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Mensagem por AEP Qua 13 Abr 2016, 10:10

O lendário modelo coupé Gullwing foi o primeiro carro esportivo a ser desenvolvido pela Daimler-Benz após a 2.ª Guerra Mundial.
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Este desenvolvimento foi iniciado por Max Hoffman, um norte-americano de origem austríaca, que fora importador oficial da Mercedes-Benz desde setembro de 1952.
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Para o conselho de administração da Daimler-Benz, o plano de Hoffman para vender carros esportivos foi uma boa oportunidade para a entrada deste segmento da marca nos EUA. Assim, em setembro 1953 iniciou-se o desenvolvimento de 2 modelos de carros esportivos.
A versão de série da 300 SL foi apresentada em fevereiro de 1954 no Salão Internacional do Automóvel de Nova York/EUA e foi baseada no modelo do carro de corrida da temporada de 1952.
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Sua característica marcante são as portas incomuns, derivando no apelido de "Gullwing". Esta solução de design incomum não foi concebida como tática publicitária, mas porque a origem do carro era o modelo de corrida. Assim, esse design foi uma necessidade de engenharia.
Foi o primeiro veículo com motor com injeção de combustível em um carro de série da Mercedes-Benz. Isso resultou em um aumento de 40 CV em comparação com o modelo de carro de corrida que adotava carburador.
O peso total do veículo era de apenas 1.295 kg, resultando em uma excelente performance, com velocidade máxima de 235 Km/h.
Entre agosto de 1954 e maio de 1957, 1.400 unidades foram construídas em na fábrica de Sindelfingen, sendo que 29 delas com uma estrutura em liga leve e veículo de um teste com uma estrutura de fibra de vidro.
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No Salão Internacional do Automóvel de Genebra/Suíça de março de 1957, um roadster foi apresentado como o sucessor do modelo Gullwing. Ao modificar o chassi do antecessor, as portas normais puderam ser adotadas. A suspensão do eixo traseiro foi totalmente revista e melhorada. O desempenho desse novo modelo foi ainda melhor.
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A partir de outubro de 1958, uma capota rígida removível foi disponibilizada como opcional.
A característica mais notável ​​foi a janela traseira que se estendeu no entorno dos cantos com o design atraente estilo do "hardtop".
As mudanças técnicas que foram desenvolvidas durante os 6 anos seguintes, 2 são relevantes: Em março de 1961, o modelo 300SL foi equipado com discos de freio Dunlop e, em março de 1962 a liga usada no motor foi modificada.
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Uma versão especial da 300SL Roadster deve ser ressaltada: 2 modelos 300SLS foram construídas para a competição americana "Car Championship Sports". A razão pela qual essa versão especial foi construída é que, uma vez que a produção do roadster havia sido iniciada, o carro era para ser usado em competições e publicidade de carros esportivos, a fim de impulsionar as vendas.
O exterior das 300 SLS é caracterizado por para-choque e uma cobertura do cockpit especial com dutos de admissão de ar.
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A produção da 300SL e 190SL em Sindelfingen foi encerrada em 8 de fevereiro de 1963.

  • Dados técnicos do modelo 300SL (W198 I):

Chassi: 198.040 ou 198.043 com estrutura de liga leve.

Produzido entre agosto de 1954 e maio de 1957.

Motor gasolina, M198 I (198.980), de 6 cilindros em linha, 2.996 cilindradas com 215 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 100 litros.


  • Dados técnicos do modelo 300SL Roadster (W198 II):

Chassi: 198.042.

Produzido entre fevereiro de 1957 e fevereiro de 1963.

Motor gasolina, M198 I (198.980), de 6 cilindros em linha, 2.996 cilindradas com 215 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 100 litros.


  • Dados técnicos do modelo 300SL Roadster com hardtop (W198 II):

Chassi: 198.042.

Produzido entre outubro de 1958 e fevereiro de 1963.

Motor gasolina, M198 I (198.980), de 6 cilindros em linha, 2.996 cilindradas com 215 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 100 litros.

Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko.xhtml?grp=INFOTYPE_PKW_BR.DEFAULT_TEXT_GR.&oid=4689
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