produção de motores de aeronaves, era lógico o desenvolvimento do supercharger (compressor) não apenas para a aeronáutica, mas também para os motores de veículos.
O supercharger foi usado com sucesso com os 2 primeiros motores concebidos após a guerra. Um pequeno motore de 4 cilindros com unidade de eixo vertical, válvulas dispostas em V e cilindros individuais de aço cuja concepção era d motores de aeronaves. O outro foi um motor de 2.6 litros do modelo 10/40 CV com supercharger decorrente do aprendizado feito no motor de 1.6 litros do modelo 6/25 CV.
Esses 2 modelos foram apresentados ao público no Salão Internacional do Automóvel de Berlim em setembro de 1921, mas ainda como 6/20 CV e 10/35 CV. A produção em série começou na primavera de 1923, e de 1924 em diante, adotou-se o compressor para maior desempenho. No mesmo ano de 1924 a produção de ambos modelos parou. A era do supercharger não acabou, pois foi aplicada novamente nos novos modelos topo da linha 15/70/100 CV e 24/100/140 CV que entraram em produção em 1924.
- Dados técnicos do modelo 6/25 CV (renomeado 6/25/38 CV em 1924):
Produzido entre 1921 e 1925.
Motor de 4 cilindros em linha, cilindros com 68 X 108 mm, 1.568 cilindradas, 20/25 CV e 2.800 rpm (38/40 CV com compressor e 3.200 rpm).
Capacidade do tanque de combustível: 50 litros.
Modelo 6/25 CV:
Modelo 6/25/40 CV:
- Dados técnicos do modelo 6/40/65 CV Sport:
Produzido em 1924.
Motor de 4 cilindros em linha, cilindros com 65 X 113 mm, 1.499 cilindradas, 40 CV e 65 com compressor.
Capacidade do tanque de combustível: 68 litros..
- Dados técnicos do modelo 10/40 CV (renomeado 10/40/65 CV em 1924):
Produzido entre 1921 e 1924.
Motor de 4 cilindros em linha, cilindros com 80 X 130 mm, 2.614 cilindradas, 30/40 CV e 2.400 rpm (65 CV com compressor e 2.800 rpm).
Capacidade do tanque de combustível: 90 litros.
Modelo 10/40 CV:
Modelo 10/40/65 CV:
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/Mercedes-62540-hp-and-104065-hp-1921---1924.xhtml?oid=5951
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50
Tópicos semelhantes
» (MERCEDES): Ficha técnica - 37/90 CV e 38/100 CV
» (MERCEDES): Ficha técnica - 10/30 CV e 25/65 CV
» (MERCEDES): Ficha técnica - 28/95 CV
» (MERCEDES): Ficha técnica 39/80 e 37/70
» (MERCEDES): Ficha técnica - 22/40 CV, 28/50 CV e 38/70 CV
» (MERCEDES): Ficha técnica - 10/30 CV e 25/65 CV
» (MERCEDES): Ficha técnica - 28/95 CV
» (MERCEDES): Ficha técnica 39/80 e 37/70
» (MERCEDES): Ficha técnica - 22/40 CV, 28/50 CV e 38/70 CV
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|