Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Preparação para a piora do combustível no Brasil

+5
Jones Santos
Gilmar Roth
eduardo.vendruscolo
deusdedit
andreypp1
9 participantes

Ir para baixo

Preparação para a piora do combustível no Brasil Empty Preparação para a piora do combustível no Brasil

Mensagem por andreypp1 Qui 21 Mar 2024, 17:03

Senhores, boa tarde.


Sou engenheiro mecânico, entusiasta de Mercedes-Benz antiga, possuo uma Classe E 1992, 3.0 6 cilindros.


Recentemente, estamos temerosos da burrada que estão fazendo com o combustível, que já é ruim, e vai ficar ainda pior. Tudo em cima de interesses escusos, leia-se dinheiro sujo. Preparação para a piora do combustível no Brasil 2094709316


Como o brasileiro não sabe reivindicar aquilo que deseja, eu preparei este tópico para nós entusiastas pelo menos minimizar os problemas causados pela adição absurda de álcool na gasolina.


Em primeiro lugar, por que tem álcool na gasolina? Antigamente se usava o aditivo chamado Tetra-Etil-Chumbo, mas este causava danos nos catalisadores - não se dava bem com as chapas de ródio e platina dentro dos mesmos, sendo trocado por 5% de álcool, pois, sem isso, ocorre a pré-detonação da gasolina, sendo danosa ao motor.


Conforme alguns contatos na Alemanha e Estados Unidos, alguns donos de W108/109, W114/115 e modelos mais antigos relataram que usam um frasco de óleo para motor dois tempos, a fim de manter a lubricidade do sistema de combustível. Isso a cada abastecimento.


O álcool é seco, e não possui lubricidade, além de ser higroscópico (absorve umidade), e danifica sistemas de combustível, mesmo aqueles para qual foi projetado. 


O mesmo corrói carburadores, bombas de combustível e borrachas/selos.


A recomendação é um frasco por tanque, mas eu recomendo quantidades menores, a fim de acostumar o sistema. Estou em viagem, mas, assim que tiver dados, gostaria de compartilhar com vocês.


Danos que ocasionarão às Mercedes, e também outros veículos somente à gasolina
  • Preparação para a piora do combustível no Brasil 3302250616 Aumento do consumo: o álcool tem menor poder de queima, e, a média de consumo aumentará de 25% a 30%. Nem para fazer fogo esta porcaria serve. Tenho de usar óleo de cozinha pra acender a churrasqueira.
  • Preparação para a piora do combustível no Brasil 181542703 Danos ao sistema de combustível: ressecamento de bicos de injeção direta, corrosão de bombas, mangueiras e selos
  • Exclamation Aumento da temperatura na câmara de combustão - geração de borra no óleo lubrificante.
  • :flush:P  resença de água no sistema de combustível.
  • Agressão a borrachas, principalmente em sistemas KE Jetronic mais antigos. Felizmente, as novas membranas já são preparadas para álcool.
  • Preparação para a piora do combustível no Brasil 3527962833 Danos ao sistema de escapamento - freqüentes trocas de silenciadores.



Sugestão de manutenção
  • Injeção direta - verificar bicos a cada 3 meses. O álcool tranca bicos de injeção direta e pode levar a calço hidráulico no motor.
  • Turbo - verificar a turbina a cada 4 meses, para folga e formação de borra. Isto é importante, pois o álcool vai cozinhar o óleo acima da temperatura de trabalho.
  • Sistema de combustível - caso opte por não usar o óleo 2 tempos, pode usar aditivo separado, como da STP, Bardahl, LiquiMolly e outras marcas boas.
  • Lubrificação - usar óleos mais grossos, como o 10W40 e 15W40, para compensar o aumento da temperatura da câmara de combustão. Se puder, acrescente o aditivo de dissulfeto de Molibdênio - Mo2S, conhecido por LiquiMolly ou Molykote. Caso tenha acesso, estas marcas já oferecem o lubrificante com o dissulfeto de Molibdênio.
  • Verificar a cada 3 meses o escapamento.
  • Verificar a cada 4 meses as mangueiras de combustível. As mais antigas têm a passagem por fora, e isso pode lhe pegar desprevenido.
  • Atenção: Não é necessário reduzir o intervalo de troca de óleo, mas recomendo a cada ano, ou 10.000 km, dependendo da base que usar. E recomendo trocar o filtro de óleo a cada troca de óleo. Base mineral - 6.000 km, base semi-sintética, 8.000-10.000 km; base sintética - 10.000 km.



Para as Mercedes à Diesel
Apesar da conhecida robustez mecânica dos motores Mercedes-Benz diesel, como os OM616 e 617, é necessário lembrar que o aumento do biodiesel no óleo combustível (ou gasóleo, para os amigos lusos) será da ordem de 20% ou mais. 
Isso implica em destruição prematura dos motores CDI (charged diesel injection), mas mesmo os motores antigos serão afetados.


O biodiesel é também higroscópico, absorve água, e em temperaturas baixas, pode cristalizar, principalmente quem mora no sul do país.


E o pior é a formação de goma no fundo do tanque, sendo aspirado, e se depositando no sistema de combustível, podendo causar borra e travamento de bomba injetora e os próprios injetores. Nos motores antigos, os injetores são reparáveis, mas nos CDI, onde a injeção é direta, pode se fazer necessário trocar os bicos, leia-se prejuízo.


O excesso de biodiesel também pode travar injetores abertos, provocando calço hidráulico e destruição das câmaras de pré-combustão (no caso dos motores mais antigos)


Recomendo usar sempre aditivo a cada dois abastecimentos, para minimizar os efeitos do biodiesel. E substituição de filtro de combustível a cada 6 meses ou 10.000 km, o que vier primeiro.


Caso você possa, procure revisar os injetores uma vez no ano.




Sugestão de manutenção
  • Injeção direta - verificar bicos a cada 4 meses para verificar formação de borra de biodiesel. O mesmo vale para a bomba de alta pressão.
  • Turbo - verificar a turbina a cada 4 meses, para folga e formação de borra.
  • Sistema de combustível - Usar aditivo separado para diesel, como da STP, Bardahl, LiquiMolly e outras marcas boas a cada dois tanques.
  • Lubrificação - Não é necessário o uso do dissulfeto de molibidênio, pois os óleos para motor diesel já possuem uma excelente carga de aditivos. Não é necessário alterar a viscosidade.
  • Verificar a cada 4 meses as mangueiras de combustível para evitar entupimentos.
  • Bomba injetora - verificar a cada seis meses.
  • Filtros de combustível - substituir a cada 6 meses ou 10.000 km, o que vier primeiro.



Espero lhes ajudar a defender nossas estrelas desse festival de bizarrices que se tornou nosso país. Se precisarem de ajuda, só chamar. 


Andrey Paiva
Eng. Mecânico - Crea 15.008D/PA
benzus
andreypp1
andreypp1
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 43
Data de inscrição : 29/06/2020
Idade : 41

iglesias, Klebs, andreypp1, Fusca69 e José Marcio gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a piora do combustível no Brasil Empty Re: Preparação para a piora do combustível no Brasil

Mensagem por deusdedit Seg 25 Mar 2024, 13:05

Boa tarde. Obrigado pelas dicas.
deusdedit
deusdedit
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 533
Data de inscrição : 09/11/2012
Idade : 77

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a piora do combustível no Brasil Empty Re: Preparação para a piora do combustível no Brasil

Mensagem por eduardo.vendruscolo Seg 01 Abr 2024, 16:28

Para motores a gasolina, será que vai ser necessário algum tipo de remapeamento de injeção? ou a ECU já vai ajsutar o ponto conforme o percentual novo?
eduardo.vendruscolo
eduardo.vendruscolo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 18
Data de inscrição : 15/12/2022
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a piora do combustível no Brasil Empty Re: Preparação para a piora do combustível no Brasil

Mensagem por andreypp1 Seg 01 Abr 2024, 20:25

deusdedit, por nada. Tamo junto.




eduardo.vendruscolo já que, felizmente não será uma condição permanente, eu não recomendo, pois de fato a ECU tentará se adequar à mistura. Porém, haverá perda de desempenho já que exigiria um aumento da taxa de compressão para compensar a perda com o aumento de álcool. Em caso de remap, eu prefiro não mexer, pois, se algum ajuste saí errado, é uma dor de cabeça para arrumar. Na dúvida, fique com o aditivo e/ou o óleo 2 tempos. Este é meu conselho. Wink



Abraço!
andreypp1
andreypp1
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 43
Data de inscrição : 29/06/2020
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a piora do combustível no Brasil Empty Re: Preparação para a piora do combustível no Brasil

Mensagem por eduardo.vendruscolo Seg 01 Abr 2024, 21:59

não será permanente, não estava sabendo desta parte!!! vai ficar só um tempo com 35% depois vai reduzir novamente?

na questão do óleo 2 tempos, será que para injeção direta não poderia trazer problemas?
eduardo.vendruscolo
eduardo.vendruscolo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 18
Data de inscrição : 15/12/2022
Idade : 35

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a piora do combustível no Brasil Empty Re: Preparação para a piora do combustível no Brasil

Mensagem por andreypp1 Ter 02 Abr 2024, 12:17

eduardo.vendruscolo bom dia!
Desculpe, eu não me expressei direito. Quis dizer que, será tanto problema no Brasil que essa direção terá de ser revista. É meu palpite.


No caso do óleo dois tempos, eu acho que não, pois o que prejudica os bicos da inejeção direta é o álcool. Nos canais das maiores oficinas, tipo da High Torque, próximo de onde eu moro em BH, vira e mexe aparece carro com injeção direta com bico travado. Não vejo problema desde que o óleo 2T seja diluído na proporção correta, ou seja, um frasco para um tanque.
andreypp1
andreypp1
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 43
Data de inscrição : 29/06/2020
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a piora do combustível no Brasil Empty Re: Preparação para a piora do combustível no Brasil

Mensagem por Gilmar Roth Qui 04 Abr 2024, 15:05

Prezado Confrade André, boa tarde! Agradeço-lhe pelas inestimáveis considerações, aproveito o tema para dividir com os Confrades, minhas observações ao encontro da matéria: Tenho uma W202 C180 1998 há 10 anos, meu carro de uso diário na cidade, custo beneficio excelentes, mantenho a manutenção rigorosamente em dia, carro confiável, também viajo para qualquer lugar, quanto mais ando, melhor fica. Com o aumento da quantidade de álcool na gasolina, a média na cidade que girava em torno de 8 a 9 km/l, caiu para escassos 6 km/l, a na estrada que era 12 a 13.5 km/l, caiu para 10 km, não passa disso. Ainda não tive problemas sérios como relatados, até porque os itens citados não foram checados, mas certamente tomarei providencias neste sentido, obrigado mais vez André!
Gilmar Roth
Gilmar Roth
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 01/11/2015
Idade : 66

https://www.acustikasul.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a piora do combustível no Brasil Empty Re: Preparação para a piora do combustível no Brasil

Mensagem por Jones Santos Qui 04 Abr 2024, 19:31

Excelentes dicas!!!!

Estou na Europa, dentre outras razões, estou inclusive comprando algumas peças para minha estrela. Com certeza farei uma procura mais minuciosa de itens "de consumo" como juntas, mangueiras e borrachas. Já estava na mira levar um conjunto de bicos, mas certamente esse será mais um item mandatório. 

Creio que nessa continha, também devemos incluir os filtros de combustível e pré-filtros, regulador de pressão e outras peças de toda a linha... me corrija por favor se eu estiver errado, Confrade.

Obrigado pelas dicas!
Jones Santos
Jones Santos
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 27/12/2020
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a piora do combustível no Brasil Empty Re: Preparação para a piora do combustível no Brasil

Mensagem por Maluhy Qui 04 Abr 2024, 19:55

Há controvérsias sobre o assunto, o álcool misturado com a gasolina é anidro, isento de água, se parar para pensar,o aumento em relação a atual mistura é de 8%, é sabido que tecnicamente uma ECU de carro a gasolina com malha fechada tem range para corrigir a mistura até 50/50,eu pessoalmente já comprovei isso,apesar de ser mistura de álcool hidratado com gasolina.....o desempenho não se modificará nesses sistemas, talvez um pequeno aumento de consumo,pois a mistura estequiométrica vai se alterar um pouco em relação a atual, acredito que motores carburados entre 90 e 96,qdo o último carburado foi fabricado aqui,talvez precisem de um acerto,pois já eram bem amarrados na mistura,por já terem catalisador, os mais antigos eram ricos naturalmente, no máximo pode dar uma avançada no ponto inicial para aproveitar o maior octanagem dessa mistura.....
Maluhy
Maluhy
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2171
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a piora do combustível no Brasil Empty Re: Preparação para a piora do combustível no Brasil

Mensagem por mraposo Sex 05 Abr 2024, 10:54

Para a turma do Diesel, eu gostaria de sugerir o uso de ActiOil A550. 

Este produto encontra-se a venda nas Concessionárias Diesel da Mercedes aqui no Brasil.

A recomendação é de colocar 0,5% em um tanque a cada 6 meses, 250 horas ou 60.000 Km. Ou seja, em um tanque de 90 l de uma ML 350, coloque 450-500 ml a cada 6 meses.

Ele fornece uma excelente proteção, eliminando a presença de bactérias que vem com a adição do Biodiesel. 

Para os incrédulos, proponho que repitam um teste bastante simples: consigam dois recipientes de vidro de azeitona de 500 ml. Limpem e sequem os vidros para descontaminar os recipientes.

Coloquem em um dos vidros Diesel S10. No outro, coloquem S10 na metade do vidro, e com uma  seringa, coloquem 0,5% de Actioil (algo como 2,5 ml)  e completem com Diesel S10 para misturar simulando um abastecimento.

Quem fizer o teste vai conseguir observar o que acontece com o S10 em apenas 30 dias, e o motivo de aparecer a borra no tanque. 

Vai perceber também que o Actioil funciona. Meses vão se passar e o Diesel tratado irá se manter limpo.

Cordialmente,

Raposo
mraposo
mraposo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 189
Data de inscrição : 25/07/2017
Idade : 58

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a piora do combustível no Brasil Empty Re: Preparação para a piora do combustível no Brasil

Mensagem por andreypp1 Sex 05 Abr 2024, 12:57

Gilmar Roth oh saudade: a C180 foi a minha primeira. A sua deve ser a facelift. Tome cuidado com os injetores dela, foi o único problema que ela me deu. E isso foi em 2013. Imagina agora. Veja se os injetores estão com aquela goma de carbonização. Se for, é prudente trocar. Infelizmente, com essa gasolina, esses números só pioram. Eu fazia a mesma média que você, mas hoje, difícil. Abraço.
andreypp1
andreypp1
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 43
Data de inscrição : 29/06/2020
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a piora do combustível no Brasil Empty Re: Preparação para a piora do combustível no Brasil

Mensagem por andreypp1 Sex 05 Abr 2024, 12:59

Jones Santos que bacana que tem como obter o ouro da fonte. O dia que puder ir na Alemanha vou ficar doido. Hehe.
É sempre bom comprar os sobressalentes. Agora, vale lembrar que alguns são universais. Tipo, quando tinha a C180 98, com motor M111 1.8, o regulador de pressão era o mesmo do Santana. E tudo Bosch. Mesma coisa correia. Se eu procurar pra minha classe E W124, vem o olho da cara, e é a mesma da Cherokee, saindo a bons 75 reais. Procure sempre pelo código do fabricante, dá pra conseguir coisa de qualidade a preço justo - leia-se Bosch e Contitech. Very Happy
andreypp1
andreypp1
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 43
Data de inscrição : 29/06/2020
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a piora do combustível no Brasil Empty Re: Preparação para a piora do combustível no Brasil

Mensagem por andreypp1 Sex 05 Abr 2024, 13:03

Maluhy aeeee! Que bom ouvir do mestre! Exatamente isso[size=13].[/size]
Espero que o sistema KE Jetronic aguente bem.



Eu comprei minha W124 no RJ, e ela passou por suas mãos. Está firme e forte. A Petrobrás já a deixou doente, mas foi em 2019. Vamos torcer pela saúde das estrelas.
andreypp1
andreypp1
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 43
Data de inscrição : 29/06/2020
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a piora do combustível no Brasil Empty Re: Preparação para a piora do combustível no Brasil

Mensagem por andreypp1 Sex 05 Abr 2024, 13:05

mraposo muito obrigado pela dica!


Estou querendo voltar aos velhos tempos de ser atendido nas CSS. Quando tinha C180, trabalhava na Petrobras, e só levava o carro lá. Coisas menores, eu mesmo faço, mas agora no tempo de vaca magra, graças a Deus eu tenho algum conhecimento para manter o carro. A C180 eles mexiam de boa, mas a W124, acho que iriam torcer o nariz. Mas, mesmo assim, queria uns consumíveis, tipo aditivos e produtos especiais da marca. Dá aquela alegria Wink
andreypp1
andreypp1
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 43
Data de inscrição : 29/06/2020
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a piora do combustível no Brasil Empty Re: Preparação para a piora do combustível no Brasil

Mensagem por Klebs Sex 05 Abr 2024, 14:03

Boas dicas! Obrigado
Klebs
Klebs
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 9
Data de inscrição : 25/05/2014
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a piora do combustível no Brasil Empty Re: Preparação para a piora do combustível no Brasil

Mensagem por Gilmar Roth Qua 10 Abr 2024, 10:51

andreypp1 Te agradeço pelo retorno e as informações, extensivo a valiosa consideração do confrade  Maluhy , forte abraço a vocês!
Gilmar Roth
Gilmar Roth
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 01/11/2015
Idade : 66

https://www.acustikasul.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a piora do combustível no Brasil Empty Re: Preparação para a piora do combustível no Brasil

Mensagem por Tarso Peres Heldt Sex 12 Abr 2024, 11:51

Bom dia.

Tenho uma 180 2012 com 116.000km, para tentar minimizar problemas uso a Podium.
Tarso Peres Heldt
Tarso Peres Heldt
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/03/2024
Idade : 56

Ir para o topo Ir para baixo

Preparação para a piora do combustível no Brasil Empty Re: Preparação para a piora do combustível no Brasil

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos