Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pintura - Quando vale a pena retocar e quando vale repintar tudo do zero?

+3
João
douglas barddal
Rafael M.
7 participantes

Ir para baixo

Pintura - Quando vale a pena retocar e quando vale repintar tudo do zero? Empty Pintura - Quando vale a pena retocar e quando vale repintar tudo do zero?

Mensagem por Rafael M. Dom 31 Mar 2013, 02:57

Prezados,

Hoje enquanto estava alinhando a estrela, pude ver que a pintura com fissuras por baixo do verniz, próximo ao pisca dianteiro do lado do passageiro. Analisando com calma pude ver algumas diferenças de tom na pintura (branca) de minha W126.

Juntando isso ao fato de eu ter descoberto marcas de ferrugem na borracha do porta malas (próximo as lanternas, mas não tirei a borracha ainda por medo de destruí-la), me pergunto: O que vale mais a pena fazer?

-Retocar somente os pontos falhos e realizar um polimento (não acho que cristalização seria uma boa... a pintura está com um brilho perfeito) para igualar tons? Dizem que em carro branco isso adianta...

-Chutar o balde, e mandar repintar ela para manter a tonalidade igual? Tenho um carinho muito grande por ela pela história dela comigo, não tenho pretensão alguma de vendê-la. Mas meu receio é tentar arrumar um problema e gerar outro, visto que até hoje não conheci um funileiro e/ou pintor realmente honesto por aqui. Como também receio fazer um retoque aqui, e logo tenho que retocar em outra parte e por aí vai...

Ia tirar fotos dela hoje, mas choveu o dia todo... A pintura dela em 75% dela ainda é original, com um brilho digno de carro zero, mas o tempo é implacável...

Além disso, as rodas dela nunca sofreram reforma. Vocês sabem qual o código da cor branca dessa época e a original das rodas "mexirica"?

Obrigado pela atenção e boa páscoa a quem comemora!
Rafael M.
Rafael M.
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 114
Data de inscrição : 22/11/2012
Idade : 34

http://www.autozine.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura - Quando vale a pena retocar e quando vale repintar tudo do zero? Empty Re: Pintura - Quando vale a pena retocar e quando vale repintar tudo do zero?

Mensagem por douglas barddal Dom 31 Mar 2013, 07:16

Original será sempre melhor veja se consegue alguém muito bom para fazer os retoques necessários.
douglas barddal
douglas barddal
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2721
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura - Quando vale a pena retocar e quando vale repintar tudo do zero? Empty Re: Pintura - Quando vale a pena retocar e quando vale repintar tudo do zero?

Mensagem por João Dom 31 Mar 2013, 07:29

Se for possivel manter a original eh muito melhor. Mesmo pintando em css o resultado dificilmente sera igual. Obvio que tem uma hora que nao da mais, mas enquanto for possivel eh melhor.

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
João
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10330
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 61

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura - Quando vale a pena retocar e quando vale repintar tudo do zero? Empty Re: Pintura - Quando vale a pena retocar e quando vale repintar tudo do zero?

Mensagem por leandrof79 Dom 31 Mar 2013, 11:33

Rafael,

seu carro deve ser branco clássico, como a minha 280SL 1985. O código é DB737. Verifique na plaqueta que fica no compartimento do motor.

Quanto às rodas:


Pintura de Rodas:
Informações da cor
Linha: 55
Código da Cor Glasurit: 9700
Código da Cor Montadora:
Nome da Cor: SILBER MET
Origem da Cor: IMPORTADA
Montadora: MERCEDES BENZ
Ano da Cor: 1970 - 1982
Observação:
Variações da cor

Abração
Leandro.
leandrof79
leandrof79
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 722
Data de inscrição : 15/08/2012
Idade : 45

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura - Quando vale a pena retocar e quando vale repintar tudo do zero? Empty Re: Pintura - Quando vale a pena retocar e quando vale repintar tudo do zero?

Mensagem por Lipe-R Dom 31 Mar 2013, 19:20

Rafael,

Recomendaria ir eliminando as imperfeições aos poucos, procurando e eliminando os pontos de ferrugem, que são a praga dos carros mais antigos.

Não adianta ficar querendo perfeição, vai ficar doente (experiência própria de quem já teve carro novo e carro velho rs). A carroçeria é uma das partes que mais sofrem no carro, e a pintura, tal qual nossa pele, precisa de cuidados constantes, e isto está diretamente ligado ao uso e armazenamento do carro.

E estamos falando de uma 126; imagina um profissional que vai ter que remover todos os vidros, guarnições, frisos, fáróis... Guardar tudo e montar tudo no lugar como novo? Difícil, não é? Fora o custo.

Vai mantendo com carinho; se soubessem como uma lavagem constante com produtos de qualidade fizessem um bem, não iriam ficar polindo o carro toda hora...

Quanto as rodas; só achar um profissional de renome da tua área, costuma dar bons resultados!

Abraços!
Lipe-R
Lipe-R
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 212
Data de inscrição : 24/03/2013
Idade : 39

http://www.wix.com/lfrobadey/lfr

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura - Quando vale a pena retocar e quando vale repintar tudo do zero? Empty Re: Pintura - Quando vale a pena retocar e quando vale repintar tudo do zero?

Mensagem por Professor Dom 31 Mar 2013, 20:52

Cuidado com o "bolso"! Vá com calma!
Professor
Professor
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2410
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura - Quando vale a pena retocar e quando vale repintar tudo do zero? Empty Re: Pintura - Quando vale a pena retocar e quando vale repintar tudo do zero?

Mensagem por Antônio Elias Dom 31 Mar 2013, 23:26

Caro Rafael,

Pelas informações lançadas no tópico, sem ver o carro de perto acho complicada dar uma opinião segura à respeito de ambos os problemas, seria interessante saber o seguinte: essa tampa do porta-malas já foi recuperada antes? A peça onde aparecem os craquelados ou trincas no verniz já foi recuperada ou repintada anteriomente?

Enfim, seguindo os seus relatos, se o brilho da pintura dessa Mercedes no geral ainda é considerada por você como perfeita e se o carro tem realmente 75% de área de pintura ainda original de fábrica, em princípio acho que isso é indicativo que não se trata de caso para resolver com repintura geral, também creio que seria mais interessante ao Confrade priorizar por agora um bom funileiro para indicar as soluções adequadas para resolver o mais urgente que é o problema de ferrugens que precisa ser contido antes que se espalhe por toda tampa por baixo da pintura e torne necessária a substituição da tampa, no seu lugar avaliaria mais adiante o que gastar para refazer essas partes onde o verniz começou trincar porque está me parecendo um outro provável processo em evolução talvez proveniente de algum reparo anterior nessas áreas.

Tenho a impressão pelo que o amigo fala que esses problemas no verniz podem (em hipótese ... para ter certeza só vendo o carro!) ser resultantes de algum reparo anterior pois o verniz tem uma parte sólida bem resistente por cima e uma camada por baixo suscetível a riscos e etc, craquelados e trincas normalmente indicam problema na preparação de repinturas, tempo de secagem, problemas com solventes e até qualidade do verniz utilizado pelo pintor, dependendo do que foi feito na base da pintura só resolve refazendo a peça toda para igualar, mas sem ver o carro é difícil opinar com segurança.

Com relação a ferrugens, há pessoas que optam por paliativos para tentar segurar o processo corrosivo até encontrar profissional para intervir, aplicam graxas e etc ... o White Lub Super é o mais conhecido deles ... mas não resolve e dependendo da situação se a ferrugem já se espalhou por baixo da pintura acho mais preferível analisar até uma possível troca da tampa do que gastar refazendo pontos de lataria à base de solda comum, com o tempo normalmente o problema ou outros reaparecem nos mesmos pontos que receberam solda; se essa ferrugem não espalhou-se por dentro da tampa, ou seja, ainda está localizada, existe solução sem mexer no acabamento da pintura externa e aproveitando a tampa, agora se essa tampa já foi repintada ou recuperada antes aconselho avaliar melhor a situação, dependendo do estado da peça a substituição pode ser o melhor caminho, só mesmo um um bom profissional para te dar uma orientação segura. Aliás, funileiros e pintores que façam atualmente trabalho artesanal de qualidade estão cada vez mais raros, o que mais se faz nesse setor infelizmente é colocar peça nova e repintar, avalie cada passo com calma e evitar paliativos para refazer adiante! Shocked


Antônio Elias
Antônio Elias
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1581
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 64

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura - Quando vale a pena retocar e quando vale repintar tudo do zero? Empty Re: Pintura - Quando vale a pena retocar e quando vale repintar tudo do zero?

Mensagem por Rafael M. Dom 31 Mar 2013, 23:54

Obrigado pelo esclarecimento, pessoal!

Antônio, fotos dela estão no link de minha assinatura. A tampa está perfeita, os pontos de ferrugem só são vistos se vc levantar a borracha que fica na carroceria mesmo, e naquela curva inferior, próxima as lanternas... Foi bom lembrar deste white-lub super! Verei se crio coragem e com muita calma, removei a borracha pra ter uma noção melhor, mas não chegou a ser perfurante a corrosão não.

Dos males, o menor. Estruturalmente ela não tem nenhum ponto de ferrugem, nem nos "tradicionais", como paralamas e junções de carroceria.
Rafael M.
Rafael M.
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 114
Data de inscrição : 22/11/2012
Idade : 34

http://www.autozine.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura - Quando vale a pena retocar e quando vale repintar tudo do zero? Empty Re: Pintura - Quando vale a pena retocar e quando vale repintar tudo do zero?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos