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W163 ML430 desligou andando

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Mensagem por fredericodribeiro Dom 26 Jan 2020, 14:13

Prezados Confrades, bom dia!

Minha ML desligou andando ontem na estrada. Consegui encostar com segurança mas o carro dá partida mas não liga. 

De início suspeitei do sensor de rotação do virabrequim mas o contagiros tem sinal quando tento dar partida. 

Testei o sinal do sensor de fase que fica na frente do motor e aparentemente ele não está funcionando. A tensão no pino de sinal não varia quando é aproximado um metal na ponta do sensor. Também fiz a leitura enquanto dava partida no motor e nada. Tensão constante no pino de sinal do sensor. 

Meu scanner não acusou nenhuma falha nos módulos. Tenho um foxwell auto master que costuma sempre me ajudar. 

Como os dois sensores são comuns ao M112 e a alguns outros, alguém já passou por este problema?

Abraços e bom domingo a todos.
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Mensagem por machadosl Seg 27 Jan 2020, 08:28

Já verificou se a bomba de combustível está boa? Em geral quando sensores pifam, fica o erro registrado no scanner já, a bomba de combustível não.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por fredericodribeiro Seg 27 Jan 2020, 08:41

Bom dia. Bomba funcionando, foi trocada cerca de 30 mil km atrás... está fazendo barulho e aparentemente tem gasolina na linha. Sai gasolina qdo aperta a valvula do terminal de pressão na flauta.
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Mensagem por machadosl Seg 27 Jan 2020, 10:17

Certo, chegou a medir a pressão? Se não me engano, precisa que dê 4.3 - 4.5 Bar para o carro funcionar, tem a vazão também que acho ser de 100-120L/hora.
Outro ponto que pode dar defeito e não aparecer no scanner é a falta de centelhamento, pode ter sido ocasionado por algum alarme, original ou não, depois disso, eu verificaria de novo o sensor de rotação.
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Mensagem por fredericodribeiro Seg 27 Jan 2020, 10:22

O sensor de rotação está enviando sinal e consigo ver no scanner. O sensor de fase parece não estar atuando. Com ele para fora, o sinal não muda ao aproximar um metal próximo. Achei este teste num forum do Pelican Parts. Ele deveria mudar o sinal quando determinado ponto da arvore do comando passa por ele. Se não me engano 2x a cada volta do motor....
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Mensagem por machadosl Seg 27 Jan 2020, 10:25

Estranho o scanner não acusar, quando o motor da GL500 estava com problema no sensor de fase ela ligava, mas o erro era registrado no scanner sem que a luz da injeção acendesse até dar a segunda partida.
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Mensagem por Alan Seg 27 Jan 2020, 16:02

na minha 202 o star não acusou o sensor de rotação, me mandava trocar o modulo EZS (imobilizador), me custou um tempo e fortuna. depois fui testar o sensor com o velho multímetro e resolvi o problema.

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saudações,
Alan

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Mensagem por fredericodribeiro Seg 27 Jan 2020, 16:58

Troquei o sensor de rotação e nada.... consegui também um sensor de fase e também nada... será que o imobilizador pode ter desligado o carro andando??
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Mensagem por machadosl Seg 27 Jan 2020, 17:12

Pode ser, mas para conferir isso só com o Star diagnosis, tem um sub item na parte da ECU que permite habilitar/desabilitar a partida. Quando ela é desabilitada assim, é por alguma causa elétrica como sobrevoltagem, que leva ao desligamento de carro como proteção.
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Mensagem por fredericodribeiro Seg 27 Jan 2020, 20:11

Atualização: encontrei fusível #11 queimado (Fuel injection valves, engine functions). Embora tenha troca por outro novo, nada do carro funcionar... desconectei a linha de gasolina após o filtro e a bomba está enviando gasolina. 


Não sei se pode ter alguma relação mas caiu uma chuva muito forte aqui em BH na 6a feira. Não há sinais de agua dentro do carro nem no compartimento do motor
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Mensagem por machadosl Seg 27 Jan 2020, 22:39

Veja o compartimento onde fica a bateria debaixo do banco do passageiro, ali tem pelo menos um módulo SAM que pode ter tomado um banho.
Como o fusível queimou, foi um curto, por isso agora acredito que a ECU tenha debilitado a partida do carro por segurança exigindo que se habilite ela de novo com o Star Diagnosis.
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Mensagem por fredericodribeiro Seg 27 Jan 2020, 23:17

Bateria fica no compartimento do motor... estranho é que o carro funcionou normalmente pela manhã no sábado e quando fui almoçar é que resolver parar! Não encontrei nada molhado no assoalho do carro... nem na caixa de fusíveis. Agora tirei a bateria e coloquei na carga... já estava cansada. Alguma outra forma de habilitar a partida? Carro vai dormir sem bateria, isso pode promover algum tipo de reset?

Já passei por diversos problemas de partida com outros carros mas desligar rodando foi a primeira vez!
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Mensagem por machadosl Seg 27 Jan 2020, 23:27

Que eu saiba não tem outra forma de voltar a habitar a partida mas, pode ser que alguém aqui do fórum saiba.
Tirando a bateria do carro, certamente vai ter que reprogramar a abertura dos vidros, eles sempre perdem a função 1 toque para abrir e fechar. O resto serão o relógio e as estações de rádio.
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Mensagem por fredericodribeiro Seg 27 Jan 2020, 23:32

Esse é o menor dos problemas... na w163 acho que somente o relógio perde a configuração!

Amanhã vou verificar se os injetores estão recebendo energia. 

Agradeço muito a atenção!
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Mensagem por fredericodribeiro Ter 28 Jan 2020, 19:00

Boa noite!

Atualização de hoje:

1) consegui ver no meu scanner que a partida está liberada e chave reconhecida pela central. 

2) bicos injetores estão recebendo 12v quando a chave está na posição 2. 

3) bobinas não estão recebendo 12v nem terra em nenhum dos pinos dos conectores e portanto não há centelha nas velas, razão pela qual o carro não liga! Ponto agora é descobrir o que aconteceu para cortar a energia das bobinas. O respectivo fusível está inteiro. Alguém saberia dizer se há algum relé relacionado à ignição?

Abraços
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Mensagem por machadosl Ter 28 Jan 2020, 19:31

Bem, algumas mercedes tem um relé te partida, talvez, na internet você consiga o esquema da caixa de fusíveis, lá eles indicam a função dos relés também.
Ainda bem que a partida está liberada, menos mal.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Qua 29 Jan 2020, 16:08

Rele OVP?

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Mensagem por fredericodribeiro Qua 29 Jan 2020, 16:34

Já procurei OVP. A W163 não tem....
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Mensagem por fredericodribeiro Qua 29 Jan 2020, 17:01

Consegui achar 12V no fio central dos conectores das bobinas, utilizando como terra qualquer dos fios das extremidades. Nas extremidades não há tensão. Alguém saberia dizer se isso estaria correto? No meu entendimento precisaria ter 12V, terra e sinal nos conectores das bobinas...
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Mensagem por machadosl Qua 29 Jan 2020, 17:09

Eu acredito que não está correto, se bem que, a bobina trabalha com pulsos enviados pela ECU.
Vou ver se encontro alguma coisa no manual de reparo da W210 que tem motor em V parecido.
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Mensagem por fredericodribeiro Qua 29 Jan 2020, 18:11

Obrigado!
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Mensagem por machadosl Qua 29 Jan 2020, 18:49

Bem, infelizmente não encontrei nada no manual falando das tensões, apenas o esquema elétrico. Ou seja, o manual não é completo.
Vamos ver se alguém aqui sabe.
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Mensagem por fredericodribeiro Qua 29 Jan 2020, 18:54

Obrigado mesmo assim!!
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Mensagem por fredericodribeiro Qua 29 Jan 2020, 21:01

Boa noite, Confrades.

Parece que estou caminhando para uma solução. Estava conferindo a caixa de fusíveis e para minha surpresa quando retirei a tampa para verificar as conexões abaixo dos fusíveis o carro funcionou. Aparentemente havia um positivo sem energia entrando na caixa que, quando mexi, voltou a ser energizado. Coloquei a tampa de volta e o carro novamente não ligou. Retirando a tampa o carro funciona....

Provavelmente a pane elétrica é devido a algum mal contato na caixa de fusíveis....
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Mensagem por machadosl Qua 29 Jan 2020, 21:44

Menos mal, embora dê um certo trabalho para descobrir qual fio está solto, mas já está perto de solucionar.
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