Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(DIY - W168): Regulagem da luz alta

+3
weider
Kanduxo
Fotógrafo
7 participantes

Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por Fotógrafo Sex 26 Jul 2013, 17:38

Prezados confrades, boa tarde!

Alguém saberia me dizer como faço para regular a direção do facho da luz alta no W 168 ano 1999?

Abs!
Fotógrafo
Fotógrafo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 219
Data de inscrição : 05/04/2013
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por Kanduxo Sex 26 Jul 2013, 18:02

Já visitou alguma loja que trabalhe com regulagem de faróis?
Kanduxo
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3983
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por Fotógrafo Sex 26 Jul 2013, 18:04

Ainda não Kanduxo, a regulagem do farol normalmente sou eu mesmo que faço em casa...
Fotógrafo
Fotógrafo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 219
Data de inscrição : 05/04/2013
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por weider Seg 29 Jul 2013, 10:41

Fotógrafo, creio que não dá para regular o farol alto, mas o "baixo" sim, esse estando regulado a luz alta ficará com seu facho certo pois o farol é inteiro por dentro e o próprio desenho dele já faz esse trabalho.
weider
weider
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 39
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 54

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por Fotógrafo Seg 29 Jul 2013, 12:53

Weider,

Eu fiz a regulagem da luz baixa, está alinhado corretamente, porém percebo que o foco da luz alta está voltado para a direita.
Fotógrafo
Fotógrafo
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 219
Data de inscrição : 05/04/2013
Idade : 41

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por enok Sáb 30 Nov 2013, 16:34

a regulagem do farol alto e baixo é a mesma, não tem como regular somente um deles...
observe que a parte móvel do farol que proporciana a regulagem é uma só...(DIY - W168): Regulagem da luz alta 69gx
enok
enok
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 43
Data de inscrição : 28/07/2013
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por enok Sáb 30 Nov 2013, 17:46

caros confrades, por gentiliza alguém pode me dizer como inserir fotos nas mensagens???
enok
enok
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 43
Data de inscrição : 28/07/2013
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por Kanduxo Sáb 30 Nov 2013, 18:06

Enok, veja este tópico. Smile
Kanduxo
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3983
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por enok Sáb 30 Nov 2013, 18:40

obrigado Kanduxo...

segue foto do farol bosch desmontado...

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Wd0v




no detalhe os dois pontos de regulagem do farol...
enok
enok
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Masculino Mensagens : 43
Data de inscrição : 28/07/2013
Idade : 43

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por Kanduxo Sáb 30 Nov 2013, 18:42

Disponha. Smile
Kanduxo
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3983
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por Meinhardt.jorgeg Dom 14 Dez 2014, 01:37

Prezado enok,

Já que você desmontou o bloco ótico Bosch, preciso de algumas dicas, como por exemplo sobre a fixação da lente frontal ao bloco do farol Bosch. Tem presilhas ou são apenas aquelas abinhas plasticas. A lente está colada ou com algum material de vedação ao corpo do bloco ótico? Meu medo é quebrar as presilhas de fixação e danificar o bloco e a vedação do mesmo.

Vou precisar desmontar, com toda a certeza o bloco ótico do lado direito exatamente igual a este da foto e talvez depois o esquerdo, pois ao verificar se a lampada de baixa estava queimada, descobri que todos os fios internos que ficam dentro do bloco ótico estão com o isolamento plastico ressecado e rompido em inúmeros pontos, deixando a alma dos cabos exposta podendo provocar curto. Acho que isto é natural devido aos 13 anos de uso (w168-2001) e a alta temperatura de operação quando os faróis estão acesos. Vou precisar trocar fio por fio ou o chicote completo se existir. Para trocar estes fios com o bloco ótico do farol montado fica muito mais difícil. Para fazer um trabalho pelo menos semi-decente, vou precisar desmontar o bloco ótico para ter acesso aos fios. Outra preocupação são os terminais ou soquetes que vão fazer a conexão com cada uma das lampadas. Se não encontrar igual vou precisar fazer emendas nos fios e já não vai ficar um trabalho limpo.

De qualquer maneira, apenas a foto que você postou já será de grande ajuda, tanto na desmontagem como na reparação.

Saudações

Jorge
Meinhardt.jorgeg
Meinhardt.jorgeg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 57
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 75

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por josias marques Sáb 20 Dez 2014, 12:29

Caro jorge,

aconteceu o mesmo com meus faróis. Como viajo sempre com o farol baixo aceso, (mesmo de dia), ao voltar de uma viagem, verifiquei que uma das lâmpadas estava apagada. Ao abrir o acesso para a troca da lâmpada, vi que os fios estavam todos com a capa picotada, o que causou curto circuito queimando a referida lâmpada. Comprei todos os fios da mesma cor e bitola. Consegui reaproveitar os soquetes que são originais, trocando apenas os terminais. O serviço ficou muito bom! 
Além das abinhas que prendem a lente, para desmontar a parte cromada interna você deverá retirar o soquete da lâmpada do pisca-pisca que também faz o papel de fixação da peça. A lente não é colada, sendo vedada somente por borracha. Como essa borracha fica calejada com o tempo, recomendo que se aplique uma fina camada de cola de silicone transparente para não haver infiltrações.
No mais, recomendo muita paciência para não quebrar nenhuma das abinhas e não inverter as ligações.

Um forte abraço,
josias marques
josias marques
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 157
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 57

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por Meinhardt.jorgeg Sáb 20 Dez 2014, 23:04

Estimado Josias,

Grato pela resposta e pelas dicas. Se não for muita moléstia, gostaria de saber se você conseguir lembrar, quantas cores de fios você precisou comprar (já tenho quatro cores diferentes porém possivelmente não exatamente as mesmas deste farol Bosch). 
Além disto, antes de desmontar o primeiro farol novamente, a grande duvida era relativa a fixação da lente ao corpo do grupo ótico que está totalmente respondida por você. 
Também tenho o costume de sempre usar os faróis baixos ligados em viagens diurnas por motivo de segurança mas ainda não havia encontrado problema semelhante, possivelmente porque os grupos óticos dos outros carros não tinham nenhum chicote interno. A fiação de alimentação sempre vinha diretamente do exterior aos soquetes das lampadas. 

Durante o final de semana passado, fiz a substituição da lampada que ilumina o display de quilometragem  total e parcial, além de temp externa e relógio. Como era a lampada central, precisei desmontar todo o painel central, o que fiz seguindo algumas dicas que li nos fóruns MB do Brasil além de videos disponíveis na internet. Meu receio fica por conta do estado de fragilidade daquelas abinhas que fazem a fixação, pois quanto mais velhas, mais frágeis se tornam. No painel central que fica protegido das intempéries e não sofre aquecimento tão grande como nos faróis, não encontrei nenhum problema ao separar o "vidro" do corpo do painel central de instrumentos. Foi preciso apenas ter cuidado para não forçar demais as abinhas. Espero que as abinhas de fixação das lentes dos faróis também estejam em boas condições. A pedido do moderador do outro fórum MB daqui do Brasil, vou procurar fotografar toda a operação para deixar como ajuda a outros companheiros que seguramente mais cedo ou mais tarde possivelmente vão enfrentar situação similar.
Na fotografia disponibilizada pelo confrade Enok, creio que a operação de troca de fios já tenha sido feita, pelas emendas com fita isolante visíveis na imagem do post acima. 

Grato e um grande abraço

Jorge
Meinhardt.jorgeg
Meinhardt.jorgeg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 57
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 75

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por RodrigoC Sáb 20 Dez 2014, 23:38

Tente Dpaschoal...às vezes nem cobram.
avatar
RodrigoC
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 231
Data de inscrição : 09/01/2013
Idade : 51

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por josias marques Dom 21 Dez 2014, 14:13

Caro Jorge,

as cores originais são: marrom, branca, cinza e amarela. Quanto às abinhas, não creio que você venha a ter problemas... apenas evite forçá-las demais. Evite também emendas nos fios e toque na parte cromada e parte interior da lente para não manchá-las.  

RodrigoC,

esse trabalho é um tanto demorado, complicado e exige muita atenção. Pra se ter uma ideia, a única lâmpada que não tem fiação interna é a do pisca-pisca, por isso não creio que haja alguém que o execute sem cobrar.

Um forte abraço,
josias marques
josias marques
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 157
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 57

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por Meinhardt.jorgeg Dom 21 Dez 2014, 23:38

Caro Josias,

Grato mais uma vez pelas excelentes dicas adicionais. Com toda a honestidade e sinceridade, ainda acredito mais no meu taco. A menos que sejam necessárias ferramentas especiais ou algum conhecimento especial que ainda não consegui obter, sempre que possível prefiro fazer o serviço eu mesmo. Gosto muito de mecânica e elétrica automotiva e além disto tenho muito conhecimento na área com toda a modéstia pois minha vida profissional foi toda desenvolvida na área de equipamentos pesados para mineração, tendo trabalhado diretamente com fabricantes top de linha fora do Brasil. Desde os tempos do meu primeiro VW1200 1966, apenas levava para oficina quando não tinha ferramental ou tempo para fazer o reparo. Da mesma maneira que em meus computadores, ninguém mete a mão, devido a fragilidade. Se tiver que quebrar alguma coisa ou sobrar alguma peça, prefiro ser eu mesmo o culpado. Na MB A160, acredito que vai ser a mesma coisa, ainda mais com a riqueza de informações disponíveis incluindo videos e fotos nos dois fóruns Mercedes brasileiros além de farta documentação também disponível em sites do exterior.

Já pretendia evitar as emendas de fios ao minimo, possivelmente apenas junto aos terminais / soquetes das lampadas pois não tenho o alicate de crimpagem especifico para eles nem acredito ser fácil encontrar os terminais no comercio em geral ou mesmo na autorizada MBB.

Outra observação importante que você incluiu em seu post acima, refere-se ao fato de que apenas a lampada do pisca tem a fiação externa. Digo isto porque ao desmontar o bloco ótico quando fui verificar a lampada de baixa, notei exatamente isto e pensei que fosse alguma gambiarra / gatilho feito pelo antigo proprietário ou algum auto-elétrico. No caso deste A160, o chicote que vem da caixa de fusíveis /bateria, aparenta ainda estar em seu estado original, com aquela fita preta de tecido (não fita isolante) enrolada porém entra no bloco ótico por um furo que fica localizado na tampa traseira que fica na altura do farol de alta ou de neblina. Encontrei exatamente a mesma fita de tecido preto enrolando o chicote de alimentação dos dois conectores que ficam atrás do painel de instrumentos, portanto deve ser ainda original. Dependendo do tempo, pretendo abrir o farol direito amanha ou depois de amanhã e depois aviso como evoluiu a situação.

Abraço

Jorge
Meinhardt.jorgeg
Meinhardt.jorgeg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 57
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 75

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por josias marques Seg 22 Dez 2014, 08:36

Ok, Jorge.
Divirta-se e boa sorte!
Depois poste o resultado, por favor.

Um forte abraço,
josias marques
josias marques
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 157
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 57

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por Meinhardt.jorgeg Qua 21 Jan 2015, 01:32

Estimado Josias,

Completei a troca da fiação dos dois conjuntos de faróis ontem a noite. Por incrível que pareça, não sobraram parafusos, porcas, arruelas, etc, depois da remontagem e tudo está funcionando perfeitamente e em melhores condições que antes. Vou preparar uma dica com as fotos e postar para ajudar outros confrades que queiram se aventurar em empreitada idêntica. Posso garantir que vale a pena pois a concessionária MB me informou que não existe disponibilidade apenas do chicote porém apenas dos conjuntos completos de farol ao preço unitário de R$920. Mais a mão de obra envolvida, significaria facilmente R$2.500, sem a oportunidade do aprendizado que só a desmontagem e posterior re-montagem podem dar. Depois dos blocos óticos abertos ficou muito clara a necessidade da substituição da fiação e da urgência disto. Estava realmente deplorável. Os dois blocos óticos são originais, datados do inicio de 2001. Durante o processo de preparação foi possível também aprender muito, pesquisando na Internet. Os blocos óticos Bosch que equipam o Classe A W168 tem na realidade 3 pontos de regulagem de posição de foco. Os dois que são acessíveis por trás do bloco ótico, sendo um logo abaixo da longarina de suporte dos para-lamas e o segundo bem no canto oposto. Para acesso com os blocos óticos no lugar, apenas liberando o reservatório de água dos lavadores de para-brisa no lado esquerdo ou o vaso de expansão do sistema de arrefecimento, no lado direito. O terceiro ponto, talvez tenha sido um item opcional no Brasil ou possivelmente disponível apenas na Europa, pois permitia a regulagem da altura dos faróis a partir de botão no painel. Este comando é atuado pelo vácuo do servo-freio e serve para o ajuste com o veiculo carregado ou vazio.

Abraços
Meinhardt.jorgeg
Meinhardt.jorgeg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 57
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 75

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por josias marques Qua 21 Jan 2015, 11:38

ParaBENZ, Jorge!

Tal como o seu, o meu que também estava em estado deplorável também ficou excelente!
Na verdade, é um serviço que exige tempo, atenção e paciência, mas, que também dá prazer em executá-lo.
Na ocasião dos reparos que fiz nos meus, aproveitei e substitui todas as lâmpadas.
Serão de grande importância as dicas com fotos que você irá postar.  
Obrigado pelo retorno.

Um forte abraço,
josias marques
josias marques
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 157
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 57

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por Meinhardt.jorgeg Qua 20 maio 2015, 01:12

Prezados confrades,
Por falta de tempo, ainda não pude organizar outro post com as fotos que consegui fazer durante a recuperação dos faróis que diga-se de passagem ficaram novos. Sem duvida foi trabalhoso mas pelo menos sei exatamente o que foi feito e como foi feito. Definitivamente, para quem gosta de mecânica foi uma satisfação completar o trabalho sem deixar o carro mais leve por sobra de peças na remontagem. Além disto surgiram outros pequenos problemas que precisei resolver antes, como troca das lampadas do painel, dos botoes do ar condicionado, troca das bieletas da susp dianteira, substituição do óleo da direção hidráulica pelo Pentosin CHF 11s e vedação do alojamento da placa eletrônica da bomba de direção.

Abraço

Jorge
Meinhardt.jorgeg
Meinhardt.jorgeg
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 57
Data de inscrição : 11/10/2014
Idade : 75

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por josias marques Qua 20 maio 2015, 08:12

Caro Jorge,

pelo que lemos, você executou um belo trabalho! Cuidar dessa máquina é prazeroso.

Um forte abraço, cheers
josias marques
josias marques
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 157
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 57

Ir para o topo Ir para baixo

(DIY - W168): Regulagem da luz alta Empty Re: (DIY - W168): Regulagem da luz alta

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos