Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

+16
Gustavo Vanesghick
EfBauru
ThiSantana
walter paiva
Ulysses V8 Benz
Falcon
paulo brito
J.Carlos
Kanduxo
iveiga
Peter Bohme
Professor
João
C-220
douglas barddal
MMbenz
20 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por Kanduxo Qua 19 Fev 2014, 20:45

Eu acho que as travessuras eram feitas pela antiga baby da MMBenz, a "bombinha"....kkkk
Kanduxo
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3983
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por ThiSantana Qua 19 Fev 2014, 21:13

Não...digo travessuras, como histórias, coisas que a Mmbenz fez...a bombinha, pelo que sei fazia TRAVESSURAS!!!
ThiSantana
ThiSantana
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 61
Data de inscrição : 07/01/2014
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por MMbenz Qua 19 Fev 2014, 22:32

Eu entendi.... Kkkkk

A bombinha.... Eram histórias de arrepiar..... Ja minha Lara eh só alegrias, histórias boa de contar.... Mas, foi bom o Kanduxo esclarecer....

Obrigada meninos!!!
MMbenz
MMbenz
Usuário Platina
Usuário Platina

Feminino Mensagens : 1285
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por Kanduxo Sex 21 Fev 2014, 22:51

Ahhhhhhh bom....
Da Bombinha nem lembranças, né não MMBenz? kkkkk
Kanduxo
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3983
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por MMbenz Sáb 22 Fev 2014, 00:44

Kanduxo ...

Ela já ficou no passado... Deixei-a como aprendizado e não posso dizer que foi de todo mal , pq, foi através dela que conheci o Portal! Só isso pra mim já foi um ganho... Olha, quantos amigos eu fiz!!!

Agora a Lara... essa foi um presente... Muito boa se pudesse não vendia ... Mas... Pra realizar um sonho preciso  abrir mão dela...


Falando nisso ... Eu coloquei anúncio na Web motors e no Mercado Livre... Lá eu mencionei que aceitava contra-propostas, porém, realistas... Tem vindo cada uma... Rs...

Aqui eu esqueci de colocar...Mas, aceito também... Eu preciso vende-la... Mas... não vou queimar a Lara... Ela tem valor, está excelente ... Não estou fazendo negócio para tirar vantagem... Estou pedindo o que acho justo... Mas, conversando dá pra fazer negócio! Eu quero que ela vá pra alguém que cuide bem dela... assim como o ex-dono e eu...

Abs,
MMbenz
MMbenz
Usuário Platina
Usuário Platina

Feminino Mensagens : 1285
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por Kanduxo Sáb 22 Fev 2014, 20:44

Sem duvidas, MMbenz.
O Terios me arrancou muita grana, mas eu conheci muitos amigos com ele....rsrsrs
Venda teu carro pelo o que ele vale, está um brinco, então não o dê por qualquer dinheiro.
Kanduxo
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3983
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por Ulysses V8 Benz Dom 23 Fev 2014, 12:46

O problema é que o pessoal vê por ai carros sendo vendidos a 8 ou 10 mil e pensam que os bons tb custam esse preço. 

Classe A é Mercedes e aquela história de "pagar baratinho e ir arrumando aos poucos" não funciona. Pior que normalmente o cidadão só descobre isso depois que faz a besteira hehehe... 

Abraço!

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por Kanduxo Dom 23 Fev 2014, 14:16

Verdade...rsrsrs
O povo brasileiro tem de entender que as vezes tem de se pagar mais para se ter um carro melhor.
Kanduxo
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3983
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por Professor Dom 23 Fev 2014, 15:39

Carro bom, com histórico, tem que valer mais.
Professor
Professor
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2410
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por ThiSantana Dom 23 Fev 2014, 19:30

O Professor falou tudo!
ThiSantana
ThiSantana
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 61
Data de inscrição : 07/01/2014
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por MMbenz Seg 24 Fev 2014, 13:11

É a mais pura verdade... Muitos me contatam pela WM dizendo, pq, o seu é bem mais caro que a maioria que está anunciado???

Eu já estou até com a resposta afiada... kkkk.... O meu não é caro... Vc deveria se perguntar: Pq, os outros estão baratos... O meu tem procedência, está todo revisado, tem histórico... Não tem gambiarras... E por aí vai... Rs...

E eu não vou desvalorizar a Lara... Se não pagarem um preço justo eu não vendo e pronto! Já estou morrendo de dó de vender mesmo... kkkkkk

Eu concordo com vcs meninos!!!

Abs!
MMbenz
MMbenz
Usuário Platina
Usuário Platina

Feminino Mensagens : 1285
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por EfBauru Seg 24 Fev 2014, 15:11

O pior é que carros com procedência e bom histórico de manutenção quase nunca são valorizados da maneira como deveriam. Cara prefere comprar o que "tá mais barato" e nem imagina o que vem depois. Fazer o que...
Negociar o preço é uma coisa, fazer "doação" do carro é outra bem diferente...
Desejo uma ótima venda!!
EfBauru
EfBauru
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1731
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por Kanduxo Ter 25 Fev 2014, 17:06

Eu demorei 4 meses pra vender o Terios. Cansei de receber propostas perguntando o por que do preço mais alto. Eu só respondia dizendo "Leia o anuncio e veja como o carro está."
Kanduxo
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3983
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por MMbenz Ter 25 Fev 2014, 23:40

Pura verdade ... Todos querem um carro bom... Mas... não querem pagar por isso. O engraçado é que as pessoas fazem contato já falando sobre manutenção cara, carro sem valor comercial, etc... Aí vc pergunta ... Mas se vc acha tudo isso do carro, pq, quer comprar um??? Detesto gente que chega menosprezando seu carro, achando que vc vai baixar o preço. Que ridículo!!! Se acha que é tão ruim assim, pq, não procura um Gol, um Uno...No preço que querem pagar só esses mesmo ... Rs...  Quer MB boa ... Paga... Né???

Abs,
MMbenz
MMbenz
Usuário Platina
Usuário Platina

Feminino Mensagens : 1285
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por Kanduxo Qua 26 Fev 2014, 21:33

Tá corretíssima, MMBenz. Manda pra esses caras o link da opinião dos donos de Classe A que eles mudam de ideia....hahaha
Kanduxo
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3983
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por Gustavo Vanesghick Qua 26 Fev 2014, 21:54

Pior são aqueles que chegam colocando preço no bem dos outros...

A melhor resposta é simplesmente dizer "ah, mas o valor de venda é tanto! Infelizmente, pelo valor que você quer pagar tem muitos outros por aí. Dá uma procurada e, quem, sabe, você ache um que caiba no seu bolso..."
Gustavo Vanesghick
Gustavo Vanesghick
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2196
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por Marcus Donarumma Qui 27 Fev 2014, 11:12

Concordo com os confrades em gênero número e grau, o carro tá lindo mesmo, o que ocorre é que está acima da Fipe (18.943,00), eu pagaria 19 ou 20 nele sabendo que estaria praticamente casando com o carro, por isso a dificuldade em conseguir compradores, é por isso que não vendo o meu, arrumo tudo que tem que arrumar e as vezes até mais do que o necessário, pra queimar só numa ocasião de upgrade para o Classe B senão fico com ele !
Marcus Donarumma
Marcus Donarumma
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 413
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por MMbenz Qui 27 Fev 2014, 12:31

Então ... Marcus já coversamos e 19 mil eu fiz pra vc....rs... Agora, tabela eh muito relativo... pq, a maioria das babys anunciadas 2005 classic.... estão abaixo da tabela... 15/16 mil... Será pq? E pior não vendem... Eu te falo pq... Estão a maioria com problemas...
Moral da história ... Eh o que falamos aqui até agora... Todos querem um classe A, nas condições da minha... com o preço das bombinhas... Rs...

Casar com ela eu não caso não .... kkkk... Chega de casar... Mas fico com ela o tempo que for necessário ... Pq, desvalorizar meu carro ou fazer doação ... Não dá ... Né? ??

Agora eu concordo com vc... Pra quem não tem o $ disponível o melhor a fazer e ir arrumando aos poucos mesmo...

Abs,
MMbenz
MMbenz
Usuário Platina
Usuário Platina

Feminino Mensagens : 1285
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por walter paiva Qui 27 Fev 2014, 12:39

Aí o cara compra por R$ 18 paus, gasta R$ 2 paus em revisão e a conta fecha em R$ 20.
A MMBenz esta certa em vender por R$ 20, pois o carro dela esta revisado.
Nós temos que dar valor ao que temos, não depreciar o nosso bem que o mantemos e gastamos em revisão para mante-lo em ordem e sempre confiável principalmente em viagens onde é só colocar gasolina e ir para onde quiser.

É aquela velha história " Não existe nada mais caro do que uma Mercedes barata"

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por Professor Qui 27 Fev 2014, 12:55

Walter, acho R$ 2 mil pouco, dependendo do carro. Só um jogo de pneus vai custar R$ 2 mil. E o pior: por mais que se gaste em um carro que nunca foi bem cuidado, ele nunca ficará no patamar de um carro que foi bem cuidado.

