Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

+33
Laurival
MIGUEIS
ricardorpm
RValle
azeto
luis paulo castro de figu
douglas barddal
Vanderlei
Runge
walter paiva
pedroalexrj
TZero
Ulysses V8 Benz
wolf
borba
Gilberto/SP
mpaschoal
ZIG MASTER
Lobo
Maluhy
EduBahia
toni goetten
C-220
EfBauru
cassio vitor
Daniel-SP
Luiz Pinheiro
john
Karl Fass
Marcos
Alexandre - PR
Professor
paulo brito
37 participantes

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Vanderlei Sex 28 Dez 2012, 13:26

Alexandre, vou buscar ela daqui a pouco no mecânico e vou providenciar esta troca de água com aditivo no sistema, obrigado Abs
Vanderlei
Vanderlei
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/12/2012
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por pedroalexrj Sex 28 Dez 2012, 16:05

Eu usei água de bateria...que também é desmineralizada e é bem barato...coloquei na proporção 50%(Pentosin)...e ficou show...beleza...
Boa sorte aí meu caro.
Forte abs.
pedroalexrj
pedroalexrj
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1697
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por MIGUEIS Sex 28 Dez 2012, 19:23

E isso ai Vandrelei, firmo as indicações acima!!!
Agua destilada ou desmineralizada e muito barato, uns 3 reais o litro!!!muitas lojas de auto-pecas ou de bateria vendem.
se nao achar o fluido pentosin, use o paraflu que e muito bom tb e mais fácil de achar!!!

se vc for perfeccionista, faca essa troca, rode um pouco e faca outra troca, assim o sistema vai ficar bem limpinho!!! eu troquei a minha 2x seguidas em um intervalo de 2 meses quando comprei a minha W140.
repita o feito pelo menos a cada 2 anos ou 30 mil kms, eu costumo fazer a cada20 mil kms ou 1 ano , mas e por neura minha...rs...pois e muito barato e fácil de fazer em casa.

SDS e boa sorte

Sds a todos

OBS: Pedro, acho que vou passear na cadeg amanha...rsrs...quero + brilho...rsrsrs

Boa sorte
MIGUEIS
MIGUEIS
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 562
Data de inscrição : 17/08/2012
Idade : 47

http://almigueis@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Vanderlei Sáb 29 Dez 2012, 15:24

Boa tarde Pedro, Migueis, peguei ela ontem no mecânico e após a limpeza no sistema e montagem ela estabilizou em 90º o que já achei ótimo, mas comprei a água destilada e o fluido de radiador, esperei esfriar e fiz a troca, resultado, ela não passou de 85º e agora mesmo quando quente é bater na chave e pegar, e o melhor, sem gastar com nenhuma peça, apenas a mão de obra de limpeza no sistema. O carro parece outro, espero que continue assim. Abs e obrigado a todos...
Vanderlei
Vanderlei
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 21/12/2012
Idade : 48

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por MIGUEIS Sáb 29 Dez 2012, 19:14

Q excelente noticia Vanderlei!!!! Ainda bem que não foi nada sério!!! é por isso que nesta época do ano vemos muitos carros enguiçados na rua , ainda bem que o seu não enguiçou e não houve maiores prejuízos!!!
DICA:daqui ha 1 mês faça essa troca novamente, 60% agua destilada e 40 aditivo, pois pode conter resíduos de sujeira no sistema.
Agora vc vai rodar e rodar e a agua não vai mais ficar com cor de ferrugem!!! o cloro detona o sistema!!

Grande abç e muito sucesso em 2013 p vc e toda a sua família!!!

SDS Estrelares
MIGUEIS
MIGUEIS
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 562
Data de inscrição : 17/08/2012
Idade : 47

http://almigueis@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Laurival Sáb 29 Dez 2012, 20:42

Salvo melhor tecnica:

É a aguá que efetua a troca térmica com o bloco, é a água, e somente ela que refrigera o motor.

O função do aditivo é evitar a oxidação do bloco, e posterior formação de depósitos, com os sais formados pela oxidação.
Aditivos podem ter a propriedade de alterar o ponto de ebulição e congelamento da agua, qualidades benéficas em varias regiões.

Mas é a agua que efetivamente faz o troca de temperatura, a rigor, o aditivo até atrapalha essa troca. Se fosse o contrario, era só encher o radiador de aditivo e ser feliz a vida toda, né?

Experimenta, coloca só aditivo no radiador e veja como fica.
avatar
Laurival
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 456
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por generalbol Seg 31 Dez 2012, 02:04

A Toyota desde 2009 usa um aditivo que não é diluído, se coloca somente o líquido.
Quanto ao uso da água desmineralizada vou dizer É LENDA, a fabrica da MB não utiliza e nem a CSS BH também não, fiz questão de tirar essa dúvida com o consultor.
generalbol
generalbol
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 404
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por C-220 Seg 31 Dez 2012, 02:24

O manual da W202 também não fala em água desmineralizada ou qualquer coisa do gênero, utilizo por conta própria.
C-220
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2605
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por generalbol Seg 31 Dez 2012, 02:31

Como esgotar "Toda água" do carro????
Pois só soltando as mangueiras dentro do bloco fica água? Parar em uma descida??
Ao lavar se lava com água de torneira então uma quantidade dessa água fica no bloco.
generalbol
generalbol
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 404
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por walter paiva Seg 31 Dez 2012, 06:29

Generalbol,
Você acha correto colocar água com cloro e flúor no bloco de alumínio do motor de seu carro?

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Spinne10
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por A.Carneiro Seg 31 Dez 2012, 08:36

O cloro é volatil é não vai permanecer na água, algumas CSS utilizam os aditivos em vasilhames de 5 Litros já diluidos em água.

Agora não é pelo fato das CSS´s utilizarem água torneiral que faça deste procedimento o correto.

Em casos extermos somente a troca não é suficente, é necessário realizar a limpeza completa, normalmente leva-se alguns dias para que toda a sujeira seja diluida, e ai tornar-se a realizar o procedimento.

Abs.
A.Carneiro
A.Carneiro
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 444
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por mpaschoal Seg 31 Dez 2012, 09:56

Se o problema é o Cloro, basta ir a um Pet Shop e pedir um anti-cloro.
mpaschoal
mpaschoal
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 1535
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por A.Carneiro Seg 31 Dez 2012, 10:23


Então tá resolvido, vou passar a levar a merça no Pet Shop.
A.Carneiro
A.Carneiro
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 444
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Alexandre - PR Seg 31 Dez 2012, 12:55

A água, sozinha, não é boa condutora térmica. Sua condução térmica pode ser comparada com um tijolo, como consta nas tabelas abaixo.

Quase todos os aditivos de líquido de radiador possuem propriedades que facilitam a troca térmica. O que ocorre é que a concentração excessiva de aditivo (do aditivo concentrado) é que atrapalha. Assim como, somente a água, sozinha, não cumprirá a contento a tarefa.

Ou seja, a água, no caso do líquido do radiador, servirá para diluir o aditivo, mas não somente e exclusivamente para facilitar a troca térmica. Até por uma questão de lógica: é muito mais fácil vender 3 ou 4 frascos para misturar em água, gerando aproximados 10 litros de líquido de radiador do que vender 10 frascos prontos para uso.

Algumas marcas fazem a mistura pronta, mas o custo normalmente é maior que o concentrado.

A água só é utilizada nos radiadores por questão de custo/benefício pois existem líquidos melhores para troca térmica mas o custo de sua utilização, subiria muito.

Abs,

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Tabela-de-condutividade

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 A01tab03

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por generalbol Seg 31 Dez 2012, 13:41

walter paiva Não disse que é certo só disse o procedimento usado pela Fabrica Mercedes Benz e pelas CSS da marca aqui em Belo Horizonte.

Mais já que você me perguntou eu respondo, vamos lá.
Cloro: Evita da água apodrecer no sistema em carros que ficam parados por muito tempo pois tem ação desinfetante e tem ação branquificante. Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil (A.Carneiro já disse acima que ele é volátil, uma pena.)
Fluor: Serve para evitar cáries. Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Então eu usaria sim desde que junto com aditivo recomendado, pois sabemos que os aditivos não são genéricos.

Agora me respondam como tirar "TODA" água de torneira depois de lavado o motor, para colocar a desmineralizada??????
generalbol
generalbol
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 404
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Alexandre - PR Seg 31 Dez 2012, 14:34

Alguns carros tem 2 saídas de água.

Na minha W202 por exemplo, tem 1 no radiador (parte inferior, lado do passageiro) e outra, no bloco do motor, do mesmo lado.

A questão que ainda desperta curiosidade: como retirar a água do radiador interno do ar quente? Basta deixar o carro ligado alguns minutos com o ar quente ligado e depois escoar a água? Ou quando o motor é desligado, é fechada a circulação de água do radiador interno? Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 3226726393

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por MIGUEIS Seg 31 Dez 2012, 15:26

, Na ccs Honda, eles vendem um galao de 4 litros de preparado de agua destilada e fluido!!!
usar agua destilada nao e lenda nao!!!! e so fazer o teste!! alias tem alguns no youtube.
Acredito que existam "consultores" que aconselham a usar agua da chuva ou de torneira...rs..rs..da mesma forma que tem "consultores" que falam p nunca trocar o oleo do cambio. sao pessoas que nao deveriam atuar no ramo.
Eu sou exigente e procuro "qualidade de servico" mas nem todos pensam assim!!
Esses consultores querem as ccs cheias de servico, isso sim!!!
Quando eu troquei todas as mangueiras do radiador, reservatório de plastico e tampa, gastei 15 litros de agua destilada ate sair por completo a agua interna suja, levando em consideração que a saída do bloco e a ultima saída antes de retornar ao reservatório de expansão. coloquei 50%-50% rodei um pouco e depois de 1 mes repeti a troca da agua e fluido, rodei uns 2 meses e eu mesmo repeti o processo em casa usando 60% agua destilada e 40% fluido, acredito que assim fiquei com meu sistema bem limpo.
Na primeira troca, junto com as manqueiras, vi sujeira sair, nas demais nao vi.



SDS a todos!!!

quanta gente desqualificada dentro das ccs da vida!!!
MIGUEIS
MIGUEIS
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 562
Data de inscrição : 17/08/2012
Idade : 47

http://almigueis@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Alexandre - PR Seg 31 Dez 2012, 15:40

Migueis,

Acompanho sua opinião.

Água destilada é melhor sim. Basta pesquisar para conhecer melhor as diferenças. O fato é que o uso de água com cloro ou torneiral + aditivo não fará diferença em curto prazo, somente em médio/longo prazo. E aí, quem assume a consequência são os saudosistas como muitos de nós, que compramos carros com 15 anos ou mais, pois as consequências começam a aparecer nessa idade e algumas vezes, antes.

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por generalbol Seg 31 Dez 2012, 16:37

Alexandre - PR Se a troca for feita anualmente, não vejo nenhum mal em decorrer dos anos. Aqui em casa trocamos anualmente todos e saem água verdinha (do aditivo).

Migueis esse procedimento não é usado só pela CSS de BH não, a fabrica manda o carro para o Brasil e resto do mundo com água torneiral e na oficina da fábrica em São Bernardo também.
15 litros para lavar um radiador e sistema é muito pouco, eu não sei em litros pois uso mangueira mais é muita água que gasta.
generalbol
generalbol
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 404
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Alexandre - PR Seg 31 Dez 2012, 16:46

Generalbol,

Segundo o Manual da MB (da minha W202) por exemplo, eles recomendam 1 troca a cada 3 anos.

Eu pretendo fazer na MB a cada 2 anos, no máximo.

Nos outros carros aqui de casa eu costumo fazer a troca a cada 1,5 ano, pois uso um aditivo mais simples (sem propriedade anti-congelamento que uso na MB).

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por generalbol Seg 31 Dez 2012, 16:49

Eu faço a cada ano pois são carros que não rodam 1Mkm por ano e já não são tão joviais, como é baratinho a troca aproveito e brinco de mecânico Very Happy Very Happy
generalbol
generalbol
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 404
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por ricardorpm Seg 31 Dez 2012, 17:09

Na minha C240 sempre usei penstosin puro. Nenhuma gota de água. 08 litros e trocava a cada 02 anos. A temperatura do carro não passava de 80 graus.
ricardorpm
ricardorpm
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 555
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Alexandre - PR Seg 31 Dez 2012, 20:18

Ricardorpm,

Existem aditivos concentrados e diluídos (prontos para uso). Se você usava esse último, não precisa diluir em água.

Ainda, há os "superconcentrados" (1 Litro de Aditivo para 7 Litros de Água).

Abs,
Alexandre - PR
Alexandre - PR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3167
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por ricardorpm Ter 01 Jan 2013, 18:32

Alexandre-PR
O que usava era o Pentosin rosa concentrado. Na CLK coloquei 4 litros de aditivo e e 5 de água desmerinalizada. Acho que o resultado foi o mesmo..
Não conhecia este superconcentrado..é difícil de achar?
Abs,
ricardorpm
ricardorpm
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 555
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por C-220 Ter 01 Jan 2013, 18:41

O unico superconcentrado que conheço eh da Radiex.
C-220
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2605
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Comportamento estranho da temperatura do motor - W202 - Página 5 Empty Re: Comportamento estranho da temperatura do motor - W202

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos