Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba

+6
xandy
wlemes
paulo brito
Epicco
ohlweiler
Luiz Neto
10 participantes

Ir para baixo

(W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba Empty (W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba

Mensagem por Luiz Neto Ter 13 Out 2015, 18:58

Olá a todos. Comprei minha w204 há pouco tempo, e nos últimos tanques eu percebi que a indicação do computador de bordo de consumo, não bate com a conta da bomba:

- meu painel indica de 11-11,2 L/100km que dá +- 9km/l

porém após abastecer, das ultimas vezes fiz as contas e deu na verdade +-7,8km/l

Alguém pode me ajudar? É problema no carro, na programação ?
Luiz Neto
Luiz Neto
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 9
Data de inscrição : 29/07/2015
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba Empty Re: (W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba

Mensagem por ohlweiler Qua 14 Out 2015, 07:49

Olá Luiz Neto.

Para sua referência.

Na minha 2013 meu computador indica uma média sempre superior a que realmente fiz. Eu anoto cada abastecimento num app (Carango). Pelo computador aponta de 1 a 1,5 km a mais que pelo tanque. Minha média mista com 70% cidade e 30% estrada fica em torno de 10,5 a 11,5 km/l. Na estrada sou comedido e ando na velocidade das placas. Mesmo assim achei tua média muito baixa.

Na verdade nunca vi um computador de bordo que acerte o consumo.

Abraço.
ohlweiler
ohlweiler
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 26
Data de inscrição : 17/03/2015
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba Empty Re: (W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba

Mensagem por Epicco Qua 14 Out 2015, 08:10

""Na verdade nunca vi um computador de bordo que acerte o consumo.""


É vero.

_________________
Abraços,

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba Empty Re: (W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba

Mensagem por paulo brito Qua 14 Out 2015, 08:54

A forma ou padrão para abastecer pode causar divergências.  As bombas de gasolina dos postos podem travar de forma diferente e depois de travadas é possível, mas não recomendado, completar com até uns 4 litros, dependendo da bomba.

No meu carro considero preciso o computador pois as divergências nunca passaram de 5% Procuro abastecer  sempre que o tanque fica abaixo de 1/4
paulo brito
paulo brito
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba Empty Re: (W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba

Mensagem por wlemes Qua 14 Out 2015, 10:42

Hum.... Não existe CB 100%, mas minha W204 é bem preciso... Você quer algo bem bem bemmmmmmmmmmmmmmm ruim é FORD. Meu pai teve um q fala em 9km/l e o carro fazendo 6km/l.... só 30% de margem de erro ahahahaha
wlemes
wlemes
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 311
Data de inscrição : 05/05/2015
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba Empty Re: (W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba

Mensagem por Luiz Neto Sex 16 Out 2015, 15:42

VOu dizer a voces, eu tinha um FORD fusion V6 e ele nunca errava pelo computador de bordo o que mostrava de consumo, e antes disso eu tinha um i30 que também não errava.

A questao da bomba acho que pode ser excluída, pois eu sempre abasteço no mesmo posto e depois de desarmar a bomba da primeira vez eu já peço para o frentista parar. Será que tem algo errado com o meu carro? é uma c180 14/14.

Outra coisa: eu percebo que o ECO demora a ativar, para ele ficar verdinho no painel, o que significa que o sistema está "carregado" e quando eu parar no semáforo ele vai desligar o motor.
Percebi que por algumas vezes dirigo uns 20-30min e o ECO não fica verde.

Alguém me ajuda por favor? estou pensando em levar o carro na css
Luiz Neto
Luiz Neto
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 9
Data de inscrição : 29/07/2015
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba Empty Re: (W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba

Mensagem por wlemes Sex 16 Out 2015, 20:03

Bem lembrando! FUSION funciona como um relógio suíço!
wlemes
wlemes
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 311
Data de inscrição : 05/05/2015
Idade : 40

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba Empty Re: (W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba

Mensagem por xandy Ter 26 Jan 2016, 23:59

A minha Mercedes anterior, uma C200 Kompressor 2008/possuía o computador bem preciso.
A atual, uma C180 2014, apresenta erro de + 10 a 15% 
Rolling Eyes
xandy
xandy
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 122
Data de inscrição : 20/07/2013
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba Empty Re: (W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba

Mensagem por paulo brito Qua 27 Jan 2016, 07:36

Minha C 200 nunca apresentou grande variação, no máximo 5%
paulo brito
paulo brito
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba Empty Re: (W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba

Mensagem por Lucas Lacerda Seg 09 Set 2019, 15:11

Boa tarde confrades , adquiri minha c180 2013 1.6 a poucos meses , a divergência de consumo entre o computador de bordo e a bomba é clara , na cidade o computador de bordo sempre marca entre 9.8 a 10  litros a cada 100 km , que dá a media de 10 km/l , porem na bomba sempre da 8.2 a 8.4 ,  é uma diferença de quase 20%.
Porem minha maior decepção foi o consumo na estrada , fiz uma viagem esse fds de 500 km , pista duplicada , piloto automático cravado nos 110 km/h, ( doido pra acelerar , mas queria fazer essa media ) computador de bordo marcou 7,5 l a cada 100km o que seria 13,3 km/l , mas na bomba deu apenas 11,4 km/l .
Pergunto a vocês se esse consumo é normal ?? devo procurar uma oficina ?
nao tenho histórico de revisões do carro , penso que uma limpeza de bicos , troca de velas possa melhorar um pouco o consumo

OBS: ja peguei estrada aclarando mais , medias de 130 a 140 ... na bomba deu consumo de 9,4
Lucas Lacerda
Lucas Lacerda
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 13/06/2019
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba Empty Re: (W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba

Mensagem por Beto Rocco Ter 10 Set 2019, 11:40

Meu carro é uma C180 W205 Coupe 2018 que é um pouco mais baixa que a sedan e por isso acredito que seja um pouco mais aerodinâmica, e tem ainda o cambio de 9 marchas.
Pelo computador de bordo tirei a foto abaixo em uma viagem onde saí de casa e andei 5 km dentro da cidade e depois peguei a rodovia colocando no piloto automático a 110 Km/h e após andar 29 Km estava marcando a média de 17,2 Km/Litro, mas não fiz a verificação na bomba.
Estes carros são muito econômicos e mesmo considerando que possa ter erros no computador, se ele estiver fazendo realmente 16 Km/Litro (gasolina) como o pessoal da Mercedes me falou, considero um consumo excelente.
Eu acho que os 11,4 Km/l do Lucas, nestas condições que ele descreveu, que foram semelhantes a minha (110 Km/h) está abaixo do que deveria.

(W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba 17210
Beto Rocco
Beto Rocco
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 59
Data de inscrição : 08/08/2017
Idade : 63

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba Empty Re: (W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba

Mensagem por Ulysses V8 Benz Ter 10 Set 2019, 12:47

Como já disseram lá em cima, o computador não tem uma precisão muito grande porque trabalha com estimativa. Ele não é como um medidor de água em casa, por exemplo, que mede a vazão em litros. O computador analisa informações como posição do acelerador, quantidade de combustível no tanque, distância percorrida e velocidade para fazer os cálculos de consumo e autonomia.

Em casa temos 2 MBs com computador, a GLK 2010 e a SL 1998. Ambas são até bem precisas em relação ao consumo mas na GLK as indicações de autonomia variam muito, qquer variação mínima no acelerador ela já altera bastante para mais ou para menos. A 129 já é mais estável nesse ponto.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba Empty Re: (W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba

Mensagem por Seissler Qua 11 Set 2019, 08:46

com Gasolina que tem 27.5% etanol vc tem um consume ca 10% -ate 30% mais. depende no motor, que forma vc dirigir e que época o motor estar produzidoe que octanagem o motor estar ajustado. em caso o calculador do consume nao estar ajustado para deste fatores p.e. versao Europeia, o consume estar ca 20% falso. simplesmente deste o efeito.

acima deste deste calculadores mais o menos so uma brinquedo, eles nunca estar exato, eles so calcular mais o menos na media etc p.p.
avatar
Seissler
Desativado
Desativado

Masculino Mensagens : 1030
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 74

Ir para o topo Ir para baixo

(W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba Empty Re: (W204): Consumo de combustível - divergência entre o computador e a medição na bomba

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos