Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

+16
Aleanz
RLevy
drrodrigo
pedroalexrj
GR
Mau71
generalbol
Christiano
Runge
Fabio
Bruno Morgado
Xisla
ricardovasco
Daniel-SP
paulao74
fred brant simoes
20 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por Mau71 Qua 09 Jan 2013, 18:57

Bruno, minha opinião e o contexto dela:

- Adoro som automotivo (de qualidade, nada de cornetas, etc);
- Ja tive um monte de maluquice de equipamento de som em carro, coisa hi-end, experimentos, etc.
- Tenho conhecimentos razoáveis de eletronica (sou engenheiro, trabalhei na área, etc) e de tecnologia (trabalho na área)
- Ja montei um carputer (com tudo que vc pode imaginar, interface que liga ao destravar o carro, himberna ao travar, gps, comando por voz, etc, etc)
- Nao mando fazer, eu mesmo faço, com capricho, etc. detesto painel riscado, travas quebradas, fios soldados, etc. Da trabalho e consome muito tempo.

Os kit's mutimidias automotivos funcionam bem melhor do que colocar um carputer "na raça" hoje em dia. O processo é bem invasivo, vc tem que colocar fonte, fio pra caramba.. até hub usb tem que usar (muita tralha ligada). Alem do invasivo, o consumo eletrico é grande.
A unica coisa ainda imbativel nos carputers é o software. O "centrafuse" é show de bola. (mas custa usd130 só o software)

Mes passado, pouco antes do natal chegou o kit que comprei e pensava "talvez" em colocar na minha w203 (toca fitas original "audio20 com disketeira no portaluvas).
Esse kit ja é dos novos, tem 3G, Wifi (pode usar o hotspot do iphone, etc). Funciona super bem mas mesmo assim resolvi nao colocar (coloquei no carro da queen )

Como eu resolvi o problema na MB sem deixar de usar iphone e sem tirar a originalidade do carro? Simples, com uma boba fita cassete igual a que usavamos nos anos 90 para ligar diskman no tocafitas.
Quer menos invasivo ainda? transmita por fm: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A qualidade sonora é bem mais baixa? Sim, claro! Mas quando pegamos uma estrela antiga, curtimos o carro, nao o radio, sei la....

Na minha humilde opiniao: compre um transmissor de usd20 e coloque o som divertido no outro carro!

:-)
Mau71
Mau71
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 716
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por Mau71 Qua 09 Jan 2013, 19:01

É isso ai Generalbol, montar carputer é um saco!

Para quem gosta de ligar iphone em carro, isso é BEM legal...mas mesmo assim nao colocaria na minha estrela.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mau71
Mau71
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 716
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por generalbol Qua 09 Jan 2013, 19:01

Lembrando que o Centrafuse é um software que precisa de um sistema operacional para rodar o mais usado era o WinCE, acho que ainda tenho o Centrafuse em outro Desktop mais se acha para baixar de graça na internet
generalbol
generalbol
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 404
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por Mau71 Qua 09 Jan 2013, 19:05

A versão gratuita é muito limitada e por força da profissao, eu nao uso pirataria. Vi que tem crack para ele.

Bom, qualquer coisa em Windows por si só já é instavel, rsrsrssr.


abs
Mau71
Mau71
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 716
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por GR Qua 09 Jan 2013, 19:05

Dependendo do ano eu colocaria um Multimídia 2 dins.... Coloquei na minha S e tem entrada até para microondas, só não sei se faz pipoca...... Laughing
GR
GR
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2284
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 60

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por generalbol Qua 09 Jan 2013, 19:05

Um exemplo é esse aqui [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] foi testado pela 4Rodas esse mês, só que é 2Din, mais tem varios Chineses 1Din com tela escamoteavel com preço na faixa dos Us$200
generalbol
generalbol
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 404
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por Mau71 Qua 09 Jan 2013, 19:19

O ultimo que comprei foi este aqui:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Abri mao das telas motorizadas há um tempo, eles ficam feios no painel.

O circuito de audio é mediano, a interface boa, acabamento bom. Rodo igoprimo e vai bem.ainda nao instalei a interface para os comandos no volante, mas pela pinagem, creio que nao terei problema (preciso encomendar a interface).

Mau71
Mau71
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 716
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por pedroalexrj Qua 09 Jan 2013, 19:38

Bom, se adianta alguma coisa...o meu som é o original do carro e o ex-dono adaptou um cabo internamente, sei lá como, como um mini-chave que quando acionada, o radio fica mudo e você pode espetar o plug P2 no Iphone e mandar ver nas musicas...
Acho fenomenal...funciona que é uma beleza...e não tirou a originalidade...
No mais, o que eu fiz mesmo, foi substituir todos os alto falantes por JBL's top's de linha...com filtro e tudo mais...pois quase todas as W202 já vem com amplificador BOSE de fábrica, embutido na mala, atrás forro do lado do motorista...e o som tá uma maravilha...
Não deixe de postar fotos da sua estrela...
boa escolha aí...
forte abs.
pedroalexrj
pedroalexrj
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1697
Data de inscrição : 12/08/2012
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por Mau71 Qua 09 Jan 2013, 19:48

Pedro,

Por falar em substituição de falantes....isso é algo legal. Alguem ja fez algum upgradezinho bobo nos subs da w203? Digo, manter tudo original, porém com um falante melhor? Ela peca um pouco na falta de graves....

Mau71
Mau71
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 716
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por Xisla Qui 10 Jan 2013, 16:00

Hoje há várias formas de ligar um carpc SEM FONTE ou fonte integrada, com um tamanho minusculo...

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Mas o cara tem que ter pelo no peito para puxar a fiação dentro do carro.. Eu não gosto disso.. Pensei em colocar uma central, mas teria que gastar mais uns 90 dolares em inteface para não perder os controles do volante.. Então deixei quieto.. Só queria a disqueteira, a minha MB veio sem o porta CD... A disqueteira está vazia...
Xisla
Xisla
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 248
Data de inscrição : 19/11/2012
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por drrodrigo Qui 20 Jun 2013, 00:29

fiquei atento ao papo de troca de aparelhos de som...tenho uma CLK 320 2005, alguém saberia me dizer se o som da série E ou CLS, serviria no meu??
drrodrigo
drrodrigo
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 2
Data de inscrição : 19/06/2013
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Upgrade Bose para W210 E 320

Mensagem por RLevy Sex 22 Nov 2013, 01:07

Amigos,

Hoje a caixa de som dianteira esquerda da minha E 320 estourou, e quando entrei no Ebay para comprar uma substituta, esbarrei num kit completo com todos os alto-falantes (dois diant 6,5", dois traseiros 3,5" e dois woofers de 6.5" que ficam no porta-chapéu) e o amplificador Bose. Já comprei o kit, além de uma caixa simples para substituir a estourada, caso não consiga fazer o upgrade.

Tenho algumas dúvidas e agradeço qualquer ajuda que possam me dar:

-alguém indica mão-de-obra competente que poderia fazer este serviço em SP?
-será que o kit Bose funciona com o Audio 10 que está instalado no meu carro, ou teria que trocar a unidade do painel também ? Os carros usados que eu pesquisei nos EUA todos tem Audio 30 junto com o Bose. Além disso a impedância dos falantes é de 2 ohms, diferente dos 4 ohms do kit normal. Alguém tem alguma noção dos conectores que precisarei arrumar ?
-o kit Bose não tem tweeter perto dos retrovisores, e sim embutidos nas caixas das portas dianteiras. Como já tenho os tweeters lá, acho interessante mantê-los, mas como ?

Qualquer ajuda será muito bem-vinda!

Abs
RLevy
RLevy
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 139
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por Aleanz Sex 22 Nov 2013, 02:12

Bom dia!
Quanto a impedância não tem problema, como é um kit, o amplificador deve dar conta tranquilamente. Não existe relação impedância/conector, novamente, como é um kit, é pra ser tudo "plug n' play".
Os tw em posição elevada tem a grata função de erguer o palco sonoro, melhorando a percepção que temos da música, como por exemplo a localização de cada instrumento. O ideal seria que inclusive o midbass ficasse na altura do painel, mas isso é inviável na maioria dos veículos.
Para continuar utilizando os tw que estão no carro em conjunto com o novo kit, vc precisa de um divisor de frequências (crossover) para separar o grave do agudo e assim não explodir o tw com sons graves. Ele vai instalado depois da saída do amplificador, antes do mid e do tw. Mas aí vc vai inutilizar o tw que vem embutido no falante do kit novo. Isso pode ocasionar também problemas de fase, que deixam o som ruim.
Minha humilde opinião é que já que vc investiu no kit, use apenas ele, deixando os tw originais desligados, não deve ficar ruim. É melhor um palco um pouco mais baixo que um som todo desfocado.

Abraço.
Aleanz
Aleanz
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 358
Data de inscrição : 04/07/2013
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por Mau71 Sex 22 Nov 2013, 09:52

RLevy,

Penso que sua pergunta é bem pertinente. Se o Audio10 tem circuito de saida projetado para 4ohms, usar falantes de 2 podem comprometer (tanto com aquecimento e até a queima da saída). Convém de fato alguém experiente no modelo ou dar uma sapeada se suportará a redução de impedancia.
Sobre montagem, a Leandrini em são caetano do sul costuma ser bem criteriosa. Eles trabalham com customização de som de veiculos BEM premium.

abs
Mau71
Mau71
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 716
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por RLevy Sex 22 Nov 2013, 10:19

Obrigado Mau71 e Aleanz ! Estou pesquisando na internet sobre o assunto ainda, mas de qualquer forma ja achei um site que vende o Audio 10 adaptado para trabalhar com o sistema Bose ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Quero so ter certeza antes de sair jogando dinheiro fora. Com relacao aos conectores é que ainda estou perdido, acho que vou ter que esperar o kit chegar para ter certeza.

Abs !
RLevy
RLevy
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 139
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por JimmyPagePilot Qui 06 Fev 2014, 21:17

Boa Noite Confrades,
Gostaria de fazer um "upgrade" no sistema de som da MB C200k 2006. Quero colocar alto-falantes bons com amplificador, e trocar o rádio Audio 20. Recomendaram não colocar central multimídia devido a baixa qualidade sonora. Me indicaram DVD player de 7' da pioneer, kenwood, jvc ou alpine. Nunca fui muito fã de trocar o rádio original, mas procuro uma maior qualidade de som e conectividade (iphone/GPS...)
Quais seriam as sugestões? Pretendo gastar uns R$ 1500,00, fora o radio/dvd player. 
Obrigado!  Very Happy
JimmyPagePilot
JimmyPagePilot
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/01/2014
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por Francisco RJ Dom 16 Mar 2014, 00:58

Boa noite.
em relação a central multimídia (CM), as marcas que você citou estão entre as melhores. Tem ainda a Clarion que é show mas é difícil de encontrar.

Por incrível que pareça, a mais em conta será a da Pioneer. Você pode colocar uma de 7" que possa acoplar GPS e TV digital à parte, o que aliás, foi o que fiz. Ou pode comprar uma que já vem com GPS, e só colocar a TV digital. Dá de 10x0 em qualquer CM ching ling (H-Buster, Booster, Napoli, M1, Multilaser, Positron, Witson, Caska, etc).

Na minha CM coloquei o GPS e a TV digital acopladas da marca Booster, que faz esses equipamentos para uso exclusivo somente em DVD da Pioneer, devido as conexões.

Alto falantes, dentre os nacionais, considero ser o melhor os da Selenium.
Amplificador vc pode colocar um estéro de 4 canais da própria Pioneer, Clarion, Kenwood ou ainda os tops JBL, Focal, Audisom, JL Audio, Hertz, Apine. Pode ainda partir para módulos de potência estéreo de 5 canais dessas mesmas marcas, mais aí a configuração do valor gasto já aumenta consideravelmente, pois além do módulo ser mais caro você terá que instalar um Subwoofer também. Mas o resultado é nota 10. O ruim do Subwoofer é que normalmente coloca-se ele na mala, o que já toma um espaço considerável.

Lembrando que isso tudo é para som interno, qualidade pra quem quer ouvir um bom som dentro do carro, substituindo os AF originais e no máximo, colocando um subwoofer.
Francisco RJ
Francisco RJ
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/03/2014
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por JimmyPagePilot Ter 18 Mar 2014, 16:28

Obrigado! Tens alguma sugestão de set-up pro carro? Estou a procura do subwoofer original, já que ele se encaixa na tampa do porta mala, ou outro compatível com o espaço. Não quero fazer grandes modificações.... Mas tenho medo de "instaladores" de som, pois os mesmo dão informaçoes erradas. Quero comprar os produtos e depois levar num instalador de confiança.
JimmyPagePilot
JimmyPagePilot
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/01/2014
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por Professor Ter 18 Mar 2014, 16:40

Eu morro de medo de "instaladores"... Ainda mais quando começam a trabalhar e dizem: "Não precisa se preocupar..."
Professor
Professor
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2410
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por Gustavo Vanesghick Ter 18 Mar 2014, 16:47

Numa W203 elevaria este medo ao cubo!!!!!

Um único fio cortado, um conector no lugar errado e corre-se o risco de afetar todo o esquema elétrico!

Terá mais dor de cabeça do que teria com o maior e melhor som que pudesse colocar!
Gustavo Vanesghick
Gustavo Vanesghick
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2196
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por Mau71 Ter 18 Mar 2014, 17:21

Se o serviço for bem executado, não há porque ter medo, ja que todo o chicote original é preservado.

Para mim o problema de upgrade na w203 é a estética: até o command original acho feio. Na minha acabei nao mexendo em nada, apenas uso aquela fita cassette adaptadora para ligar o iphone.

Na w210 estou fazendo um novo sistema, preservando todo o chicote e conectores originais. Está ficando bem bacana, mas ela permite ocultar uma nova unidade sem remover o becker original.

abs
Mau71
Mau71
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 716
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 52

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por JimmyPagePilot Qua 19 Mar 2014, 00:49

Poisé... O problema é encontrar alguem  que execute o serviço bem. Vou colocar um DVD da Pionner, e inclusive encontrei a moldura (2DiN) para a Mercedes e mais o adaptador para utilizar os comandos no volante. Tudo isso por uS$ 70. Aqui os caras querem R$ 680... Inacreditável, mas é verdade. Minha preocupação seria o amplificador e o subwoofer. Vi que existe uma linha slim de subs, mas estou atrás do original da bose. Se alguém tiver alguma sugestão de set-ups.
Obrigado  Wink
JimmyPagePilot
JimmyPagePilot
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 7
Data de inscrição : 05/01/2014
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por Francisco RJ Sex 21 Mar 2014, 00:19

Rapaz, módulo é uma coisa séria, por isso que te recomendei uns de boas marcas.
Não se preocupe em ter um sub da mesma marca que os outros AFs do carro, atente sim em ser um sub de boa marca, conforme as que falei acima... ainda tem o Morel, que também é top top, mas é aquilo: vc PAGA pela qualidade. Os concorrentes diretos dele são o Hertz, Audisom e JL que eu me lembre nesse momento.

Ouvi falar que os slim não são muito bons, mas gostaria realmente de ouvir um de qualidade devidamente instalado para emitir uma opnião, mas ainda não ouvi.

Francisco RJ
Francisco RJ
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 6
Data de inscrição : 12/03/2014
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

troca - (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original - Página 2 Empty Re: (SONORIZAÇÃO): Upgrade - riscos/recomendações/sugestões para troca de som original

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos