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(MOTORES A GASOLINA): Especificações, tipos e dados técnicos dos motores de 3 cilindros

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Mensagem por AEP Seg 03 Out 2016, 21:55


  • MOTORES DE 3 CILINDROS:



1. M 160 E 7 AL (Smart Fortwo primeira geração W450, Smart Roadster e Coupe Roadster).

(MOTORES A GASOLINA): Especificações, tipos e dados técnicos dos motores de 3 cilindros 8wcoqh



  1. 0,6 litros, 598 cilindradas, 3 válvulas por cilindro e 45/61 CV.

  2. 0,7 litros, 699 cilindradas, 3 válvulas por cilindro e 50/61 CV.

  3. 0,7 litros, 699 cilindradas, 3 válvulas por cilindro e 75 CV (Smart Fortwo Brabus).

  4. 0,7 litros, 699 cilindradas, 3 válvulas por cilindro e 101 CV (Smart Roadster e Smart Roadster Coupe Brabus).



Os motores de 3 cilindros dos Smart ForTwo da primeira geração, incluíam caixas de transmissão desenvolvidas pela Daimler-Benz e Getrag e eram montados pela divisão automotiva da ThyssenKrupp.

2. M 132 (Smart Fortwo A/C451 - segunda geração).



  1. Motor (Mhd) a gasolina 3 cilindros, 4 válvulas por cilindro, 999 cilindradas, velocidade máxima de 145 km/h, aceleração de 0-100 km/h em 9,9s, 71 CV e 92 Nm.

  2. Motor (Turbo) a gasolina 3 cilindros, 4 válvulas por cilindro, 999 cilindradas, velocidade máxima de 145 km/h, aceleração de 0-100 km/h em 10,7s, 84 CV e 120 Nm.

  3. Motor (Brabus) a gasolina 3 cilindros, 4 válvulas por cilindro, 999 cilindradas com turbo, velocidade máxima de 154 km/h, aceleração de 0-100 km/h em 8,9s, 102 CV e 147 Nm.



Esses motores para os Smart de segunda geração e suas transmissões foram desenvolvidos conjuntamente pela Daimler-Benz e a Mitsubishi Motors.

A parceria entre a Mitsubishi Motors com a Smart tem origem no motor 3B2 da construtora japonesa.

A produção desse motor iniciou-se no ano de 2005, portanto, muito antes do lançamento do Smart.

Adotava bloco de alumínio fundido sob pressão, cilindros de liga com a cabeça em alumínio fundido, sistema DOHC, 4 válvulas por cilindro e controle de válvulas continuamente variável (sistema MIVEC).

Foi lançado no modelo Mitsubishi i-kei ano 2006.

A versão preliminar do motor tinha apenas 659 cilindradas.

Para o Smart exportado para os EUA, adotou-se um modelo de maior capacidade com 999 cilindradas, já para a segunda geração do modelo Fortwo. Esse motor foi designado pela Mitsubishi como 3B20.

As dimensões básicas escolhidas reduziram a altura do motor, a estrutura do bloco de cilindros foi simplificada, componentes modulares foram utilizados para as bombas de óleo e de água e suportes do motor e sistema de combustível. A construção com alumínio ajudou a reduzir o peso do motor em 20% em comparação com o seu  antecessor. Houve ganhos no torque, economia de combustível e emissões.

A versão enviada para os EUA tinha as seguintes especificações:



  • Motor a gasolina 3 cilindros DOHC, 4 válvulas por cilindro, 999 cilindradas, cilindros com 72mm x 81,8mm, taxa de compressão 10:1, 68 CV e 92 Nm a 3000 rpm.

Fonte

3. M 281 (Smart Fortwo terceira geração chassi C453 e Smart ForFour segunda geração chassi W453).

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  1. Motor a gasolina 3 cilindros, 4 válvulas por cilindro, 999 cilindradas, cilindros com 72,2mm x 81,3mm, taxa de compressão 10.5: 1, 61 CV e 91 Nm a 2850 rpm, velocidade máxima de 151 km/h e aceleração de 0-100 km/h em 15,6s;

  2. Motor a gasolina 3 cilindros, 4 válvulas por cilindro, 999 cilindradas, cilindros com 72,2mm x 81,3mm, taxa de compressão 10.5: 1, 71 CV e 91 Nm a 2850 rpm, velocidade máxima de 151 km/h e aceleração de 0-100 km/h em 14,4s (manual) e 15,1s (twinamic).

  3. Motor a gasolina 3 cilindros turbo, 4 válvulas por cilindro, 898 cilindradas, cilindros com 72,2mm x 73,1mm, taxa de compressão 9.5: 1, 90 CV e 135 Nm a 2500 rpm, velocidade máxima de 155 km/h e aceleração de 0-100 km/h em 10,4s (manual) e 11,3s (twinamic).

  4. Motor a gasolina 3 cilindros turbo, 4 válvulas por cilindro, 898 cilindradas, cilindros com 72,2mm x 73,5mm, taxa de compressão 9.5: 1, 90 CV e 135 Nm a 2500 rpm, velocidade máxima de 155 km/h e aceleração de 0-100 km/h em 11,7s (twinamic). Adotado no modelo Fortwo Cabrio.

Os chassis A/C/W453 usam motores e transmissões desenvolvidos em conjunto com a Renault.

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AEP
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