Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

+9
rubenjensen
Nilton
luciofrigo
Aere
Ulysses V8 Benz
paulo brito
Fabio071
Fernando Torres
Sgto_Calabria
13 participantes

Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por Sgto_Calabria Ter 24 Jun 2014, 22:17

Olá pessoal,

Alguém sabe dizer se é confiável aquele sistema de controle de pressão dos pneus?

Já modifiquei a calibragem várias vezes (entre 30 a 38) sem nunca resetar e até hoje o sistema nunca alertou nada.

Será que só funciona quando o pneu tá murcho mesmo?

Abs
Sgto_Calabria
Sgto_Calabria
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 42
Data de inscrição : 09/02/2014
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por Fernando Torres Qua 25 Jun 2014, 07:12

Acredito que sim! O meu nunca sinalizou nada"
Fernando Torres
Fernando Torres
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 195
Data de inscrição : 14/05/2013
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por Fabio071 Qua 25 Jun 2014, 17:48

Pelo que entendi do sistema ele não mede a pressão dos pneus, e sim trabalha com o sensor do ABS para determinar se alguma roda está girando com velocidade diferente das outras e daí dar um alerta. O reset serviria para o sistema registrar o padrão de rotação dos pneus haja visto que você pode calibrar os pneus de um eixo com pressão diferente do outro bem como para compensar medidas diferentes de pneus entre os eixos.

Os carros que possuem medidor de pressão tem menu específico onde é possivel visualizar a pressão em cada pneu. A C180 não tem, não sei da C200 para cima.
Fabio071
Fabio071
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 26/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por paulo brito Qua 25 Jun 2014, 18:39

Não tenho a menor ideia de como funciona.  Uma única vez apareceu uma mensagem escrita em vermelho informando que a pressão estava baixa, pensei que havia furado pois estava na estrada, chegando do Rio, e ao calibrar verifiquei que 2 pneus estavam realmente um pouco abaixo do recomendado, aí  calibrei  e nunca mais alarmou,  talvez porque costumo verificar a calibragem com frequência.
paulo brito
paulo brito
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por Ulysses V8 Benz Qua 25 Jun 2014, 19:11

A explicação do Fabio71 está correta, o sistema não possui sensor de pressão nas rodas, mas sim monitora o diâmetro dos pneus.

Segundo o manual da SLK, por exemplo, uma diferença de 2-3 libras já provoca o aviso no painel. Não é tão preciso quanto o sensor de pressão mas já é alguma coisa. Por outro lado, é bem mais simples e não corre riscos na mão de borracheiros.

Abraço!

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por Aere Qua 25 Jun 2014, 19:28

Desconhecia o funcionamento do sistema da Mercedes. Minha experiência com o sensor de pressão do pneu não é a dos melhores. Na BMW o pneu murchou devido a um rasgo de um buraco e não apareceu um aviso. Por outro lado um outro dia calibrei o pneu e 5 minutos depois, ele avisou que a pressão estava baixa.

Já nos Audis e VW, nunca funciona. O pneu pode estar no "chão"que não aparece um aviso.
Aere
Aere
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 134
Data de inscrição : 15/06/2014
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por luciofrigo Qua 25 Jun 2014, 21:24

Caro Ulisses,

Esse suposto controle de pressão teria alguma influencia no caso de 
mudança no tamanho das rodas? No caso de substituição das 4 rodas?
luciofrigo
luciofrigo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 223
Data de inscrição : 11/01/2014
Idade : 57

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por Ulysses V8 Benz Qua 25 Jun 2014, 23:03

Acredito que não, pois você pode resetar o valor. Com isso o sistema aprende que o novo tamanho é aquele e passa a monitorá-lo.

Abraço!

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por Nilton Qui 26 Jun 2014, 12:39

A minha  E430 B4 possui o sistema de controle, mas não sei direito como funciona. Reparei que as válvulas  dos pneus são diferentes das comuns e aparentemente possui um sensor interno. O botão para controle fica dentro do cinzeiro, ao lado do acendedor de cigarros.
Controle de pressão ds pneus [+funciona?] 21ciaux
Controle de pressão ds pneus [+funciona?] 2aij4fb
Nilton
Nilton
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 473
Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por Ulysses V8 Benz Qui 26 Jun 2014, 12:43

Nas blindadas, por razão de segurança, deve existir um sistema semelhante ao Rodo-ar ou algo assim, que mantenha a pressão mesmo com algum furo.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por Nilton Qui 26 Jun 2014, 12:57

Ulysses,
Ainda estou pesquisando como funciona porque não vi nenhum compressor ou mangueiras ligadas as válvulas. Na CSS também não souberam explicar. Eu nunca desmontei os pneus (Dunlop runflat) para ver como é o sistema por dentro.
Nilton
Nilton
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 473
Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por Ulysses V8 Benz Qui 26 Jun 2014, 14:21

No manual não explica?

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por Nilton Qui 26 Jun 2014, 19:43

Ulysses,
O manual apenas explica como digitar os parâmetros (no computador de bordo) para que o sistema controle a pressão e avise caso haja alguma distorção.
Não existe nenhum sistema tipo rodar, ou seja, o sistema apenas alerta sobre a variação de pressão.
O que eu estou pesquisando é como a pressão é medida e como a mesma é transmitida do pneu para o computador de bordo. Não há nenhum sistema visível no pneu, e de diferente dos pneus comuns notei que a válvula é metálica e robusta, motivo pelo qual eu deduzi que a medição deve ser transmitida à partir daí por algum dispositivo interno.
O manual (capa dura) é igual a de todas W210 3a. Fase (ano 2000, pós L6 e V6 1998/1999), e existem 2 sistemas, um para as comuns e outro para a AMG.
O caderno/manual sobre o sistema EGuard é individual e não trata desse assunto.
Nilton
Nilton
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 473
Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por Ulysses V8 Benz Qui 26 Jun 2014, 19:53

Então é o mesmo das demais, controlado pelo sensor do ABS. A válvula mais robusta deve ser por causa do tipo de pneu.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por Fabio071 Sex 27 Jun 2014, 12:19

O único sistema que mostra a pressão no painel que conheço é composto de sensores dentro dos pneus acoplados ao bico que enviam a informação para o computador de bordo usando algum tipo de rádio-frequência. Trocando a roda deve-se instalar tambem os bicos com sensor para preservar a informação de pressão. Tenho ceretza que a BMW e Ford usam este sistema, não tenho certeza a respeito das MBs.
Fabio071
Fabio071
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 26/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por rubenjensen Sex 27 Jun 2014, 13:09

Nas Mercedes, dependendo do modelo e do ano tem o sensor pela rotação e tem o sensor no ventil que se comunica por rádio, tem uma bateria interna no sensor. 
http://www.ebay.com/itm/MERCEDES-S-CLASS-S550-S600-CL550-TPMS-TIRE-PRESURE-MONITOR-SENSORS-A0045425618-/221412604501?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item338d383a55&vxp=mtr
Controle de pressão ds pneus [+funciona?] M-VXdsLczzwstNGbxGptiaw
rubenjensen
rubenjensen
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 145
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 69

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por rubenjensen Sex 27 Jun 2014, 13:16

Existe para venda o sensor que vai na tampa do ventil e um monitor que é colocado na parte interna do veículo. 
Controle de pressão ds pneus [+funciona?] MBy2g-oSp8qVx3fgmP9X10g
http://www.ebay.com/itm/Car-Use-4-External-Internal-Sensors-TPMS-Tire-Pressure-Monitoring-System-/271454274087?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3f33ef8227&vxp=mtr
rubenjensen
rubenjensen
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 145
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 69

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por Nilton Sex 27 Jun 2014, 13:25

Acho que o Ruben matou a charada. Por fora a válvula é idêntica as da foto. Eu só não conhecia como ela era por dentro. A transmissão deve ser mesmo por rádio frequência, pois não existe nenhum link físico visível entre as rodas e a carroceria.
Nilton
Nilton
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 473
Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por marcelpb Sex 27 Jun 2014, 16:54

Interessante que no último sábado o sensor de pressão dos pneus acendeu e tive de calibrá-los (o carro estava parado há alguns dias) e aí no outro dia houve uma pane elétrica provavelmente no sensor do ABS. Acho que há relação.
marcelpb
marcelpb
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 229
Data de inscrição : 10/08/2012
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por mrcaetano Dom 27 Jul 2014, 22:45

Troquei as rodas do carro e quando arranco com o carro aparece uma mensagem de falha no ESP e manda verificar a pressão dos pneus, não troquei os bicos. Alguém já desmontou as rodas da C200 2008 para saber se tem ou não o sensor de pressão dentro?
mrcaetano
mrcaetano
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 29/04/2014
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por rubenjensen Seg 28 Jul 2014, 11:53

Provavelmente nos dois casos pode ser pela pressão diferente nos pneus, terão uma rotação diferente e o sensor interpreta como erro. Quando o sensor é no ventil como nas Land Rover é preciso baixar a pressão de todos os pneus e depois encher. A minha ML apresentava o erro no Esp, como os pneus estavam gastos com diferença de desgaste, troquei os pneus e não deu mais o erro. Quando dá o alarme de pneu furado e se conserta ou enche o pneu tem que equalizar, não lembro agora como fazer
rubenjensen
rubenjensen
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 145
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 69

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por Matheusmlf Seg 25 Ago 2014, 22:06

No meu Golf TSi acusou um dia que estava descalibrado, na X3 que ja tivemos aqui em casa so fui descobrir o pneu vazio na hora de pegar a estrada... Nunca apareceu nada na minha C250, vou fazer o teste...
Matheusmlf
Matheusmlf
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 82
Data de inscrição : 29/03/2013
Idade : 29

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por rodsraes Ter 23 Set 2014, 12:35

pessoal funciona sim,

tenho uma c200k 2010, moro no Rio e retornando de São Paulo, o painel mudou de cor e indicou pneu com problema de pressão.

como meu carro é blindado, coloco 35 libras, o pneu realmente estava com um prego e estava com 30 libras.

segue foto para ilustrar.

abs
[img]Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Nxwd37[/img]
rodsraes
rodsraes
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/03/2014
Idade : 46

Leonardo Chagas da Silva gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Controle de pressão ds pneus [+funciona?] Empty Re: Controle de pressão ds pneus [+funciona?]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos