Rolls-Royce Camargue
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Antônio Elias
exaustor
6.9fan
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Rolls-Royce Camargue
Caros,
No início da dédada de 70, com o Rolls-Royce Corniche já estabelecido como o modelo da marca com perfil mais esportivo, a empresa decidiu que poderia se beneficiar de um modelo top de linha com design mais moderno e voltado para superastros e multimilionários que gostassem de dirigir seus próprios carros. Sergio Pininfarina foi chamado para desenvolver o desenho do novo projeto - um reconhecimento de que a Itália era o lugar certo para quebrar o conservadorismo do design inglês.
Nasceu o Rolls-Royce Camargue, de design claramente italiano e mecânica inglesa. O Camargue foi o primeiro Rolls-Royce desenhado "fora de casa", o único a ser desenvolvido por dimensões métricas e o único a ter a famosa grade do radiador inclinada - em exatos 15 graus, solução encontrada por Pininfarina para que o desenho não perdesse sua modernidade. Por ser o flagship da marca, o Camargue era o modelo mais caro no catálogo da Rolls-Royce, superando até mesmo o Phantom VI, custando o dobro do já caríssimo Silver Shadow e mais de 1,5 vez o preço de uma Mercedes 600.
Também por ser o topo de linha da marca, os materiais eram frequentemente recusados por estarem "fora dos padrões de exigência de um Camargue", o que levava 1 unidade a demorar até 6 meses para ser concluída e um cliente poderia ter de esperar até 2 anos para receber sua encomenda.
O painel do Camargue era inspirado nos de aeronaves, numa clara homenagem de Pininfarina a longa associação da Rolls-Royce com a aviação.
O desenho final foi, como poderia de se esperar, genuínamente italiano. Embora controverso para alguns, o modelo foi um sucesso entre os astros da época, sheiks árabes, e Tycoons dos negócios.
O Camargue foi lançado na Sicília em 1975, em evento de grandes proporções. Sua produção durou até 1986, quando um lote limitado de 12 exemplares foi produzido para o mercado americano em celebração aos 80 anos de comercialização da marca naquele país.
As fotos abaixo são de um Rolls-Royce Camargue 1981.
No início da dédada de 70, com o Rolls-Royce Corniche já estabelecido como o modelo da marca com perfil mais esportivo, a empresa decidiu que poderia se beneficiar de um modelo top de linha com design mais moderno e voltado para superastros e multimilionários que gostassem de dirigir seus próprios carros. Sergio Pininfarina foi chamado para desenvolver o desenho do novo projeto - um reconhecimento de que a Itália era o lugar certo para quebrar o conservadorismo do design inglês.
Nasceu o Rolls-Royce Camargue, de design claramente italiano e mecânica inglesa. O Camargue foi o primeiro Rolls-Royce desenhado "fora de casa", o único a ser desenvolvido por dimensões métricas e o único a ter a famosa grade do radiador inclinada - em exatos 15 graus, solução encontrada por Pininfarina para que o desenho não perdesse sua modernidade. Por ser o flagship da marca, o Camargue era o modelo mais caro no catálogo da Rolls-Royce, superando até mesmo o Phantom VI, custando o dobro do já caríssimo Silver Shadow e mais de 1,5 vez o preço de uma Mercedes 600.
Também por ser o topo de linha da marca, os materiais eram frequentemente recusados por estarem "fora dos padrões de exigência de um Camargue", o que levava 1 unidade a demorar até 6 meses para ser concluída e um cliente poderia ter de esperar até 2 anos para receber sua encomenda.
O painel do Camargue era inspirado nos de aeronaves, numa clara homenagem de Pininfarina a longa associação da Rolls-Royce com a aviação.
O desenho final foi, como poderia de se esperar, genuínamente italiano. Embora controverso para alguns, o modelo foi um sucesso entre os astros da época, sheiks árabes, e Tycoons dos negócios.
O Camargue foi lançado na Sicília em 1975, em evento de grandes proporções. Sua produção durou até 1986, quando um lote limitado de 12 exemplares foi produzido para o mercado americano em celebração aos 80 anos de comercialização da marca naquele país.
As fotos abaixo são de um Rolls-Royce Camargue 1981.
6.9fan- Usuário Bronze
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6.9fan- Usuário Bronze
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Re: Rolls-Royce Camargue
O carro mede 5,17 metros de comprimento - pouco mais que a 126 SEL e pouco menos que a S 140 L -, e 1,92 de largura. Consumo de 4km por litro na cidade e uns 6 na estrada.
Não era carro para correr mesmo. O motor é de 6.7 litros e a potência, embora nunca divulgada, era estimada entre 220 e 240 HP. A velocidade máxima era de 192 kph. Sempre que perguntada sobre a potência a Rolls Royce limitava-se a responder: Enough ( o suficiente ).
Abração,
Fernando
Não era carro para correr mesmo. O motor é de 6.7 litros e a potência, embora nunca divulgada, era estimada entre 220 e 240 HP. A velocidade máxima era de 192 kph. Sempre que perguntada sobre a potência a Rolls Royce limitava-se a responder: Enough ( o suficiente ).
Abração,
Fernando
6.9fan- Usuário Bronze
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Idade : 58
Re: Rolls-Royce Camargue
E, apenas complementando para aqueles que tiverem interesse, seguem fotos do último lote de 12 Camargues - produzida em 1986, último ano de fabricação, uma edição limitada feita em celebração aos 80 anos de comercialização da RR nos Estados unidos. Todos eram brancos com teto em everflex branco, interior escarlate, itens especialíssimos - incluindo uma valise RR para seu feliz proprietário -, e foram os únicos Camargues que tiveram emblema com o nome do modelo, localizado na traseira do carro - o Camargue deveria ser reconhecido unicamente pelo seu desenho, e por isto dispensava emblemas - mais uma mística criada pelos excelentes marketeiros da RR.
Abraços
Abraços
6.9fan- Usuário Bronze
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Re: Rolls-Royce Camargue
Abração,
Fernando
6.9fan- Usuário Bronze
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Idade : 58
Re: Rolls-Royce Camargue
Essa fotos abaixo são de um Camargue de um amigo do confrade Bezerra, postadas quando criei esse tópico no outro fórum. Vale a pena postar novamente pois há poucos aqui no Brasil, sabemos de 3 unidades.
Abração,
Fernando
Abração,
Fernando
6.9fan- Usuário Bronze
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Idade : 58
Re: Rolls-Royce Camargue
Pode-se dizer que os RR são sínonimos de classe/ elegância e sofisticação, o resto é para os "fracos".
exaustor- Usuário Bronze
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Idade : 24
Re: Rolls-Royce Camargue
Não entendi?!o resto é para os "fracos".
Antônio Elias- Usuário Platina
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Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65
Re: Rolls-Royce Camargue
De todos os modelos RR, este realmente não ficou legal, seu desenho tem proporções estranhas retas e caídas, frente a traseira não se conversam, seu interior até vai, não foi bem recebido nem na Inglaterra, más para colecionadores é um ítem obrigatório na garagem, abs.
Reuthmann- Usuário Ouro
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Idade : 54
Re: Rolls-Royce Camargue
Bom, eu acho esse carro do grande cacete, exclusivíssimo. Não sei dizer se não teve aceitação ou se venderam apenas pouco mais de 500 unidades por que era caríssimo e exclusivo. Lembro-me que diziam que o RR era o carro para o motorista levar o milionário de um lado para o outro e o Camargue foi feito para o milionário se passear dirigindo, ou seja, mais requintado como um todo.
Realmente as linhas devem ter causado um certo impacto, até por ser Pininfarina e, conforme texto do primeiro post: O Camargue foi o primeiro Rolls-Royce desenhado "fora de casa", o único a ser desenvolvido por dimensões métricas e o único a ter a famosa grade do radiador inclinada - em exatos 15 graus, solução encontrada por Pininfarina para que o desenho não perdesse sua modernidade.
Tem lá seu charme, rsrsrs.
Abs
Realmente as linhas devem ter causado um certo impacto, até por ser Pininfarina e, conforme texto do primeiro post: O Camargue foi o primeiro Rolls-Royce desenhado "fora de casa", o único a ser desenvolvido por dimensões métricas e o único a ter a famosa grade do radiador inclinada - em exatos 15 graus, solução encontrada por Pininfarina para que o desenho não perdesse sua modernidade.
Tem lá seu charme, rsrsrs.
Abs
Luiz Pinheiro- Usuário Platina
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50
Re: Rolls-Royce Camargue
Uma das últimas edições da revista "Classic & Sports Cars" fez uma reportagem muito interessante comparando o Camargue, o Aston Martin Lagonda, e o Bristol, sob o título: Mesmo as empresas mais tradicionais podem "go Crazy" algumas vezes. Ou seja, três carros surpreendentes e polêmicos, sendo comparados. Mas demonstra realmente este ponto do Camargue, que tb é comum aos outros modelos da reportagem, ou seja, alguns gostam, outros detestam - ou não apreciam.
Abração,
Fernando
Abração,
Fernando
6.9fan- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 05/04/2013
Idade : 58
Re: Rolls-Royce Camargue
Fernando boa lembrança o Aston Lagonda, que coisa horrível, esqueceram de adicionar na reportagem o Lamborguini LM002, abs.
Reuthmann- Usuário Ouro
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Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 54
Re: Rolls-Royce Camargue
E o Aston Martin Lagonda era o segundo carro mais caro do mundo, com uma performance parecida à da 6.9 (+- 240 km/h de final, 0 a 100 em 8 segundos). Bem rápido para um sedã da época.
Mas a reportagem era bem positiva em relação aos três carros, como se o tempo tivesse ajudado na avaliação do estilo, já que as performances a q se propunham os três, - conjunto de conforto, silêncio, luxo, e desempenho - era de fato excelente.
Abração,
Fernando
Mas a reportagem era bem positiva em relação aos três carros, como se o tempo tivesse ajudado na avaliação do estilo, já que as performances a q se propunham os três, - conjunto de conforto, silêncio, luxo, e desempenho - era de fato excelente.
Abração,
Fernando
6.9fan- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 05/04/2013
Idade : 58
Re: Rolls-Royce Camargue
O Camargue é um modelo que se ama ou odeia, não há meios termos.
Eu pessoalmente amo e muito!
Eu pessoalmente amo e muito!
Re: Rolls-Royce Camargue
Fernando, adorei o seu post, muito explicativo, bem detalhado e falando de um modelo que é a raridade dentro da Coroa Inglesa.
Sim o Camargue tem um desenho especial, afinal quem conhece o trabalho da lenda do design, Sergio Pininfarina, não se esperaria algo mto diferente.
Boa parte das marcas Premiums tradicionais já deram trabalho a este renomado "artista".
A Cadillac com o Allanté foi a mesma "quebra" de design.
Afinal, se fossem para ficaar com a mesma cara não precisariam contratar um designer de fora e pagar milhões de dólares em projetos para ele.
Voltando ao carro em si, acho-o muito bonito, mistura as linhas angulosas italianas com a sutileza do design Inglês.
É um carro para Connoisseurs. Não é carro para ser vendido em volume. é uma vitrine exclusiva já dentro da exclusividade da marca.
Para quem não sabe o Rolls-Royce Camargue foi construido em Londres por Mulliner Park Ward e desenhado por Paolo Martin em Pininfarina.
Foi construido entre 1975 e 1986, perto de 11 anos de vida com 531 veículos produzidos.
Outro detalhe interessante foi que o Camargue foi o único RR construído inteiramente sob medidas métricas.
Eu já vi um nos nossos ENP´s uma certa vez maravilhoso digno de aplausos em pé!rsrsrsrsrsrsrsrs.
Enfim, o desenho do Pininfarina é algo para ser olhado e apreciado com calma para poder entender as linhas e a razão pela qual cada ângulo, lanterna, painel foi criado.
é para vc estacionar o carro em uma praça ou jardim e ficar apreciando suas linhas enquanto faz seu picnic no melhor estilo inglês!
Sim o Camargue tem um desenho especial, afinal quem conhece o trabalho da lenda do design, Sergio Pininfarina, não se esperaria algo mto diferente.
Boa parte das marcas Premiums tradicionais já deram trabalho a este renomado "artista".
A Cadillac com o Allanté foi a mesma "quebra" de design.
Afinal, se fossem para ficaar com a mesma cara não precisariam contratar um designer de fora e pagar milhões de dólares em projetos para ele.
Voltando ao carro em si, acho-o muito bonito, mistura as linhas angulosas italianas com a sutileza do design Inglês.
É um carro para Connoisseurs. Não é carro para ser vendido em volume. é uma vitrine exclusiva já dentro da exclusividade da marca.
Para quem não sabe o Rolls-Royce Camargue foi construido em Londres por Mulliner Park Ward e desenhado por Paolo Martin em Pininfarina.
Foi construido entre 1975 e 1986, perto de 11 anos de vida com 531 veículos produzidos.
Outro detalhe interessante foi que o Camargue foi o único RR construído inteiramente sob medidas métricas.
Eu já vi um nos nossos ENP´s uma certa vez maravilhoso digno de aplausos em pé!rsrsrsrsrsrsrsrs.
Enfim, o desenho do Pininfarina é algo para ser olhado e apreciado com calma para poder entender as linhas e a razão pela qual cada ângulo, lanterna, painel foi criado.
é para vc estacionar o carro em uma praça ou jardim e ficar apreciando suas linhas enquanto faz seu picnic no melhor estilo inglês!
_________________
1980 Mercedes-Benz 300 TD "Laranjinha" com interior Beige (S123)
1988 Mercedes-Benz 560 SEL Azul marinho com interior Cinza (W126)
1994 Mercedes-Benz SL 320 Triple Royal Blue (R129)
1975 Mercedes-Benz 240D Azul Bebê com interior em tecido azul (/8 ou W115D)
1976 Mercedes-Benz 450SL Cap Cana Green com interior Verde (R107)
AMERICAN DREAMS:
1954 CADILLAC FLEETWOOD SIXTY ESPECIAL SERIES
1960 CADILLAC FLEETWOOD SIXTY ESPECIAL SERIES
1993 CADILLAC ELDORADO TOURING COUPE
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