Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

+4
generalbol
ricardorpm
mpaschoal
A.Carneiro
8 participantes

Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por A.Carneiro Ter 08 Jan 2013, 18:03

Confrades,

Muito condutores acostumados com as velhas carroças da era antes do Collor, aprederam a conduzir os veiculos com o jeitinho brasileiro, ajusta dum lado, joga para o outro.

Os nossos mercedes possuem recursos que podem nos ajudar se utilizados corretamente.

Fica ai a questão: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP 3179885743

Qual a forma correcta de conduzir o mercedes equipado com ABS e ESP entre outros sistemas agregados?



https://www.youtube.com/watch?v=WLdFAt-e-9Q

A.Carneiro
A.Carneiro
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 444
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por A.Carneiro Ter 08 Jan 2013, 20:09

Perder o medo affraid

O medo é uma emoção fundamental que avisa quando estar alerta e quando você precisa agir.

Quando você começa a pensar que o sucesso é inevitável e acredita que você não pode falhar, você age irracionalmente, tornar-se imprudente e assume riscos que você deve ou não, sem a devida consideração.

Acelerar, sentir adrenalina, mostrar superioridade entre outros são estados comuns a todos os seres humanos.

Mas a postura correta no momento do medo, do como pisar no freio, de como ajustar o carro na curva, enfim, como utlizar corretamente a tecnologia embarcada no seu carro.

Você está pronto para ter uma ação assertiva e consciente???


A.Carneiro
A.Carneiro
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 444
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por A.Carneiro Ter 08 Jan 2013, 21:11


Quem deve controlar o mercedes em caso de perda de aderência??

Você ou o controle de tração?? Você confiaria no controle de tração ou tentaria ajustar o carro golpeando o volante???


bom bom bom
A.Carneiro
A.Carneiro
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 444
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por mpaschoal Ter 08 Jan 2013, 21:14

Muito bom Carneiro.

Meu primeiro carro com ABS foi uma Cherokee Sport 4.0 1997. E assim que comprei o carro eu fiz uns testes em rua de terra para me adaptar ao ABS.

Conversando com o dono de uma loja de freios da Varga, ele me contou que na época que começou a se fabricar os veículos com ABS, houve um aumento de batidas frontais em estradas de mão dupla com os carros equipados com o ABS.

A conclusão que se tirou na época foi que os motoristas estavam acostumados a freiar, virar o volante e o carro seguir reto na trajetória. Com o ABS os carros desviavam para onde o condutor virasse o volante, com isso, iam em direção aos veículos no sentido contrário.
mpaschoal
mpaschoal
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 1535
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por ricardorpm Ter 08 Jan 2013, 21:16

Acho que a melhor maneira de evitar acidentes ainda é a direção defensiva! Claro que estes sistemas auxiliam e muito...Mas não adianta quando dirigimos com imprudência..
abs
ricardorpm
ricardorpm
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 555
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por ricardorpm Ter 08 Jan 2013, 21:23

Semana passada desci a serra de Petrópolis de baixo de chuva e meio rápido. Só notei que o carro saia um pouco pq a luz acendia. Acho que ajuda bastante.
ricardorpm
ricardorpm
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 555
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por generalbol Ter 08 Jan 2013, 21:26

Um dia um amigo da facul me pediu para acompanha-lo a uma loja de freios pois em uma freada de emergência ele sentiu o pedal vibrando muito. O cara tinha comprado um Vectra CD e nunca tinha tido carro com ABS, não sabia que isso é o efeito da ação do ABS, só sabia que o ABS freava melhor (outro erro).
generalbol
generalbol
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 404
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por mpaschoal Ter 08 Jan 2013, 21:31

O que adianta potência sem controle?

Nós temos máquinas incríveis e num momento pré-acidente, toda tecnologia está ao nosso dispor para nos ajudar. Mas o que adianta se não estamos preparados, não temos sangue frio e não conhecemos os limites do carro?

No último almoço para Juiz de Fora eu fui no intuito de conhecer os limites do carro, e descobri os meus limites, e não consegui conhecer os limites do carro. Ótimo, acima daquilo eu também não pretendo andar.

Me sinto muito mais seguro agora do que antes.

Eu recomendo a "brincadeira" saudável com as nossas máquinas, justamente para saber usar a tecnologia no momento da necessidade.
mpaschoal
mpaschoal
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 1535
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por A.Carneiro Ter 08 Jan 2013, 21:51

Boas Ricardo,

Sim e não.

Vc conhece a Lei da Tangência?

Se um caminhão vier e atravessar e entrar na sua mão ou pista, vc precisa conhecer esta Lei para tomar a decisão certa.

Se tentar sair pela direita a Lei provalmente vai te chapar, mas se pela esquerda que é muito dificil, quando chamar o ABS, EBD, BAS, ESP, TCS pisando com toda a firmeza no freio, girando o volante para a esquerda.

Se vc tiver uma noção de tempo muito boa e muito torque para vazar da Lei da Tangência, ótimo, senão é pela esquerda mesmo.

Sim é não, para uma boa direção defensiva é necessário conhecer o equipamento e saber utiliza-lo.

Ponto de tangência, ponto único em que duas linhas ou duas superfícies se tocam. O problema desta questão é que o ponto único é o objeto em movimento que corta à reta da pista podendo variar em inclinação, ou seja podendo cortar a pista de forma reta ou com inclinação transversal, o resultado é que sempre à direita vai haver um ponto único para os dois objetos em função da tangência.

A esquerda vc vai procurar escapar do ponto único, pelo menos seria um choque lateral com um objeto em deslocamento, evitando a soma de forças da colisão frontal e fatal.

E a questão é esta, como a tecnologia embarcada na merça vai poder ajuda-lo??

Abs.

A.Carneiro
A.Carneiro
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 444
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por Kart Ter 08 Jan 2013, 22:42

O ideal é levar o carro para um autódromo e, descobrir seus limites, tanto no seco quanto no molhado. Isso poderá te ajudar em situações de emergência.

A.Carneiro,

Sou contra o uso desses recursos quando estou na pista. Na rua, se tratando de leigos em pilotagem, eles são sim muito úteis.
Kart
Kart
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 73
Data de inscrição : 01/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por generalbol Ter 08 Jan 2013, 22:44

A.Carneiro por acaso é necessário levar esquadro transferidor e compasso para descer essa serra??? scratch Laughing Mad Laughing Shocked Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP 3732873303
generalbol
generalbol
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 404
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por mpaschoal Ter 08 Jan 2013, 23:00

Não pode esquecer da HP também! kkkkkkk
mpaschoal
mpaschoal
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 1535
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 55

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por Daniel-SP Ter 08 Jan 2013, 23:51

O sistema Abs e Esp já testei e gostei más o sistema de Air-bag não gostei Laughing
Daniel-SP
Daniel-SP
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 899
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 72

http://dubin.hd@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por Carto Ter 08 Jan 2013, 23:53

Hahhahaha General e Paschoal, um mata e o outra ainda chuta! rsrs
Carto
Carto
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 3100
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 42

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por TZero Qua 09 Jan 2013, 02:52

Mano A.Carneiro,

O que acontece nos sistemas atuais - muito mal explicado no vídeo - é que os sistemas de segurança ativa/passiva dos MB agem interpretando o que o carro "queria" ou "deveria" estar fazendo, em conjunção ao que eventualmente ele "esteja" fazendo.

Se ocorre subesterço ou sobresterço, os sistemas somente os interpretarão como tais se o motorista tiver a calma de manter "na mão" a trajetória pretendida........o pior erro que se pode fazer, principalmente em veículos de tração dianteira, é o velho hábito de utilizar o volante como um serrote. Os sistemas tentarão, muitas vezes em vão, interpretar a cada milissegundo as mudanças de trajetória pretendidas, ou seja, ficará maluco.

Outro equívoco que todos nós, que fomos acostumados ao período pré-babá-tecnológicas, cometemos é frear como se não houvesse ABS e EBD (freada de emergência). Se numa situação de parada brusca nós aliviarmos o freio, com o natural medo de travagem, o sistema interpretará que não precisa utilizar todo o potencial de frenagem. Por isso, não raras vezes, o carro acaba batendo.

Curiosamente, no último AMG PERFORMANCE TOUR - INTERLAGOS que eu e o ULYSSES V8 participamos, houve uma aula prática exatamente para nós passarmos a "acreditar" mais nos sistemas de frenagem. Consistia em arrancarmos "com tudo" por uns 300m e depois paramos os carros dentro de uma área "conada". TUDO ISSO NA CHUVA e marcando melhor tempo.

Pois, justamente quando passamos a "trepar" no pedal de freio, com o ABS e EBD funcionando a 100% é que conseguimos parar num menor espaço de tempo e distância.
TZero
TZero
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 1316
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por A.Carneiro Qua 09 Jan 2013, 18:02

TZero,

Grande abraço. cheers

O objetivo deste tópico é para que os confrades possam compartilhar as experiências sobre a utilização dos veículos e a tecnologia embarcada.

No nosso uso diário podem surgir situações que nos forcem a andar rápido, o pior motorista de todos é aquele que PERDEU O MEDO.

Já aconteceu poucas vezes, mas se não tivesse o conhecimento correto e a prontidão para o tomar a decisão teria havido sério acidente, e sou um motorista que não poupa esforços para lhe dar com o erro do outro.

Você enriqueceu muito este tópico, e qualquer um que tiver um motor FORTE debaixo do capô vai querer dar uma acelerada.

Abraços.



A.Carneiro
A.Carneiro
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 444
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por A.Carneiro Qua 09 Jan 2013, 18:19

Meu caro amigo Carto, albino

Se eu não tivesse um diploma em hebraico na minha parede, ficaria até preocupado, mas eu tenho. Foi de lá que sairam as chamadas modernas técnicas para treinamento dos pilotos de F1, o processo cognitivo, referênciais, orientação espacial, capacidade analitica, entre muitas outras.


General segue o vosso esquadro mental.


Abstração - Um modo sofisticado de pensar.

Se fossem limpadas as portas da percepção, tudo pareceria tripular como é, infinito.

Abstrações são de importância extrema como uma ferramenta por argumentar, racionalizar, e nós os humanos as usam todo o tempo para reduzir a complexidade.

Digamos, nós pensamos em termos de praias em lugar de grãos de areia. Também as palavras 'consciência' ou 'alma' são outros exemplos.

Assim o que é exatamente uma abstração: um subconjunto das propriedades, uma metáfora, uma representação, ou qualquer outra coisa? O próprio conceito é duro definir.

Também o que define um conceito abstrato? Há qualquer limite físico que define isto ou é só um processo de mente?

Raciocínio de abstrato é, em suas formas mais breves, o uso universal de versus particulares. Se eu observo dois rios que correm ao longo de lado um ao outro, mas nunca cruza, posso usar o conceito abstrato de "paralelismo" para descrever uma relação universal que está sendo demonstrada neste particular.

Isso não é uma definição de uma abstração, mas há pouco um tipo de esboço do que pretende argumentar abstractly (de uma perspectiva histórica).

Pensamento abstrato às vezes é usado como um termo em oppostition para pensamento concreto, por exemplo, avaliando se as pessoas têm certos déficits cognitivos.

Assim uma pessoa pode ser perguntada o significado de uma frase bem conhecida como 'muitos cozinheiros deterioram o caldo' ou 'as pessoas em casas de vidro não deveriam lançar pedras.

Se a pessoa leva estes literalmente e pensa que é algo que ver com cozinhar ou quebrar janelas então eles parecem incapazes para pensar em um nível abstrato. i.e. separar o significado geral do exemplo particular dado. Assim neste caso pensamento abstrato reduz a complexidade de detalhe, no entanto descreve uma situação a um nível mais geral que parece envolver um modo mais de sofisticado de pensar.



Resumo: O uso da Tecnologia implica em mais inteligência para utiliza-lá, não basta fazer o crediário com muitos JUROS para adquiri-lá.
A.Carneiro
A.Carneiro
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 444
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por Daniel-SP Qua 09 Jan 2013, 18:35

Falando em Perder o medo, o dia que começar a jogar minha integridade e da minha familia por conta dos sofisticados sistemas de segurança , acho que deverei aposentar meus carros assim ,como o fiz com minha ex-moto quando perdí o medo.
Daniel-SP
Daniel-SP
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 899
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 72

http://dubin.hd@gmail.com

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por generalbol Qua 09 Jan 2013, 18:49

A.Carneiro vou lhe ser sincero não tive paciência para ler o seu post todo, qualquer texto de mais de 5 linhas que não seja relacionado a Medicina ou Automobilismo meu cérebro entra em stand-by automaticamente kkkkkk.
Só lembrando que meu post anterior foi só uma brincadeira.
Concordo com o TZero e digo mais na hora do aperto toda a teoria vai por água abaixo, o reflexo impera e age como fomos treinados na prática, pra isso estão aí diversos cursos de pilotagem no mercado.
generalbol
generalbol
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 404
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por A.Carneiro Qua 09 Jan 2013, 19:33

Muito bom General Very Happy Very Happy Very Happy

Não tem stress, estamos aqui na amizade.

Nos treinamentos os REFERENCIAIS são importantissímos para ativar o processo mental, uma experiência, um poste, um pedestre, o barulho do motor, em fim temos diversos referenciais que vão se tornando abstrações pessoais, internalizado.

Numa pesquisa no Brasil a maioria dos motorista entende que está passeando, curtindo e quem quizer correr tem de ir para o autodromo.

Nos EUA ficou comprovado que a maioria das colisões não são "Acidentes" e sim impericia.

Temos de concluir que pilotar num autodromo é bem mais fácil do que nas nossas atuais cidades.

Abraços.

A.Carneiro
A.Carneiro
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 444
Data de inscrição : 08/08/2012
Idade : 53

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por TZero Qui 10 Jan 2013, 00:57

pilotar num autodromo é bem mais fácil do que nas nossas atuais cidades

Não tem como todos não concordarem........ Very Happy
TZero
TZero
Banido
Banido

Masculino Mensagens : 1316
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 62

Ir para o topo Ir para baixo

Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP Empty Re: Você sabe como aproveitar os sistemas ABS e ESP

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos