Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Discussões técnicas a respeito da C180

+7
MRB
João
rfcalvilho
rxavier
claudiogpf
West
Gustavo Vanesghick
11 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Discussões técnicas a respeito da C180 - Página 2 Empty Re: Discussões técnicas a respeito da C180

Mensagem por Fabio071 Seg 30 Dez 2013, 15:11

É o que imaginei...

Obrigado pelo esclarecimento West! Sua explanação sobre compressão estática e dinâmica foi excelente!

Abraço!
Fabio071
Fabio071
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 26/08/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Discussões técnicas a respeito da C180 - Página 2 Empty Re: Discussões técnicas a respeito da C180

Mensagem por eotap Seg 30 Dez 2013, 15:57

Olá,

Primeira mensagem por aqui. Sou dono de uma C180 CGI também.

West,

Não creio que existam ganhos em potência apenas com o uso da Podium. O ponto de injeção é definido pelo mapa gravado na ECU, caso o knocksensor detecte algo, ele é atrasado. Da forma com que você falou, parece que a injeção ''vai dando ponto'', até que seja detectado a ''batida de pino'' e ele retroceda.

As MBs mais recentes que vieram para o Brasil já usam um mapa de injeção específico para nossa gasolina. Então caso a gasolina seja de boa qualidade, não existem problemas.

Em alguns Mercedes, quando plugados ao scanner oficial, tem-se a opção de alterar os mapas para diferentes octanagens de gasolina. Não sei a partir de quando precisamente e nem se são em todos os modelos/versões.

Caso você use somente Podium, vale a pena alterar para esse mapa. Mas deixo claro que impede o uso de gasolina comum posteriormente, se não a batida de pino é constante e o carro anda aos trancos e engasgos. Experiência própria.
eotap
eotap
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/12/2013
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Discussões técnicas a respeito da C180 - Página 2 Empty Re: Discussões técnicas a respeito da C180

Mensagem por rfcalvilho Seg 30 Dez 2013, 16:13

Eotap

Exatamente

Não percebo ganho de potência algum na minha C180 1.6 com podium.
A única coisa que percebo é uma ligeira economia de combustível.

Abs.
rfcalvilho
rfcalvilho
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 399
Data de inscrição : 14/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Discussões técnicas a respeito da C180 - Página 2 Empty Re: Discussões técnicas a respeito da C180

Mensagem por Fabio071 Seg 30 Dez 2013, 16:43

Exato! Existe melhora de eficiência, não de desempenho...
Fabio071
Fabio071
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 47
Data de inscrição : 26/08/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Discussões técnicas a respeito da C180 - Página 2 Empty Re: Discussões técnicas a respeito da C180

Mensagem por West Seg 30 Dez 2013, 19:26

EOTAP,

Eu não falei em ganho de potência em nenhum momento. Um dos principais benefícios de um ponto avançado é o torque em baixos giros, contribuindo para a mencionada economia de combustível. Andando na casquinha é que se nota as virtudes de um bom combustível.

Como você mesmo comentou, se o knocksensor atuar atrasando o ponto, perde-se rendimento. Então há o benefício em se usar Podium.

Esse mapa de gasolina de alta octanagem existente na ECU, com possibilidade de ser habilitado, certamente faz isso.

Corroborando com tudo isso está a descrição de taxa de compressão dinâmica, que destaca como eficiência volumétrica máxima a faixa de torque máximo, que acontece em baixos e médios giros na C180, e não em alto giro, onde está a potência máxima.
West
West
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 98
Data de inscrição : 09/10/2013
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Discussões técnicas a respeito da C180 - Página 2 Empty Re: Discussões técnicas a respeito da C180

Mensagem por eotap Seg 30 Dez 2013, 20:16

West,

Você disse que a Podium deve permitir a adoção de um ponto de ignição mais arrojado. Não sei o que quis dizer com arrojado. Eu entendi que significa mais avançado. Ponto mais avançado gera mais torque/potência. 

Nenhum knocksensor prevê a ''batida de pino''. Ele apenas detecta quando acontece. Como é diretamente ligado ao módulo de injeção, quando isto acontece, o ponto é retrocedido.

As injeção eletrônica top de linha funcionam basicamente da mesma forma há uns 20 anos. No mapa gravado na memória da injeção tem-se os valores máximos e mínimos de ponto para determinada rotação/carga/temperatura/etc. Em conjunto com o que foi aprendido pela injeção em seu periodo de self-learning o ponto é escolhido.

Já está mais do que provado que com o uso de gasolina comum não adulterada na C180, não existem problemas. O uso de gasolina Podium com o mapa que as equipas quando saídas de fábricas, traz outros beneficios, mas não traz ganhos em torque/potência.

Se você quer ganhos nisso com o uso de Podium, sugiro que faça a mudança para o outro mapa disponível.

Outra sugestão que lhe faço é que veja um mapa de ponto. Veja quais são os valores de ponto de ignição tanto na rotação de potência máxima, quanto de torque máximo.
eotap
eotap
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 8
Data de inscrição : 24/12/2013
Idade : 31

Ir para o topo Ir para baixo

Discussões técnicas a respeito da C180 - Página 2 Empty Re: Discussões técnicas a respeito da C180

Mensagem por claudiogpf Ter 31 Dez 2013, 12:17

West, sugiro que releia meu post anterior.

Os números que informei foram pra C200(235km/h) e não C180(223km/h).
As informações que passei não obtive através de cálculo algum.
Tenho um video de um teste realizado no meu carro então olhei o regime de rotações nas velocidades supracitadas.

No youtube tem alguns testes feitos na C180 que ratificam o que eu mencionei.

Caso queira tirar a dúvida:
https://www.youtube.com/watch?v=rk0TL-n7QA4 
se você olhar direitinho, a quinta pega ele em 180km/h empurra até 220km/h e sobra muito giro ainda...
claudiogpf
claudiogpf
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 84
Data de inscrição : 23/09/2013
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

Discussões técnicas a respeito da C180 - Página 2 Empty Re: Discussões técnicas a respeito da C180

Mensagem por West Ter 31 Dez 2013, 12:45

Cláudio,

Não tinha observado que os valores informados por você eram para a C200, e como o tópico é sobre C180, acabei sendo induzido a raciocinar nessa linha. Me desculpe pela confusão. A C200 já usa outro motor, um 1.8 não é isso? Não tenho as infos técnicas dela a mão para comentar os valores de velocidade rpm. 

Abraços meu caro.
West
West
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 98
Data de inscrição : 09/10/2013
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Discussões técnicas a respeito da C180 - Página 2 Empty Re: Discussões técnicas a respeito da C180

Mensagem por West Ter 31 Dez 2013, 13:15

Eaotap,

Estamos falando a mesma coisa. Você com as suas palavras, eu com as minhas. Você fala em valores máximos e mínimos, e self-learning. Eu falo que máximo é mais arrojado, mínimo é conservador, e que o self-learing e adoçao do ponto é função da gasolina utilizada.  Sem semântica, OK?

Obrigado pela sugestão. É sempre um prazer dar uma sapiada nos mapas dos meus carros. Só não entendi o propósito dessa vez, mas será divertido como sempre.

Um abraço.
West
West
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 98
Data de inscrição : 09/10/2013
Idade : 49

Ir para o topo Ir para baixo

Discussões técnicas a respeito da C180 - Página 2 Empty Re: Discussões técnicas a respeito da C180

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos