(W06): Ficha técnica
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(W06): Ficha técnica
O glamour que acompanhou os produtos da Daimler-Benz AG no final dos anos 1920 e início dos anos 1930 é atribuído, em grande parte, para os êxitos dos lendários modelos esportivos S, SS e SSK. Ainda hoje, a Mercedes-Benz se beneficia consideravelmente a partir do carisma destes carros de alta velocidade, que são quase sem paralelo na história do automóvel.
Os inúmeros triunfos da "série S" nas pistas de corrida permanecerão gravados na memória.
São vitórias no Grande Prêmio da Alemanha de 1927, 1928 e 1931, nas corridas Avus de 1931 e 1932, a corrida Eifel, de 1931, o Tourist Trophy de 1929, o Grand Prix Irish de 1930, as 24 Horas de Spa de 1931, Mille Miglia de 1931, dentre outros.
Em 1927, o modelo "S" (o "S" representa "Sport") era de um novo carro esportivo de alto desempenho que também foi adequado para uso em eventos esportivos. As dimensões do chassi "K" foram mantidas como uma base para o desenvolvimento de um novo chassi.
O motor foi ajustado para trás em 30 cm, o que melhorou a distribuição de carga por eixo, além de tornar possível instalar o motor 6 cilindros em um chassi menor.
O motor também sofreu algumas modificações radicais. Foi nomeado internamente de M 06, com 6,8 litros. Isto exigiu grandes alterações no bloco do motor. Para criar o espaço necessário para as camisas de cilindro maior, estas foram convertidas de seco para húmida. Tal como acontece com o "K", o modelo de "S" também se caracterizou pela ignição dupla com 2 velas de ignição por cilindro. Em combinação com um sistema de duplo carburador, o novo motor tinha uma potência oficial de 180 CV com supercharger, o que poderia gerar até 220 CV.
A primeira aparição da "S" foi na corrida inaugural em Nürburgring/Alemanha em junho de 1927 com os pilotos Rudolf Caracciola e Adolf Rosenberger, obtendo, respectivamente, primeiro e segundo lugares. Caracciola, que mais tarde se tornou o mais bem sucedido piloto da Daimler-Benz, registrou uma velocidade média de 101,1 km/h em um percurso total de pouco menos de 360 km. Quase no mesmo dia, exatamente 3 meses depois, Rudolf Caracciola atingiu uma velocidade média de 194,6 km/h em uma corrida de sprint em Antuérpia/Holanda. Com isso, a "S" atingiu o status de carro esportivo de alta velocidade.
Em abril de 1927, foi oficialmente incluído no programa de vendas em Abril de 1927, a nomenclatura "K". Naquela época, a "S" ainda estava para fazer sua estréia, sendo incluída na listagem de vendas como modelo 1927. Esta situação persistiu até outubro de 1927, quando, além das variantes esportivas de 4 lugares, as versões para venda apenas em chassi também ficaram disponíveis para o modelo "K" e para o modelo "S".
Em 1928, a potência foi aumentada e capacidade do motor saltou para 7,1 litros. O novo motor estava disponível em 2 potências. A versão de menor potência tinha uma taxa de compressão de 4,7 e potência de 140/200 CV. A versão de maior potência tinha uma taxa de compressão de 5,2 e potência de 160/200 CV.
Para os modelos usados em corridas, a potência era de 170/225 CV. Houve ainda uma versão de 275 CV com 2 compressores. Foi disponibilizada para venda a particulares.
O motor de 7,1 litros ficou pronto em meados de 1928 e foi instalado no chassis "S". Equipado com o novo motor, o modelo de competição foi designado "SS" (Super Sport). Em 29 de junho de 1928 o modelo estreiou na corrida de Bühler Höhe e vencida com facilidade por Rudolf Caracciola. Em 15 de junho de 1928, no Grand Prix de Nürburgring, a "SS" obteve os 3 primeiros lugares. Isto foi seguido por numerosas outras vitorias.
O modelo "S" saiu de linha em setembro de 1928 com a produção total de 146 unidades.
No final de 1929, a gama foi ampliada para incluir o modelo conversível de 4 lugares. Em setembro de 1932 foi lançado o conversível de 2 lugares que estava disponível também como roadster. Até novembro de 1928, 111 unidades da "SS" foram produzidas, sendo que maior parte das quais (101 unidades) foram produzidos até o final de 1930. Outras 10 unidades foram feitas até setembro de 1933.
A lendária "SSK" lendária (Super Sport Kurz - Super Sport Short) foi construída com base no chassi "S" encurtado, em meados de 1928. O chassi reduzido e o novo motor de 7,1 litros fez surgir a "SSK". Dadas as suas origens, a "SSK" deveria ser chamada "SK". Por outro lado, com o uso do potente motor da "SS", a designação foi "SSK".
Após várias vitórias nas pistas, foi decidido construir um pequeno lote para uso nas ruas. O modelo "SSK" foi incluído no catálogo de vendas em outubro de 1928, juntamente com o "SS".
Nos anos seguintes, ambos os modelos, mas especialmente o "SSK", tiveram grande importância no calendário de corridas da Daimler-Benz.
Oficialmente 33 unidades do lendário modelo de 2 lugares foram fabricados entre 1928 e 1932, 20 deles em 1929.
O quarto e último modelo da série S foi o "SSKL" (Super Sport Kurz Leicht - Super Sport Short Light). Foi um veículo de competição com apenas algumas unidades produzidas em 1931 e que não foi incluído no programa oficial de vendas. Seu peso foi reduzido em 125 kg. Alguns modelos "SSK" também foram posteriormente convertidos para "SSKL".
Nos registros de encomendas, as "SSKL" construídas foram registradas como "SSK, modelo 1931". Nas estatísticas oficiais de 1931/1932, a versão foi sempre referida como "SSK". Alguns relatórios de imprensa de 1932, no entanto, utilizavam a designação "SSKL".
Não só no caso da "SSKL", mas também em relação aos outros modelos da série S, é extremamente difícil obter um registo exato do número de produção.
A "SSKL" foi decisiva a imagem da marca Mercedes-Benz. Em 1934, 3 anos após a "SSKL" surgir, o sucesso na pista de corrida estava nas mãos dos novos Flechas de Prata, com produção e uso exclusivo para as pistas.
Modelo S, produzido entre os anos de 1926 e 1930:
Modelo S, 1927:
Modelo S cabriolet, produzido entre 1926 e 1930:
Modelo SS cabriolet, produzido entre 1928 e 1934:
Modelo SSK, cabriolet A, produzido entre 1928 e 1932:
Modelo SS Tourer, produzido entre 1928 e 1934:
Modelo SSK:
Modelo SSK, produzido entre 1927 e 1932:
Modelo SSK, produzido entre 1929 e 1930:
Modelo SSK, produzido entre 1928 e 1932:
Modelo SSK, produzido entre 1929 e 1932:
Modelo com motor M06, para os chassis SS e SSK, produzidos entre 1928 e 1933:
Modelo SSKL, produzido em 1931:
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/instance/ko.xhtml?grp=INFOTYPE_PKW_BR.DEFAULT_TEXT_GR.&oid=4175#toRelation
Os inúmeros triunfos da "série S" nas pistas de corrida permanecerão gravados na memória.
São vitórias no Grande Prêmio da Alemanha de 1927, 1928 e 1931, nas corridas Avus de 1931 e 1932, a corrida Eifel, de 1931, o Tourist Trophy de 1929, o Grand Prix Irish de 1930, as 24 Horas de Spa de 1931, Mille Miglia de 1931, dentre outros.
Em 1927, o modelo "S" (o "S" representa "Sport") era de um novo carro esportivo de alto desempenho que também foi adequado para uso em eventos esportivos. As dimensões do chassi "K" foram mantidas como uma base para o desenvolvimento de um novo chassi.
O motor foi ajustado para trás em 30 cm, o que melhorou a distribuição de carga por eixo, além de tornar possível instalar o motor 6 cilindros em um chassi menor.
O motor também sofreu algumas modificações radicais. Foi nomeado internamente de M 06, com 6,8 litros. Isto exigiu grandes alterações no bloco do motor. Para criar o espaço necessário para as camisas de cilindro maior, estas foram convertidas de seco para húmida. Tal como acontece com o "K", o modelo de "S" também se caracterizou pela ignição dupla com 2 velas de ignição por cilindro. Em combinação com um sistema de duplo carburador, o novo motor tinha uma potência oficial de 180 CV com supercharger, o que poderia gerar até 220 CV.
A primeira aparição da "S" foi na corrida inaugural em Nürburgring/Alemanha em junho de 1927 com os pilotos Rudolf Caracciola e Adolf Rosenberger, obtendo, respectivamente, primeiro e segundo lugares. Caracciola, que mais tarde se tornou o mais bem sucedido piloto da Daimler-Benz, registrou uma velocidade média de 101,1 km/h em um percurso total de pouco menos de 360 km. Quase no mesmo dia, exatamente 3 meses depois, Rudolf Caracciola atingiu uma velocidade média de 194,6 km/h em uma corrida de sprint em Antuérpia/Holanda. Com isso, a "S" atingiu o status de carro esportivo de alta velocidade.
Em abril de 1927, foi oficialmente incluído no programa de vendas em Abril de 1927, a nomenclatura "K". Naquela época, a "S" ainda estava para fazer sua estréia, sendo incluída na listagem de vendas como modelo 1927. Esta situação persistiu até outubro de 1927, quando, além das variantes esportivas de 4 lugares, as versões para venda apenas em chassi também ficaram disponíveis para o modelo "K" e para o modelo "S".
Em 1928, a potência foi aumentada e capacidade do motor saltou para 7,1 litros. O novo motor estava disponível em 2 potências. A versão de menor potência tinha uma taxa de compressão de 4,7 e potência de 140/200 CV. A versão de maior potência tinha uma taxa de compressão de 5,2 e potência de 160/200 CV.
Para os modelos usados em corridas, a potência era de 170/225 CV. Houve ainda uma versão de 275 CV com 2 compressores. Foi disponibilizada para venda a particulares.
O motor de 7,1 litros ficou pronto em meados de 1928 e foi instalado no chassis "S". Equipado com o novo motor, o modelo de competição foi designado "SS" (Super Sport). Em 29 de junho de 1928 o modelo estreiou na corrida de Bühler Höhe e vencida com facilidade por Rudolf Caracciola. Em 15 de junho de 1928, no Grand Prix de Nürburgring, a "SS" obteve os 3 primeiros lugares. Isto foi seguido por numerosas outras vitorias.
O modelo "S" saiu de linha em setembro de 1928 com a produção total de 146 unidades.
No final de 1929, a gama foi ampliada para incluir o modelo conversível de 4 lugares. Em setembro de 1932 foi lançado o conversível de 2 lugares que estava disponível também como roadster. Até novembro de 1928, 111 unidades da "SS" foram produzidas, sendo que maior parte das quais (101 unidades) foram produzidos até o final de 1930. Outras 10 unidades foram feitas até setembro de 1933.
A lendária "SSK" lendária (Super Sport Kurz - Super Sport Short) foi construída com base no chassi "S" encurtado, em meados de 1928. O chassi reduzido e o novo motor de 7,1 litros fez surgir a "SSK". Dadas as suas origens, a "SSK" deveria ser chamada "SK". Por outro lado, com o uso do potente motor da "SS", a designação foi "SSK".
Após várias vitórias nas pistas, foi decidido construir um pequeno lote para uso nas ruas. O modelo "SSK" foi incluído no catálogo de vendas em outubro de 1928, juntamente com o "SS".
Nos anos seguintes, ambos os modelos, mas especialmente o "SSK", tiveram grande importância no calendário de corridas da Daimler-Benz.
Oficialmente 33 unidades do lendário modelo de 2 lugares foram fabricados entre 1928 e 1932, 20 deles em 1929.
O quarto e último modelo da série S foi o "SSKL" (Super Sport Kurz Leicht - Super Sport Short Light). Foi um veículo de competição com apenas algumas unidades produzidas em 1931 e que não foi incluído no programa oficial de vendas. Seu peso foi reduzido em 125 kg. Alguns modelos "SSK" também foram posteriormente convertidos para "SSKL".
Nos registros de encomendas, as "SSKL" construídas foram registradas como "SSK, modelo 1931". Nas estatísticas oficiais de 1931/1932, a versão foi sempre referida como "SSK". Alguns relatórios de imprensa de 1932, no entanto, utilizavam a designação "SSKL".
Não só no caso da "SSKL", mas também em relação aos outros modelos da série S, é extremamente difícil obter um registo exato do número de produção.
A "SSKL" foi decisiva a imagem da marca Mercedes-Benz. Em 1934, 3 anos após a "SSKL" surgir, o sucesso na pista de corrida estava nas mãos dos novos Flechas de Prata, com produção e uso exclusivo para as pistas.
Modelo S, produzido entre os anos de 1926 e 1930:
Modelo S, 1927:
Modelo S cabriolet, produzido entre 1926 e 1930:
Modelo SS cabriolet, produzido entre 1928 e 1934:
Modelo SSK, cabriolet A, produzido entre 1928 e 1932:
Modelo SS Tourer, produzido entre 1928 e 1934:
Modelo SSK:
Modelo SSK, produzido entre 1927 e 1932:
Modelo SSK, produzido entre 1929 e 1930:
Modelo SSK, produzido entre 1928 e 1932:
Modelo SSK, produzido entre 1929 e 1932:
Modelo com motor M06, para os chassis SS e SSK, produzidos entre 1928 e 1933:
Modelo SSKL, produzido em 1931:
Fonte:
https://mercedes-benz-publicarchive.com/marsPublic/instance/ko.xhtml?grp=INFOTYPE_PKW_BR.DEFAULT_TEXT_GR.&oid=4175#toRelation
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