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Cambio com trancos nas trocas de marchas do Classe A

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Mensagem por Arnaldo Teixeira Seg 17 Set 2012, 09:36

Olá!

Por ser deficiente físico, recentemente adquiri um MB Classe A190 02/03, automático. Achei estranho e até imagino ser defeito no cambio, fato este que está me causando dor de cabeça. O defeito que ele apresenta é que em velocidade de aproximadamente 60 ~ 70 Km/h ao reduzir a velocidade próximo de um farol, dá um forte tranco que chega a travar as rodas dianteiras, ou seja, ele troca a marcha de 4ª para a 1ª. Reclamei na loja onde comprei e eles dizem que o carro não tem problema algum. Conversando com um colega de academia, ele me disse que nos carros deste ano foi feito um recall no cambio e provavelmente meu carro não passou por este recall. Pergunto: Esta informação procede? Qual a gravidade deste problema? Como poderei solucionar?

Grato,

Arnaldo

OBS.: Caso eu tenha postado esta pergunta em local errado, favor me corrigir, pois ainda estou me acostumando com o portal.

Link em inglês:

http://www.aclassinfo.co.uk/mypage.59a.htm


Última edição por walter paiva em Sáb 28 Out 2017, 21:41, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Inserção do link do aclassinfo)
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Mensagem por C-220 Seg 17 Set 2012, 09:39

Arnaldo,

Vou ser bem sincero, devolva esse carro!!!! Dando tranco e os caras da loja dizendo que não existe defeito, é no mínimo suspeito a má fé... Depois se vc precisar abrir esse cambio, o gasto será em torno de uns R$ 5.000 a 10.000.
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Mensagem por Dvaldo Dutra Seg 17 Set 2012, 09:48

Arnaldo, oficialmente a Classe A não passou por nenhum recall, isso pode ser confirmado no site da Mercedes-Benz.

Se o carro ainda está dentro da garantia da loja devolva-o.
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Mensagem por walter paiva Seg 17 Set 2012, 09:58

Se esta dando tranco devolva-o para a loja.
Tranco não é normal no cambio automático. Isso pode ser causado pelo módulo com problema ou nível do óleo muito baixo.

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Mensagem por Arnaldo Teixeira Seg 17 Set 2012, 10:26

O pior vem agora, este carro ficou parado quase 2 anos e em processo judicial, pois assim que percebi o problema reclamei e fui ao procon, onde me orientaram a arrumar um advogado. Tive audiência agora dia 15 onde o juiz determinou que eu usasse o carro durante 45 dias e caso o defeito realmente persistir devo levar um laudo da MB comprovando, onde outras providencias serão tomadas. Para ajudar, depois de quase 2 anos quando eu fui pegar o carro eles "depenaram" o carro e danificaram alguns itens como: tampa do porta luvas, espelho do quebra sol ( 2 lados), buzina não funciona, farol fica aceso direto, luzes do painel acesa direto, acabamento plastico interno do retrovisor faltando. Nos últimos dois dias eu rodei aproximadamente 200 km e não tive problemas com trancos nas mudanças de marcha, mas isso me deixou preocupado, mesmo porque, possuo outro carro automático de outro fabricante e nunca tive este problema. Será que eu consigo este laudo da MB?
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Mensagem por C-220 Seg 17 Set 2012, 10:52

Explica melhor, vc comprou o carro e na época apresentou defeito, vc acionou a justiça e o carro ficou 2 anos parado esperando uma solução?

Acho dificil a MB de boa vontade fornecer um laudo sobre o assunto, somente se for obrigada por um juiz.

O ideal seria vc levar seu carro no Jorge da Sinal Verde em SP. Ele poderia análisar seu carro e apresentar um orçamento.
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Mensagem por iveiga Seg 17 Set 2012, 11:24

Cambio dando tranco nas trocas de marcha não é normal.
Como você é de São Paulo, leve para o Jorge da Sinal Verde.
Algumas coisas são faceis de verificar; nivel do oleo e sua qualidade (se não está com cheiro de queimado, por exemplo), se os coxins do motor e cambio estão ok.
Como você diz acima que o carro não apresenta mais problemas, ...????
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Mensagem por Arnaldo Teixeira Seg 17 Set 2012, 11:58

Explicando melhor, adquiri o veículo no carnaval de 2010, como eu percebi problemas, levei na agencia onde comprei. lá eles se prontificaram a verificar o defeito e quando eu ia buscar o carro o defeito se repetia. Levei 3 vezes e na ultima deixei o carro para eles solucionarem de uma vez por todas depois de eu quase ter capotado o carro com minha familia em uma avenida em descida e me recusei a ficar com o veículo, queria cancelar a compra ou queria a troca por outro veículo. Foi negada a minha solicitação. Ai fui ao procon e depois no advogado onde fui instruido a não pegar mais o veículo. Durante este tempo todo que correu o processo o carro ficou na agencia parado. Durante todos estes meses estou pagando as mensalidades pontualmente do carro. Quanto aos trancos, eles ocorrem assim de surpresa, e não é sempre, o que eu percebi é que depois que paro o carro, dá para perceber que ainda existe um pequeno tranco, ao entrar a 1ª marcha, mas em movimento não fez mais, até o momento.
Os coxins são novos, a agencia trocou, pelo menos disseram que foram trocados.
Como o defeito é intermitente, será que pode ser constatado pela Sinal Verde. Pois se for possivel, com certeza irei até nosso amigo Jorge.

Gostei muito do carro, ele é muito economico e agil e gostaria que realmente não tenha este defeito.
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Mensagem por iveiga Seg 17 Set 2012, 12:48

Ao engatar de segunda para primeira marcha, dependendo da situação (frenagem muito rapida ou ainda não devidamente aquecido), o meu carro dá um PEQUENO tranco, alias funciona assim desde que comprei 30.000 kms atrás. Já andei em outro carro com a mesma caracteristica.
Só lembrando que isto acontece muito esporadicamente e nas situaçoes que eu mencionei acima.
Eu levaria para avaliação.
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Mensagem por Lobo Seg 17 Set 2012, 13:02

Eu levaria numa concessionaria para passar no Star Diagnose. Lah nao diria nada sobre o ocorrido e pediria que eles me dessem uma copia do Protocolo de Entrada do Teste Rapido e uma do Protocolo de Saida do Teste Rapido.
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Mensagem por john Seg 17 Set 2012, 15:15

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Muitas concessionarias cobram de nao clientes para passar o Star diagnosis no veiculo. Emissao de relatorio e analise idem.

Eh bom ligar e verificar antes.
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Mensagem por C-220 Seg 17 Set 2012, 15:24

Se as luzes do painel estão acessas direto, deve haver várias falhas armazenada na ECU. O correto é corrigir essas falhas e verificar o comportamento do cambio. Caso resolva os trancos com essa medida, seria bom trocar óleo e filtro do cambio.

Qual a Km dessa Baby?
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Mensagem por Arnaldo Teixeira Seg 17 Set 2012, 15:26

Pessoal, obrigado pelo excelente retorno às minhas dúvidas, e adianto que amanhã mesmo levarei meu carro no Jorge, para pedir uma avaliação.

abraço a todos..
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Mensagem por Lobo Seg 17 Set 2012, 15:26

Uai ! A nao ser que vc vah fazer algum serviço (nem que seja troca de oleo), tem alguma que nao cobre ?
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Mensagem por Arnaldo Teixeira Seg 17 Set 2012, 15:29

Nossa... que legal...acabei de postar e chegou sua pergunta, então, ele está com 128.000 km rodado, e aliás está muito bonito, apesar dos problemas que eles provocaram quando o carro estava na loja, e futuramente precisarei da ajuda de vcs para encontrar determinadas peças.
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Mensagem por C-220 Seg 17 Set 2012, 15:33

Com certeza, não deve ter passado por uma troca de óleo do cambio, nessa Km e pelo ano dela, seria bom uma troca completa. Seria bom vc ligar e agendar uma visita nele, fique tranquilo, o Jorge é um cara muito competente e honesto.
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Mensagem por Reuthmann Seg 17 Set 2012, 15:36

Prezado Arnaldo, já que o caso se encontra em vias judiciais e o mesmo solicitou um laudo da MB, só vai ter valia sendo de concessionário MB, desta forma eu pagaria o valor do SD para verificação do sistema, em contrário você corre o risco de pagar pelo conserto.

Lembrando que os lojistas tem a obrigação de dar três meses de garantia legal nos veiculos usados, passado este prazo e não havendo qualquer reclamação, o pedido de conserto junto a agência onde comprou, deve ser provado antes o vicio do produto, o que acredito que seja isso que esta fazendo em juízo.

Abraços,
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Mensagem por Arnaldo Teixeira Seg 17 Set 2012, 15:48

Na realidade, o juiz não pediu laudo da MB, e sim um comprovante técnico do defeito, pois caso não exista acordo, via forum será solicitado um engenheiro da MB para efetuar todos os testes do veículo e quem não estiver com a razão será o responsável pelos custos. Isso poderia ficar 3 x mais caro que o carro segundo o juiz. Ai fico nessa situação. Por outro lado, o dono da agencia disse perante o juiz que caso seja comprovado o defeito ele arcará com os custos.
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Mensagem por Reuthmann Seg 17 Set 2012, 16:20

Arnaldo, se a situação esta neste patamar, com certeza será provado o vicio do produto, como se trata de um veículo fora de linha de produção, o custo de reparo super em muito o valor do veículo, o lojista vai lhe devolver o dinheiro da compra do carro, ou propor trocar em outro veículo na loja, ficando a tua decisão a escolha, a não ser que você insista em ficar com o carro, abs e sorte sucesso com o caso.
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Mensagem por Arnaldo Teixeira Seg 17 Set 2012, 16:30

Obrigado...vou precisar mesmo de muita sorte!!!
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Mensagem por john Seg 17 Set 2012, 17:18

Isso poderia ficar 3 x mais caro que o carro segundo o juiz.

Eita...sera que o juiz eh mercedeiro tb???! Que juiz atualizado. Pelo menos este tem a nocao de que um cambio novo desses sem duvida eh muito mais caro do que o carro.
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Mensagem por Alexandre - PR Seg 17 Set 2012, 19:04

Arnaldo,

O Laudo que o Juiz pediu, é um parecer técnico. Porém, interessante como está sendo conduzido esse processo.

Atualmente, o Código de Defesa do Consumidor, possui um dispositivo que permite a "Inversão do Ônus da Prova". Desta forma, é a empresa/loja/revenda que tem que provar que o carro está em ordem e não você que precisa provar o defeito. Todavia, isso deve ser requerido pelo advogado, pois o juiz não fa'rá isso sem o pedido no processo.

Ademais, no final, se restar comprovado defeito, você pode pedir indenização por todo o transtorno que vem sofrendo, além da devolução de todo dinheiro corrigido, etc.

E tem mais, não adianta você apresentar o Laudo feito pela MB ou quem quer que seja. Ele pode ser contestado pela parte contrária, pois foi produzido por alguém de sua confiança, o que pode levar a crer que esse Laudo foi feito conforme você queria, podendo não representar a realidade. O que o juiz mencionou é no caso de Perícia Técnica, em que ele (juiz) nomeia um perito (será um terceiro que nada tem a ver com as partes) e ele será pago pela parte que requerer a perícia. Nessa perícia você pode mandar um assistente técnico (um especialista de sua confiança) para acompanhar o trabalho do perito.

Lembrando que isso é caro, mas não sei se custará tanto como foi falado. Pois ninguém fará a manutenção do câmbio, mas tão somente a perícia que é: desmontar, mostrar o que está defeituoso (por fotos e informações técnicas), montar novamente e ponto final.

Tudo isso pode ser facilitado se o juiz adotar o Código de Defesa do Consumidor e mandar a empresa comprovar que o veículo está em perfeitas condições (como falei - inversão do ônus da prova).

Certamente, se isso ocorrer, eles vão te procurar para fazer um acordo, pois vai pesar mais no bolso deles.

Esse dispositivo foi criado justamente porque o consumidor é a parte frágil da relação de consumo e sempre terá dificuldades em comprovar seu direito.

Abs,
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Mensagem por Gevieski Seg 17 Set 2012, 19:25

Arnaldo

Você lembra se quando deu o "tranco" acendeu a luz BAS/ESP?

Lembro de um caso comentado no antigo portal em que o controle de estabilidade freiava o veículo de forma bruta, mas era uma ML.

Lembrando, opnião de leigo!

Abraço

André
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Mensagem por ICarvalho Seg 17 Set 2012, 19:42

Nesta situação em que está, dois anos e não foi resolvido, eu não teria mais confiança neste veículo. Devolução na certa e mais uns din-din pelo atrapalho da empresa que o vendeu.

sucesso nesta empreitada.
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Mensagem por Daniel-SP Seg 17 Set 2012, 19:51

Faço minha as palavras do confrade ICarvalho .

A continuar essa peleja alem do desgaste ,a coisa vai longe.Um acordo mesmo que não seja ideal,acaba com esse martirio.
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