Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

+16
dayanpersou7
A190
dill
Fajardo
AndreHBuss
savinho
Valderifs
tadeu
walter paiva
Ulysses V8 Benz
Thalles Barroso
Karl Fass
ferdinando.ap
Kanduxo
Herbie
wagalves11
20 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por wagalves11 Sáb 15 Fev 2014, 16:42

Boa tarde, 

    bom, minha A190 infelizmente apresentou problemas no módulo MAF, após ler muito a respeito decidi tentar fazer o reparo paleativo com resistores de 10 ohms no lugar das lâminas. 
   
    Eu mesmo fiz, o carro está andando normalmente, em baixa, em alta e marcha lenta OK, tudo certo. Também sei que não tenho mais parâmetros de oscilação de mistura ar/comb, agora fico sempre no mesmo parâmetro como os antigos veículos carburados.

    Minha dúvida é, se outra pessoa já fez esse reparo e o que achou a longo prazo, e se alguém sabe o pq do valor dos resistores serem de 10 ohms não outro.
wagalves11
wagalves11
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 32
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por Herbie Sáb 15 Fev 2014, 16:47

A lâmina do Classe-A nada mais é que um tipo de resistor também.

MAF sensors são usados na computação há anos e existem dos mais diversos tipos.

Leve em uma pessoa que entenda do assunto, ele saberá descobrir qual é a especificação do resistor e poderá colocar outro idêntico no lugar.
avatar
Herbie
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 144
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por wagalves11 Sáb 15 Fev 2014, 16:52

Herbie, 

eu sei que as lâminas são resistores, e geram uma resistência que a ECU interpreta e manda mais ou menos combustível.

    Minha pergunta foi, se alguém sabe o pq de usar 10 ohms nos resistores e não outro valor, lembrando que eu fiz esse reparo e o carro esta OK funcionando perfeitamente.
wagalves11
wagalves11
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 32
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por Kanduxo Sáb 15 Fev 2014, 16:53

Poxa, pode ajudar muita gente que tenha problema no MAF. A solução ficou mais barata dessa forma que recuperar seu MAF?
Kanduxo
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3983
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por wagalves11 Sáb 15 Fev 2014, 16:56

Sim Kanduxo,

   o custo é praticamente zero a pessoa precisa ter algum conhecimento mas de material gastei R$ 0,40 o resto já tinha como álcool isopropílico para limpeza da placa, limpa contatos, estanho e ferro de solda.

    Outra coisa tem pessoas cobrando de R$ 300,00 a R$ 500,00 para fazer esse tipo de serviço.
wagalves11
wagalves11
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 32
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por Kanduxo Sáb 15 Fev 2014, 16:59

Ah, entendi. Certa vez vi alguns resistores em funcionamento numa oficina que eu fiz. É super interessante.
Meu palpite é: Se o carro está OK como se fosse original, e o serviço teve um resultado tão seguro quanto o original, penso que você não vai ter problema não....
Kanduxo
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3983
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por wagalves11 Sáb 15 Fev 2014, 17:02

Problema não terei, talvez um excesso de consumo de gasolina devido a não fazer a leitura, mas não importa.

Sim o carro esta suave, e aceitando aceleração como antes, só gostaria de entender um pouco melhor o porque chegaram nesse valor de resistor, só por curiosidade mesmo, pq ctz que as lâminas variam de  uma certa resistência mínima há um máximo e a escolhida foi 10 ohms no lugar de ambas as lâminas.
wagalves11
wagalves11
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 32
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por Kanduxo Sáb 15 Fev 2014, 17:06

E você não achou essas "lâminas" a venda nessas lojas de eletrônica?
Kanduxo
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3983
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por Herbie Sáb 15 Fev 2014, 17:12

Vou ser breve, agora estou sem tempo, mas na madrugada de hoje para amanhã ou, no máximo, segunda-feira, produzo um texto sobre isso. Se quiser ir se adiantando:

O resistor original é variável. Ele trabalha como um termômetro. Sempre está em uma temperatura X, com o passar do ar da admissão, essa temperatura vária, então ele passa a enviar outros tipos de sinais.

É simples: A 47K Ohms (1/4 Watt) ele está enviando um certo sinal elétrico para ECU. Se a temperatura variar, o sinal varia. A ECU trabalha com esses dados de entrada e dependendo do que ela receba, emite seu dado de saída. Tudo pré-programado. 

O de 10 Ohms que você comprou é fixo. Envia para ECU sempre o mesmo sinal. Logo, ela envia sempre o mesmo sinal de saída...

Basta você levar o resistor original do carro em uma loja de produtos eletrônicos. Eles irão efetuar a medição e possivelmente te vender o resistor correto.

E não é caro, coisa de R$10,00...
avatar
Herbie
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 144
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 31

Luciano Rufino gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por wagalves11 Sáb 15 Fev 2014, 18:32

Herbie me desculpe, mas acho que vvc não está entendendo minha pergunta.

Isso tudo que vc falou eu já sei e disse isso em outras palavras, eu sei o funcionamento do sensor MAF, e tb sei o funcionamento dos resistores. Tb sou técnico em eletrônica.

O que não sei é pq o escolhido para fazer essa "adaptação" foi o resistor de 10 ohms, visto que não foi eu que desenvolvi essa técnica apenas vi material a respeito, onde indicavam o uso do resistor de 10 ohms no lugar das lâminas, visto que não tem pra vender o sensor MAF da classe A, somente o módulo completo a preço do veículo.

Lembrando que já instalei os resistores e o carro está funcionando normalmente.
wagalves11
wagalves11
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 32
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por Herbie Sáb 15 Fev 2014, 22:18

wagalves11,

Eu não sou técnico em eletrônica, faço bacharelado em ciência da computação... Me desculpe se falei algo que você já sabia, entendi que sua dúvida era essa....

O escolhido ser um resistor fixo de 10 ohms é o seguinte:

Qualquer ECU funciona basicamente com entrada de dados. Esses dados são lidos pelo processador. Ele já tem em sua memória dados armazenados previamente. Dependendo do que for recebido por ele, envia um dado de saída referente ao que entrou...

Na prática, o resistor fixo de 10ohms informa para ECU uma temperatura e massa de ar alta, em torno de 50c, onde a injeção envia dados de saída para os pulsar dos bicos e a bobina de forma bastante cautelosa, para que não ocorram danos ao motor...

Se você colocar um resistor fixo diferente, que informe por exemplo, 5c, caso você rode no carro em temperatura muito mais alta que isso, bye-bye motor...

Idem se usar um resistor variável diferente do original.

O problema do resistor fixo que você usa, é que ele subutiliza o carro, gastando mais gasolina e gerando menos potência com ele operando dessa forma do que se fosse da forma correta...
avatar
Herbie
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 144
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por wagalves11 Sáb 15 Fev 2014, 23:19

É, quem "criou" essa adaptação deve ter feito algum estudo para escolher o de 10 ohms, felizmente eu soldei os resistores e o carro está ótimo! Andando como antes e esta acreditem ou não mais econômico, pela cálculo grosso que fiz pelo ponteiro esta fazendo mais de 8 km/l, e antes estava fazendo menos, pois estava com mistura muito rica trabalhando em excesso. 

Eu recomendo essa adaptação para quem está com defeito no sensor de fluxo de ar. Very Happy
wagalves11
wagalves11
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 32
Data de inscrição : 26/01/2013
Idade : 45

Daniel Neris de Azevedo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por Herbie Sáb 15 Fev 2014, 23:53

Existe sim um cálculo, mas para isso precisa-se saber outras variáveis. O jeito mais simples de saber qual é a especificação do resistor original é levar em uma pessoa qualificada. Ou caso você tenha conhecimento, fazer você mesmo.

Mais econômico que o original em bom funcionamento é impossível. Pode ser mais econômico que o original em mal-funcionamento.

No mais, não custa nada descobrir qual é o resistor adequado e instalar.
avatar
Herbie
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 144
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por ferdinando.ap Seg 17 Fev 2014, 22:54

Ola Pessoal Sou novo aqui no Forum me chamo Fernando e vou contar a vcs algo que aconteceu comigo, a dois anos tive experiencia de comprar um classe a 160 cambio manual ,eis aqui uma informação muito importante "nao compre classe a pela beleza mas sim pelo resultado do stardiagnostic" desde que comprei tive varios problemas percebi que o carro nao desenvolvia quando acelerava ,segui todas as dicas possiveis aqui no forum,a carro estava com 125.000km entao dei um chekup troque velas ,mangueira rabo de porco acoplador do TBI com a ECU (estava rasgada)limpeza de bico descabornização de TBI e Coletor Troca filtro de ar e gasolina, depois de tudo isso ainda assim percebi que o carro tinha algo de errado ainda nao desenvolvia e o consumo muito excessivo maximo 8km/litros desmontei a ECU e fiz limpeza de MAF desmontado reparei que uma das laminas nao estava muito bonita (como se estivesse descascando a pelicula que protege a lamina) procurei informações no forum sobre isso e para minha surpresa nao existe tantas informações alem de scannear e mandar trocar o MAF então vamos lá desmontei o ECU e medi com multimetro mesmo e verifiquei a primeira lamina mais proxima do filtro do ar estava com 2kohms e a segunda lamina estava com 1.3kohms, consegui uma ECU  de um amigo meu com as mesma caracteristicas do meu  e para minha surpresa desmontei o modulo e a primeira Lamina o Valor correto é de 500ohms e a segunda é de 10ohms resumindo as duas minhas estavam com defeito,como o mudulo da minha ja estava danificado o conector após bater no painel corta fogo que o antigo dono não tinha trocado coxim resolvi usar o modulo todo completo para substituir com o meu (ja que a mercedes casam o modulo com o imobilizador e chave ) com a estação de ar quente retirei a eproom 29f do meu modulo e soldei novamente no modulo novo instalei no carro e tudo ok resolvido acabou todos os meu problemas com o carro ,entao é possivel sim a troca do modulo por outro completo "mas usando a mesma eproom do veiculo original".Usar resistores no lugar das Laminas é como dizer ao modulo que elas estão lá (mas não ira fazer leitura do fluxo de ar ) o que resulta no consumo excessivo pela mistura rica,lembrando que uma lamina tem 500ohms e a outra 10ohms ,valores diferentes disso, sim meu amigo seu Maf ja era. espero ter ajudado Obrigado Fernando.
ferdinando.ap
ferdinando.ap
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/08/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por Karl Fass Ter 18 Fev 2014, 05:35

As lâminas variam de valores com a variação de temperatura e volume de ar. Colocando-se resistores fixos, terá resultado fico, conforme já dito acima. Vale para qualquer carro.

_________________
Abraços,
Tio Fass

C126 500SEC  1983
W116 280S 1976
W202 C280 1995
w124 300E 24v
W210 E320
W fusca
(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores G9b



Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
Karl Fass
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Masculino Mensagens : 3813
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 67

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por Thalles Barroso Ter 18 Fev 2014, 11:11

Olá Ferdinando.ap, grato pelo seu post a proposta é bem interessante. Por favor , não entendi se vc trocou seu modulo completo por um outro de Classe a ou somente usou a sua Eprom em outro modulo genérico. Não consegui entender isso muito  bem no seu post, mas achei bastante interessante a substituição da eprom que identifica o carro. Podes explicar melhor, de preferencia "desenhando" Smile , é que eu sou meio burrinho (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores 3226726393 ... 
Já venho perguntando há algum tempo aqui no forum se é possível a troca do conjunto MAF por um MAP de uma classe A 1.6 por outra, explico: a minha é 2002 e possui MAF, poderia trocar por um módulo MAP de uma 1.6 2004? Substituindo a aprom???
Grande abraço e mais uma vez grato pelo seu post.
Thalles
Thalles Barroso
Thalles Barroso
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 43
Data de inscrição : 16/01/2014
Idade : 57

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por ferdinando.ap Ter 18 Fev 2014, 21:59

Boa noite Thalles respondendo sua pergunta nao ,nao é possivel porque são circuitos diferentes o que eu quiz dizer com a eproom o que difere um modulo a190 de um a160 são seu firmware gravado na eprom "lembrando que estou falando do modulo com sensor maf.Então usamos um exemplo tenho um a160 com defeito e derrepente consigo um modulo em desmanche do a190 eu posso usar no meu a160 trocando a eprom 29f dentro da ECU pois nela esta todas as informações do modulo inclusive o casamento com o imobilizador ,assim aquele modulo que era do a190 passa a ser do a160 sem troca do imobilizador com a chave,voltando ao assunto do maf,vi em outro forum um veiculo que estava sem instalado para andar com nitrogenio foi simulado atraves de potenciometro a leitura do sensor maf para cidade e outro potenciometro para estrada fazendo a comutação atraves de uma chave de duas posição.como sabemos que a utilização de resistor no sensor maf seria uma leitura fixa então se monitorarmos a leitura da sonda lambda a um determinado RPM  (exemplo 2500 rpm) sonda lambda varia de 100mv para mistura pobre a 900mv para mistura muito rica, conseguimos com utilização do potenciometro ajustar a mistura para 600mv o que seria o ideal e por ultimo substituindo o potenciometro por um resitor fixo com o valor exato do potenciometro entao teremos a mistura correta para 2500 rpm o que resultaria na economia do combustivel quando andarmos neste rpm.vou ver se consigo postar as fotos para maior compreendimentos ok lembrando que tudo isso estamos simulando uma leitura para o maf  para um rpm fixo. abaixo ou acima deste rpm continuara com leitura irregular. obrigado até mais
ferdinando.ap
ferdinando.ap
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/08/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por Ulysses V8 Benz Ter 18 Fev 2014, 22:19

Esse não seria o mesmo princípio daquelas injeçoes genéricas da Fueltech que possuem os ajustes dentro do carro ? Nelas é um pouco mais sofisticado pois são exibidas algumas leituras de sensores, a sonda Lambda por exemplo.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
Ulysses V8 Benz
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 12534
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por ferdinando.ap Ter 18 Fev 2014, 22:22

ai esta a eprom tem que retirar com estação de ar quente ok(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Hrg9
ferdinando.ap
ferdinando.ap
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/08/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por ferdinando.ap Ter 18 Fev 2014, 22:35

um exemplo (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Uu13outro exemplo de fluxo atraves de potenciometro é o do kadete(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Zvav
ferdinando.ap
ferdinando.ap
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 4
Data de inscrição : 22/08/2012
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por Thalles Barroso Ter 18 Fev 2014, 22:37

Ferdinando.ap, agora entendi a mecânica da coisa. Trocamos então por uma MAF mantendo a identidade do classe A dentro da Eprom. Outra possibilidade no campo das hipoteses seria "injetar essa EPROM num modulo de ECU com MAP, seria possível? Pergunto isso por pensar que se isso é uma "placa" cujos dados então ai gravados devera funcionar em qualquer outro lugar em que ela seja reconhecida. Outra possibilidade seria reescrever a Eprom para ler um MAP ao invés de um MAF. No campo das possibilidades é possivel? Grande abraço e mais uma vez MUITO grato pelos seus posts que são enriquecedores.
Thalles
Thalles Barroso
Thalles Barroso
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 43
Data de inscrição : 16/01/2014
Idade : 57

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por walter paiva Qua 19 Fev 2014, 01:01

Para quem tem um mecânico com stardiagnosis e que saiba opera-lo, existe uma função que trava este ajuste de leitura variável do MAF deixando-o fixo sem a necessidade de ficar instalado resistor, trocando o sensor ou eprom Wink

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Spinne10
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Daniel Neris de Azevedo gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty (W168): Sensor MAF e instalação de resistência/resistor

Mensagem por tadeu Ter 14 Jun 2016, 21:16

Amigos confrades, estava com outro tópico aberto e ainda continua por lá porém gostaria de saber se o resistor que é colocado no lugar das lâminas termistoras do MAF são de 10k ohms ou 10 ohms, porque coloquei 10 ohms, e continua a mesma coisa!!! desculpe não dar detalhes é que minha dúvida é somente essa!!! obrigado desde já confrades!!!
tadeu
tadeu
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 14
Data de inscrição : 09/05/2016
Idade : 47

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por Valderifs Ter 14 Jun 2016, 22:25

10 ohms. Mas parece que tem que passar o scanner para a ECU reconhecer esse resistor. Contudo, digamos que você até tenha passado o Star e tenha colocado um MAF autêntico e o problema ainda persiste. Será que não é outros sensores que estão dando problema?
Valderifs
Valderifs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 526
Data de inscrição : 25/11/2015
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por savinho Qua 15 Jun 2016, 12:29

tem que passar oscanner para apagar a falha ou somente para ler
savinho
savinho
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 779
Data de inscrição : 20/06/2013
Idade : 30

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores Empty Re: (DIY - W168): Reparo paliativo sensor MAF com resistores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos