Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda - Classe A não gosta de chuva

+24
paulo_afs
metalth
fabio lima
MMbenz
irineu cesar
Trekker
Fajardo
edusp95
Epicco
Fernando Perazza
Darlan Alves
ruiz
Aguizinha
Machado
edunokia
Luiz Pinheiro
Laurival
douglas barddal
iveiga
Professor
GR
MILHO
walter paiva
Marcus Donarumma
28 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

Ajuda - Classe A não gosta de chuva - Página 4 Empty Entrada de água no porta malas Classe A

Mensagem por fabio lima Ter 29 Out 2013, 20:32

Olá companheiros, preciso da ajuda de vocês, está entrando água no porta malas da minha Classe A. O problema é que eu não encontro o caminho por onde esta água está entrando. Já vedei as lanternas com silicone, bem como já troquei a borracha do porta malas. Mas mesmo assim ainda entra água. Detalhe , a água só entra quando rodo com ela, o porta malas vira um aquário, mas parada fica sequinha! Desde já agradeço.
fabio lima
fabio lima
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 23/10/2013
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Classe A não gosta de chuva - Página 4 Empty Re: Ajuda - Classe A não gosta de chuva

Mensagem por savinho Ter 29 Out 2013, 20:38

peça alguem pra jogar agua por baixo do carro e olhe no porta malas por onde pode esta entrando cuidado com a bomba que fecha as portas se molhar ja era
savinho
savinho
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 779
Data de inscrição : 20/06/2013
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Classe A não gosta de chuva - Página 4 Empty Re: Ajuda - Classe A não gosta de chuva

Mensagem por paulo_afs Ter 29 Out 2013, 20:45

Já temos um tópico sobre isso, sempre use a aba "PESQUISA" na parte superior do vídeo antes de criar um novo tópico Fábio. 

Vamos aguardar algum moderador unir os tópicos, e assim vários confrades poderão ajudar!!

Se não fez sua apresentação ainda, aproveite e faça, assim todos podem te conhecer, coloque fotos do seu carro, é legal.

Se já se apresentou, seja bem vindo!!

Abraço,

Paulo André

Ajuda - Classe A não gosta de chuva - Página 4 3179885743
paulo_afs
paulo_afs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 576
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Classe A não gosta de chuva - Página 4 Empty Re: Ajuda - Classe A não gosta de chuva

Mensagem por walter paiva Ter 29 Out 2013, 21:56

Fabio,

Tomei a liberdade de fundir os tópicos, por favor, evite postar tópicos duplicados para não prejudicar a busca por tópicos.

Obrigado Paulo.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Classe A não gosta de chuva - Página 4 Empty Re: Ajuda - Classe A não gosta de chuva

Mensagem por Kanduxo Ter 29 Out 2013, 21:56

Opa Flávio, bem vindo!
Um dos administradores ou moderadores fundiram sua discussão a um tópico já existente.
Aqui você vai ver um confrade com problema parecido. Ah, e somos da mesma cidade, já devemos ter cruzado no transito e não sabemos...hehehe
Kanduxo
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3983
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Classe A não gosta de chuva - Página 4 Empty Re: Ajuda - Classe A não gosta de chuva

Mensagem por Kanduxo Ter 29 Out 2013, 21:57

Walter, escrevemos juntos....rsrsrsrs
Kanduxo
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3983
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Classe A não gosta de chuva - Página 4 Empty Re: Ajuda - Classe A não gosta de chuva

Mensagem por walter paiva Ter 29 Out 2013, 22:17

Fabio,
 
Você vai precisar de um ajudante para achar a entrada de água.
Retire os bancos traseiros, a tampa que cobre o estepe;
Fique dentro do carro e feche todas as portas;
Peça ao ajudante para jogar (de preferência com uma maquina de alta pressão) água pelas caixas de roda, tampa do porta-malas, vidros, portas, teto.
Enquanto o ajudante joga água pela caixa de roda, você por dentro olha nas caixas de roda, quando o ajudante jogar água pela porta, por dentro você olha a porta e assim sucessivamente para localizar por onde a água entra.


Última edição por walter paiva em Ter 29 Out 2013, 22:24, editado 1 vez(es)

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Classe A não gosta de chuva - Página 4 Empty Re: Ajuda - Classe A não gosta de chuva

Mensagem por paulo_afs Ter 29 Out 2013, 22:20

Valeu Walter, assim o PMB fica sempre organizado e fácil de pesquisar!!

Ajuda - Classe A não gosta de chuva - Página 4 4075369378
paulo_afs
paulo_afs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 576
Data de inscrição : 18/09/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Classe A não gosta de chuva - Página 4 Empty Re: Ajuda - Classe A não gosta de chuva

Mensagem por metalth Qua 30 Out 2013, 13:14

É...eu não tenho mais o que orientar...mas seja bem vindo.
metalth
metalth
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 745
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Classe A não gosta de chuva - Página 4 Empty Re: Ajuda - Classe A não gosta de chuva

Mensagem por drso0h Qua 04 Jun 2014, 12:00

Olá meus Caros!

A pergunta inicial já tem quase 2 anos, mas eu sou um usuário recente e ainda estou percorrendo os tópicos...

Também não vi aqui a conclusão com a causa dos sintomas....

Assim quero colaborar indicando com pelo menos 90% de probabilidades a causa elétrica: Desgaste das escovas do alternador.

O único sintoma que eu não saberia correlacionar neste momento é o barulho estranho mencionado.

Todos os demais se encaixam perfeitamente com o contato elétrico falho/intermitente das escovas do regulador de tensão e o indutor do alternador (senão me falha a memória os alternadores tem essa característica de ter o indutor giratório e o induzido fixo na carcaça, mero detalhe técnico que mencionei para explicar o porquê chamei de "indutor" a parte giratória do alternador e não de "induzido").

Quanto à chuva, A/C entre outros fatores lembrar que são exatamente os fatores que provocam maior carga elétrica e inclusive a carga mecânica que vai influenciar diretamente no nível de tensão que nestas condições falhas nunca estará dentro do correto devido à deficiência das escovas em permitir a "vazão" adequada de corrente elétrica requerida.

Nestas condições haverá chaveamento por tensão quando a tensão cai e a ignição do carro é mantido apenas pela bateria, vai acender a luz no painel, desligar o motor elétrico da bomba de direção entre outros...

Notar que na chuva o consumo elétrico aumenta.... são acionados os limpadores de pará-brisa e em geral outros sistemas (farol, ventilação etc...). (Não tenho uma correlação sólida entre umidade do ar e mal contato de escovas limítrofes pelo desgaste, mas pode existir no sentido de piorar a condutividade elétrica entre escova/indutor).

A confirmação deste diagnóstico é simples: Ligue um multímetro dentro do carro em qualquer ponto vcc (a tensão é a mesma em qualquer parte do carro) e acompanhe a mesma (desde antes da partida até o acender da luz no painel), nitidamente você perceberá quando o alternador está, ou não carregando... Mesmo com carga alta (farol alto, ventilação forte etc) a tensão deverá sempre se manter acima dos 12,5V estando o motor ligado e tudo em ordem.

A troca da bateria somente reforça o diagnóstico, pois a mesma tende a não ser carregada adequadamente tendo inclusive que ajudar em vários momentos (falha total do contato das escovas e acendimento da luz do painel) além da dificuldade adicional de ser uma bateria com certo tempo de uso.

Grande abraço!
drso0h
drso0h
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 34
Data de inscrição : 01/02/2014
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Classe A não gosta de chuva - Página 4 Empty Re: Ajuda - Classe A não gosta de chuva

Mensagem por drso0h Sex 06 Jun 2014, 09:03

Olá meus Caros!

A inicial já tem quase 2 anos, mas também não vi aqui a conclusão definitiva da questão...

Gostaria de colaborar com minha experiência.

* CAUSA: (90% de probabilidade): Desgaste das escovas do alternador.

Todos os sintomas se encaixam no problema de contato elétrico falho/intermitente entre as escovas do regulador de tensão e o indutor giratório do alternador.

Quanto à água/chuva, A/C ligado entre outros fatores lembrar que são exatamente os fatores que levam a um aumento de carga elétrica (inclusive a carga mecânica ao acionar o A/C). Toda carga elétrica ou mecânica vai influenciar diretamente no nível de tensão.

A carga elétrica de forma direta e a carga mecânica de forma indireta sobre a capacidade de geração do alternador.

Em condições normais pode-se elevar as cargas ao extremo, por ex. ventilação no máx., faróis altos, pisca alerta, limpadores de para-brisa, arrancando com carro cheio na subida, ar ligado, tendo que girar o volante, com o passageiro acionando os 4 vidros para subir ao mesmo tempo, passando numa lombada com buraco a seguir (esta é fácil de acontecer).

Nesse extremo a corrente elétrica que vai fluir pela escova do alternador vai ser máxima (afim de manter o nível de tensão). A carga mecânica dificulta essa geração pelo alternador que já está drenando uma carga mecânica alta também devido ao intenso campo magnético gerado se opondo ao seu giro. Lembrar que estamos transformando energia mecânica em elétrica, portanto para gerar mais energia elétrica mais energia mecânica é demandada...


Todavia nestas condições deficientes das escovas a tensão vai fatalmente cair, pois as mesmas não darão "vazão" adequada para a corrente elétrica exigida.

Caindo a tensão haverá um chaveamento, a ignição do carro será mantida apenas pela bateria, vai acender a luz no painel, desligar o motor elétrico da bomba de direção etc...

Notar que na chuva o consumo elétrico aumenta.... são acionados os limpadores de para-brisa e em geral outros sistemas (farol, ventilação etc...). (Eu não teria uma correlação concreta agora entre umidade do ar e mal contato de escovas limítrofes pelo desgaste, mas leve em conta que com alta umidade a condutividade elétrica entre escova/indutor mal tensionados um contra o outro em nada vai melhorar...).

A confirmação deste diagnóstico é simples: Ligue um multímetro dentro do carro em qualquer ponto VCC (a tensão é a mesma em qualquer parte do carro) e acompanhe (desde antes da partida até o acender da luz no painel), nitidamente você perceberá quando o alternador está, ou não carregando... Mesmo com carga alta (farol alto, ventilação forte etc) a tensão deverá sempre se manter acima dos 12,5V estando o motor ligado e tudo em ordem. você verá também qual a tensão em queda exata que faz acender a luz do painel no classe A (este valor não tenho).

A troca da bateria somente reforça o diagnóstico, pois a mesma tende a não ser carregada adequadamente tendo inclusive que ajudar em vários momentos (falhas rápidas/intermitentes do contato das escovas) é provável que a nova bateria também se descarregue após algum tempo sem se atacar a causa (numa bela manhã não consegue dar partida...).

Se depois de resolvida a causa elétrica houverem ruídos/barulhos então passar para o diagnóstico das outras causas desses ruídos que podem ser vários.... rolamentos diversos, roletes e muito comumente a correia poly!

Afim de diagnosticar (apenas), nem perca tempo com parafina/vela, vá por cima, abra o capô e do lado esquerdo mirando bem você consegue dar um spray de um pouquinho de silicone spray exatamente na correia enquanto gira.

Aplique pouco isso é apenas para diagnóstico e se for a causa ali você perceberá na hora... esse silicone vai evaporar totalmente em pouco tempo de uso (devido ao calor dessa região).

Caso cesse o ruído... pode trocar a correia!

Caso o ruído continue... recomendado trocar preventivamente a correia também, mas será necessário continuar buscando a causa do barulho...

Espero ter ajudado!

Grande abraço!
drso0h
drso0h
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 34
Data de inscrição : 01/02/2014
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Classe A não gosta de chuva - Página 4 Empty Re: Ajuda - Classe A não gosta de chuva

Mensagem por Fajardo Sex 06 Jun 2014, 09:48

Quanto a carga da bateria, eu comprei um carregador solar ligado nela. Como deixo o carro muito tempo parado, esta foi a minha solução para manter a carga. 

A foto na página 6 https://www.portalmercedesbrasil.com/t869p60-classe-a-da-bruna-e-fajardo?highlight=bruna .
Fajardo
Fajardo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2006
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48

https://www.facebook.com/#!/marcosfajardoarquiteto

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Classe A não gosta de chuva - Página 4 Empty Re: Ajuda - Classe A não gosta de chuva

Mensagem por A190 Sex 14 Jul 2023, 01:10

esse topico é antigo, mas alguem sabe como vedar as lanternas com silicone pra nao entrar agua no porta malas do classe a? principalmente onde fica a trava a vácuo.
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Classe A não gosta de chuva - Página 4 Empty Re: Ajuda - Classe A não gosta de chuva

Mensagem por Fajardo Sex 14 Jul 2023, 20:36

Verifica as borrachas, a minha toma chuva direto e nao entra agua
Fajardo
Fajardo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2006
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48

https://www.facebook.com/#!/marcosfajardoarquiteto

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Classe A não gosta de chuva - Página 4 Empty Re: Ajuda - Classe A não gosta de chuva

Mensagem por A190 Sáb 05 Ago 2023, 01:02

as borrachas estao boas, eu enchi de silicone. vamos fazer o teste. 
a bomba ta fazendo barulho estranho , acho que e por causa que lubrifiquei com grafite em po
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Classe A não gosta de chuva - Página 4 Empty Re: Ajuda - Classe A não gosta de chuva

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos