Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Troca da Bomba de Ar Secundária

2 participantes

Ir para baixo

Troca da Bomba de Ar Secundária Empty Troca da Bomba de Ar Secundária

Mensagem por machadosl Sáb 11 maio 2019, 19:54

Hoje tive um tempo para trocar a bomba de ar secundária e também a correia de acessórios, tensionador  e rolamentos da mesma. 
Descobri que a melhor forma de fazer o serviço é retirando o ventilador do radiador, para isso é necessário tirar o acabamento metálico superior que é preso por 8 parafusos, sendo 7 de 10mm e um Torx T30. Infelizmente não fiz as fotos do processo de retirada, apenas das peças já fora. O mais difícil é tirar o ventilador, este precisa ser levantado, jogado para a direita e esquerda para poder passar pelas mangueiras do radiador e óleo do câmbio a fim de não quebrar nada. Depois é só começar o serviço...
Rad-Sup

Destensionado e removendo os 2 parafusos torx 12. 

Detalhe, estas fotos são do momento que montava o tensionador novo, não deu para fazer quando eu tirava o velho.

Tens1
Tens2
Tens3

Agora a bomba de ar secundária, comece retirando a mangueira que vem do filtro de ar para a bomba:
Start-Pump

Depois disso aproveitei que a correia estava fora, e fica mais fácil de ter acesso a 3 dos 5 parafusos que seguram a bomba de ar secundária, o motivo, a correia passa bem na frente do acesso a eles. 
Só depois de soltos é que fica mais fácil desligar o conector elétrico e as mangueiras de saída de ar da mesma.

Pump-Start
Pump1
Pump2
Pump3
Pump5
Pump6
Pump7

Lembre-se do detalhe do local por onde passam os tubos de vácuo para no momento do remonte não amassar ou quebrar os mesmos.

Pumptube

Motor sem a bomba:

Pump

Agora com a bomba fora do carro é só soltar os 3 parafusos torx 12 e colocar a nova na mesma posição da antiga.

PumpOut
PumpOut1

Agora foi o momento de trocar a solenoide de controle, começando por soltar o conector e depois a mesma. Tem uma trava por detrás dela que exige que você empurre a trava no sentido do motor e assim consiga deslizar a solenoide para a esquerda.

Solenoid
Solenoid1
Solenoid2
Solenoid3

Detalhe da trava com a solenoide fora do motor:

Solenoid4

E agora tudo montado:

Final-Assbly


Total-Assnbly
d and d dice roller
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1245
Data de inscrição : 20/03/2016
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

Troca da Bomba de Ar Secundária Empty Re: Troca da Bomba de Ar Secundária

Mensagem por Seissler Dom 12 maio 2019, 07:24

parabéns Sergio, e que blz o interessante fotos! eu tambem muito preguiça para fotografar o obras. e agora todo certo?

abraços!
avatar
Seissler
Desativado
Desativado

Masculino Mensagens : 1030
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 74

Ir para o topo Ir para baixo

Troca da Bomba de Ar Secundária Empty Re: Troca da Bomba de Ar Secundária

Mensagem por machadosl Dom 12 maio 2019, 08:27

Tudo bem Richard?
O meu problema de fazer fotos é a falta de mão ou uma pessoa para fazer isso heheheheheehehe, como esqueci de trazer o scanner para a casa dos meus pais, eu ainda não zerei os erros. Espero fazer isso em breve e rodar com o carro.
Abraços,
Sergio
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1245
Data de inscrição : 20/03/2016
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

Troca da Bomba de Ar Secundária Empty Re: Troca da Bomba de Ar Secundária

Mensagem por Seissler Dom 12 maio 2019, 09:31

kkkkk e eu sempre tenho minhas mãos cheias de óleo e então eu toco a lente da câmera!

blz um test drive o subido no 040 e pedal no piso o motor limpar todo...hehe única problema, deste impressoras do multinhas próxima do pista chamar radares...

bom domingo!
avatar
Seissler
Desativado
Desativado

Masculino Mensagens : 1030
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 74

Ir para o topo Ir para baixo

Troca da Bomba de Ar Secundária Empty Re: Troca da Bomba de Ar Secundária

Mensagem por machadosl Dom 12 maio 2019, 11:12

Este é o teste que estou muito a fim de fazer. Tem uma rodovia aqui chamada Arco Metropolitano, onde em teoria dá para pisar fundo o problema, como bem disse, são as impressoras de multas.
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1245
Data de inscrição : 20/03/2016
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

Troca da Bomba de Ar Secundária Empty Re: Troca da Bomba de Ar Secundária

Mensagem por Seissler Dom 12 maio 2019, 12:34

kkk 1998 eu aluguel alguns vezes uma típico cortadeira do grama e sair para Petrópolis,

pousada e restaurante Locanda della Mimosa

e viajar do BRs em este época 150kmh ou sentido baixar conseguir o cortadora acima do 170kmh e mais do 6000 rpm. eu acredito o consume do pneus estar 1mm por viagem...kkkk... hoje eles tem um ataque cardíaco com disse coisas, uma outro época!

abraços fortes
avatar
Seissler
Desativado
Desativado

Masculino Mensagens : 1030
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 74

Ir para o topo Ir para baixo

Troca da Bomba de Ar Secundária Empty Re: Troca da Bomba de Ar Secundária

Mensagem por machadosl Seg 13 maio 2019, 12:08

Em tempo, achei um video que mostra como se retira o ventilador do radiador das Mercedes GL.
Segue o link:
https://www.youtube.com/watch?v=BU1W2emy9Jo

Abraços,
Sergio
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1245
Data de inscrição : 20/03/2016
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

Troca da Bomba de Ar Secundária Empty Re: Troca da Bomba de Ar Secundária

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos