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Mensagem por AEP Sáb 26 Mar 2016, 03:05

Em outubro 1928, no Salão do Automóvel de Paris/França, foi apresentado o Nürburg 460 de 4.6 litros e 8 cilindros. Foi desenvolvido sob a gestão de Ferdinand Porsche e recebeu esse nome em função dos testes de resistência em Nürburgring, onde o modelo rodou 20.000 quilômetros em 13 dias. 

Foi concebido para suceder o modelo de 6 cilindros sobrealimentado 15/70/100 cv, lançado há 4 anos e com previsão de produzido era até fevereiro de 1929. 

O 460 foi o primeiro automóvel da marca produzido em série com um motor de 8 cilindros. Por este motivo também foi referido em algumas publicações como "Nürburg 8".

Além do chassi padrão, houve a versão com entre-eixos mais curto que recebeu a designação adicional "K" que não significava "Kompressor", mas "Kurz" (curto).

A Mercedes-Benz 460K tinha um entre-eixos 240 mm mais curto e um chassi 50 kg mais leve que o modelo 460.

Ambos modelos eram dotados do motor de 8 cilindros em linha, 80 CV e transmissão de 4 velocidades.

O chassis curto era base para os modelos de 4/5 lugares das versões sedã, tourer aberto, conversível D e, sob encomenda, o conversível C "St. Moritz" com seu famoso para-brisas inclinado.

Uma versão especial do Nürburg 460K foi a roadster de 2 lugares, usado em 1929 pelos pilotos Rudolf Caracciola e Otto Merz.

O 460 padrão compunha a gama de modelos tourer aberto e Pullman, com 6 ou 7 assentos. No final do ano de 1931, foi lançado o conversível F de 6/7 de lugares com as carrocerias feitas por empresas como Erdmann & Rossi, Voll & Ruhrbeck, Papler e Gläser. 

O Vaticano adquiriu a versão Pullman, ano 1930, para uso pelo Papa Pio XI:

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Os Nürburg 460 e 460K eram vendidos também apenas em chassis para personalização pelas encarroçadoras.

Em fevereiro de 1931 foi feita uma versão Pullman blindada. A blindagem de aço consistia de placas móveis com os quais as janelas poderiam ser protegidas pelo lado de dentro.  Como os registros desse modelo são apenas fotográficos, não há certeza se a blindagem protegia as portas e o teto. O para-brisas era protegido por uma chapa de aço dobrável, que, quando aberta, deixava apenas uma pequena fenda para a visão do motorista. Quanto aos passageiros, um periscópio montado no teto permitia enxergar o exterior. Por ter o volante do lado direito, a informação é que o modelo foi produzido para o Japão. Foram 2 unidades: uma em agosto de 1932 e a outra em janeiro de 1935.

A partir de fevereiro de 1931, o Nürburg 460 estava disponível opcionalmente com a transmissão overdrive. Era opcional faróis da marca Zeiss, bem como um motor de maior capacidade, 5 litros. Para esse motor, a encomenda deveria ser feita junto com o chassi, pois não era possível instalar esse motor posteriormente. Assim surgia o Nürburg 500 que em dezembro 1931 deixou de ser um modelo produzido apenas sob encomenda, entrando na linha de produção regular. Era equipado com transmissão overdrive e economia, bem como sistema de freios Bosch-Dewandre.

Em setembro de 1932 o modelo 460 recebeu um motor de maior potência, de 4.9 litros que saltou de 80 para 100 CV, adotando carburação dupla Solex e transmissão de 4 velocidades. Externamente não houve diferença entre o modelo como nova motorização e o originário Nürburg 460.

O conversível F foi inicialmente disponibilizado para o modelo Nürburg 500.

A produção do Nürburg 460 chegou ao fim em dezembro de 1933.

O modelo de 5 litros foi rebatizado de Nürburg 500 em fevereiro de 1934. Um mês depois, o modelo "supercharger" 500K foi revelado. 

Assim, para melhor distinção dos modelos, as designações de 500K e 500N foram introduzidas para os modelos de 5 litros. O "N" era a abreviação de "Nürburg" ou normal (sem supercharger).

Tecnicamente, havia pequenas diferenças entre o Nürburg 500 e o 500N.

No verão de 1935 o projeto foi revisado com alterações no para-brisas e grelha do radiador. Em meados de 1936, mais uma modificação técnica foi introduzida: a compressão foi elevada para aumentar a potência do motor para 110 CV. 

Ao longo de todo o ciclo de produção, o modelo 500 foi disponibilizado nas versões Pullman e Tourer aberto. Os conversíveis C, D e F foram descontinuados, respectivamente, em 1937, 1938 e 1939.

Com uma produção total de 931 unidades, os últimos 7 exemplares do modelo 500 saíram da linha de produção em outubro de 1939. Depois de 11 anos em produção, isso significou o maior período de produção de automóveis de passageiros construídos pela Daimler-Benz até então.

O 500N foi também o último veículo de passageiros da Mercedes-Benz equipado com um eixo rígido e o último veiculo de passageiros em todo o mundo a ser fornecido com rodas de madeira raiadas. 

O modelo foi produzido na fábrica de Mannheim.

Modelo 460, produzido em 1928:

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Modelo 460, Pullman, produzido em 1928:

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Modelo 460, Roadster, produzido entre 1928 e 1929:

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Modelo 460K, Roadster, produzido entre 1928 e 1929:

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Modelo 460K, conversível C, produzido em 1930:

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Modelo 460K, conversível D, produzido entre 1928 e 1929:

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Modelo 500, cabriolet C "St. Moritz", produzido entre 1931 e 1933:

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Modelo 500, Pullman, produzido entre 1931 e 1933.

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Modelo 500N, limousine, fabricado em 1931:

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Modelo 500N:

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Modelo 500, conversível F, fabricado em 1931:

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Modelo 500, cabriolet F, fabricado em 1933:

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Modelo 500, Pullman cabriolet F, produzido entre 1936 e 1939:

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Motor M08 II fabricado entre 1931 e 1936, usado no modelo 500:

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Fonte e íntegra da matéria:

https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/Nuerburg-460--500-Type-500-N-W-08-1929---1939.xhtml?oid=4229
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