Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mensagens de avaria no painel

Ir em baixo

Mensagens de avaria no painel Empty Mensagens de avaria no painel

Mensagem por Dalcolmo em Seg 13 Abr 2020, 09:09

Prezados,

Estava na rodovia hoje cedo, quando apareceram as seguintes mensagens no painel:

- Controlo de pressão dos pneus inoperante
- Attention assyst inoperante

As luzes do attention assyst foram ligadas e, para lelamente, também acendeu a luz do abs.

Algum confrade já passou por essa experiência?

Gostaria de obter informações sobre o que pode ser esse problema, pra já ir me preparando. Agradeço muito a valiosa colaboração de todos vocês.
Dalcolmo
Dalcolmo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 7

Mensagens de avaria no painel Empty Re: Mensagens de avaria no painel

Mensagem por deusdedit em Seg 13 Abr 2020, 14:51

Acredito que seu carro esteja com algum pneu com pressão diferente, ou algum sensor de pressão de pneu defeituoso.
deusdedit
deusdedit
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 458

Mensagem por Dalcolmo em Seg 13 Abr 2020, 16:22

Amigo Deusdedith, será que o sensor de pressão do pneu deixaria inoperante o esp e o abs, como aconteceu no meu caso? As luzes do esp e do abs ficam acesas no painel o tempo todo.
Dalcolmo
Dalcolmo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por fredericodribeiro em Seg 13 Abr 2020, 17:05

Estes sistemas são todos interligados. O problema pode estar em um dos sensores de rotação das rodas. Quando param de funcionar deixam as luzes de ESP e ABS acesas. Não sei como é o sistema de controle de pressão dos pneus nas W204 mas em alguns carros eles usam o sensor de rotação para comparar a velocidade de cada roda. Quando há perda significativa de pressão em um dos pneus a velocidade daquela roda é alterada pela mudança do diâmetro do conjunto e emite o alerta de pressão baixa. A não ser que seu carro tenha a leitura da pressão dos pneus de cada roda, o sistema deve funcionar da forma como descrevi.

Abraços
fredericodribeiro
fredericodribeiro
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 242

Mensagem por Dalcolmo em Seg 13 Abr 2020, 17:26

Fredericodribeiro, quando fui sair da minha garagem agora há pouco, as luzes se apagaram do nada. Fui ao posto e calibrei os pneus. Aí fui dar uma volta na rodovia, e as luzes voltaram a ficar acesas. Os pneus são novos e não há nenhum sinal de furo nos mesmos. Estou começando a desconfiar de alguma falha em um sensor de rotação mesmo. Mas obrigado pela ajuda.
Dalcolmo
Dalcolmo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por fredericodribeiro em Seg 13 Abr 2020, 17:35

Deve ser um deles mesmo. Forma mais fácil de descobrir qual é seria com um scanner. Com um multímetro também é possível verificar os sensores mas precisaria desconectar um por um para fazer o teste.
fredericodribeiro
fredericodribeiro
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 242

Mensagem por Dalcolmo em Seg 13 Abr 2020, 17:52

Sim. Vou procurar uma oficina que tenha um scanner que atenda, pra sanar o problema. Muito obrigado pelas dicas. Foram importantíssimas pra eu entender o que anda acontecendo. Gratidão a todos os confrades.
Dalcolmo
Dalcolmo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por deusdedit em Ter 14 Abr 2020, 20:59

Eu tenho uma Tiguan também e quando aconteceu de estar com um pneu com pressão mais baixa em função de um furo acendeu ABS/ESP/ etc. no painel. No seu caso deve ser então algum sensor com defeito.
deusdedit
deusdedit
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 458

Mensagem por borba em Qua 15 Abr 2020, 09:33

Uma dica que pode funcionar e simples de fazer sem scanner ,pois funcionou nos sistemas de ABS mais antigos da minha SL é levantar o carro no elevador e manter o carro em marcha lenta e girar os pneus dianteiros com a mão um de cada vez se quando girar o pneu acender o sistema este sensor está ok .se não acender é porque o sensor esta defeituoso  pois não esta acusando leitura de rotaçao . para o eixo traseiro no meu carro o sensor era no cardãn que lia o eixo traseiro inteiro mas era bem antigo o sistema .pode ser uma tentativa mais simples sem passar o scanner .mas com scanner é tiro certeiro.
borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1187

Permissão deste fórum: