Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(DIY - W168): Descarbonização do motor

+12
valmirjunior
metalth
Ferreirinha
anderson5252
douglas barddal
paulo_afs
Borg
Epicco
paulo brito
savinho
walter paiva
bennedicti
16 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por bennedicti Sex 29 Nov 2013, 19:31

Olá meus caros amigos, posso eu fazer a descarbonização do motor da baby? A 190 manual/2001.
Vocês acham possível, ou alguém aí já fez e pode me ensinar?
Hoje pela manhã percebi na tampa do óleo, gotículas de algo que se parece muito com água, ou talvez seja água mesmo. 
Me desculpem se já tem algum tópico aqui com o assunto, pois procurei e não encontrei. Se tiver, removo esse:) . 
Obrigado
bennedicti
bennedicti
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 46
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por walter paiva Sex 29 Nov 2013, 19:44

Como você pretende fazer?
Isso é realmente necessário?

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Spinne10
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por savinho Sex 29 Nov 2013, 19:54

tambem tenho que fazer tambem o meu ta com o mesmo defeito
savinho
savinho
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 779
Data de inscrição : 20/06/2013
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por paulo brito Sex 29 Nov 2013, 20:09

Alguns tópicos interessantes sobre o tema.  motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor 1148131471 confused 

O que é carbonização,   por que ocorre,   onde exatamente ocorre,  e como saber se tem,   quando e porque é necessário descarbonizar,  como se faz a descarbonização
paulo brito
paulo brito
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por Epicco Sex 29 Nov 2013, 20:13

Vou repetir: Essas goticulas de algo que se parece com água na tampa de óleo, ou de algo que se parece com "café capucino" no pescoço de abastecimento de óleo do motor são decorrentes da condensação dos gases gerados dentro do motor. Só isso.

Limpem com um pano limpo e que não solte fiapos e quando aparecer de novo, limpem novamente.

Motor carbonizado jamais gerará gotículas de água ou algo parecido com água na tampa do óleo.

_________________
Abraços,

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por Borg Sex 29 Nov 2013, 21:12

Somente completando a explicação do confrade Epicco, carbonização ocorre na câmara de combustão, deixando uma camada cinza , quase preta de um material duro aderido na cabeça dos pistões principalmente e velas.
O sintoma principal da carbonização é a autoignição, conhecida como "batida de pino"....
Realmente o que você descreveu é apenas o vapor de óleo condensado, aderido à tampa de óleo.
Borg
Borg
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 927
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por bennedicti Sex 29 Nov 2013, 22:04

Certo, mas e a sujeira? E como identifico essa "batida de pino"? Quando liga o carro faz um barulho que parece vir de dentro do motor parecido com " tac tac tac"?
bennedicti
bennedicti
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 46
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por paulo_afs Sex 29 Nov 2013, 23:47

Esse "tec tec tec" devem ser os tuchos do seu motor batendo, por uns segundos e para. Muitos dizem ser normal, eu não acho, pois o meu carro não bate e tem 152.000 km. 
A recomendação principal para evitar esse batido de tucho é:

- Trocar o óleo (usar os recomendados no manual) até no MÁXIMO 5.000 km e SEMPRE trocar o filtro de óleo e usar original, pois a qualidade é superior aos de reposição no mercado. 

Não sei se seu carro é de único dono, quantos km tem e se o histórico de manutenções está em dia, pois isso é primordial para um excelente funcionamento. Caso o motor possua alguma borra ou obstrução nos canais de lubrificação, esse barulho tende continuar e as vezes até aumentar e só poderá ser consertado após abertura e limpeza do motor com banho químico que "derrete" a borra.

Essa "sujeira" ou carbonização tem um limite aceitável, e que não causa maiores problemas no funcionamento, quando se torna exagerada aí ocorrerá o que disse o amigo Borg:

O sintoma principal da carbonização é a autoignição, conhecida como "batida de pino"....
Causas da batida de pino: Combustível de má qualidade, alta taxa de compressão, ponto adiantado (carros com distribuidor e flex) e carbonização. 

Para tentar te explicar de forma mais fácil, o que acontece é que gera-se uma turbulência indevida na queima do combustível na câmara, com duas frentes de chama no cilindro, tendo assim, duas "explosões" onde deveria ter apenas uma... essa queima extra das partes carbonizadas fora de tempo é audível, e caracteriza-se pelo ruído metálico no motor (batida de pino).


Veja se você escuta o batido de pino neste caso, porém o Classe A não possui esta regulagem mostrada!!



Aqui o motor do Classe A aberto para trocar as correntes e com baixíssima carbonização aos 152.000 km, porém aproveitando para uma limpeza:



Não acredito que seu motor esteja carbonizado, então para evitar abrir seu motor ou fazer serviços desnecessários, pode usar este excelente produto que já está sendo homologado pela Mercedes e em pouco tempo terá a estrela de três pontas nos rótulos:

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor H1wu

Espero ter ajudado mais um pouco, 

Abraço,
paulo_afs
paulo_afs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 576
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por bennedicti Sáb 30 Nov 2013, 00:13

paulo_afs, muito obrigado pelas recomendações e dicas! Valeu! Very Happy 
Abraços
bennedicti
bennedicti
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 46
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por douglas barddal Sáb 30 Nov 2013, 09:23

Bah Paulo tu esta virado no Dr Classe A, legal.Very Happy 
douglas barddal
douglas barddal
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por paulo_afs Sáb 30 Nov 2013, 11:04

To aprendendo Douglas...kkkk

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor 82224086
paulo_afs
paulo_afs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 576
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por anderson5252 Sáb 30 Nov 2013, 14:49

Ótimo tópico, o meu tem esse óleo acumulado no pescoço do abastecimento de óleo, eu achava que era no motor todo, mais é ótimo saber que isso é normal e que é fácil limpar.
anderson5252
anderson5252
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 281
Data de inscrição : 25/01/2013
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por Ferreirinha Qua 11 Dez 2013, 00:39

Meu w168 2005 tem 130.000 km e ultimo dono morou 1 ano na praia.

Ontem percebi que por dentro da trampa do óleo esta enferrujado. Encomendei a peça nova na CCS.

Alguma outra recomendação?
Ferreirinha
Ferreirinha
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 21
Data de inscrição : 08/12/2013
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por douglas barddal Qua 11 Dez 2013, 08:02

Se comprou o carro a pouco e não tem histórico das manutenção uma medida preventiva barata para o motor é trocar imediatamente o óleo e o filtro quando fizer 2.000km  que é quando o poder detergente do óleo ainda esta no pico, troque novamente e peça o filtro antigo reparando se entre as paredes não ficaram grudados detritos que o motor solta. Após 2 trocas o que estava meio solto ficou retido e dai em diante a cada 5.000km, tem gente que troca com 8 ou 10 mais morro de medo de borra e troco a cada 5.000km juntamente com o filtro.
douglas barddal
douglas barddal
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por walter paiva Qua 11 Dez 2013, 08:33

Ferririnha,

Essa tampa não enferruja, pois é de plástico.

Esta sujeira é dos vapores do óleo, é só limpar com um descarbonizante, gasolina, etc.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Spinne10
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por metalth Qua 11 Dez 2013, 09:26

Paulo, como funciona esse STP que você colocou aqui? Ele está sendo homologado pela MB? Qual a função dele?
metalth
metalth
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 745
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por paulo brito Qua 11 Dez 2013, 09:33

Basta encher o tanque e adicionar,  é um aditivo detergente
paulo brito
paulo brito
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por metalth Qua 11 Dez 2013, 09:39

Valeu, Paulo!
metalth
metalth
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 745
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por valmirjunior Sáb 17 maio 2014, 08:29

Para "descarbonizar" ou limpar as valvulas existe um procedimento usado pelos mecanicos, chamam de "expurgo".

1. retiram as velas
2. retiram o coletor
3. esguicham fluido de freio nas valvulas e dentro dos pistões
4. esperam alguns minutos
5. sem montar nada dão a partida para o motor girar e expelir todo o fluido (cobrir com um pano os orificios, vira um chafariz)
6. limpam a sujeira e montam tudo novamente.

O fluido de freio limpa o oleo encrustado, muitos mecanicos usam esta tecnica para não tirar o cabeçote do carro como era feito antigamente.

CUIDADO: se o fluido de freio cair na pintura, bao bao, adios, etc...
valmirjunior
valmirjunior
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 16/05/2014
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por Fajardo Sáb 17 maio 2014, 19:44

E o spray CAR80? Onde e como pode ser usado na ClasseA?
Fajardo
Fajardo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2006
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48

https://www.facebook.com/#!/marcosfajardoarquiteto

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por valmirjunior Qua 21 maio 2014, 08:47

Fajardo, o CAR80 nada mais é que um solvente forte em spray, voce pode usar para limpar peças, dutos e até os bicos injetores.
valmirjunior
valmirjunior
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 16/05/2014
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por Fajardo Qua 21 maio 2014, 09:05

Eu apenas usei o CAR80 na borboleta do MAF. Mas queria saber como fazer para usar nos injetores e cilindros?
Fajardo
Fajardo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2006
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48

https://www.facebook.com/#!/marcosfajardoarquiteto

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por valmirjunior Qua 21 maio 2014, 09:22

nos injetores: você adapta uma mangueira na entrada de combustível do injetor, alguns usam seringas.
Vai fazer um rabicho para ligar o injetor em 12v.
Você vai colocando o car80 com pressão no injetor, aciona os 12v para abrir e fechar, Deixa um tempo os injetores com car80 para soltar toda sujeira.

Pronto, você limpou seus injetores.

Existem vários vídeos no youtube sobre como proceder.
valmirjunior
valmirjunior
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 16/05/2014
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por drso0h Ter 27 maio 2014, 08:43

Olá Amigos!
Caro Bennedicti, vou descrever meu método (não chamaria de descarbonização, mas é uma boa limpeza!):

Eu queria limpar o motor para prevenir problemas, pois sabia que o proprietário anterior havia sido negligente com as trocas de óleo e filtro (algo que muitos economizam).

O carro estava e está perfeito e nenhum sintoma de problema, queima de óleo em excesso, barulhos ou perda de potência.

Assim eu queria um método efetivo (nada de lendas urbanas) e totalmente conservador (desmontar qualquer parte do motor: fora de questão!).

Concluí que era simples, ainda que não muito econômico... eis o que fiz (as Km são referentes após o inicio da limpeza):

Logo que peguei o carro, troquei o óleo e o filtro de óleo, acompanhei a vareta e em menos de 500km rodados ela já apresentava o óleo escuro (ação detergente do óleo novo!);

Aos 500Km troquei apenas o filtro de óleo do motor (refil) (já estava negro e saturado);
Aos 750Km troquei novamente o filtro de óleo (estava sujo novamente, mas menos que antes);
Aos 1000Km troquei novamente o óleo todo e o filtro;
Acompanhando a coloração da vareta aos 800km já estava com óleo preto na ponta;
Rodei mais 1000Km sem mexer...
Aos 2000Km troquei novamente todo o óleo e o filtro;
Rodei mais 1500Km...
Aos 3500Km troquei novamente todo o óleo e o filtro;
Rodei mais 2000Km...
Aos 5500Km troquei novamente todo o óleo e o filtro;
Rodei mais 3000Km...
Aos 8500Km troquei novamente todo o óleo e o filtro;

Nesse ponto após este obsessivo processo e acompanhando a vareta sem parar lhes asseguro que limpei tanto quanto era possível por esse método! (E certamente foi uma grande limpeza!)

Senti o motor ficar mais solto (parece que menos amarrado) e puxando muito bem!

Para finalizar decidi então após os 8500Km de limpezas com óleo semi-sintético 10W40 rodar mais 3000Km e trocar todo o óleo e filtro novamente colocando dessa vez o sintético 5W40.

Agora considero limpo! E pretendo trocar de 5000 em 5000 km (ou 1 ano) daqui em diante mantendo sempre o sintético.
Com 100 mil km rodados espero chegar ao menos nos 400 mil (pelo menos) sem precisar mexer no motor. Vamos ver se consigo...

Uma certa carbonização inofensiva todo motor adquire em certas partes, isso faz parte e nem é a intenção do projeto que tudo fique brilhando metal lá dentro, o importante são as passagens e as partes móveis e de atrito que precisam estar limpas o bastante para o óleo fazer o seu papel!

É isso! Não muito barato, mas simples!
drso0h
drso0h
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 34
Data de inscrição : 01/02/2014
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por minssama Seg 17 Ago 2015, 21:05

Senhores,

Boa noite.

Tenho duas curiosidade sobre a descarbonização do motor:


1) Se  apenas retirasse o rabo de porco do tubo de admissão e aplicasse o Car 80 pelo orifício do mesmo, com motor funcionando, direcionando o jato ao corpo de borboleta, causaria algum problema? Acho que alguém já comentou sobre isso em algum tópico, mas agora não estou achando mais o post... Talvez o Car 80 agrida as paredes internas do tubo...mas o tubinho ou canudinho do Car 80 possui o comprimento suficiente para chegar perto do corpo do aceleração, e assim daria para minimizar o dano.


2) Aplicar o Car 80 (de novo), ou algum outro produto do tipo, para dentro da câmara de combustão através dos orifícios das velas de ignição com o intuito de diminuir as carbonizações nas cabeças dos pistões seria uma ideia perigosa?


É o seguinte: no meu W168 acontece carbonização na vela de ignição, sempre do mesmo cilíndro, e o motor falhava. O nível de óleo do motor está certinho, entre dois limites marcados na vareta, e o nível não está baixando. Um mecânico me disse que o motor pode ter vazamento interno de óleo por cima (válvula) ou por baixo (pistão) e a única maneira de resolver o problema seria por retificação do motor que custaria uma fortuna. Eu sempre ando pouco e, frequentemente, em congestionamentos. Quanto a bobina de ignição, não medi ainda sua resistência. Outro detalhe é que, por coincidência ou não, o problema de falha do motor acontecia sempre depois de eu ter abastecido com gasolina aditivada, o que eu não costumo fazer normalmente.


Então, foi assim que me interessei na descarbonização do motor, e surgiram essas duas curiosidades que para os experts podem parecer estúpidas.


Peço por favor aos Srs. do fórum que dêem suas opiniões.
Abraços.
minssama
minssama
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 136
Data de inscrição : 30/09/2012
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

motor - (DIY - W168): Descarbonização do motor Empty Re: (DIY - W168): Descarbonização do motor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos