Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(AJUDA GERAL): Motores a partir de 1996 podem ser retificados?

+24
Relâmpago
EfBauru
Kanduxo
Ulysses V8 Benz
EDSON SOARES NUNES
Lobo
Antônio Elias
anigrof
MIGUEIS
Maluhy
mpaschoal
Elchfan
ZIG MASTER
Borg
Daniel-SP
João
Karl Fass
A.Carneiro
spinola
Laurival
douglas barddal
GR
Luiz Pinheiro
bucris
28 participantes

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Motores a partir de 1996 podem ser retificados? - Página 4 Empty Re: (AJUDA GERAL): Motores a partir de 1996 podem ser retificados?

Mensagem por Pickard Sáb 14 Fev 2015, 10:07

Concordo com você, Guilhermino. A minha observação se deve ao fato de que, no meu caso, por exemplo, comprei o carro 1998 para desfrutar dele, isto é, usá-lo no dia-a-dia. É lógico que, considerando que, se tratado corretamente, o horizonte de retífica tende a ser bem longo, a facilidade ou possibilidade de fazê-lo no Brasil sem perda de qualidade é relevante. De fato há vários casos de carros no portal que já tiveram os motores retificados com excelentes resultados, mas, se não me falha a memória, todos tinham blocos de ferro. A questão que me parece relevante é: se há essa dificuldade de se retificar um motor de modelos a partir de 1996, seria melhor, então, para pessoas como eu que querem o carro para uso diário optar por modelos mais antigos, não? Essa é a questão.
Pickard
Pickard
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 537
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Motores a partir de 1996 podem ser retificados? - Página 4 Empty Re: (AJUDA GERAL): Motores a partir de 1996 podem ser retificados?

Mensagem por Guilhermino Sáb 14 Fev 2015, 14:19

Pickard, acho esse ponto de vista bastante lógico e, ao mesmo tempo, paradoxal. É engraçado que muitos preferem manter os antigos guardados e somente usá-los em passeios e eventos, mesmo que não sejam modelos "clássicos", raros ou especiais, e sim carros comuns, apenas antigos. E, no dia a dia, usam modelos mais novos, embora neste caso acredite que não haja grandes preocupações sobre como o carro estará daqui a mais 10 ou 15 anos, pois provavelmente já terá sido trocado.

Pelo que andei lendo, os motores V8 da MB desde o final dos anos 70 possuem bloco de alumínio e exigem processos de retífica mais elaborados, de acordo com aquela literatura da Kolbenschmidt que mencionei alguns posts atrás. Mas ainda não entendi se há diferença significativa para retificar os motores fabricados com o processo Alusil e os fabricados com o processo Silitec.

Agora, há quem diga que a eletrônica embarcada dos carros a partir dos anos 90 acabará se tornando um problema para sua manutenção a longo prazo e que será bem mais difícil manter esses modelos rodando daqui a, digamos, 30 anos, do que carros mais antigos com funcionamento puramente mecânico, pois módulos e componentes deixam de ser produzidos e, se é complicado usinar uma peça que não é mais fabricada, o que dizer de refazer uma ECU, por exemplo?
Guilhermino
Guilhermino
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 976
Data de inscrição : 03/10/2012
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Motores a partir de 1996 podem ser retificados? - Página 4 Empty Re: (AJUDA GERAL): Motores a partir de 1996 podem ser retificados?

Mensagem por amv Sáb 14 Mar 2015, 18:49

Concordo plenamente com o amigo Karl Fass .

A maioria absoluta dos motores que aí estão, os anéis/pistões deslizam em camisas de ferro fundido, entre eles motores cujo os blocos são em alumínio, a titulo de exemplo:
Citroem /Picasso, Ford /Fusion, Honda /Newcivic, Mercedes C180/C200  e tantos outros, creio que pela quantidade de carros rodando neste sistema não há  mais o que  provar que não só é confiável assim como é  duradouro, para os que possuem tal Silitec, digamos que é um plus naquilo que comprovadamente já é bom.

Esses exemplos acima já nascem encamisados embora os blocos sejam de alumínio as camisas são de ferro fundido, portanto na ausência de pistões/anéis sob medida é passível de reencamisar, casualmente esta semana realizei trabalhos dessa natureza ,  Citroem/Picasso e numa Mercedes/ C200.
amv
amv
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 19
Data de inscrição : 08/02/2014
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

(AJUDA GERAL): Motores a partir de 1996 podem ser retificados? - Página 4 Empty Re: (AJUDA GERAL): Motores a partir de 1996 podem ser retificados?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos