Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Torque de aperto parafusos do cabeçote

Ir em baixo

Torque de aperto parafusos do cabeçote Empty Torque de aperto parafusos do cabeçote

Mensagem por Hamilton MB230-69 em Qui 05 Mar 2020, 19:38

Caros amigos, boa noite. Estou na fase de montagem do cabeçote da minha MB 230-69, motor M180, após reparo completo do cabeçote, balancins e válvulas. Preciso saber o valor de torque nos parafusos de fixação. São vários parafusos de dois diâmetros diferentes. Alguém saberia informar-me? Agradeço.
Hamilton MB230-69
Hamilton MB230-69
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 15

Torque de aperto parafusos do cabeçote Empty Re: Torque de aperto parafusos do cabeçote

Mensagem por Rui Gabriel em Sex 06 Mar 2020, 07:25

Bom dia Hamilton,
   Eu mesmo retifiquei um motor 250 ano 68 motor M114 e na ocasião, se não me falha a memória, fiz o aperto em 3 etapas, 3 kg/M, 6 kg/M e 9 kg/M, com um espaço de tempo de 1 hora entre cada etapa, isto obedecendo à sequência de aperto dos parafusos, do meio para os das extremidades, e em sequência cruzada. Após o último aperto, deixe descansar um pouco e só depois vire o motor. Convém fazer um novo aperto de 9Kg/M após ter rodado uns 500 Km com o carro. Acredito que os torques dos motores M180 e M114 sejam idênticos.
                              Caso o seu torquímetro não tenha a escala Kg/M:
                                    1 Kg/M = 7.233 Foot/P = 9.806 Newton/M
   Abraço e bom trabalho!!!
Rui Gabriel
Rui Gabriel
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 73

Torque de aperto parafusos do cabeçote Empty Re: Torque de aperto parafusos do cabeçote

Mensagem por Hamilton MB230-69 em Sex 13 Mar 2020, 19:50

Olá Rui, agradeço pelas informações. Achei que teria que levar somente a 6 Kg-m. Vou levar a 9 Kg-m mas tenho que verificar se meu torquimetro chega a 9 Kg-m. Tenho também a dica de fazer o ultimo aperto após o aquecimento do cabeçote. Será que vale isto? Vejo que sua MB é parecida com a minha, que é uma sedan branca, 230 automática, lerda que nem uma tartaruga. Espero que a reforma completa do cabeçote, com troca de balancins, eixo e casamento de sedes de válvulas melhore o desempenho. Grato.
Hamilton MB230-69
Hamilton MB230-69
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 15

Mensagem por Rui Gabriel em Sab 14 Mar 2020, 09:04

Bom Dia Hamilton, 
   O ideal é rodar com o carro uns 500 Km e depois fazer o último aperto usando o mesmo valor de torque do último aperto durante a montagem do cabeçote. Fiz mais de uma vez isso e nunca deu problema.
   Se após esse conserto do cabeçote, persistir a lentidão do carro e a taxa de compressão estiver boa dentro de parâmetros aceitáveis, convém verificar a caixa de marchas e o diferencial. Por vezes carros dessa idade e que passaram por diversos proprietários, apresentaram problemas nesses componentes, podendo ter sido trocados por iguais mas com relação de desmultiplicação de rotação diferentes. Se tiver ainda o datacard desse carro verifique a numeração da caixa e do diferencial existente no datacard e compare com a numeração dos componentes.
   Depois de uns 4 W114 a gasolina, atualmente tenho um 240D W115 Diesel que é o que está na imagem de exibição do avatar.
   Grande abraço, Rui Gabriel.
Rui Gabriel
Rui Gabriel
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 73

Permissão deste fórum: