Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

+35
Eliane Figueiredo
Claudomir
Seissler
Tiago capassi
Setin
Fajardo
josias marques
Ferrer
Ayran
Valderifs
rogerio scaff
A190
Luiz Pinheiro
rssilva
Mendes.alle
Ivan Holgado
iveiga
Meinhardt.jorgeg
borba
AEP
brunofelipe1616
Ulysses V8 Benz
Fotógrafo
douglas barddal
fenune79
ej659
Alexandre Loos
walter paiva
pedro jorge santos
cesar augusto moreira bra
Nilton
silvio piva
Epicco
Kanduxo
Augusto Cesar
39 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por A190 Sáb 07 maio 2016, 21:48

Então, o motor do meu gira numa boa, mas quando desligo o carro ele faz umm ruido forte como se tivesse raspando algo dentro.
Eu limpei a placa com  descarbonizante, wd 40, e limpa contato wurth, abri o induzido, limpei, certinho, ai coloquei pra testar a seco, mal girou e ja desliguei, vedei com slicone alta temperatura (ali esquenta), e perto do motor, coloquei depois oleo mineral novo pra limpar a caixa, porem fica pesado. ai nao sei que fazer.
testei os capacitores desmontado, tava dando 2,5 volts cada, mas isso umas duas semanas apos, parar de funcionar ou mais. será que é os capacitores que estão fazendo ficar dura a direção ?? ou eu que nao parafusei direito o induzido e a bomba nao pega no oleo ? desmontar antes de colocar pentosin
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por A190 Sáb 07 maio 2016, 21:58

mas a bomba funcionando e a direção permanecendo dura é problema de capacitor ?? alternador tudo ok carregando  certinho bateria boa. se eu segurar o volante de batente a batente ele fica ligado o motor
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por Meinhardt.jorgeg Sáb 07 maio 2016, 22:27

Normalmente, quando se desliga a chave, o barulho do motor e bomba desacelerando até parar é perfeitamente audível. O ruido de raspar pode ser um indicativo de que algo esteja for de centro e portanto raspando o induzido na carcaça. Para o motor e bomba terem dificuldade para girar, só posso desconfiar das buchas mas ai já é mais difícil para fazer a desmontagem e recuperação. Em principio, acredito que a fabrica MB jamais pensou nesta hipótese, apenas na troca, tanto que esta bomba não tem oferta de peças individuais. Acho que nem mesmo as escovas do motor sejam disponíveis para troca. Com relação à placa do circuito da bomba, pelo que me lembro da ultima desmontagem, acredito que ela seja recoberta com algum tipo de verniz possivelmente do tipo marítimo, para proteger os componentes da água e da umidade. Não acredito que seja aconselhável o uso de quaisquer produtos solventes como o WD-40. No máximo álcool isopropílico que também é usado para limpeza de eletrônicos e circuitos de computadores. A função dos capacitores normalmente é a de estabilizar a corrente. Se estão pifados, oque ocorre com o tempo de uso, já não vão exercer a função de amortecimento / estabilização da corrente gerada pelo alternador e como o circuito que comanda o motor da bomba é bastante sensível, esta anomalia deve provocar o desligamento do motor tornando a direção pesada por não ocorrer mais a assistência hidráulica. O outro companheiro que conseguiu consertar a bomba hidráulica da direção com a substituição dos dois capacitores, disse que voltou a funcionar normalmente. Por esta razão é que vou fazer também esta tentativa.
Meinhardt.jorgeg
Meinhardt.jorgeg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 57
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 75

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por Meinhardt.jorgeg Sáb 07 maio 2016, 22:32

Neste caso em que a bomba esta funcionando e a direção continua dura, para mim significa que a bomba não está funcionando direito, talvez com alguma folga bem além do normal e portanto sem poder produzir a pressão necessária. A outra indicação que você deu de que faz um ruido de arraste forte quando desliga também indica que ou algo está desalinhado e portanto doçando contra a carcaça ou então etá com muita folga. Não conheço esta bomba hidráulica por dentro, mas a julgar pela viscosidade do óleo com que opera, deve ser muito justa. No caso da parte da bomba hidráulica especificamente, não sei nem por onde começar. Haveria que averiguar mais.
Meinhardt.jorgeg
Meinhardt.jorgeg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 57
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 75

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por Meinhardt.jorgeg Sáb 07 maio 2016, 23:16

Observando melhor agora os circuitos da placa da bomba do site do Lofty's (Bert Rowe) e da bomba do W168 nacional, se podem ver grandes diferenças. A do Lofty's tem dois circuitos integrados (CI) de 7 x 7 contatos e um processador de 11x11 conectores. Possivelmente um processador da geração dos 8088 ou mais recentes. Já as placas do w168 BR, mostram apenas um CI de de 14x14 entradas e o circuito bem mais simplificado. Não sei oque isto pode indicar, se o projeto convertido para o Brasil foi simplificado ou apenas houve a evolução do produto.

As fotos não deixam dúvida quanto a isto.

Esta é a placa da bomba do Lofty's:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Esta é a placa da bomba do w168 brasileiro:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A diferença é notória.

Abaixo outra foto de mais baixa qualidade de placa de w168 brasileiro.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Meinhardt.jorgeg
Meinhardt.jorgeg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 57
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 75

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por A190 Dom 08 maio 2016, 17:17

encomenda uma bomda dessa da europa
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por Meinhardt.jorgeg Seg 09 maio 2016, 03:05

Primeiro vou fazer a tentativa de recuperação trocando os dois capacitores de grande porte que parecem com duas baterias. Amanhã mesmo vou começar a procurar nas lojas fornecedoras de componentes eletrônicos pelos que tiverem as características mais próximas dos originais. Pesquisando na Internet durante o fim de semana, já deu pra ver que é possível conseguir o de 220 microFarads por 63Volts e outro de 3300 microFarads por 63volts, em vez dos 2700 microFarads do capacitor original. Como os valores são bastante baixos, de repente até já vou comprar, mesmo antes de desmontar a bomba do A160-2004 quando vou medir as dimensões externas dos mesmos.
Meinhardt.jorgeg
Meinhardt.jorgeg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 57
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 75

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por A190 Seg 09 maio 2016, 18:28

Meinhardt.jorgeg o seu acontece mesmo, está funcionando o motor mas a direção está dura ? o meu ai quando desligo, da tempo de escuta o motor terminando de parar, parece que está " meio seco" mas movimenta o óleo normal.
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por A190 Seg 09 maio 2016, 18:32

No meu caso eu abri o induzido e fiz uma limpeza, tentei tirar o induzio (nao forcei ) e nada. so na hora de fechar tive que dar uma marteladas mais ou menos pra poder entrar certo. será que nao é isso ??

A placa feita pelos chucrutes (alemães) é melhor que no br.
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por A190 Seg 09 maio 2016, 21:41

Meinhardt.jorgeg capacitores seria melhor colocar blindado ?  se colocar comuns, mais faceis de danificar e inchar com o tempo, e danificar novamente, e ainda, ali é quente, em dias de calor, ali chega a arder de quente, no meu caso eu isolei com silicone de alta temperatura, da pra ver a placa é fixada como uma espécia de silicone no casco acredito que seja vedação contra calor, e contato com o casco .
voce entende bem de eletronica, eu ja nao entendo muito na questao de capacitores e tipo de carga dos mesmos.
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por A190 Ter 10 maio 2016, 19:58

A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por Valderifs Ter 10 maio 2016, 22:30

Rapaz, ela está completamente condenada. Além disso, o óleo está até a boca.
Valderifs
Valderifs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 526
Data de inscrição : 25/11/2015
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por Meinhardt.jorgeg Qua 11 maio 2016, 00:08

Companheiro A-190, pelo ruido da tua bomba hidráulica de direção, a mesma já deu os doces. É possível até que o rotor esteja roçando na carcaça. 
Por esta razão, mesmo que o motor elétrico que aciona a bomba esteja funcionando perfeitamente, a bomba hidráulica não vai produzir a pressão hidráulica e fluxo de óleo necessários para acionar o sistema hidráulico de direção que pela descrição é de cremalheira (rack). Ainda não li nada sobre a reparação da bomba hidráulica propriamente dita neste conjunto que é composto por bomba, motor elétrico e reservatório de óleo. Já li sobre reparação da placa (eletrônica) da bomba, sobre as escovas do motor elétrico, sobre o coletor do motor elétrico, porém nunca nada sobre a recuperação da bomba como por exemplo, da carcaça, do rotor, do eixo, etc. 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Na verdade, nunca vi nem fotos da parte hidráulica da bomba desmontada. Os projetistas não previam este nivel de reparação. Apenas a troca da unidade completa. Quanto ao óleo, usando oleo com especificação diferente pode danificar a bomba. No seu caso, já estava provavelmente danificada. O nivel do óleo pelo que foi possível ver no video, esta muito alto. Deve ficar lá embaixo, entre aquelas duas marquinhas ( 20ºC e 60ºC ), medido a frio, de preferencia de manhã após passar a noite sem usar. 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Acho que no caso do seu a190, você vai precisar arranjar outra bomba usada, nova ou remanufaturada / reparada. Caso queira usufruir da segurança do sistema de estabilidade eletrônico (ESP), não caia nesta de colocar o relé na sua bomba. A colocação do relé deve ser apenas um quebra-galho até conseguir reparar a bomba. No seu caso, não vai resolver pois o problema não está no motor elétrico mas sim no "lado" hidráulico do eixo. Espero ter ajudado com o meu modesto conhecimento.
Meinhardt.jorgeg
Meinhardt.jorgeg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 57
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 75

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por Meinhardt.jorgeg Qua 11 maio 2016, 00:20

Ao companheiro A190, com referencia aos capacitores, com toda a certeza seria melhor colocar capacitores blindados ou pelo menos com a carcaça reforçada e isolamento térmico para temperaturas na faixa de -40 a +125ºC como os originais, porém não acredito que possa conseguir nada igual aqui no Brasil. Nem seria necessário nada para tão baixas temperaturas, apenas os 125ºC. Se conseguir com as características eletro/eletrônicas equivalentes e dimensões físicas externas semelhantes, já estarei muito contente, para pelo menos testar e confirmar que com capacitores em boas condições o motor elétrico volta a funcionar bem. Confirmando isto, dá pra sair a caça do capacitor original, talvez na Europa, via Internet.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

A foto que você postou permitiu iniciar a busca dos capacitores para substituir os originais mesmo antes da próxima desmontagem.
Meinhardt.jorgeg
Meinhardt.jorgeg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 57
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 75

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por A190 Qua 11 maio 2016, 04:15

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] então caro colega, a bomba acredito eu que nao danificou de vez, vou ter que desmontar, pra verificar o que houve, se não está raspando na carcaça. Ou esta meio frouxo, vou tentar desmontar a parte hidráulica, se tiver que forçar muito nem vou mexer.
O motor está bom, as escovas boas, pois após a limpeza da placa, capacitores, voltou a funcionar.

o óleo incorreto é só para testar, a hora que funcionar normalmente, aí eu coloco o pentosin.
Mas sobre os capacitores nao encontrou ?

eu cheguei a medir os capacitores fora, deu 2,5 volts de tensao cada.

agora  amaioria das bombas eletrohidraulica, sao com relé que vi na internet.

vacilaram e vacilam ate hoje em enfiar DH nos carros, até zero KM.

poderiam ter colocado direção eletrica


Última edição por A190 em Qua 11 maio 2016, 04:20, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : add info.)
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty ONDE COMPRAR CAPACITORES PARA BOMBA HIDRAULICA?

Mensagem por Ayran Dom 16 Out 2016, 14:36

Alguém saberia onde comprar ou ja conseguiu encontrar os capacitores?

2700 micro-Faradays por 40 volts de corrente continua 
220 micro-Faradays com isolação também para 40 volts DC


Preciso Urgente
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ayran
Ayran
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/07/2016
Idade : 56

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Classe a 160 direção fica dura quando da fim de curso, o que seria?

Mensagem por Ferrer Sex 07 Abr 2017, 16:53

Boa tarde.
Gostaria de saber quais podem ser os motivos para a direção estar ficando dura quando da fim de curso, eu tenho que desligar o veiculo e ligo novamente e volta a funcionar perfeitamente.

Só que não é toda vez que acontece isso... é um classe a 160 2003.


Obrigado a todos desde já!
Ferrer
Ferrer
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/04/2017
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por josias marques Sex 07 Abr 2017, 17:23

Aconteceu isso com a minha 2005 umas duas vezes. Troquei o fluído recentemente.
josias marques
josias marques
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 157
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 57

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por Ferrer Sex 07 Abr 2017, 17:37

Ao trocar o fluido resolveu?
Ferrer
Ferrer
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 3
Data de inscrição : 07/04/2017
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por josias marques Sex 07 Abr 2017, 17:44

O fluído foi trocado antes.
josias marques
josias marques
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 157
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 57

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por AEP Sex 07 Abr 2017, 17:52

Tópico fundido.

Veja se ajuda.
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por A190 Ter 11 Abr 2017, 02:19

fluido que eu saiba nao regula muito, o meu estava assim, a antiga bomba nao tinha pressao suficiente, , o óleo circulava motor girando, mas nao ia. era pau na placa.  tentei recuperar trocando os capacitores, nada. sem chance.  comprei outra bomba, que tava boa, ate dar pau. agora ta no relé.
vendi dai a outra para o Joao Diogo, nao aparece aqui no forum, mas ele quis comprar pra ver se recuperava, digamos pra testes, ele disse que abriu ela por dentro tudo,  e comprou escovas e levou pra um cara colocar, agora nao sei se ta funcionando. acredito que ele nao testou a totalmente. 

eu estou pesquisando uma bomba destas pra comprar no ebay e ate fora , sem relé, com placa intacta. aí que eu vou fazer ? como eu trabalhava com carimbos, eu compro fotopolimero para carimbo, e derramo depois limpar a placa, e dou uma espalhada pra cobrir a placa inteira. e deixo no sol (pois o fotopolimero para carimbo seca em lampada ultravioleta) , dai ela vai formar uma borracha de proteção, vai ficar macia, e vai proteger da água. tirando os capacitores, ai nao da pau nao.
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por Fajardo Seg 24 Jul 2017, 09:40

No site da Pentosin saiu uma atualização, o óleo da direção hidráulica Pentosin CHF 11s pode ser substituido pelo Pentosin CHF 202. Inclusive podem ser misturados. 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Fajardo
Fajardo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2006
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 48

https://www.facebook.com/#!/marcosfajardoarquiteto

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por A190 Sex 28 Jul 2017, 20:06

Fajardo nao da diferença , o preço é caro do mesmo jeito.
A190
A190
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1594
Data de inscrição : 15/01/2016
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por Setin Sáb 20 Jan 2018, 18:42

Boa tarde pessoal,
Minha Baby está com problema que não sei mais o que fazer, toda vez que ligo o Ar condicionado, a direção fica muito dura e acende a luz da bateria no painel, fui até o eletricista e ele viu que a bateria não estava muito boa.
Trocamos por um nova e o problema continua.
O que pode ser?
Outra coisa hoje eu comprei a correia Poly V ê o rolamento do Alternador, alguém poderia me passar os códigos das 2 polias menores?
Setin
Setin
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 12
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

w168 - (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser? - Página 3 Empty Re: (W168): Direção eletro hidráulica dura - o quê pode ser?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos