Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(MOTOR): M272 - falha de mistura rica

2 participantes

Ir para baixo

(MOTOR): M272 - falha de mistura rica Empty (MOTOR): M272 - falha de mistura rica

Mensagem por Renato Galvao Qui 24 Nov 2022, 21:32

Tenho uma GLK300 2011 que vem apresentando esta falha de mistura rica. Li em outros foruns que pode haver varias possiveis causas.

Nenhum mecanica soube identificar a causa em Curitiba (onde moro) e não quero gastar mais com trocas de peças aleatórias.

Tenho desconfiança do funcionamento do meu sensor de MAF. Alguem saberia dizer quais sao as leituras esperadas para fluxo de ar de admissão com motor em marcha lenta (idle)?

Com motor parado, deveria ter uma leitura proxima de 0kg/h?

Meu motor parece ter as vedaçoes de ar de admissão ok, pressão de combustivel ok.

Detalhe interessante: apagando a falha, o carro roda muitos km sem reaparecer a falha em dias muito frios. Porem em dias quentes, basta rodar uns 10km e a falha reaparece.

Alguem saberia dar uma dica, antes de eu arriscar comprar um sensor de MAF novo?
Renato Galvao
Renato Galvao
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/02/2021
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

(MOTOR): M272 - falha de mistura rica Empty Re: (MOTOR): M272 - falha de mistura rica

Mensagem por fredericodribeiro Sex 25 Nov 2022, 11:01

Bom dia.

Algumas sugestões:

Já olhou se o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento está OK? Se a leitura estiver errada (Temperatura menor que a correta) a ECM pode estar trabalhando com mistura rica para compensar entendendo que o motor está frio.

Qualidade da gasolina?

Pode tentar limpar o MAF antes de colocar um novo mas precisa remover do carro.

Se estivesse com entrada de ar falsa a leitura seria de mistura pobre.
fredericodribeiro
fredericodribeiro
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 488
Data de inscrição : 27/08/2017
Idade : 46

NINO MANDELLI gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

(MOTOR): M272 - falha de mistura rica Empty Re: (MOTOR): M272 - falha de mistura rica

Mensagem por Renato Galvao Dom 27 Nov 2022, 21:14

leitura de temperatura do liquido de arrefecimento esta sempre na faixa dos 90C depois que o motor aquece.

Leitura da temperatura do ar de admissao sempre fica uns 4C acima da temperatura ambiente.

Pressao de combustivel 390kPa parece OK tambem.
Renato Galvao
Renato Galvao
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/02/2021
Idade : 48

NINO MANDELLI gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

(MOTOR): M272 - falha de mistura rica Empty Re: (MOTOR): M272 - falha de mistura rica

Mensagem por fredericodribeiro Ter 29 Nov 2022, 15:55

Vou olhar qual a leitura de massa de ar do meu motor e te informo. 

É um V8 5.0L mas de repente te dá alguma referência.

Esta leitura de temperatura é do painel ou do scanner?
fredericodribeiro
fredericodribeiro
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 488
Data de inscrição : 27/08/2017
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

(MOTOR): M272 - falha de mistura rica Empty Re: (MOTOR): M272 - falha de mistura rica

Mensagem por fredericodribeiro Qua 30 Nov 2022, 10:43

Renato, meu scanner mostrou 5,6g/s em marcha lenta, acho que aproximadamente 20kg/h, lembrando que é um 5.0L.

Não sei poderia fazer uma proporção para o volume do seu motor mas espero que ajude.
fredericodribeiro
fredericodribeiro
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 488
Data de inscrição : 27/08/2017
Idade : 46

NINO MANDELLI gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

(MOTOR): M272 - falha de mistura rica Empty Re: (MOTOR): M272 - falha de mistura rica

Mensagem por Renato Galvao Seg 12 Dez 2022, 19:08

leitura de temperatura de arrefecimento do painel e do scanner sao iguais praticamente.

Reparei que a leitura da temperatura do ar de admissão, feita pelo sensor de MAF está sempre uns 4C acima da temperatura ambiente.  Tenho duvidas se isso nao esta influenciando o calculo da massa de ar de admissão.
Renato Galvao
Renato Galvao
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 07/02/2021
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

(MOTOR): M272 - falha de mistura rica Empty Re: (MOTOR): M272 - falha de mistura rica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos