Troca da Bomba de Ar Secundária

Ir em baixo

Troca da Bomba de Ar Secundária Empty Troca da Bomba de Ar Secundária

Mensagem por machadosl em Sab 11 Maio 2019, 19:54

Hoje tive um tempo para trocar a bomba de ar secundária e também a correia de acessórios, tensionador  e rolamentos da mesma. 
Descobri que a melhor forma de fazer o serviço é retirando o ventilador do radiador, para isso é necessário tirar o acabamento metálico superior que é preso por 8 parafusos, sendo 7 de 10mm e um Torx T30. Infelizmente não fiz as fotos do processo de retirada, apenas das peças já fora. O mais difícil é tirar o ventilador, este precisa ser levantado, jogado para a direita e esquerda para poder passar pelas mangueiras do radiador e óleo do câmbio a fim de não quebrar nada. Depois é só começar o serviço...
Rad-Sup

Destensionado e removendo os 2 parafusos torx 12. 

Detalhe, estas fotos são do momento que montava o tensionador novo, não deu para fazer quando eu tirava o velho.

Tens1
Tens2
Tens3

Agora a bomba de ar secundária, comece retirando a mangueira que vem do filtro de ar para a bomba:
Start-Pump

Depois disso aproveitei que a correia estava fora, e fica mais fácil de ter acesso a 3 dos 5 parafusos que seguram a bomba de ar secundária, o motivo, a correia passa bem na frente do acesso a eles. 
Só depois de soltos é que fica mais fácil desligar o conector elétrico e as mangueiras de saída de ar da mesma.

Pump-Start
Pump1
Pump2
Pump3
Pump5
Pump6
Pump7

Lembre-se do detalhe do local por onde passam os tubos de vácuo para no momento do remonte não amassar ou quebrar os mesmos.

Pumptube

Motor sem a bomba:

Pump

Agora com a bomba fora do carro é só soltar os 3 parafusos torx 12 e colocar a nova na mesma posição da antiga.

PumpOut
PumpOut1

Agora foi o momento de trocar a solenoide de controle, começando por soltar o conector e depois a mesma. Tem uma trava por detrás dela que exige que você empurre a trava no sentido do motor e assim consiga deslizar a solenoide para a esquerda.

Solenoid
Solenoid1
Solenoid2
Solenoid3

Detalhe da trava com a solenoide fora do motor:

Solenoid4

E agora tudo montado:

Final-Assbly

Total-Assnbly
d and d dice roller
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1132

Troca da Bomba de Ar Secundária Empty Re: Troca da Bomba de Ar Secundária

Mensagem por Seissler em Dom 12 Maio 2019, 07:24

parabéns Sergio, e que blz o interessante fotos! eu tambem muito preguiça para fotografar o obras. e agora todo certo?

abraços!
Seissler
Seissler
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 856

Mensagem por machadosl em Dom 12 Maio 2019, 08:27

Tudo bem Richard?
O meu problema de fazer fotos é a falta de mão ou uma pessoa para fazer isso heheheheheehehe, como esqueci de trazer o scanner para a casa dos meus pais, eu ainda não zerei os erros. Espero fazer isso em breve e rodar com o carro.
Abraços,
Sergio
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por Seissler em Dom 12 Maio 2019, 09:31

kkkkk e eu sempre tenho minhas mãos cheias de óleo e então eu toco a lente da câmera!

blz um test drive o subido no 040 e pedal no piso o motor limpar todo...hehe única problema, deste impressoras do multinhas próxima do pista chamar radares...

bom domingo!
Seissler
Seissler
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por machadosl em Dom 12 Maio 2019, 11:12

Este é o teste que estou muito a fim de fazer. Tem uma rodovia aqui chamada Arco Metropolitano, onde em teoria dá para pisar fundo o problema, como bem disse, são as impressoras de multas.
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por Seissler em Dom 12 Maio 2019, 12:34

kkk 1998 eu aluguel alguns vezes uma típico cortadeira do grama e sair para Petrópolis,

pousada e restaurante Locanda della Mimosa

e viajar do BRs em este época 150kmh ou sentido baixar conseguir o cortadora acima do 170kmh e mais do 6000 rpm. eu acredito o consume do pneus estar 1mm por viagem...kkkk... hoje eles tem um ataque cardíaco com disse coisas, uma outro época!

abraços fortes
Seissler
Seissler
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por machadosl em Seg 13 Maio 2019, 12:08

Em tempo, achei um video que mostra como se retira o ventilador do radiador das Mercedes GL.
Segue o link:
https://www.youtube.com/watch?v=BU1W2emy9Jo

Abraços,
Sergio
machadosl
machadosl
Usuário Platina
Usuário Platina

Permissão deste fórum: