Fadiga de Freios - E430
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Fadiga de Freios - E430
Nunca tinha acontecido com Mercedes. Após descer a serra de Boissucanga em São Sebastião com a E430 2001 os freios acabaram, o pedal foi até o final. Dei umas bombadas e ele pegou. Após mais uns 10 min. rodando ele voltou ao normal. Nunca entendi porque isso acontece. A única vez que isso aconteceu comigo com um carro moderno foi com um Fiat Tempra 1996 (novo à època) após descer a serra de Taubaté para Ubatuba.
Nilton- Usuário Prata
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Mensagens : 473
Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 64
Re: Fadiga de Freios - E430
Fluído de freio. Coloque um DOT 5.1.
RacerMan- Usuário Iniciante
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Mensagens : 26
Data de inscrição : 19/03/2013
Re: Fadiga de Freios - E430
Nilton,
Tens feito a troca periódica do fluído de freio?
Quando ele está fora do prazo de troca ou superaquece, pode acontecer isso.
Abs,
Tens feito a troca periódica do fluído de freio?
Quando ele está fora do prazo de troca ou superaquece, pode acontecer isso.
Abs,
Alexandre - PR- Usuário Platina
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Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 40
Re: Fadiga de Freios - E430
o nível está completo. substituir o existente?
Nilton- Usuário Prata
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Mensagens : 473
Data de inscrição : 09/10/2012
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Re: Fadiga de Freios - E430
Deve ser substituido a cada 2 anos.
_________________
Abraços,
Epicco
Moderador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco- Moderador
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70
Re: Fadiga de Freios - E430
Pouco antes de eu comprar o carro no final de dezembro ele tinha sido revisado na Europamotors Campinas. Vou checar nas NFs se o fluido foi substituido de acordo com o manual. Coloquei a consulta para saber se existe algum outro problema mecanico que pode causar essa falha. Mas realmente fluido velho fica äguado"e com o calor fica elástico.
Nilton- Usuário Prata
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Data de inscrição : 09/10/2012
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Re: Fadiga de Freios - E430
Problemas com o cilindro mestre pode causar esse tipo de falha?
Nilton- Usuário Prata
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Mensagens : 473
Data de inscrição : 09/10/2012
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Re: Fadiga de Freios - E430
Sim,mas não ficaria bom sozinho, troca esse fluido!
![What a Face](https://2img.net/i/fa/i/smiles/fresse.png)
Maluhy- Usuário Platina
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Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
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Re: Fadiga de Freios - E430
Nilton,
Apenas tome cuidado na hora da troca. Se o fluído estava muito velho, com a troca, o fluído novo pode danificar as borrachas e salvo engano, danificar inclusive o cilindro mestre.
Abs,
Apenas tome cuidado na hora da troca. Se o fluído estava muito velho, com a troca, o fluído novo pode danificar as borrachas e salvo engano, danificar inclusive o cilindro mestre.
Abs,
Alexandre - PR- Usuário Platina
-
Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 40
Re: Fadiga de Freios - E430
Maluhy,
obrigado.
sei que o topico não tem nada com isso, mas jà que voce está por aqui, existe alguma ferramenta especial para liberar aquelas duas buchas plasticas que firmam a alavanca do cambio da W210? estou com dificuldade para trocar a que liga a alavanca do cambio com a vareta (mais inacessível)? o carro está em local sem recursos.
obrigado.
sei que o topico não tem nada com isso, mas jà que voce está por aqui, existe alguma ferramenta especial para liberar aquelas duas buchas plasticas que firmam a alavanca do cambio da W210? estou com dificuldade para trocar a que liga a alavanca do cambio com a vareta (mais inacessível)? o carro está em local sem recursos.
Nilton- Usuário Prata
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Mensagens : 473
Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 64
Fadiga de Freios - E430
Nilton, concordo com tudo acima mas, um lembrete importante; sempre ao descer uma serra, devemos usar o freio motor com a mesma marcha que voce subiria. Acho uma delicia usar os recursos que nossos carros automaticos possuem. Isto e' dirigir!
Desculpe me se voce ja sabia isso mas, esquentar freio![Evil or Very Mad](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_evil.gif)
Desculpe me se voce ja sabia isso mas, esquentar freio
![Evil or Very Mad](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_evil.gif)
azeto- Usuário Bronze
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Mensagens : 58
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 78
Re: Fadiga de Freios - E430
Azeto,
em retorno de feriado o fluxo nos dita a velocidade. não ha muita escolha (além de ingreme a descida, o carro é EB4).
Essa sua W124 deve ser muito bonita. Sou fã dessa cor. Ja tive 4 modelos diferentes ao mesmo tempo nesse tom. Que cor é por dentro? Nas minhas, 3 eram caramelo e 1 marfim.
em retorno de feriado o fluxo nos dita a velocidade. não ha muita escolha (além de ingreme a descida, o carro é EB4).
Essa sua W124 deve ser muito bonita. Sou fã dessa cor. Ja tive 4 modelos diferentes ao mesmo tempo nesse tom. Que cor é por dentro? Nas minhas, 3 eram caramelo e 1 marfim.
Nilton- Usuário Prata
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Mensagens : 473
Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 64
Re: Fadiga de Freios - E430
Nilton, é a bucha que fica embaixo do carro ,aonde vai o varão?
![Question](https://2img.net/i/fa/i/smiles/icon_question.gif)
Maluhy- Usuário Platina
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Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63
Re: Fadiga de Freios - E430
Meu filho capotou uma C 180 2001 pelo mesmo defeito e ao fazer testes do pedal depois ele não apresentou nada. Segundo ele acabou o freio e ao chegar no local vi o pedal todo abaixado.
Apenas para ilustrar o caso.
Apenas para ilustrar o caso.
Marcelo Loureiro- Banido
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Data de inscrição : 27/02/2013
Idade : 66
Re: Fadiga de Freios - E430
Pode ser um problema resultante do superaquecimento da pastilha. A resina usada na fabricação das pastilhas dos nossos carros, suporta menos de 200 graus centigrados de temperatura de trabalho. Numa descida de serra a temperatura do disco, mesmo sendo ventilado, pode ultrapassar facilmente essa marca, gerando uma carbonização superficial da pastilha, com perda momentânea da eficiência do nível de atrito, o que os especialistas chamam de 'fadding'. Uma vez restabelecida a temperatura de trabalho da pastilha pela ventilação do disco, tudo volta ao normal. Alem do fluido de freio, que deve ser trocado com frequência, eu verificaria também as pastilhas. O melhor de tudo, POR SEGURANÇA, seria descer a serra com velocidade reduzida D3 ou D2 e boa viagem.
Re: Fadiga de Freios - E430
E se for trocar o fluido, use o da especificação do manual ...
AEP- Usuário Platina
-
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50
Re: Fadiga de Freios - E430
Nilton a cor interna da minha e' vinho tambem. E' muito bonita. Na região, nunca vi outra na cor da minha. Voltando ao aquecimento do freio, creio que voce não usou o auxilio do freio motor,redução. Toda descida, serra eu uso a 3a e a 2a no meu e quase não uso o freio! Veja, meu motor 103, 6 cilindros em linha, segura pra caramba!
Abs.
Abs.
azeto- Usuário Bronze
-
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Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 78
Re: Fadiga de Freios - E430
Azeto,
antigamente eu tinha o costume de descer fortemente engrenado com os carros mais antigos e que possuíam marchas mais curtas. Ontem desci a serra de Boiçucanga novamente e fiz o teste (é a minha primeira W210 nessa configuração-8 cil.blindada de fábrica), e o carro só desce seguro sem usar os freios se for em primeira. Em 2a. ele já embala (atinge facilmente 80 km/h). Assim, pelo menos nesse carro controlá-lo no cambio em serras muito íngremes não é aconselhável, pois em 1a. marcha a velocidade de descida é lenta demais e não é muito difícil ser "ätropelado" por quem vem atrás.
antigamente eu tinha o costume de descer fortemente engrenado com os carros mais antigos e que possuíam marchas mais curtas. Ontem desci a serra de Boiçucanga novamente e fiz o teste (é a minha primeira W210 nessa configuração-8 cil.blindada de fábrica), e o carro só desce seguro sem usar os freios se for em primeira. Em 2a. ele já embala (atinge facilmente 80 km/h). Assim, pelo menos nesse carro controlá-lo no cambio em serras muito íngremes não é aconselhável, pois em 1a. marcha a velocidade de descida é lenta demais e não é muito difícil ser "ätropelado" por quem vem atrás.
Nilton- Usuário Prata
-
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Idade : 64
Re: Fadiga de Freios - E430
Malluhy,
desculpe não ter reparado na sua resposta.
É a que liga a alavanca da cabine ao varão (fica mais encondida no túnel). A do varão ao cãmbio está mais ã vista. Amanhã vou para a região norte e vou tentar levantá-la de novo. Na última vez que estive no carro, balancei forte a alavanca do cambio e pareceu que deu uma ëncaixada"provisoria"e parou de falhar, ou seja o "P"está aparecendo no painel e o carro pegando. Mas não quero facilitar e desta vez vou tentar substitui-la.
desculpe não ter reparado na sua resposta.
É a que liga a alavanca da cabine ao varão (fica mais encondida no túnel). A do varão ao cãmbio está mais ã vista. Amanhã vou para a região norte e vou tentar levantá-la de novo. Na última vez que estive no carro, balancei forte a alavanca do cambio e pareceu que deu uma ëncaixada"provisoria"e parou de falhar, ou seja o "P"está aparecendo no painel e o carro pegando. Mas não quero facilitar e desta vez vou tentar substitui-la.
Nilton- Usuário Prata
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Data de inscrição : 09/10/2012
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Re: Fadiga de Freios - E430
Em problemas de pastilha, o pedal não desce.
O que provavelmente ocorreu é que a temperatura do fluido de freio subiu acima do seu ponto de ebulição, com formação de ar no sistema e o freio perdeu eficiência. Gases são compressíveis, ao contrário dos líquidos...
No começo ele fica "borrachudo", e depois o pedal vai afundando, até encontar no assoalho, aí é a hora de rezar, amigo...hehehe
Aconteceu isso comigo com um S3 em um Track Day em Interlagos.
Pra parar nos boxes, tive que puxar o freio de mão!!!
O que provavelmente ocorreu é que a temperatura do fluido de freio subiu acima do seu ponto de ebulição, com formação de ar no sistema e o freio perdeu eficiência. Gases são compressíveis, ao contrário dos líquidos...
No começo ele fica "borrachudo", e depois o pedal vai afundando, até encontar no assoalho, aí é a hora de rezar, amigo...hehehe
Aconteceu isso comigo com um S3 em um Track Day em Interlagos.
Pra parar nos boxes, tive que puxar o freio de mão!!!
AMBAPTISTA- Usuário Bronze
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Data de inscrição : 31/10/2012
Idade : 55
Re: Fadiga de Freios - E430
Eu já tinha descido a serra de Boiçucanga, e falha aconteceu na serrinha de Camburí, o pedal foi até o assoalho. O coração disparou e aí e lembrei do velho Jeep 51 e bombei 2 vezes. Voltou, acabou e voltou por mais 2 vezes da mesma forma (no espaço de 1 km). Depois voltou ao normal até chegar a Santos. O fluido está sendo substituido na Divena onde serão efetuados os demais testes.
Nilton- Usuário Prata
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Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 64
Re: Fadiga de Freios - E430
Uma coisa que acontece com o passar do tempo é o fluido de freio absorver água, e o ponto de ebulição abaixar, facilitando o fading...pode ter acontecido isso com você.
Nesse caso, a troca do fluido, por um DOT 4 ou superior, vai melhorar sim.
Mas em casos extremos, como por exemplo descer a serra "na banguela", mesmo com tudo ok pode ocorrer o fading...
Nesse caso, a troca do fluido, por um DOT 4 ou superior, vai melhorar sim.
Mas em casos extremos, como por exemplo descer a serra "na banguela", mesmo com tudo ok pode ocorrer o fading...
AMBAPTISTA- Usuário Bronze
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Mensagens : 211
Data de inscrição : 31/10/2012
Idade : 55
Re: Fadiga de Freios - E430
Em casos de Track day ou uso militar é melhor usar um fluído DOT4 Racing do que um superior não especificado para o modelo. Já no uso civil a troca de fluídos a cada dois anos garante o funcionamento do sistema sem sustos.
generalbol- Usuário Prata
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Re: Fadiga de Freios - E430
Não custa repetir:
Fluidos são passíveis de susbstituição, como qualquer peça do carro.
No caso do freio, é ítem de segurança. Dois anos já é tempo mais que suficiente para o mesmo virar, literalmente, água, pois absorve humidade facilmente.
Dependendo do uso, troca de ano em ano.
Fluidos são passíveis de susbstituição, como qualquer peça do carro.
No caso do freio, é ítem de segurança. Dois anos já é tempo mais que suficiente para o mesmo virar, literalmente, água, pois absorve humidade facilmente.
Dependendo do uso, troca de ano em ano.
Re: Fadiga de Freios - E430
O custo da troca não é alto, mais trocar com um ano no uso civil até por questões ambientais eu acho exagerado. Agora no uso militar o ideal é trocar após cada track day.
generalbol- Usuário Prata
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