(W168): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca

Página 1 de 12 1, 2, 3 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

(W168): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca

Mensagem por MMbenz em Qui 09 Ago 2012, 08:42

Dicas .... [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/t83-arrefecimento#723]Arrefecimento[/url]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] Por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u2]Andre Buss[/url] em Dom 1 Nov 2009 - 18:29
Amigos

Cansado de ver tanto Classe A com nível do reservatório de expanção do
arrefecimento ERRADO resolvi fazer um mini tuturial de como esse
recipiente funciona.
Não se enganem ele é cheio de detalhes, um legítimo reservatório Mercedes-Benz. Vamos lá.
Como
se pode ver na foto abaixo eu uso a proporção recomendada para o nosso
clima, ou seja 2 Litros de Mobil GS 333 + 2 Litros e meio de água
desmineralizada.
Esse nível é exatamente o mesmo que está sendo
mostrado no manual quando o carro estiver frio (desligado por 24hs).
Mas muita gente vai pensar como pode ali ser o mínimo se o risco do
nível está mais para baixo? TCHANNNNNNNNNNNN ai que está o golpe. : v8
: vejam na segunda foto.
Antes da segunda foto reparem também no
sistema que existe nesse caso para a água sair se a pressão subir, se
caso ficar maior que 1.4 BAR a tampa tem um dispositivo que estoura e a
água sai pela tampa. Se chegar a esse ponto é por que a coisa ficou
feia.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Segunda foto é um close do medidor, como que funciona esse negócio se não escreveram MIM e MAX nele?
Ora
bolas arrefecimento é coisa para profissional mexer certo? E todo
profissional interessado vai saber que esse é um nível de proporção
afinal cada clima pede uma mistura água/aditivo diferente e cada uma
delas terá uma expanção diferente.
Se você colocar só agua ela vai
expandir MUITO já que não vai ter o aditivo para segurar a ebulição,
numa situação dessas se usaria o nível mínimo, agora se colocar 80% de
aditivo você usaria o MAX.
Isso é para quem tem extremos que não é o caso do Brasil por isso o manual tentou simplificar.
Esse
reservatório é tão show que se o nível passar do correto, quando ele
esfriar fica um pouco de água na parte mais alta, assim um profissional
ou um dono mais cuidadoso vai saber que subiu demais e vai aos poucos
tirando, já que da parte menor para baixo você não consegue colocar uma
mangueira para tirar.
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/t83-arrefecimento#2833]Re: Arrefecimento[/url]

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u134]Toledão[/url] em Qui 3 Dez 2009 - 11:06
Bom dia, Buss! Onde consegue comprar essa água desmineralizada? Pergunto isso nas auto-peças daqui e me olham como se eu fosse um extra-terrestre...
Ainda tem uns que dizem: Bota a água da torneira, que dá na mesma...
Por acaso, pode ser aquela água deionizada, usada para bateria?
Se puder ajudar, agradeço.
Abraço!

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u4]Eduardo[/url] em Qui 3 Dez 2009 - 12:17

Agua desmineralisada em farmácia tem e a radiex vende para o mercado automobilístico.
Deionizada, desmineralizada e deionisada em casas de produtos para odontologia tem.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u2]Andre Buss[/url] em Qui 3 Dez 2009 - 18:58

O correto é usar a água que passe por todos esses processos.
Eu consigo pegar a água na faculdade no lado do meu ap.
Quanto a quem diz para colocar água de torneira, chame-os de ignorantes se eles se dizem mecânicos. Sim pq não conhem p nenhuma sobre o assunto. E nem fazem idéia do pq a água tem que passar por esses processos. Não foram para a escola sendo assim ficaram sem aulas de química e física. Faz parte. Pq vc acha que os MBs sofrem nesse país?
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u29]Marcos Santos[/url]
Nos postos se vende água desmineralizada que é usada para completar a solução de baterias. Atende também neste caso.
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u97]Wanderson Viana[/url] em Qui 17 Dez 2009 - 12:44
Um mecânico me falou uma vez que não troca usando o sistema de drenagem, mas sim com o carro em funcionamento, ou seja tira a mangueira de retorno e direciona para um recipiente de descarte e a de suçção coloca no recipiente com a mistura na proporção correta do fluido novo.... formando uma espeçie de circuito.

Na época não dei muita idéia, mas gostaria de saber se é seguro assim e se alguém já fez, podendo passar a descrição de quais mangueiras devem ser utilizadas.
Por Walter Paiva
Se for água pura de torneira tem problema sim, pois o motor do classe a é de alumínio e como a água de torneira possui cloro com o tempo ira formar crostas de cloro nas galerias internas e também corroer as juntas e retentores internos.

Água deonizada/desmineralizada não é difícil de encontrar, do que já foi informado os locais para encontrar a água deionizada as casas de aquarismo marinho também possuem
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u2]Andre Buss[/url] em Seg 21 Dez 2009 - 5:24
No manual o no site da MB (bevo) pode-se pegar uma lista com todos os homologados.
Existem normas que superam a que foi usada para o Classe A.
O Mobil GS 333 assim como o Pentosin superam a norma de longe.
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u216]Negromonte[/url] em Seg 21 Dez 2009 - 16:22
Usei das ultimas vezes, Pentosin e Castrol (que eh original MB).

Uso atualmente o Paraflu. Tambem indicado
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u2]Andre Buss[/url] em Ter 22 Dez 2009 - 7:18
O original da MB que sae de fabrica eh o Mobil GS 333 ou Pentosin depende da fabrica.

Nos EUA Mobil, Classe A e B Mobil nos outros eu numca perguntei.

Nos W168 do Brasil foi Mobil GS 333 inclusive esse eh usado nas AMGs
onde fica a valvula termostatica..e como se abre ela??tem fotos de d como se faz todo trabalho..pois gostaria de trocar do meu carro eu mesmo..ja q na savarauto eles trocam com a maquina sem abrir os drenos..e colocam agua torneral..e quero colocar agua pura+ aditivo original!
A válvula termostática abre automáticamente quando a água atinge algo em torno de 85 a 90 graus, não tem como abri-la mecanicamente
Por André
Tem que soltar as mangueiras.
Não é muito difícil.
Tem que soltar a ECU e também a caixa do filtro de ar.
Ai o acesso fica fácil.
Aproveira e já limpa TBI e MAF
Por Walter
As Classe A 99 e 00 o reservatório de expansão fica em cima do radiador.
As Classe A 01 a 05 o reservatório de expansão fica na frente da torre do amortecedor direito.

Como o Andre disse, deve-se verificar se não é menos agua que vai e se o manual é mesmo do car
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u400]marcelobmartino@gmail.com[/url] em Sab 23 Jan 2010 - 13:25
Consultei o manual e no classe A 160 vai 5,1 litros de aditivo + agua. mesmo abrindo os dois parafusos entrou somente 3,5 de mistura no meu. Sera que faltou abrir tb a valvula termostatica pra sair toda mistura? porque pelo que andei lendo no forum nao era pre-requisito abrir também essa valvula.

por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u2]Andre Buss[/url] em Sab 23 Jan 2010 - 15:20
Marcelo, você entendeu errado.
Não vão 5.1 litros de aditivo.
O aditivo é usado em %.
A água deve ser destilada,desmineralizada e deionizada.
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u400]marcelobmartino@gmail.com[/url] em Sab 23 Jan 2010 - 17:40
Eu quis na verdade dizer que vao 5.1l de "mistura", isto é, 2 litros de aditivo e o restante de agua deionizada
Não acho vazamento e a água está sumindo.
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u8]Walter Paiva[/url] em Seg 1 Mar 2010 - 5:31
Veja pela vareta do óleo se a cor dele não esta em doce de leite, se estiver esta com problema na junta do cabeçote, aí a água esta indo para dentro do motor.

Para verificar se a água esta vazando pela bomba d'agua com o motor desligado passe o dedo entre a polia e o eixo da bomba d'agua para verificar se o problema não é alí.

Lembrando que pode também ser problema na tampa do vaso de expansão, ou mangueiras.
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u1218]sgtluna[/url] em Qui 3 Jun 2010 - 14:57
Pessoal, pretendo trocar o fluido de arrefecimento em casa amanhã, porém, mesmo com as fotos dos componentes, não consegui identificar a localização do 2° dreno (o do radiador é fácil). Alguém poderia me dar a dica em que posição do motor eu o vejo melhor (lado esquerdo, direito, embaixo, etc).
Grato
por [url=http://www.o antigo f%C3%B3rum/u2]Andre Buss[/url] em Qui 3 Jun 2010 - 17:54
Vais precisar ir para baixo do carro.
Para agilizar solte a válvula termostática.
Só cuida com aquela torneira vermelha do radiador, geralmente ela quebra.
Eu quando troco o arrefecimento já mando essa torneira pro lixo.
Essas são algumas dicas .... Do antigo Portal....

Abs,
MMbenz
Usuário Platina
Usuário Platina

Feminino Mensagens : 1267

Re: (W168): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca

Mensagem por J.Carlos em Dom 12 Ago 2012, 20:44

Na mosca. Nosso Classe A, 160, 2005, estava apresentando pequena baixa no nível do líquido de arrefecimento, principalmente depois de viagens, digamos uns 02 dedos abaixo a cada 30 dias. Levada a jóia em oficina especializada, foi detectado vazamento na bomba dagua, que foi substituida por uma paralela da marca Perfect. Foi aproveitado o momento de remoção da correia poly V, que é necessário ser removida para substituir a bomba dagua e também foi trocada a correia junto com 03 polias que fazem a sua sustentação, além do liquido de arrefecimento indicado. Agora é só desfrutar de mais um bom período de tranquilidade com a incrível maquininha que é a MB Classe A.
J.Carlos
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 128

Re: (W168): Fluido/líquido/água do arrefecimento/radiador - especificações técnicas - periodicidade da troca

Mensagem por EfBauru em Dom 12 Ago 2012, 20:55

J. Carlos, qual aditivo você utilizou? É o orgânico?

Aproveito pra dizer que o teu procedimento foi corretíssimo, ou seja, detectou pequeno vazamento, já mandou verificar e reparar.

Um abraço
EfBauru
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1356

Mensagem por J.Carlos em Dom 12 Ago 2012, 21:57

Olá Jaguar,

Foram 02 litros de Pentosin Long-time antifreeze, especificação MB 325.0, sintético, que foram diluidos em 02 litros de água desmineralizada, como manda o figurino.
Paguei R$ 27,00 cada litro do fluído. No seu rótulo vem escrito: isento de Aminas, Fosfatos e Nitritos, neutro aos metais, alumínio em especial, partes de borracha e vedantes do sistema.

abç
J.Carlos
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 128

Mensagem por MMbenz em Dom 12 Ago 2012, 22:14

Tem um tópico que eu postei "Arrefecimento" que tem bastante dicas quem quiser acesse já está aqui no novo portal.

Abs,
MMbenz
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por jeanrobson em Seg 13 Ago 2012, 10:28

Valeu Marilda.

jeanrobson
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 863

Mensagem por jeanrobson em Seg 13 Ago 2012, 11:27

Realmente, quando troquei a bomba dágua, troquei a correia poly-v e seus componentes.

jeanrobson
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 863

troca do liquido de arrefecimento

Mensagem por horacio em Seg 15 Out 2012, 22:19

olá turma esse final de semana realizei a troca do liquido de arrefecimento vamos ao passo a passo primeiro comprei 2 litro de paraflu11 concentrado e misturei com tres litros de agua desmineralizada em um balde, depois liguei o carro retirei a mangueira de retorno da agua do radiador e deixei vazar um pouco até chegar proximo a mangueira de entrada da agua para o motor nesse momento comecei colocar a agua que estava misturada no balde gradativamente quando observei que faltava mais ou menos 1/2litro conectei a mangueira e fui colocando o restante depois fiquei aguardando a ventoinha armar e em seguida dei umas volta e voces acreditam ainda consumiu o 1/2 litro restante ou seja quando conectei a mangueira o reservatorio ficou no nivel conforme indicado no tutorial da marilda , mais apos dar umas voltas com o carro observei que havia baixado ai sim comp-letei e ficou no nivel exato.desculpe não postar fotos pois minha maquina foi sequestrada pela minha neta e com isso vou ficar devendo a voces .Very Happy
horacio
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 32

Mensagem por douglas barddal em Seg 15 Out 2012, 23:30

É isso ai Horácio feito em casa é mais gostoso.
douglas barddal
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2709

Mensagem por MMbenz em Qui 15 Nov 2012, 21:54

Dúvida!!!
Ontem acendeu a Luz Amarela do Arrefecimento da minha baby... Fui olhar hoje ... O nível baixou um pouquinho acho que mais ou menos uns 300 mls... Agora, preciso completar com água certo?
Água desmineralizada: É a mesma água de bateria?
Água Deionizada? É outra tipo de água ou é a mesma desmineralizada, apenas com nome diferente?
E completo só com a água não preciso colocar nenhum aditivo?
Aguardo a ajuda de vcs...
Obrigada!
MMbenz
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por C-220 em Qui 15 Nov 2012, 22:03

Marilda,

Como foi pouca coisa apenas agua resolve, qualquer uma das duas serve.

C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2544

Mensagem por ec2lrg em Qui 15 Nov 2012, 22:34

Eu aqui capto água da chuva, não tem cloro e a natureza nos dá, hoje deu bastante por onde eu moro.
ec2lrg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 203

Mensagem por C-220 em Qui 15 Nov 2012, 22:42

Agua da chuva não é pura, existe poluição nela.

C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por paulo brito em Qui 15 Nov 2012, 22:42

Água de chuva não tem cloro, mas pode ter muito ácido, dependendo da região, e resíduos. Que tal uma água de chuva de Cubatão ?

A última vez que comprei desmineralizada acho que custou R$ 2,00 o litro, bem mais simples e garantido.
paulo brito
Sócio Mercedes-Benz Clube de São Paulo
Sócio Mercedes-Benz Clube de São Paulo

Masculino Mensagens : 2000

Mensagem por MMbenz em Qui 15 Nov 2012, 23:08

Pessoal!
Então, mas a Água desmineralizada: É a mesma água de bateria? Pq, essa eu tenho 1 litro em casa... Está escrito no rótulo: Água desmineralizada para Bateria.
Fiquei na dúvida se posso completar com ela, pq, eu li e não fala nada sobre coloca-la no radiador. Se for outra amanhã eu compro.
Abs,
MMbenz
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por C-220 em Qui 15 Nov 2012, 23:39

Pode usar essa mesma, não tem problema.

C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por MMbenz em Sex 16 Nov 2012, 00:24

Ok, obrigada Daniel... Vou colocar essa mesmo...

Abração!
MMbenz
Usuário Platina
Usuário Platina

Consumo excessivo do Líquido de arrefecimento

Mensagem por Edmilson Bastos em Seg 28 Jan 2013, 12:30

Prezados,

Necessito de uma orientação! Minha baby continua perdendo 500ml de líquido do radiador por semana. Substitui recentemente a bomba d'água, não chegava a vazar água até o chão, mas sujava o interior do capô, estava com folga no eixo em consequência soltou a correia PolyV. Não identifiquei nenhum outro vazamento após a substituição da bomba e correia, também não passa água para o motor, no entanto continua consumindo os 500 ml por semana. Esta ocorrência está há 2 meses. É possível que a tampa do reservatório não esteja vedando o suficiente? Agradeço antecipadamente a ajuda.
Edmilson Bastos
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 15

Mensagem por Antônio Elias em Seg 28 Jan 2013, 12:51

Checaria se há fuga pelo radiador; um pequeno furo ou trinca ali pode passar desapercebido até mesmo pela evaporação do líquido.
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1582

Mensagem por jsanmay em Seg 28 Jan 2013, 12:57

Olá Edmilson, sim, é possível que a válvula da tampa tenha estragado, procure uma oficina que tenha equipamento para pressurizar o sistema de arrefecimento, o vazamento do seu carro deve estar pingando em algum local quente e a água evaporando rapidamente, se a oficina tem esse equipamento provavelmente também tenha o que testa a tampa do reservatório!
Abs!
jsanmay
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 151

Mensagem por Dvaldo Dutra em Seg 28 Jan 2013, 13:29

Edmilson, a primeira providência que deve ser tomada é procurar um repador que tenha ferramental adequado/próprio para realizar todos os testes de vazamentos inerentes a todo o sistema de arrefecimento, inclusive testar a tampa do reservatório. Os vazamentos externos podem ocorrer nos mais diversos locais que vão desde selos do bloco do motor, passando por conexões, mangueiras, reservatório, radiador(trincas/fissuras), etc.

Vazamentos internos são mais preocupantes e de custo mais elevado para reparar, sendo o local mais comum a junta de cabeçote (corrosão provocada pela NÃO utilização de aditivo anti-corrosivo na água).
Dvaldo Dutra
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 563

Mensagem por igordiehl em Qui 21 Fev 2013, 00:20

Boa noite caros confrades,

Vou aproveitar esse tópico antigo que tem exatamente o título que preciso pois procurando no forum não achei nada que pudesse resolver o problema da minha A160.

Vamos lá: A água do arrefecimento está baixando bastante já faz algumas semanas, algo em torno de meio litro a cada 2 dias andando na cidade. Após procurar por ajuda no forum fui ao mecânico que constatou que estava tudo ok. Diz ele que verificou vazamentos, fez o teste hidrostático, verificou a bomba, a válvula termostática rodou alguns quilômetros com o carro e não viu nada de errado.

Eu já estava com tudo pronto pra pegar a estrada e ele me garantiu que poderia viajar. Buenas.... após rodar 100 dos 400km parei num posto de estrada pra ir no banheiro, tomar uma água e jogar um carteado com a mulher só pra esperar 1h pro motor esfriar e verificar o nivel da água.... pro meu alivio não faltava um gota! Então segui os 300km restantes. Ao chegar em Garopaba/SC, esperei umas horas e verifiquei de novo o nivel e aí sim faltava quase meio litro Shocked.

Mas o pior mesmo foi rodando dentro da cidade, cheia de ruas de chão batido que mais parecem campos minados. Sentia uma dor forte no coração com pena do baby [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]. A cada ida a praia, cerca de 5km, tive que ir em 1ª marcha boa parte do trecho e sumiam cerca de 1,5 litros!!! Com isso acabamos andando só de carona ou de bus mesmo durante 7 dos 10 dias que estávamos na praia já que estavamos pousando longe da praia.

Pra voltar a Porto Alegre pensamos em ir de guincho, mas eu tinha um palpite que acabou se confirmando.Andando em trechos curtos na rodovia a água não baixava, então fui aumentando as distâncias até tomar coragem e voltar dirigindo.

Batata! Ao chegar em Porto Alegre na segunda, não faltava nada no reservatório. (Explica essa Mister M heheheh)

Ainda não consegui tempo pra levar o baby no mecânico, mas até sexta ele não escapa...

Alguém poderia me dar um luz?

Abraços!
Igor
igordiehl
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 201

Mensagem por Luiz Pinheiro em Qui 21 Fev 2013, 01:01

Igor, vou te falar de 2 coisas que já vi em outros MB´s (e que podem acontecer com qualquer marca) e que não foi dito por vc como já verificado.

- Tampa do reservatório não deva direito. Quando o motor esquenta e a pressão aumenta acaba escapando por essa falha de vedação.

- Pequeno (minúsculo para ser exato) rasgo numa das mangueiras do sistema, após o carro bem quente a pressão aumenta e a água vai vazando por esse rasgo. O interessante é que dependendo de onde for acaba vazando mesmo o vapor d´água, e vc não vê vazamento algum, ou poças no chão.

Agora como vc está tendo que completar direto eu acho besteira, mas depois que resolver isso aí aproveite e troque o líquido, use 50% de água desmineralizada e 50% de liquido arrefecedor indicado pelo fabricante.

Abs
Luiz Pinheiro
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 7426

Mensagem por walter paiva em Qui 21 Fev 2013, 05:57

Pode ser a tampa do vaso de expansão.

Mas deve ser informado também que pode ser o a junta do cabeçote danificada por super aquecimento.

Mande o seu mecânico também verificar os selos de água do motor.

walter paiva
Administrador
Administrador

Mensagem por jsanmay em Qui 21 Fev 2013, 08:36

Prezado igordiehl, o mecânico chegou a pressurizar o sistema de arrefecimento, testou a tampa, como os confrades mencionaram?
Você chegou a verificar o óleo, se não esta com cor de café com leite?
Não notou se sai água pelo escapamento?
E a água que você esta utilizando para completar o nível, não é a da torneira né?
jsanmay
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 151

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 12 1, 2, 3 ... 10, 11, 12  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: