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(W168): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca

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Mensagem por MMbenz Qui 09 Ago 2012, 08:42

Dicas .... [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/t83-arrefecimento#723]Arrefecimento[/url]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u2]Andre Buss[/url] em Dom 1 Nov 2009 - 18:29
Amigos

Cansado de ver tanto Classe A com nível do reservatório de expanção do
arrefecimento ERRADO resolvi fazer um mini tuturial de como esse
recipiente funciona.
Não se enganem ele é cheio de detalhes, um legítimo reservatório Mercedes-Benz. Vamos lá.
Como
se pode ver na foto abaixo eu uso a proporção recomendada para o nosso
clima, ou seja 2 Litros de Mobil GS 333 + 2 Litros e meio de água
desmineralizada.
Esse nível é exatamente o mesmo que está sendo
mostrado no manual quando o carro estiver frio (desligado por 24hs).
Mas muita gente vai pensar como pode ali ser o mínimo se o risco do
nível está mais para baixo? TCHANNNNNNNNNNNN ai que está o golpe. : v8
: vejam na segunda foto.
Antes da segunda foto reparem também no
sistema que existe nesse caso para a água sair se a pressão subir, se
caso ficar maior que 1.4 BAR a tampa tem um dispositivo que estoura e a
água sai pela tampa. Se chegar a esse ponto é por que a coisa ficou
feia.
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Segunda foto é um close do medidor, como que funciona esse negócio se não escreveram MIM e MAX nele?
Ora
bolas arrefecimento é coisa para profissional mexer certo? E todo
profissional interessado vai saber que esse é um nível de proporção
afinal cada clima pede uma mistura água/aditivo diferente e cada uma
delas terá uma expanção diferente.
Se você colocar só agua ela vai
expandir MUITO já que não vai ter o aditivo para segurar a ebulição,
numa situação dessas se usaria o nível mínimo, agora se colocar 80% de
aditivo você usaria o MAX.
Isso é para quem tem extremos que não é o caso do Brasil por isso o manual tentou simplificar.
Esse
reservatório é tão show que se o nível passar do correto, quando ele
esfriar fica um pouco de água na parte mais alta, assim um profissional
ou um dono mais cuidadoso vai saber que subiu demais e vai aos poucos
tirando, já que da parte menor para baixo você não consegue colocar uma
mangueira para tirar.
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[url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/t83-arrefecimento#2833]Re: Arrefecimento[/url]


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u134]Toledão[/url] em Qui 3 Dez 2009 - 11:06
Bom dia, Buss! Onde consegue comprar essa água desmineralizada? Pergunto isso nas auto-peças daqui e me olham como se eu fosse um extra-terrestre...
Ainda tem uns que dizem: Bota a água da torneira, que dá na mesma...
Por acaso, pode ser aquela água deionizada, usada para bateria?
Se puder ajudar, agradeço.
Abraço!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u4]Eduardo[/url] em Qui 3 Dez 2009 - 12:17




Agua desmineralisada em farmácia tem e a radiex vende para o mercado automobilístico.
Deionizada, desmineralizada e deionisada em casas de produtos para odontologia tem.

_________________
Abraços,

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u2]Andre Buss[/url] em Qui 3 Dez 2009 - 18:58




O correto é usar a água que passe por todos esses processos.
Eu consigo pegar a água na faculdade no lado do meu ap.
Quanto a quem diz para colocar água de torneira, chame-os de ignorantes se eles se dizem mecânicos. Sim pq não conhem p nenhuma sobre o assunto. E nem fazem idéia do pq a água tem que passar por esses processos. Não foram para a escola sendo assim ficaram sem aulas de química e física. Faz parte. Pq vc acha que os MBs sofrem nesse país?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u29]Marcos Santos[/url]
Nos postos se vende água desmineralizada que é usada para completar a solução de baterias. Atende também neste caso.
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u97]Wanderson Viana[/url] em Qui 17 Dez 2009 - 12:44
Um mecânico me falou uma vez que não troca usando o sistema de drenagem, mas sim com o carro em funcionamento, ou seja tira a mangueira de retorno e direciona para um recipiente de descarte e a de suçção coloca no recipiente com a mistura na proporção correta do fluido novo.... formando uma espeçie de circuito.

Na época não dei muita idéia, mas gostaria de saber se é seguro assim e se alguém já fez, podendo passar a descrição de quais mangueiras devem ser utilizadas.
Por Walter Paiva
Se for água pura de torneira tem problema sim, pois o motor do classe a é de alumínio e como a água de torneira possui cloro com o tempo ira formar crostas de cloro nas galerias internas e também corroer as juntas e retentores internos.

Água deonizada/desmineralizada não é difícil de encontrar, do que já foi informado os locais para encontrar a água deionizada as casas de aquarismo marinho também possuem
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u2]Andre Buss[/url] em Seg 21 Dez 2009 - 5:24
No manual o no site da MB (bevo) pode-se pegar uma lista com todos os homologados.
Existem normas que superam a que foi usada para o Classe A.
O Mobil GS 333 assim como o Pentosin superam a norma de longe.
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u216]Negromonte[/url] em Seg 21 Dez 2009 - 16:22
Usei das ultimas vezes, Pentosin e Castrol (que eh original MB).

Uso atualmente o Paraflu. Tambem indicado
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u2]Andre Buss[/url] em Ter 22 Dez 2009 - 7:18
O original da MB que sae de fabrica eh o Mobil GS 333 ou Pentosin depende da fabrica.

Nos EUA Mobil, Classe A e B Mobil nos outros eu numca perguntei.

Nos W168 do Brasil foi Mobil GS 333 inclusive esse eh usado nas AMGs
onde fica a valvula termostatica..e como se abre ela??tem fotos de d como se faz todo trabalho..pois gostaria de trocar do meu carro eu mesmo..ja q na savarauto eles trocam com a maquina sem abrir os drenos..e colocam agua torneral..e quero colocar agua pura+ aditivo original!
A válvula termostática abre automáticamente quando a água atinge algo em torno de 85 a 90 graus, não tem como abri-la mecanicamente
Por André
Tem que soltar as mangueiras.
Não é muito difícil.
Tem que soltar a ECU e também a caixa do filtro de ar.
Ai o acesso fica fácil.
Aproveira e já limpa TBI e MAF
Por Walter
As Classe A 99 e 00 o reservatório de expansão fica em cima do radiador.
As Classe A 01 a 05 o reservatório de expansão fica na frente da torre do amortecedor direito.

Como o Andre disse, deve-se verificar se não é menos agua que vai e se o manual é mesmo do car
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u400]marcelobmartino@gmail.com[/url] em Sab 23 Jan 2010 - 13:25
Consultei o manual e no classe A 160 vai 5,1 litros de aditivo + agua. mesmo abrindo os dois parafusos entrou somente 3,5 de mistura no meu. Sera que faltou abrir tb a valvula termostatica pra sair toda mistura? porque pelo que andei lendo no forum nao era pre-requisito abrir também essa valvula.

por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u2]Andre Buss[/url] em Sab 23 Jan 2010 - 15:20
Marcelo, você entendeu errado.
Não vão 5.1 litros de aditivo.
O aditivo é usado em %.
A água deve ser destilada,desmineralizada e deionizada.
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u400]marcelobmartino@gmail.com[/url] em Sab 23 Jan 2010 - 17:40
Eu quis na verdade dizer que vao 5.1l de "mistura", isto é, 2 litros de aditivo e o restante de agua deionizada
Não acho vazamento e a água está sumindo.
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u8]Walter Paiva[/url] em Seg 1 Mar 2010 - 5:31
Veja pela vareta do óleo se a cor dele não esta em doce de leite, se estiver esta com problema na junta do cabeçote, aí a água esta indo para dentro do motor.

Para verificar se a água esta vazando pela bomba d'agua com o motor desligado passe o dedo entre a polia e o eixo da bomba d'agua para verificar se o problema não é alí.

Lembrando que pode também ser problema na tampa do vaso de expansão, ou mangueiras.
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u1218]sgtluna[/url] em Qui 3 Jun 2010 - 14:57
Pessoal, pretendo trocar o fluido de arrefecimento em casa amanhã, porém, mesmo com as fotos dos componentes, não consegui identificar a localização do 2° dreno (o do radiador é fácil). Alguém poderia me dar a dica em que posição do motor eu o vejo melhor (lado esquerdo, direito, embaixo, etc).
Grato
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u2]Andre Buss[/url] em Qui 3 Jun 2010 - 17:54
Vais precisar ir para baixo do carro.
Para agilizar solte a válvula termostática.
Só cuida com aquela torneira vermelha do radiador, geralmente ela quebra.
Eu quando troco o arrefecimento já mando essa torneira pro lixo.
Essas são algumas dicas .... Do antigo Portal....

Abs,
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Mensagem por J.Carlos Dom 12 Ago 2012, 20:44

Na mosca. Nosso Classe A, 160, 2005, estava apresentando pequena baixa no nível do líquido de arrefecimento, principalmente depois de viagens, digamos uns 02 dedos abaixo a cada 30 dias. Levada a jóia em oficina especializada, foi detectado vazamento na bomba dagua, que foi substituida por uma paralela da marca Perfect. Foi aproveitado o momento de remoção da correia poly V, que é necessário ser removida para substituir a bomba dagua e também foi trocada a correia junto com 03 polias que fazem a sua sustentação, além do liquido de arrefecimento indicado. Agora é só desfrutar de mais um bom período de tranquilidade com a incrível maquininha que é a MB Classe A.
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Mensagem por EfBauru Dom 12 Ago 2012, 20:55

J. Carlos, qual aditivo você utilizou? É o orgânico?

Aproveito pra dizer que o teu procedimento foi corretíssimo, ou seja, detectou pequeno vazamento, já mandou verificar e reparar.

Um abraço
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Mensagem por J.Carlos Dom 12 Ago 2012, 21:57

Olá Jaguar,

Foram 02 litros de Pentosin Long-time antifreeze, especificação MB 325.0, sintético, que foram diluidos em 02 litros de água desmineralizada, como manda o figurino.
Paguei R$ 27,00 cada litro do fluído. No seu rótulo vem escrito: isento de Aminas, Fosfatos e Nitritos, neutro aos metais, alumínio em especial, partes de borracha e vedantes do sistema.

abç
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Mensagem por MMbenz Dom 12 Ago 2012, 22:14

Tem um tópico que eu postei "Arrefecimento" que tem bastante dicas quem quiser acesse já está aqui no novo portal.

Abs,
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Mensagem por jeanrobson Seg 13 Ago 2012, 10:28

Valeu Marilda.
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Mensagem por jeanrobson Seg 13 Ago 2012, 11:27

Realmente, quando troquei a bomba dágua, troquei a correia poly-v e seus componentes.
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Mensagem por horacio Seg 15 Out 2012, 22:19

olá turma esse final de semana realizei a troca do liquido de arrefecimento vamos ao passo a passo primeiro comprei 2 litro de paraflu11 concentrado e misturei com tres litros de agua desmineralizada em um balde, depois liguei o carro retirei a mangueira de retorno da agua do radiador e deixei vazar um pouco até chegar proximo a mangueira de entrada da agua para o motor nesse momento comecei colocar a agua que estava misturada no balde gradativamente quando observei que faltava mais ou menos 1/2litro conectei a mangueira e fui colocando o restante depois fiquei aguardando a ventoinha armar e em seguida dei umas volta e voces acreditam ainda consumiu o 1/2 litro restante ou seja quando conectei a mangueira o reservatorio ficou no nivel conforme indicado no tutorial da marilda , mais apos dar umas voltas com o carro observei que havia baixado ai sim comp-letei e ficou no nivel exato.desculpe não postar fotos pois minha maquina foi sequestrada pela minha neta e com isso vou ficar devendo a voces .Very Happy
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Mensagem por douglas barddal Seg 15 Out 2012, 23:30

É isso ai Horácio feito em casa é mais gostoso.
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Mensagem por MMbenz Qui 15 Nov 2012, 21:54

Dúvida!!!
Ontem acendeu a Luz Amarela do Arrefecimento da minha baby... Fui olhar hoje ... O nível baixou um pouquinho acho que mais ou menos uns 300 mls... Agora, preciso completar com água certo?
Água desmineralizada: É a mesma água de bateria?
Água Deionizada? É outra tipo de água ou é a mesma desmineralizada, apenas com nome diferente?
E completo só com a água não preciso colocar nenhum aditivo?
Aguardo a ajuda de vcs...
Obrigada!
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Mensagem por C-220 Qui 15 Nov 2012, 22:03

Marilda,

Como foi pouca coisa apenas agua resolve, qualquer uma das duas serve.
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Mensagem por ec2lrg Qui 15 Nov 2012, 22:34

Eu aqui capto água da chuva, não tem cloro e a natureza nos dá, hoje deu bastante por onde eu moro.
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Mensagem por C-220 Qui 15 Nov 2012, 22:42

Agua da chuva não é pura, existe poluição nela.
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Mensagem por paulo brito Qui 15 Nov 2012, 22:42

Água de chuva não tem cloro, mas pode ter muito ácido, dependendo da região, e resíduos. Que tal uma água de chuva de Cubatão ?

A última vez que comprei desmineralizada acho que custou R$ 2,00 o litro, bem mais simples e garantido.
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Mensagem por MMbenz Qui 15 Nov 2012, 23:08

Pessoal!
Então, mas a Água desmineralizada: É a mesma água de bateria? Pq, essa eu tenho 1 litro em casa... Está escrito no rótulo: Água desmineralizada para Bateria.
Fiquei na dúvida se posso completar com ela, pq, eu li e não fala nada sobre coloca-la no radiador. Se for outra amanhã eu compro.
Abs,
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Mensagem por C-220 Qui 15 Nov 2012, 23:39

Pode usar essa mesma, não tem problema.
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Mensagem por MMbenz Sex 16 Nov 2012, 00:24

Ok, obrigada Daniel... Vou colocar essa mesmo...



Abração!
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troca - (W168): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca Empty Consumo excessivo do Líquido de arrefecimento

Mensagem por Edmilson Bastos Seg 28 Jan 2013, 12:30

Prezados,

Necessito de uma orientação! Minha baby continua perdendo 500ml de líquido do radiador por semana. Substitui recentemente a bomba d'água, não chegava a vazar água até o chão, mas sujava o interior do capô, estava com folga no eixo em consequência soltou a correia PolyV. Não identifiquei nenhum outro vazamento após a substituição da bomba e correia, também não passa água para o motor, no entanto continua consumindo os 500 ml por semana. Esta ocorrência está há 2 meses. É possível que a tampa do reservatório não esteja vedando o suficiente? Agradeço antecipadamente a ajuda.
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Mensagem por Antônio Elias Seg 28 Jan 2013, 12:51

Checaria se há fuga pelo radiador; um pequeno furo ou trinca ali pode passar desapercebido até mesmo pela evaporação do líquido.
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Mensagem por jsanmay Seg 28 Jan 2013, 12:57

Olá Edmilson, sim, é possível que a válvula da tampa tenha estragado, procure uma oficina que tenha equipamento para pressurizar o sistema de arrefecimento, o vazamento do seu carro deve estar pingando em algum local quente e a água evaporando rapidamente, se a oficina tem esse equipamento provavelmente também tenha o que testa a tampa do reservatório!
Abs!
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Mensagem por Dvaldo Dutra Seg 28 Jan 2013, 13:29

Edmilson, a primeira providência que deve ser tomada é procurar um repador que tenha ferramental adequado/próprio para realizar todos os testes de vazamentos inerentes a todo o sistema de arrefecimento, inclusive testar a tampa do reservatório. Os vazamentos externos podem ocorrer nos mais diversos locais que vão desde selos do bloco do motor, passando por conexões, mangueiras, reservatório, radiador(trincas/fissuras), etc.

Vazamentos internos são mais preocupantes e de custo mais elevado para reparar, sendo o local mais comum a junta de cabeçote (corrosão provocada pela NÃO utilização de aditivo anti-corrosivo na água).
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Mensagem por igordiehl Qui 21 Fev 2013, 00:20

Boa noite caros confrades,

Vou aproveitar esse tópico antigo que tem exatamente o título que preciso pois procurando no forum não achei nada que pudesse resolver o problema da minha A160.

Vamos lá: A água do arrefecimento está baixando bastante já faz algumas semanas, algo em torno de meio litro a cada 2 dias andando na cidade. Após procurar por ajuda no forum fui ao mecânico que constatou que estava tudo ok. Diz ele que verificou vazamentos, fez o teste hidrostático, verificou a bomba, a válvula termostática rodou alguns quilômetros com o carro e não viu nada de errado.

Eu já estava com tudo pronto pra pegar a estrada e ele me garantiu que poderia viajar. Buenas.... após rodar 100 dos 400km parei num posto de estrada pra ir no banheiro, tomar uma água e jogar um carteado com a mulher só pra esperar 1h pro motor esfriar e verificar o nivel da água.... pro meu alivio não faltava um gota! Então segui os 300km restantes. Ao chegar em Garopaba/SC, esperei umas horas e verifiquei de novo o nivel e aí sim faltava quase meio litro Shocked.

Mas o pior mesmo foi rodando dentro da cidade, cheia de ruas de chão batido que mais parecem campos minados. Sentia uma dor forte no coração com pena do baby [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]. A cada ida a praia, cerca de 5km, tive que ir em 1ª marcha boa parte do trecho e sumiam cerca de 1,5 litros!!! Com isso acabamos andando só de carona ou de bus mesmo durante 7 dos 10 dias que estávamos na praia já que estavamos pousando longe da praia.

Pra voltar a Porto Alegre pensamos em ir de guincho, mas eu tinha um palpite que acabou se confirmando.Andando em trechos curtos na rodovia a água não baixava, então fui aumentando as distâncias até tomar coragem e voltar dirigindo.

Batata! Ao chegar em Porto Alegre na segunda, não faltava nada no reservatório. (Explica essa Mister M heheheh)

Ainda não consegui tempo pra levar o baby no mecânico, mas até sexta ele não escapa...

Alguém poderia me dar um luz?

Abraços!
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Mensagem por Luiz Pinheiro Qui 21 Fev 2013, 01:01

Igor, vou te falar de 2 coisas que já vi em outros MB´s (e que podem acontecer com qualquer marca) e que não foi dito por vc como já verificado.

- Tampa do reservatório não deva direito. Quando o motor esquenta e a pressão aumenta acaba escapando por essa falha de vedação.

- Pequeno (minúsculo para ser exato) rasgo numa das mangueiras do sistema, após o carro bem quente a pressão aumenta e a água vai vazando por esse rasgo. O interessante é que dependendo de onde for acaba vazando mesmo o vapor d´água, e vc não vê vazamento algum, ou poças no chão.

Agora como vc está tendo que completar direto eu acho besteira, mas depois que resolver isso aí aproveite e troque o líquido, use 50% de água desmineralizada e 50% de liquido arrefecedor indicado pelo fabricante.

Abs
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Mensagem por walter paiva Qui 21 Fev 2013, 05:57

Pode ser a tampa do vaso de expansão.

Mas deve ser informado também que pode ser o a junta do cabeçote danificada por super aquecimento.

Mande o seu mecânico também verificar os selos de água do motor.

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Mensagem por jsanmay Qui 21 Fev 2013, 08:36

Prezado igordiehl, o mecânico chegou a pressurizar o sistema de arrefecimento, testou a tampa, como os confrades mencionaram?
Você chegou a verificar o óleo, se não esta com cor de café com leite?
Não notou se sai água pelo escapamento?
E a água que você esta utilizando para completar o nível, não é a da torneira né?
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