Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ML 320/350 para uso intensivo?

+3
Alexandre - PR
mraposo
carlosnobre
7 participantes

Ir para baixo

ML 320/350 para uso intensivo? Empty ML 320/350 para uso intensivo?

Mensagem por carlosnobre Qua 10 Fev 2021, 08:42

Olá amigos!

Sou um fanático por motores do estilo mãos na massa: uso uma SUV Mitsubishi com motor V6 à gasolina que já está com 170.000 km, rodo diariamente em estrada com ela e faço quase toda a manutenção em casa, com manual técnico da concessionária e uma pequena oficininha que tenho aqui. Suspensão, freios, elétrica, já troquei até correia dentada do V6... 

Ocorre que estou iniciando um negócio no interior de Goiás (vivo no interior de SP) e vou começar a ir com frequência para lá. são mais de 2.000 km ida e volta que farei ao menos a cada 45-60 dias. Considero minha V6 à gasolina muito gastona para isso, e estou pensando em uma W-164 pós facelift (2009 a 2011?), diesel, para a tarefa. Vai ser uso diário aqui pelo interior, e a cada algumas semanas estas longas viagens. Quero conforto e confiabilidade, mas não gastar uma fortuna em manutenção... 

Considerando este meu perfil "destemido" (temerário?...) de meter mãos à massa, importar peças, etc., vocês acham que a ML é uma boa pedida? poderia passar para uma Pajero full diesel, também um ótimo carro, mas a acho muito " datada" no estilo, e sua manutenção tampouco é baratinha! Apelo aos amigos mais experientes com a ML para uma opinião sincera, ok? 

Muito obrigado!
carlosnobre
carlosnobre
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 10/02/2021
Idade : 54

Reinaldo Abrahão gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ML 320/350 para uso intensivo? Empty Re: ML 320/350 para uso intensivo?

Mensagem por mraposo Qui 11 Fev 2021, 21:36

Boa noite.

Possuo uma ML 350 Diesel 2009, atualmente com mais de 190.000 Km

Manutenção de carro japonês costuma ser bem mais barato que Mercedes, pois são carros bem mais simples. Portanto se você acha o preço da manutenção da Full caro, não entre na ML.

Sugiro um SW4 ou uma Hilux. Você vai encontrar peças com maior facilidade em Goiás.

Cordialmente,

Raposo
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

ML 320/350 para uso intensivo? Empty Re: ML 320/350 para uso intensivo?

Mensagem por carlosnobre Qui 11 Fev 2021, 21:46

Raposo, boa noite! Opinião sincera, gostei e te agradeço! 

Estou consciente que vou gastar mais com uma MB, mas vou receber mais em troca também... a questão que desconheço é a robustez do conjunto como um todo, que resista a um uso mais intensivo (mas muito cuidadoso) sem demandar ir pro estaleiro muitas vezes. 

Conversei com amigos que tem LR Discovery 4, e me dissuadiram fortemente, exceto se achar uma versão "S" (sem a suspensão pneumática) e extremamente bem cuidada... mas vi uma, e todo o Glamour das LR não está lá, é um carro tão espartano quanto minha atual Outlander. Aí andei em uma ML 320 outro dia e me apaixonei... Dúvida cruel!
carlosnobre
carlosnobre
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 10/02/2021
Idade : 54

arleijr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ML 320/350 para uso intensivo? Empty Re: ML 320/350 para uso intensivo?

Mensagem por mraposo Qui 11 Fev 2021, 22:49

Carlos Nobre

Você fez uma grande besteira: andou na ML. Realmente é apaixonante.  Very Happy


Seus amigos estão certos: fuja das Discovery. Você tem que descarroçar o carro só pra trocar uma correia dentada e custa um RIM.  

Em relação a ML, procure um post meu aqui no grupo onde menciono o troca de uma peça que fica sob o antichama. É uma peça que custa menos de Us$ 30,00 mas que pode ser a responsável pelos maiores problemas da ML. Eu ainda estou testando esta solução, pois devido o COVID ela ainda não foi validada, pois estou rodando pouco.

E quais seriam estes problemas: eles tem uma única origem, que é o excesso de óleo entrando pela Turbina, proveniente do suspiro do motor (antichama).

Este excesso de óleo provoca carbonização na admissão, fazendo quebrar os atuadores das borboletas de admissão.  Uma limpeza a cada 100.000 km resolve isto. Além disto, este excesso de óleo gera uma combustão errada, carbonizando a caixa quente da Turbina, travando a geometria variável da turbina e/ou a alavanca do atuador. Ai o prejuizo é maior.

De resto, certifique-se que um eventual carro a ser adquirido trocou o óleo e o filtro do câmbio aos 60.000Km. Eu particularmente troco a cada 60.000 também os óleos da TCase e dos diferenciais.

Em relação a robustez, eu só posso lhe dizer uma coisa: fui Ushuaia com ela em 2018, e não tive nem um Pneu furado. Mas a manutenção é cara. 

Ela é o meu carro do dia-a-dia, e é magnífica para viajar. Mas eu mantenho seguro com guincho com Km ilimitada, pois se der defeito (e já deu uma vez) é botar no guincho e trazer para casa.

Peças eu normalmente importo e mantenho um estoque da próxima manutenção em casa. 

Cordialmente,

Raposo
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

arleijr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ML 320/350 para uso intensivo? Empty Re: ML 320/350 para uso intensivo?

Mensagem por Alexandre - PR Sex 12 Fev 2021, 03:09

Lembrando que w164 é bem mais sensível que as w163 !
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

ML 320/350 para uso intensivo? Empty Re: ML 320/350 para uso intensivo?

Mensagem por tone Qua 24 Fev 2021, 07:45

-Trocas de óleo devem ser feitas rigorosamente no tempo correto, no caso a cada 8.000 km.
-Diesel sempre o S10;
-Troca do filtro diesel também deve ser feito com frequência;
-Velas aquecedores costumam dar problema e em alguns casos quebram na hora da troca, daí o prejuízo é grande;
- Modulo das Velas aquecedoras as vezes apresenta defeito e deve ser substituído;
-Bicos injetores, se o carro rodar com diesel ruim também podem apresentar defeito;
-Sensores de rotação das rodas.

A recomendação é, procure um carro com procedência com as manutenções rigorosamente em dia.
tone
tone
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 10
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 40

arleijr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ML 320/350 para uso intensivo? Empty Re: ML 320/350 para uso intensivo?

Mensagem por mraposo Qua 24 Fev 2021, 08:59

Bom dia,

É curioso que o problema de quebra das velas aquecedoras (cuja duração é de aproximadamente 10 a 25 mil partidas ) pode ser resolvido com uma pasta de cerâmica que custa menos de US$ 25,00 mas que não tem a venda no Brasil. Esta pasta é aplicada na rosca da vela durante a montagem da vela, mas nem existe no catálogo da Mercedes no Brasil.

Para quem não conhece, procure pela pasta FEBI 26712, ou por A0019894251.

Também é incrível a falta de ferramental por parte dos mecânicos para remoção de velas aquecedoras quebradas. Existem kits a venda (lá fora) justamente para realizar este reparo sem ter que desmontar o cabeçote.


Cordialmente,

Raposo
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

arleijr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ML 320/350 para uso intensivo? Empty Re: ML 320/350 para uso intensivo?

Mensagem por Jones Santos Qua 24 Fev 2021, 12:13

Bah Raposo que beleza de "mini-oficina" tu deves ter a teu dispor em casa.... eu sou adepto desse tipo de manutenção Hands on, pois considero que conhecemos cada detalhe importante do carro.

Creio que o mercado da ML deve oferecer alguma unidade bacana e em bom estado aí na tua "futura" região também, já que eu sempre vejo bastante estrelas rodando por BSB e GO...

Laughing
Jones Santos
Jones Santos
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 27/12/2020
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

ML 320/350 para uso intensivo? Empty Re: ML 320/350 para uso intensivo?

Mensagem por mraposo Qua 24 Fev 2021, 20:37

Olá confrade Jones,

Manter a ML não é exatamente o mesmo que manter um Gol, então o jeito é se municiar ao máximo de informações na hora de se resolver e principalmente de evitar um problema.

Os critérios  de manutenção e defeitos listados acima pelo confrade Tone estão corretos, sendo que eu adicionaria o problema de excesso de sucção de óleo para dentro da turbina, e a troca preventiva da borracha que unem a tubulação Y que liga os filtros de ar na boca da turbina.

Não possuo uma mini oficina, apenas algumas ferramentas, acesso a EPC/WIS, e um scanner da ICarsoft MB II que já me ajudou muito. É um brinquedo que recomendo a todo Mercedeiro que não pode/quer pagar por um Star (mas que infelizmente não lê W202 e W210) pois a economia de tempo e de dinheiro obtida com ele já pagou várias vezes o investimento feito.

Cordialmente,

Raposo
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

ML 320/350 para uso intensivo? Empty Re: ML 320/350 para uso intensivo?

Mensagem por Jones Santos Qua 24 Fev 2021, 21:28

Nobre Raposo,

Obrigado pela dica sobre o Scanner... irei pesquisar com maior atenção, certamente...

Eu, apesar de não ser mecânico, gosto de botar a mão na massa desde os módicos tempos de guri. Sempre estou adquirindo uma ferramentinha aqui, outra ali. Procuro fazer as manutenções em meus carros por conta própria (claro que respeitando a complexidade de cada projeto). Essas manutenções sequer se comparam com populares...

Essas informações enriquecem o conhecimento e familiarização com os demais modelos.

Abraço!
Jones Santos
Jones Santos
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 27/12/2020
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

ML 320/350 para uso intensivo? Empty Re: ML 320/350 para uso intensivo?

Mensagem por carlosnobre Qua 03 Abr 2024, 10:38

ola amigos, bom dia!
já é passado um bom tempo desde que abri este post, e finalmente as circunstancias estão permitindo dar o passo de pegar uma ML. Encontrei uma que está muito bem cuidada, pouco menos de 140.000 km, realmente um carro de asfalto e garagem, fui vê-la há uns dias no interior de SP. Vi os típicos temas que vocês mencionaram acima, o bocal da turbina no tal "Y"quebrado e remendado, e um pouco de sujeira de óleo no corpo externo da turbina. de resto o carro parece novo. CONTUDO... o dono foi sincero e me contou de um problema que o carro enfrentou: teve um bico travado, trocou todos os 6, mas este evento causou um calço hidráulico com torção de biela, que foi trocada junto com o pistão por peças originais MB. O scanner Sun POL 5500 foi passado na minha frente, com zero códigos de erro en todos os sistemas que enxergou.  E aí? é um caso desenganado? ou vale a pena avaliar e encarar? O pessoal da concessionária mais próxima (São José do Rio Preto) se dispôs a fazer uma revisão de pre-compra e emitir um laudo. será suficiente para eventualmente indicar sequelas deste acontecimento da biela?
carlosnobre
carlosnobre
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 10/02/2021
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

ML 320/350 para uso intensivo? Empty Re: ML 320/350 para uso intensivo?

Mensagem por fredericodribeiro Qua 03 Abr 2024, 15:49

Boa tarde!

Tenho uma ML 500 gasolina que uso no dia a dia. Rodo bem, cerca de 25-30 mil km anuais e bastante trecho de estrada. Não trocaria em uma a diesel pela manutenção mais cara e tenho dúvidas se está valendo a pena com o diesel no preço que está. Tem também a questão do aumento do biodiesel que deve acontecer em breve.

Tenho um amigo que tem uma W166 2015 diesel que está na oficina desde maio do ano passado. Primeiro quebrou a turbina. Depois entupiu bicos e agora está com algum problema de lubrificação em um dos lados do motor que ninguém descobre o que é. A concessionária aqui de BH nem recebe um carro desses para avaliar o problema. Não sei se o motor é parecido mas acho que com a qualidade do diesel que temos, os motores mais novos estão sofrendo muito.

Não compraria esta que já trocou pistão e biela.

Apenas uma reflexão....
fredericodribeiro
fredericodribeiro
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 489
Data de inscrição : 27/08/2017
Idade : 46

carlosnobre gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

ML 320/350 para uso intensivo? Empty Re: ML 320/350 para uso intensivo?

Mensagem por mraposo Qui 04 Abr 2024, 12:59

Boa tarde,

Carlos eu não entendi duas coisas: 

Você fala em carro bem mantido, contudo o Bocal Y da turbina encontra-se remendado. Se o bocal rachou,  tem que ser substituído todo o Y plástico. Isto não é sinal de carro bem mantido.

Meu carro está com 240 mil Km e com os bicos originais. Pq este bico travou? E onde foi feito este reparo de biela e pistão? 

Desculpe mas esta ML não me parece com histórico de dono que mantém carro.

Cordialmente,

Raposo
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

ML 320/350 para uso intensivo? Empty Re: ML 320/350 para uso intensivo?

Mensagem por carlosnobre Qui 04 Abr 2024, 13:22

ola Raposo.

Concordo, tem coisas na mecânica que não parecem bem cuidadas. O que quis dizer é que o dono é cuidadoso, o carro não tem marcas de uso, interior, lataria, suspensão, tudo bem impecável mesmo. Mas o motor parece mesmo ter sido mexido por gente ou descuidada ou inexperiente, fora da rede de concessionárias e/ou redes de mais alto padrão. No interior de SP onde está o carro não há muitas opções, ou é concessionária, ou é "mecânico de confiança"...
carlosnobre
carlosnobre
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 10/02/2021
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

ML 320/350 para uso intensivo? Empty Re: ML 320/350 para uso intensivo?

Mensagem por nelsonML Qui 11 Abr 2024, 06:04

Caro sr. Carlos
Tenho uma ML320 W163 gasolina que faz 11 km/l na estrada a 110 por hora. Tinha um defeito: vazamento de óleo do câmbio que foi resolvido substituindo o encaixe da fiação. Ponto final. Está com 146.000 km rodados e o único defeito é barulho nos cinco portões pesados dela. Comece com uma mais barata e, se gostar e aprovar, passe para uma mais cara ou continue com a mesma que tem chassi e as novas são monobloco...
Sou de Valinhos SP. Ligue para mim:  Nelson (019)99676-0725
nelsonML
nelsonML
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 31
Data de inscrição : 11/09/2022
Idade : 77

Ir para o topo Ir para baixo

ML 320/350 para uso intensivo? Empty Re: ML 320/350 para uso intensivo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos