(W110): Ficha técnica
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(W110): Ficha técnica
Em agosto de 1961, 2 novos modelos de 4 cilindros foram apresentados, além do 300 SE e o 220 SEb Cabriolet.
Os modelos 190 C e 190 DC (internamente nominados de W110) substituiram as "Ponton" 190 b e 190 dB e adotaram um corpo que ficou conhecido como "fintail" ou "rabo de peixe".
Com a introdução dos novos modelos de 4 cilindros, o sistema de organização modular que a Daimler tinha consistentemente buscado, foi alcançado. Pela primeira vez na história da empresa, os carros das linhas superior e intermédia usavam os mesmos agregados e componentes.
Esse desenvolvimento tinha sido parcialmente alcançado na era "Ponton", aferido a 219 que tinha um corpo igual ao dos modelos de 4 cilindros.
A grande vantagem da padronização de formatos era a economia gerada com os custos de desenvolvimento, fabricação e estoque de peças de reposição.
O comprimento total das versões de 4 cilindros aumentou em 230 mm em comparação com os modelos anteriores.
Apesar da aparência exterior entre os modelos de 4 e 6 cilindros, a distinção dos modelos de 6 cilindros estava na traseira.
Tecnicamente, a 190 foi baseada na 220 b. A suspensão dianteira, eixo traseiro e os freios foram mantidos inalterados. A distância entre-eixos era 50 mm mais curta. Em agosto de 1963 todos os 3 modelos foram equipados com freios duplo a disco nas rodas dianteiras.
O motor Diesel de 2.0 litros da 190 Dc, desenvolvido a partir do agregado de 1.9 litros dos modelos anteriores foi uma verdadeira inovação. O novo modelo foi chamado 200 D. A potência aumentou em 5 CV, alcançando 55 CV. Em agosto de 1962, a 190 c estava disponível com transmissão automática de 4 velocidades e em julho de 1963, os motores diesel também tinham essa opção.
Os modelos 200 e 200 D tornaram-se os sucessores das 190, que foram produzidas por 4 anos.
O motor a gasolina de 1,9 litros passou para 2 litros. A carburação foi alterada, aumentando a potência em 15 CV, com o total de 95 CV.
A W110 estava disponível com chassi para encarroçadoras e ambulâncias. As conversões de ambulâncias eram feitas pelas empresas Binz e Miesen.
Houve outra empresa que fez conversões, a IMA da Bélgica, usando o chassi da 190 D. O modelo foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Bruxelas/Bélgica em janeiro de 1965 como 190 D "Universal". O modelo "Universal" diferia do sedan, tendo uma proporção alterada do eixo traseiro, rodas de 15 polegadas, molas mais fortes e uma mola de ar de compensação adicional no eixo traseiro.
A também produziu um "Universal" baseado na W110 revisada, com os motores de 6 cilindros 230 "Universal" e o 230 S "Universal" baseado no W111.
Os novos modelos "Universal" também tinha rodas de 15 polegadas, molas mais fortes e a recém desenvolvida mola de compensação hidropneumática. As quatro versões "Universal" foram vendidas na Alemanha, com vendas oficiais pela Daimler-Benz, entre agosto de 1966 a 1967.
A versão longa (com entre-eixo de 3.100 mm) dos modelos 200 D e 230 também estava disponível apenas em chassi, sendo muito usado para ambulâncias ou carros funerários.
Em abril de 1967, a 200 D também foi produzida como perua de 7/8 lugares com uma distância de entre-eixo com 3.350 mm. Devido à maior demanda do exterior, inicialmente esta versão foi produzida apenas para exportação antes de começar a ser vendido na Alemanha. Foi usada principalmente para táxi, locação, companhias aéreas, consulados e autoridades públicas.
Em fevereiro de 1968, a produção das "fintail" foi encerrada.
Em 6 anos e meio, um total de 622.453 unidades e 5.859 chassis foram produzidos na planta de Sindelfingen.
Chassi: 110.010.
Produzido entre abril de 1961 e agosto de 1965.
Motor gasolina M121 B V (121.924), 4 cilindros em linha, com 1.897 cilindradas e 80 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 52 litros.
Chassi: 110.110.
Produzido entre abril de 1961 e agosto de 1965.
Motor Diesel OM621 III (621.912), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 52 litros.
Chassi: 110.010.
Produzido entre julho de 1965 e fevereiro de 1968.
Motor gasolina M121 B XI (121.940), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 95 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
Chassi: 110.110.
Produzido entre julho de 1965 e fevereiro de 1968.
Motor Diesel OM621 VIII (621.918), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
Chassi: 110.011.
Produzido entre julho de 1965 e fevereiro de 1968.
Motor gasolina M180 VI (180.945), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 105 CV.
Motor gasolina M180 X (180.949), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 120 CV
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
Chassi: 110.110.
Produzido em 1967.
Motor Diesel OM621 VIII (621.918), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
Chassi: 110.101.
Produzido em 1965.
Motor Diesel OM621 III (621.912), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 52 litros.
Chassi: 110.101.
Produzido entre 1966 e 1968.
Motor Diesel OM621 VIII (621.918), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
Chassi: 110.001.
Produzido entre 1966 e 1968.
Motor gasolina M121 B XI (121.940), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 95 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
Chassi: 110.003.
Produzido entre 1966 e 1968.
Motor gasolina M180 X (180.949), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 120 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
Chassi: 110.100 (ambulância) e 110.001 (perua).
Produzido entre 1961 e 1965.
Motor gasolina M121 B V (121.924), 4 cilindros em linha, com 1.897 cilindradas e 80 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 52 litros.
Chassi: 110.100 (ambulância) e 110.101 (perua).
Produzido entre 1961 e 1965.
Motor Diesel OM621 III (621.912), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 52 litros.
Chassi: 110.000 (ambulância) e 110.101 (perua).
Produzido entre 1965 e 1968.
Motor gasolina M121 B XI (121.940), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 95 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
Chassi: 110.000 (ambulância) e 110.101 (perua).
Produzido entre 1965 e 1968.
Motor Diesel OM621 VIII (621.918), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
Chassi: 110.002 (ambulância) e 110.003 (perua).
Produzido entre 1965 e 1968.
Motor gasolina M180 VI (180.945), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 105 CV.
Motor gasolina M180 X (180.949), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 120 CV desde julho de 1966.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
Chassi: 110.104.
Produzido entre 1965 e 1968.
Motor Diesel OM621 VIII (621.918), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
Chassi: 110.005.
Produzido entre 1965 e 1968.
Motor gasolina M180 VI (180.945), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 105 CV.
Motor gasolina M180 X (180.949), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 120 CV desde julho de 1966.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/Fintail-Mercedes-four-cylinder-models-W-110-1961---1968.xhtml?oid=5111
Os modelos 190 C e 190 DC (internamente nominados de W110) substituiram as "Ponton" 190 b e 190 dB e adotaram um corpo que ficou conhecido como "fintail" ou "rabo de peixe".
Com a introdução dos novos modelos de 4 cilindros, o sistema de organização modular que a Daimler tinha consistentemente buscado, foi alcançado. Pela primeira vez na história da empresa, os carros das linhas superior e intermédia usavam os mesmos agregados e componentes.
Esse desenvolvimento tinha sido parcialmente alcançado na era "Ponton", aferido a 219 que tinha um corpo igual ao dos modelos de 4 cilindros.
A grande vantagem da padronização de formatos era a economia gerada com os custos de desenvolvimento, fabricação e estoque de peças de reposição.
O comprimento total das versões de 4 cilindros aumentou em 230 mm em comparação com os modelos anteriores.
Apesar da aparência exterior entre os modelos de 4 e 6 cilindros, a distinção dos modelos de 6 cilindros estava na traseira.
Tecnicamente, a 190 foi baseada na 220 b. A suspensão dianteira, eixo traseiro e os freios foram mantidos inalterados. A distância entre-eixos era 50 mm mais curta. Em agosto de 1963 todos os 3 modelos foram equipados com freios duplo a disco nas rodas dianteiras.
O motor Diesel de 2.0 litros da 190 Dc, desenvolvido a partir do agregado de 1.9 litros dos modelos anteriores foi uma verdadeira inovação. O novo modelo foi chamado 200 D. A potência aumentou em 5 CV, alcançando 55 CV. Em agosto de 1962, a 190 c estava disponível com transmissão automática de 4 velocidades e em julho de 1963, os motores diesel também tinham essa opção.
Os modelos 200 e 200 D tornaram-se os sucessores das 190, que foram produzidas por 4 anos.
O motor a gasolina de 1,9 litros passou para 2 litros. A carburação foi alterada, aumentando a potência em 15 CV, com o total de 95 CV.
A W110 estava disponível com chassi para encarroçadoras e ambulâncias. As conversões de ambulâncias eram feitas pelas empresas Binz e Miesen.
Houve outra empresa que fez conversões, a IMA da Bélgica, usando o chassi da 190 D. O modelo foi apresentado no Salão Internacional do Automóvel de Bruxelas/Bélgica em janeiro de 1965 como 190 D "Universal". O modelo "Universal" diferia do sedan, tendo uma proporção alterada do eixo traseiro, rodas de 15 polegadas, molas mais fortes e uma mola de ar de compensação adicional no eixo traseiro.
A também produziu um "Universal" baseado na W110 revisada, com os motores de 6 cilindros 230 "Universal" e o 230 S "Universal" baseado no W111.
Os novos modelos "Universal" também tinha rodas de 15 polegadas, molas mais fortes e a recém desenvolvida mola de compensação hidropneumática. As quatro versões "Universal" foram vendidas na Alemanha, com vendas oficiais pela Daimler-Benz, entre agosto de 1966 a 1967.
A versão longa (com entre-eixo de 3.100 mm) dos modelos 200 D e 230 também estava disponível apenas em chassi, sendo muito usado para ambulâncias ou carros funerários.
Em abril de 1967, a 200 D também foi produzida como perua de 7/8 lugares com uma distância de entre-eixo com 3.350 mm. Devido à maior demanda do exterior, inicialmente esta versão foi produzida apenas para exportação antes de começar a ser vendido na Alemanha. Foi usada principalmente para táxi, locação, companhias aéreas, consulados e autoridades públicas.
Em fevereiro de 1968, a produção das "fintail" foi encerrada.
Em 6 anos e meio, um total de 622.453 unidades e 5.859 chassis foram produzidos na planta de Sindelfingen.
- Dados técnicos do modelo 190 c (W110 B I):
Chassi: 110.010.
Produzido entre abril de 1961 e agosto de 1965.
Motor gasolina M121 B V (121.924), 4 cilindros em linha, com 1.897 cilindradas e 80 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 52 litros.
- Dados técnicos do modelo 190 Dc (W110 D I):
Chassi: 110.110.
Produzido entre abril de 1961 e agosto de 1965.
Motor Diesel OM621 III (621.912), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 52 litros.
- Dados técnicos do modelo 200 (W110 B II):
Chassi: 110.010.
Produzido entre julho de 1965 e fevereiro de 1968.
Motor gasolina M121 B XI (121.940), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 95 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
- Dados técnicos do modelo 200 D (W110 D II):
Chassi: 110.110.
Produzido entre julho de 1965 e fevereiro de 1968.
Motor Diesel OM621 VIII (621.918), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
- Dados técnicos do modelo 230 (W110 B III):
Chassi: 110.011.
Produzido entre julho de 1965 e fevereiro de 1968.
Motor gasolina M180 VI (180.945), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 105 CV.
Motor gasolina M180 X (180.949), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 120 CV
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
- Dados técnicos do modelo 200 D 7 lugares (W110 D II):
Chassi: 110.110.
Produzido em 1967.
Motor Diesel OM621 VIII (621.918), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
- Dados técnicos do modelo 190 Dc Universal (W110 D I):
Chassi: 110.101.
Produzido em 1965.
Motor Diesel OM621 III (621.912), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 52 litros.
- Dados técnicos do modelo 200 D Universal (W110 D II):
Chassi: 110.101.
Produzido entre 1966 e 1968.
Motor Diesel OM621 VIII (621.918), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
- Dados técnicos do modelo 200 Universal (W110 B II):
Chassi: 110.001.
Produzido entre 1966 e 1968.
Motor gasolina M121 B XI (121.940), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 95 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
- Dados técnicos do modelo 230 Universal (W110 B III):
Chassi: 110.003.
Produzido entre 1966 e 1968.
Motor gasolina M180 X (180.949), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 120 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
- Dados técnicos do modelo 190 c chassi (W110 B I):
Chassi: 110.100 (ambulância) e 110.001 (perua).
Produzido entre 1961 e 1965.
Motor gasolina M121 B V (121.924), 4 cilindros em linha, com 1.897 cilindradas e 80 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 52 litros.
- Dados técnicos do modelo 190 Dc chassi (W110 D I):
Chassi: 110.100 (ambulância) e 110.101 (perua).
Produzido entre 1961 e 1965.
Motor Diesel OM621 III (621.912), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 52 litros.
- Dados técnicos do modelo 200 chassi (W110 B II):
Chassi: 110.000 (ambulância) e 110.101 (perua).
Produzido entre 1965 e 1968.
Motor gasolina M121 B XI (121.940), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 95 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
- Dados técnicos do modelo 200 D chassi (W110 D II):
Chassi: 110.000 (ambulância) e 110.101 (perua).
Produzido entre 1965 e 1968.
Motor Diesel OM621 VIII (621.918), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
- Dados técnicos do modelo 230 chassi (W110 B III):
Chassi: 110.002 (ambulância) e 110.003 (perua).
Produzido entre 1965 e 1968.
Motor gasolina M180 VI (180.945), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 105 CV.
Motor gasolina M180 X (180.949), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 120 CV desde julho de 1966.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
- Dados técnicos do modelo 200 D chassi longo (W110 D II):
Chassi: 110.104.
Produzido entre 1965 e 1968.
Motor Diesel OM621 VIII (621.918), 4 cilindros em linha, com 1.988 cilindradas e 55 CV.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
- Dados técnicos do modelo 230 chassi longo (W110 B III):
Chassi: 110.005.
Produzido entre 1965 e 1968.
Motor gasolina M180 VI (180.945), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 105 CV.
Motor gasolina M180 X (180.949), 6 cilindros em linha, com 2.306 cilindradas e 120 CV desde julho de 1966.
Capacidade do tanque de combustível: 65 litros.
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/en/instance/ko/Fintail-Mercedes-four-cylinder-models-W-110-1961---1968.xhtml?oid=5111
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