Digo isto pelo conjunto da obra. Se a pessoa, por exemplo, não troca o filtro de combustível, não vai também cuidar do interior, dos acabamentos. Se for quebrando, vai ficando quebrado.
Professor
Professor
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2410
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por deusdedit Qui 27 Fev 2014, 13:19

MMBenz

Eu acho que a sua está até muito barata. Quando comprei a minha A160 paguei R$ 22.000,00 (pagaria até mais) e não me arrependo nem um pouco. Se já não tivesse adquirido a minha, com certeza a sua teria sido minha no 1º dia do seu anuncio. Na Avantgarde paguei bem mais. Carro usado não tem preço, tem estado de conservação. Quer tabela ? Compra zero. Detalhe: nenhuma delas estavam revisadas como a sua, eu que fiz todas as revisões, inclusive as trocas de pneus. Logo aparece alguém que entenda e valorize a sua Lara, pagando o preço justo. Classe A não se compra para revenda, e sim para uso próprio. Tenho certeza que quem adquiri-la terá feito um excelente negócio. Boa sorte.
deusdedit
deusdedit
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 533
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 77

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por Gustavo Vanesghick Qui 27 Fev 2014, 13:49

Nós temos que dar valor ao que temos, não depreciar o nosso bem que o mantemos e gastamos em revisão para mante-lo em ordem e sempre confiável 

Concordo em gênero, numero e grau, Walter!

Penso eu que, na grande maioria das vezes, são os proprietários e aqueles interessados em fazer "negócio da china" os primeiros a depreciar o bem, ao aceitar negócios em algumas das vezes para se ver livre do veículo!

O Classe A em nosso mercado é um dos maiores exemplos disto! Apontem, nesta categoria de veículo, qual carro se compra, por este valor, com todos os equipamentos de segurança como o Classe A?

Se a Mercedes fosse uma marca mais "popular" e tivesse que produzir um carro em alto volume, era sério candidato a ficar anos e anos no mercado, como o Fiat fez com o uno, que depois virou mille até chegar o seu fim, mesmo assim como consequência da lei que tornou obrigatória alguns itens de segurança!

Não estou a comparar um com o outro, mas se for fazer uma compra racional, sem levar em conta quesitos como idade do veículo, o fato de não ser fabricado mais e outras mais, dificilmente até na faixa dos 25k se acha opção a altura!
Gustavo Vanesghick
Gustavo Vanesghick
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2196
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por Kanduxo Sex 28 Fev 2014, 17:30

O Walter e o Gustavo estão corretíssimos.
O carro da MMBenz vale até mais que 20! O Kichute, por menos de 18, 19 não sai, redondinho do jeito que está.
Vai demorar para o brasileiro entender que para se ter um carro bom paga-se o preço dele!
Kanduxo
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3983
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por MMbenz Sex 28 Fev 2014, 23:47

Walter, Professor, Deusdedit, Gustavo e Kanduxo... compartilho a mesma opinião

Obrigada,
MMbenz
MMbenz
Usuário Platina
Usuário Platina

Feminino Mensagens : 1285
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por MMbenz Qua 02 Abr 2014, 00:04

Pessoal!

Eu vim aqui dar um retorno ...

Bom, eu coloquei a Lara à venda... pois havia surgido a oportunidade de comprar uma Classe A automática, aliás eu tinha 2 opções... A primeira a Classe A do Ilton, que já foi vendida e a Classe A do Paulo Brito que está indo de mudança para Austrália.

Tinha que optar por uma delas e por Ns... Motivos eu optei pelo Classe A do Paulo.

Difícil vender, pois, todos que me procuram querem uma Classe A igual ou melhor que a minha, mas, com preço de carro, sem manutenção e na maioria das vezes cheios de problemas, por isso o preço baixo. Falando bem claro, todos querem "galinha morta".

Eu claro, como disse quero vender e não fazer doação... Rs... Então, ficou difícil, mas... Semana passada encontrei uma compradora e conseguimos chegar num consenso, fiquei feliz da vida, aí, antes de fechar negócio liguei para o Paulo para realmente ter certeza se ele iria me vender o Classe A dele e foi quando ele me disse hoje que não vai mais vender a baby, então, liguei para a futura e ex-compradora e falei pra ela que não havia dado certo a compra da minha, pois, já tinha deixado ela ciente de que só venderia com a certeza da compra da outra.

Sendo assim, não vou mais vender a Lara, eu sempre penso quando as coisas não se acertam que não era pra ser ... E que Deus está preparando algo maior e melhor pra mim, talvez seja uma maneira de me conformar no momento com a situação e não ficar chateada, olhar sempre pra frente e acreditar em algo melhor.

Obrigada, a todos que torceram por mim, mas, ainda não será dessa vez que terei minha automática.

Peço, por favor, aos moderadores que suspendam a venda da Lara e que deixem o tópico um pouco aberto para que os amigos saibam o final da história, pois, sei que  muitos estavam torcendo e tem a curiosidade de saber o que aconteceu.

Obrigada,


Última edição por MMbenz em Qua 02 Abr 2014, 00:05, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Final da história!)
MMbenz
MMbenz
Usuário Platina
Usuário Platina

Feminino Mensagens : 1285
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica  - Prata / Lara - Venda Cancelada - Página 2 Empty Re: Vendo Classe A 160 Classic 2005 - Mecânica - Prata / Lara - Venda Cancelada

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos