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(W110): Ficha técnica

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Mensagem por AEP Qui 14 Abr 2016, 14:26

Em agosto de 1961, 2 novos modelos de 4 cilindros foram apresentados, além do 300 SE e o 220 SEb Cabriolet. 

Os modelos 190 C e 190 DC (internamente nominados de W110) substituiram as "Ponton" 190 b e 190 dB e adotaram um corpo que ficou conhecido como "fintail" ou "rabo de peixe".

Com a introdução dos novos modelos de 4 cilindros, o sistema de organização modular que a Daimler tinha consistentemente buscado, foi alcançado. Pela primeira vez na história da empresa, os carros das linhas superior e intermédia usavam os mesmos agregados e componentes.

Esse desenvolvimento tinha sido parcialmente alcançado na era "Ponton", aferido a 219 que tinha um corpo igual ao dos modelos de 4 cilindros. 

(W110): Ficha técnica Noybuu

(W110): Ficha técnica 2585rtt

(W110): Ficha técnica Oqgkgi

A grande vantagem da padronização de formatos era a economia gerada com os custos de desenvolvimento, fabricação e estoque de peças de reposição. 

O comprimento total das versões de 4 cilindros aumentou em 230 mm em comparação com os modelos anteriores.

Apesar da aparência exterior entre os modelos de 4 e 6 cilindros, a distinção dos modelos de 6 cilindros estava na traseira.

Tecnicamente, a 190 foi baseada na 220 b. A suspensão dianteira, eixo traseiro e os freios foram mantidos inalterados. A distância entre-eixos era 50 mm mais curta. Em agosto de 1963 todos os 3 modelos foram equipados com freios duplo a disco nas rodas dianteiras.

O motor Diesel de 2.0 litros da 190 Dc, desenvolvido a partir do agregado de 1.9 litros dos modelos anteriores foi uma verdadeira inovação. O novo modelo foi chamado 200 D. A potência aumentou em 5 CV, alcançando 55 CV. Em agosto de 1962, a 190 c estava disponível com transmissão automática de 4 velocidades e em julho de 1963, os motores diesel também tinham essa opção.

Os modelos 200 e 200 D tornaram-se os sucessores das 190, que foram produzidas por 4 anos.

(W110): Ficha técnica 2i20dvn

O motor a gasolina de 1,9 litros passou para 2 litros. A carburação foi alterada, aumentando a potência em 15 CV, com o total de 95 CV.

(W110): Ficha técnica Xc5g5i

(W110): Ficha técnica 169rvb6

(W110): Ficha técnica Ru2p8w

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A W110 estava disponível com chassi para encarroçadoras e ambulâncias. As conversões de ambulâncias eram feitas pelas empresas Binz e Miesen.

Houve outra empresa que fez conversões, a IMA da Bélgica, usando o chassi da 190 D. O modelo foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Bruxelas/Bélgica em janeiro de 1965 como 190 D "Universal". O modelo "Universal" diferia do sedan, tendo uma proporção alterada do eixo traseiro, rodas de 15 polegadas, molas mais fortes e uma mola de ar de compensação adicional no eixo traseiro.

A também produziu um "Universal" baseado na W110 revisada, com os motores de 6 cilindros 230 "Universal" e o 230 S "Universal" baseado no W111.

(W110): Ficha técnica 333992h

(W110): Ficha técnica V3itlg

(W110): Ficha técnica Aypo4k

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Os novos modelos "Universal" também tinha rodas de 15 polegadas, molas mais fortes e a recém desenvolvida mola de compensação hidropneumática. As quatro versões "Universal" foram vendidas na Alemanha, com vendas oficiais pela Daimler-Benz, entre agosto de 1966 a 1967.

A versão longa (com entre-eixo de 3.100 mm) dos modelos 200 D e 230 também estava disponível apenas em chassi, sendo muito usado para ambulâncias ou carros funerários. 

(W110): Ficha técnica Adzzsx

Em abril de 1967, a 200 D também foi produzida como perua de 7/8 lugares com uma distância de entre-eixo com 3.350 mm. Devido à maior demanda do exterior, inicialmente esta versão foi produzida apenas para exportação antes de começar a ser vendido na Alemanha. Foi usada principalmente para táxi, locação, companhias aéreas, consulados e autoridades públicas.

Em fevereiro de 1968, a produção das "fintail" foi encerrada.

Em 6 anos e meio, um total de 622.453 unidades e 5.859 chassis foram produzidos na planta de Sindelfingen.

(W110): Ficha técnica 123o781

(W110): Ficha técnica I6y44g


  • Dados técnicos do modelo 190 c (W110 B I):


Chassi: 110.010.

Produzido entre abril de 1961 e agosto de 1965.

Motor gasolina M121 B V (121.924), 4 cilindros em linha, com 1.897 cilindradas e 80 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 52 litros.

(W110): Ficha técnica 2rhtcpf

(W110): Ficha técnica Ofyag3


  • Dados técnicos do modelo 190 Dc (W110 D I):


Chassi: 110.110.

Produzido entre abril de 1961 e agosto de 1965.

Motor Diesel OM621 III (621.912), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 52 litros.

(W110): Ficha técnica Jubb51

(W110): Ficha técnica I6fad1


  • Dados técnicos do modelo 200 (W110 B II):


Chassi: 110.010.

Produzido entre julho de 1965 e fevereiro de 1968.

Motor gasolina M121 B XI (121.940), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 95 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.

(W110): Ficha técnica 344boyg

(W110): Ficha técnica Qxtnp0


  • Dados técnicos do modelo 200 D (W110 D II):


Chassi: 110.110.

Produzido entre julho de 1965 e fevereiro de 1968.

Motor Diesel OM621 VIII (621.918), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.

(W110): Ficha técnica 14sfnrs

(W110): Ficha técnica 24e5n43


  • Dados técnicos do modelo 230 (W110 B III):


Chassi: 110.011.

Produzido entre julho de 1965 e fevereiro de 1968.

Motor gasolina M180 VI (180.945), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 105 CV.

Motor gasolina M180 X (180.949), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 120 CV

Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.

(W110): Ficha técnica 2uyk855

(W110): Ficha técnica 10h7ez5


  • Dados técnicos do modelo 200 D 7 lugares (W110 D II):


Chassi: 110.110.

Produzido em 1967. 

Motor Diesel OM621 VIII (621.918), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.

(W110): Ficha técnica Wl6ko6

(W110): Ficha técnica Fvi4ub

(W110): Ficha técnica Hrbk2e


  • Dados técnicos do modelo 190 Dc Universal (W110 D I):


Chassi: 110.101.

Produzido em 1965. 

Motor Diesel OM621 III (621.912), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 52 litros.

(W110): Ficha técnica 2vmee5z

(W110): Ficha técnica 2ic9nag

(W110): Ficha técnica 34fo9bn


  • Dados técnicos do modelo 200 D Universal (W110 D II):


Chassi: 110.101.

Produzido entre 1966 e 1968. 

Motor Diesel OM621 VIII (621.918), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.


  • Dados técnicos do modelo 200 Universal (W110 B II):


Chassi: 110.001.

Produzido entre 1966 e 1968. 

Motor gasolina M121 B XI (121.940), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 95 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.


  • Dados técnicos do modelo 230 Universal (W110 B III):


Chassi: 110.003.

Produzido entre 1966 e 1968. 

Motor gasolina M180 X (180.949), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 120 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.

(W110): Ficha técnica 2eo9obb

(W110): Ficha técnica B653ex


  • Dados técnicos do modelo 190 c chassi (W110 B I):


Chassi: 110.100 (ambulância) e 110.001 (perua).

Produzido entre 1961 e 1965. 

Motor gasolina M121 B V (121.924), 4 cilindros em linha, com 1.897 cilindradas e 80 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 52 litros.

(W110): Ficha técnica 2q1xd04

(W110): Ficha técnica Flhjyp

(W110): Ficha técnica 35i90xs


  • Dados técnicos do modelo 190 Dc chassi (W110 D I):


Chassi: 110.100 (ambulância) e 110.101 (perua).

Produzido entre 1961 e 1965. 

Motor Diesel OM621 III (621.912), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 52 litros.


  • Dados técnicos do modelo 200 chassi (W110 B II):


Chassi: 110.000 (ambulância) e 110.101 (perua).

Produzido entre 1965 e 1968. 

Motor gasolina M121 B XI (121.940), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 95 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.

(W110): Ficha técnica 2a63swo


  • Dados técnicos do modelo 200 D chassi (W110 D II):


Chassi: 110.000 (ambulância) e 110.101 (perua).

Produzido entre 1965 e 1968. 

Motor Diesel OM621 VIII (621.918), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.


  • Dados técnicos do modelo 230 chassi (W110 B III):


Chassi: 110.002 (ambulância) e 110.003 (perua).

Produzido entre 1965 e 1968. 

Motor gasolina M180 VI (180.945), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 105 CV.

Motor gasolina M180 X (180.949), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 120 CV desde julho de 1966. 

Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.


  • Dados técnicos do modelo 200 D chassi longo (W110 D II):


Chassi: 110.104.

Produzido entre 1965 e 1968. 

Motor Diesel OM621 VIII (621.918), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.

Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.

(W110): Ficha técnica B4vs42

(W110): Ficha técnica 2llczm8


  • Dados técnicos do modelo 230 chassi longo (W110 B III):


Chassi: 110.005.

Produzido entre 1965 e 1968. 

Motor gasolina M180 VI (180.945), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 105 CV.

Motor gasolina M180 X (180.949), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 120 CV desde julho de 1966.

Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.

(W110): Ficha técnica 2a608du

Fonte:

https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/Fintail-Mercedes-four-cylinder-models-W-110-1961---1968.xhtml?oid=5111
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