Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

+4
Ulysses V8 Benz
rubenjensen
Leonardo
motodr
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por motodr Ter 09 Out 2012, 10:54

Fala turma! Tudo bem?

O assunto é o seguinte: Alguém tem uma W163 que tenha teto solar e que o defletor de ar esteja funcionando?

Defletor é aquela lamina que sobe para desviar o vento que entra na cabine quando o teto está aberto e causa um barulho tipo hélice de helicóptero, incomoda muito. Quando se abre o teto, ficando o vão aberto, automáticamente uma lamina sobe para desviar o vento, na minha a lamina está no lugar mas faltam as hastes laterais que movem esta lamina, não consigo entender o funcionamento, nunca ví uma em ação, neste carro. sei que as hastes são presas em pinos (que existem) nas pontas da lamina e que movem-se conforme o teto é recolhido. Alguém pode esclarecer? Fotos ou descrição do funcionamento?

Desde já agradeço muito a atenção dos amigos. Abraços a todos.
motodr
motodr
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 427
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por Leonardo Ter 09 Out 2012, 16:20

A minha w124 também não mexia, foi só soltar 2 parafusos que fazem a regulagem da altura da lamina que começou a funcionar.

Não sei se o mecanismo é o mesmo, tire uma foto do seu teto aberto para fazer a comparação.

Ah desculpe só vi agora que era uma ML kkkk teto de vidro deve ser diferente...
Leonardo
Leonardo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 65
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por rubenjensen Qua 10 Out 2012, 22:46

O defletor é afixado a duas hastes que são as molas, estas molas são fixadas ao lado do trilho do teto por duas presilhas plasticas. É comum as molas se quebrarem ou os fixadores de plastico que ressecam e também quebram, caindo a mola. Na minha, quando comprei, encontrei estas hastes caídas junto ao trilho do teto, certamente ao quebrar o plastico elas foram deslocadas mas ficaram dentro do mecanismo. Dê uma verificada, quem sabe dá sorte.
rubenjensen
rubenjensen
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 145
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 69

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por Ulysses V8 Benz Qui 11 Out 2012, 13:42

Como curiosidade, uma coisa que costumava acontecer em modelos mais antigos era o defletor quebrar ao fechar o teto com o carro em movimento.

Acima de 80-90km/h, por efeito aerodinâmico, o ar puxava para cima o defletor e com isso o teto ao fechar batia nele. Se insistisse no fechamento, o defletor quebrava, ficando inerte.

Se não me engano não havia hastes, a peça subia empurrada por uma mola logo que começava a abrir. Ao fechar, no final do fechamento o teto empurrava essa mola, fazendo o defletor descer. Por isso que a depressão acima do carro não deixava fechar.

Nesse caso da ML não sei exatamente como funciona (estou sem acesso ao ECP/WIS) mas deve ser semelhante.

Abraço!

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por Fabio Qui 11 Out 2012, 13:56

Yamada, desse jeito sua ML vai ficar a mais nova da galáxia.... depois da minha..hehehhe

Vou olhar o meu teto esse feriado, pois o defletor está funcionando e nunca reparei como o ele sobe e desce.

Se der, tiro umas fotos.

Abcs

Fabio
Fabio
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagens : 802
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por rubenjensen Qui 11 Out 2012, 18:18

Na imagem está o trilho onde corre o teto, na parte com terra esta o fixador de plástico, dá para ver que esta quebrado e o inicio da haste que tem aquela parte chata que faz as vezes da mola, quando fechado fica forçando o fixador de plástico que com o tempo quebra.

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Minirp

rubenjensen
rubenjensen
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 145
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 69

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por rubenjensen Qui 11 Out 2012, 18:33

Diagrama
É a peça numero 10

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Teto

rubenjensen
rubenjensen
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 145
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 69

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por motodr Qui 11 Out 2012, 19:28

Caríssimos confrades, muito obrigado pela ajuda e atenção! Pois é, acho que esta situação do defletor é mais uma daquelas características específicas de alguns modelos, como o descascar do console e painel da R170. Grande Leonardo, obrigado mas acho que são situações diferentes. Então Ruben, o que eu conseguí atinar, e com a sua explicação e a do Ulysses confirmaram, é que o que faz a lamina do defletor subir ou descer (como uma asa de aerofólio), são estas hastes, nas pontas desta lamina principal eu ví que existem pinos nos quais eu suponho que estas hastes sejam presas, mas o que eu imagino também é o material do qual são feitas estas hastes, imagino que o funcionamento seja exatamente o que o Ulysses descreve, as hastes são com uma curvatura de boomerang e metade fica pousada na mesma linha que o trilho que quando avançado força para baixo a outra metade da haste, que pela forma tenderia a ficar "ereta", e quando com o teto aberto livra esta haste para levantar e consequentemente elevar o defletor. Só que não sei de que material é feita esta haste, deveria ser uma mola como uma lamina de um feixe de mola de suspensão, só que com a devida espessura e pressão pertinente ao sistema do defletor, mas qual é a medida? Estou pensando em fabricar, pois só é vendido o conjunto inteiro, não faz sentido comprar tudo por 900R$ se só preciso das hastes! Tal e qual o acrílico vermelho das chaves que tem controle de abre fecha eletronico, vive quebrando! Peguei minha chave 0KM e desmontei, peguei a peça de acrílico vermelho e dei para minha filha produzir um molde e poderemos fabricar quantas peças forem necessárias para todos com o custo da resina!

Então acho que dará certo, com a ajuda dos confrades e com as fotos que o Ruben e o grande Fabio vão fornecer!

(preciso de fotos mais gerais e de detalhes, além, claro, de medidas!)

Grande Fabio, minha ML pode até chegar perto da sua daqui a alguns anos comogo insistindo em restaurá-la, mas esta sua SL do avatar é covardia!! Minha SLC vai ter que comer muito arroz com feijão para chegar perto!!! Obrigado a todos pelas próximas informações e fotos que espero ansioso, pois se eu conseguir fabricar as haste que funcionem, servirão a todos que tem o mesmo problema, vamos pagar o preço do pioneirismo! Abs a todos e estou quase conseguindo postar as fotos das minhas "amantes" alemãs!!
motodr
motodr
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 427
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por Ulysses V8 Benz Sex 12 Out 2012, 00:44

Acho que além de fotos o ideal seria filmar a coisa abrindo, ficaria mais fácil de visualizar.

Vou ver amanhã como é o da G e ver se consigo fazer um filminho, em tese o sistema deve ser parecido.

Abraço!

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por Ulysses V8 Benz Sex 12 Out 2012, 12:01

Aqui está: eu postei as fotos com resolução mais alta (fica mais lento para carregar, desculpem) para que você possa visualizar melhor.

Este é o ponto onde ela se conecta ao defletor (lado do motorista):
(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? CIMG4540

Aqui, uma vista geral da haste, lado do passageiro:
(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? CIMG4538

Aqui, o ponto onde ela se conecta ao defletor (lado do passageiro):
(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? CIMG4536

Aqui, o ponto onde ela se conecta à estrutura do teto (lado do motorista):
(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? CIMG4535

Na sequência abaixo, veja a diferença de posição com o defletor aberto e fechado (lado do passageiro):
(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? CIMG4534

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? CIMG4533

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? CIMG4532

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? CIMG4531

Aparentemente é uma haste com 2 articulações, uma presa na estrutura do teto e outra no defletor. Sim, pode haver diferença na ML mas basicamente é a mesma coisa.

Fiz um filminho dela funcionando, eu articulei o defletor com a mão pois na operação normal não dá para ver nada. O defletor já começa a subir logo que o teto desencosta dele e desce quando já está quase fechado:



Não consegui visualizar se há alguma mola que ajude a empurrar o defletor para cima, a função das hastes parece ser somente de empurrar ou liberar o defletor conforme a chapa (ou vidro) do teto se desloca sobre elas. Como elas tem um formato de U pode ser que por dentro delas haja uma mola que as empurre para cima ao abrir.

Enfim, espero que ajude.

Abraço!

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por Sidsports Sex 12 Out 2012, 15:42

Estou com o mesmo problema no teto da W201, o teto abre, mas o defletor não sobe..
Sidsports
Sidsports
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 811
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por motodr Sex 12 Out 2012, 19:02

Grande Ulysses!!!!! Muito obrigado pela ajuda! É, realmente o teto é diferente mas o princípio é o mesmo. Agora eu já sei como funciona e só preciso botar o olho neste mecanismo da ML para copiar as medidas, posições e detalhes. Ulysses, mais uma vez muito obrigado e se mais alguém tiver como fazer alguma foto do mecanismo da ML ficarei muito agradecido, aguardo pela aparição de algum salvador. Abs a todos.
motodr
motodr
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 427
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por rubenjensen Sex 12 Out 2012, 21:07

Motodr! Já fez uma inspeção para ver se as peças não estão caídas dentro do sistema do teto?
Eu estou precisando das presilhas plasticas que estão quebradas, tu estas precisando das molas, quem sabe compramos em sociedade?
Na empresa que copiei a vista explodida esta em torno de US 50,00
rubenjensen
rubenjensen
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 145
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 69

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por motodr Sex 12 Out 2012, 21:20

Grande Ruben! Ainda não conseguí olhar para ver se as hases estão soltas lá para trás do trilho, mas acho que não, a lamina principal estava no lugar mas já sem as hastes. Este valor de 50US é só da presilha? Porque o conjunto inteiro, lamina/ hastes e presilhas sai por 900R$-20%=+-700R$ na Caltabiano, mas saiba que as presilhas são muito baratas também na Caltabiano, inclusive eu já encomendei e estou esperando chegar, porque as presilhas são vendidas separadas, mas as hastes não, se vc encontrar um lugar onde vendam só as presilhas e as haste em conjunto, podemos sim comprar em parceria, sem problema, Amanhã vou fazer uma vistoria dentro do teto, vai que eu acho as hastes!?!?!

Abs, e muito obrigado.
motodr
motodr
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 427
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por Leonardo Sáb 13 Out 2012, 09:22

Sid,

Conforme a foto 1 indicado com a caneta bic tem um parafuso que regula a altura do defletor.
Na minha w124 o defletor não subia devido a regulagem estar travada "fechado" soltando o parafuso ele voltou a subir. Este parafuso tem dos 2 lados do teto da olhar pela parte de cima do carro.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]From [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]" alt="" />

Na foto 2 fica indicado a perninha da mola que faz o defletor subir.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]From [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]" alt="" />

Ta bom eu sei que o carro ta sujo... mas estava chovendo em Blumenau ontem...
Abraços!!!
Leonardo
Leonardo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 65
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por Sidsports Sáb 13 Out 2012, 10:22

Blza, ja vou ver isso essa semana!!
Sidsports
Sidsports
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 811
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por motodr Sáb 13 Out 2012, 14:24

Caros, especialmente ao Ruben, infelizmente não há haste nenhuma perdida no sistema da minha ML... Pena, ia economizar trabalho, mas já entendí o funcionamento e vou partir para a procura do material adequado para fabricação desta peça, se possível melhor do que a original, que pelo jeito não foi muito bem prjetada pois quebra na maioria! continuo contando com o auxilio dos confrades com dados que possam ajudar nesta empreitada! Abs, e obrigado a todos.
motodr
motodr
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 427
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por rubenjensen Seg 15 Out 2012, 16:29

Tirei a peça e fotografei. Bem como a fixação na carroçaria. Desculpe a falta de limpeza é bem dificil, se o pó pegar no trilho danifica, ainda acho melhor como está. Vão a seguir as fotos....



(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Dsc05678.th


(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Dsc05679f.th


(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Dsc05680vj.th


(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Dsc05681e.th


(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Dsc05682c.th
rubenjensen
rubenjensen
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 145
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 69

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por motodr Seg 15 Out 2012, 16:37

Grande Ruben!!!! Muitíssimo obrigado! Só para eu ter certeza... As peças das duas primeiras fotos trabalham juntas? Tipo a segunda por dentro da primeira? fazendo as vezes de mola? Opá! Olhando melhor as fotos entendí que é a mesma peça! É que na prespectiva pareceu que uma era uma lamina mais fina que a outra, mas agora ví que são a mesma peça!

Vou começar a tentativa de fabricar esta haste!! vamos em frente e mais uma vez muito obrigado pela sua atenção e ajuda!

Abraços.

Yamada


Última edição por motodr em Seg 15 Out 2012, 16:46, editado 1 vez(es)
motodr
motodr
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 427
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por rubenjensen Seg 15 Out 2012, 16:41

A presilha que te referiste e que pode ser vendida separada é aquela na cor metálica, as demais só são vendidas no conjunto completo. Ainda não achei nenhuma de barbada. No Ebay tem em torno de US$ 90,00 mais o frete que é de US 72,00. O problema é que se for taxado pela receita o valor final vai a R$ 620,00.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
rubenjensen
rubenjensen
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 145
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 69

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por rubenjensen Seg 15 Out 2012, 16:43

É a mesma pça só que de frente e de ladinho. A mola é a parte curva, depois é o mesmo metal dobrado e a parte que pega no defletor é de plastico. Ela tem o furo alongado para permitir o movimento.
rubenjensen
rubenjensen
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 145
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 69

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por motodr Seg 15 Out 2012, 16:50

Pois é! Enquanto vc já me respondia eu estava editando a minha pergunta anterior, de qualquer forma obrigado pela resposta.

Eu ví no ebay, vou tentar fabricar, se não der certo... me ferro no ebay mesmo! vamos lá!

Abs.
motodr
motodr
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 427
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por motodr Sex 26 Out 2012, 22:12

A HA!! Caríssimos amigos Ruben, Ulysses e Fabio... um conjunto de hastes originais e novos está em minhas mãos! Consegui comprar de um desmanche em SC, meio caro... mas ainda assim mais barato que os 900R$ na ccss e os +-150US$ do eBay! Estas vieram com a ponta de plástico que prende na lamina do defletor ok, mas sem a parte de plástico que fica na ponta que a presilha prende na carroceria, e que faz as vezes de uma parte da "mola"! Agora é só bolar uma maneira de fixar esta ponta na carroceria melhor do que a MB projetou, para que daqui a uma semana ela não esteja quebrada! Agora... na minha pesquisa para fabricar uma peça sobressalente eu atinei que é possível se fazer esta peça de uma maneira mais eficiente e duradoura do que a original, usando-se uma lamina de aço inoxidável, tudo feito de uma única peça! Apenas com o corte do formato certo e com dobras localizadas! Se houver mais confrades com o mesmo problema, por favor manifestem-se e prosseguirei com a feitura do que bolei, caso contrário, o meu problema está quase resolvido e usarei meu tempo em outra coisa, talvez polindo a ML!!! Abs a todos!
motodr
motodr
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 427
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por rubenjensen Sáb 27 Out 2012, 15:18

Motodr!
No fórum antigo tinham vários confrades com o mesmo problema, as minhas estão coladas e estão quebrando o galho, mas se tiver uma solução mais durável, gostaria de adotar. Tem que cuidar que ela se encaixe entre o trilo e a lateral do compartimento sendo afixada com a presilha metálica que aparece na foto. Tentei fazer de aluminio mas abandonei, achei melhor colar o que sobrou
rubenjensen
rubenjensen
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 145
Data de inscrição : 07/08/2012
Idade : 69

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por motodr Sáb 27 Out 2012, 17:28

Grande Ruben, hoje pela manhã eu nem fui ao ENP porque resolví que ia arrumar este sistema! E... Consegui!!! O negócio é o seguinte: se a presilha de plástico que prende o pino do defletor estiver quebrada, dependendo de como é este quebrado dá para fazer uma tala com arame e colar. Já se for a presilha que prende a haste no trilho ao lado do trilho é relativamente muito mais fácil, se vc tiver um Dremel com disquinho de corte então é moleza! Vc pega uma lamina de metal, dá para usar aquelas chapas de gabinete de computador, eu estou usando umas cantoneiras de um metal meio dourado que é meio manchado como se fosse mancha de óleo na água, dá prá fazer fácil, eu fiz um para ver se dava certo e foi sucesso completo, vou fazer outro mais bem acabado e vou fotografar o passo a passo com os detalhes que fazem a coisa dar certo! Abs.
motodr
motodr
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 427
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 59

Ir para o topo Ir para baixo

(W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar? Empty Re: (W163): Defletor de ar do teto solar - como reparar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos