(W203) Desmontagem de cabeçote C230 Kompressor M271.948
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(W203) Desmontagem de cabeçote C230 Kompressor M271.948
Após o carro perder potência a 40 km/h e encontrar algumas falhas no scanner.... eu tirei as bobinas e as velas.... o primeiro e o segundo cilindro estavam com líquido de arrefecimento. Ao checar, não vi o famoso "doce de leite" no óleo, mas decidi investigar o que seria. Como eu já havia comprado uma série de juntas, retentores e mais coisas para uma manutenção mais profunda, decidi eu mesmo fazer o serviço. Não sou mecânico, mas sempre fiz as manutenções em meus carros, nacionais e importados. Não recomendo fazer esse tipo de serviços aleatoreamente, pois a quantidade de dispositivos e acessórios para desmontar é grande, e, o cuidado é vital. Eu tenho o Manual de Service e o Inglês e Alemão não são um problema, então foram algumas horas lendo e pesquisando materiais para não fazer bobagem no meu carro... Enfim, vou deixar algumas fotos de hoje....
Vi bastante verniz logo ao retirar os comandos e tuchos....

Encontrei uma série de cola silicone no flange do arrefecimento.... e a Válvula Termostática estava travada aberta (isso explica a queda de temperatura nas estradas):

Retirei o cabeçote fora e vi que além da imensa carbonização dos pistões, os vedadores de válvulas estavam ressecados. Ele vai diretamente para a retífica.

Vi bastante verniz logo ao retirar os comandos e tuchos....

Encontrei uma série de cola silicone no flange do arrefecimento.... e a Válvula Termostática estava travada aberta (isso explica a queda de temperatura nas estradas):

Retirei o cabeçote fora e vi que além da imensa carbonização dos pistões, os vedadores de válvulas estavam ressecados. Ele vai diretamente para a retífica.

Jones Santos- Usuário Iniciante
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Mensagens : 45
Data de inscrição : 27/12/2020
Idade : 44
Re: (W203) Desmontagem de cabeçote C230 Kompressor M271.948
E..... continua! Aqui a junta velha. Uma Victor Heinz:

Aqui o detalhe do bloco. Como eu já sabia que os vedadores estavam ressecados, eu já importei e vi o tamanho da carbonização que estava nos 4 cilindros. Além disso, como esse bloco M271 trabalha com esse sistema de "camisa flutuante" no quesito arrefecimento, bem similar aos Família 2 GM, vi uma grande cristalização em todo bloco. Claro que será limpo.

Sim, é assustador, mas eu mesmo já fiz inúmeros serviços nela... e graças a Deus, nada quebrou de novo rs. Estou fazendo uma mega-revisão e me preparei para isso importando peças, juntas, ferramentas, retentores, acessórios, etc......
Até as próximas fotos!


Aqui o detalhe do bloco. Como eu já sabia que os vedadores estavam ressecados, eu já importei e vi o tamanho da carbonização que estava nos 4 cilindros. Além disso, como esse bloco M271 trabalha com esse sistema de "camisa flutuante" no quesito arrefecimento, bem similar aos Família 2 GM, vi uma grande cristalização em todo bloco. Claro que será limpo.

Sim, é assustador, mas eu mesmo já fiz inúmeros serviços nela... e graças a Deus, nada quebrou de novo rs. Estou fazendo uma mega-revisão e me preparei para isso importando peças, juntas, ferramentas, retentores, acessórios, etc......
Até as próximas fotos!

Jones Santos- Usuário Iniciante
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Mensagens : 45
Data de inscrição : 27/12/2020
Idade : 44
Re: (W203) Desmontagem de cabeçote C230 Kompressor M271.948
E nada como um trabalho feito com amor pelo dono!
Carro pronto
(isso já tem 2 semanas!)
Colocarei fotos dele funcionando direitinho.... ficou lisinho, sem nenhuma falha ou mensagem, fiz todos os apertos com torquímetro e goniômetro, usei peças importadas originais.... enfim... após a limpeza completa de todo o sistema de arrefecimento e troca de óleo, colocação de militec, filtros, acessórios, juntas, vedadores, parafusos e mais uma porção de coisas novas.... literalmente foi ligar o o carro e rodar. Fiz desde então 4 viagens de Curitiba para Cascavel (são 500 km cada viagens), ou seja, já rodei 2.000 km e tudo na mais absoluta ordem.... e com uma economia gritante no bolso, bem longe do orçamento de mais de $14k para fazer esse serviço por aí.
Preciso aprender a postar vídeos aqui, pois creio que eles mostrarão mais do que fotos.

Carro pronto

Colocarei fotos dele funcionando direitinho.... ficou lisinho, sem nenhuma falha ou mensagem, fiz todos os apertos com torquímetro e goniômetro, usei peças importadas originais.... enfim... após a limpeza completa de todo o sistema de arrefecimento e troca de óleo, colocação de militec, filtros, acessórios, juntas, vedadores, parafusos e mais uma porção de coisas novas.... literalmente foi ligar o o carro e rodar. Fiz desde então 4 viagens de Curitiba para Cascavel (são 500 km cada viagens), ou seja, já rodei 2.000 km e tudo na mais absoluta ordem.... e com uma economia gritante no bolso, bem longe do orçamento de mais de $14k para fazer esse serviço por aí.
Preciso aprender a postar vídeos aqui, pois creio que eles mostrarão mais do que fotos.

Jones Santos- Usuário Iniciante
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Mensagens : 45
Data de inscrição : 27/12/2020
Idade : 44
Re: (W203) Desmontagem de cabeçote C230 Kompressor M271.948
Pronto para mais meio milhão de quilômetros!
Re: (W203) Desmontagem de cabeçote C230 Kompressor M271.948
Se Deus quiser Anderson.... diferentemente de nossos Escorts, essa aqui é Daily Car... eheheh que venham mais 500.000 já tá chegando nos 145.000 km....


Jones Santos- Usuário Iniciante
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Idade : 44
Re: (W203) Desmontagem de cabeçote C230 Kompressor M271.948
Pois estamos parecidos. O A190 está com 142

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