(MOTOR): M272 e M273 - defeitos crônicos - veículos fabricados entre 2004 e 2008
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(MOTOR): M272 e M273 - defeitos crônicos - veículos fabricados entre 2004 e 2008
Infelizmente não há notícias de recall nesses motores aqui no Brasil.
O reporte está atrelado principalmente aos seguintes modelos (sem prejuízo de todos os outros que tem os motores M272 e M273 produzidos entre 2004/2008):
Star bulletin
April 23, 2009
S-B-03.30/08i
S-B-03.30/08h dated October 24, 2008 03
Íntegra em:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
2005/2008 CLK280 (A/C209)
2005/2008 CLK350 (A/C209)
2005/2008 CLS280 (C219)
2004/2008 CLS350 (C219)
2005/2008 C280 (C/S203, CL203 e C/S/W204)
2005/2008 C350 (C/S203, CL203 e C/S/W204)
2005/2008 E280 (S/W211)
2005/2008 E350 (S/W211)
2006/2008 ML350 (W164)
2006/2008 R280 (W251)
2006/2008 R350 (W251)
2007/2008 S280 (W221)
2005/2008 S350 (W221)
2004/2008 SLK280 (R171)
2004/2008 SLK350 (R171)
2005/2008 SL280 (R230)
2005/2008 SL350 (R230)
Essa falha atinge o eixo de balanço ou “balance shaft” dos motores M272 (3.0 litros e 3.5 litros) e nas engrenagens intermediárias ou “idler gears” dos motores M273 (4.7 litros e 5.5 litros) - fabricados entre os anos 2004 e 2008.
No M272 (V6), o defeito está na sincronia da corrente de comando com o comando de válvulas.
No M273 (V8), o defeito está nas engrenagens intermediárias.
Aferiu-se que os dentes das engrenagens defeituosas tem desgaste precoce e sem qualquer sistema. Via de regra, a falha é descoberta quando luz do motor acende no painel.
Sem uma aferição preventiva, os sintomas são o acendimento da luz do motor no painel e/ou barulhos no motor.
Se a corrente de comando (M272) que é ligada à engrenagem do eixo de balanço ou (M273) que é ligada às engrenagens, pular apenas um dente, um dos pistões pode bater e gerar os danos nas válvulas de admissão/escape.
Nos Estados Unidos foi realizado um acordo judicial com a Mercedes-Benz, resultando nas seguintes garantias aos proprietários:
A) Garantia estendida. Acréscimo de 10 anos ou 125.000 milhas para essas falhas em ambos motores. Legalmente, fazendo um paralelo com a legislação brasileira, seria o descrito no artigo 50 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei Federal 8.078/90);
B) Restituição de valores até US$4.000,00 para quem já fez o reparo fora da rede autorizada em três hipóteses:
b1) Reparo realizado até 4 anos de uso ou 50.0000 milhas, membros do Class Service recebem 100% do valor.
b2) Reparo realizado entre 4 anos/50.0000 milhas e 8 anos/80.000 milhas, membros do Class Service, recebem 70% do valor.
b3) Reparo realizado entre 8 anos/80.000 milhas e 10 anos/125.000 milhas, membros do Class Service recebem 37,5% do valor.
No acordo estabeleceu-se que não há cobertura se ultrapassaras as condições do item b3 e, em todos os casos, os reparos tem data limite de realização 13/05/2015.
Há diversos vídeos no YouTube® demonstrando os danos:
Para aferir se o seu motor está dentre os afetados, aferir aqui a numeração do mesmo:
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A numeração dos motores tem que ser maior que:
M272: Serial Nº 2729..30 468993
M273: Serial Nº 2739..30 088611
Portanto, motores com serial igual e menor que os acima listados, são passíveis dos defeitos.
O boletim emitido pela Mercedes-Benz informa que:
Os motores com numeração acima do 2729.30 468933 -- são os que podem apresentar o defeito no eixo de balanço (haverá acendimento de luz do motor no painel).
Os motores com numeração acima do 2729.30 759427 -- são os podem apresentar falhas nas solenóides que ajustam o comando de válvulas (haverá acendimento de luz do motor no painel).
Os motores com numeração acima do 2729.30 895140 -- são os que podem apresentar apenas vazamento de óleo pelas solenóides que ajustam o comando de válvulas (haverá apenas o vazamento de óleo).
Visualmente é possível aferir os dentes do eixo de balanço (M272) ou remova a tampa do comando de válvulas superior (M273).
Uma maneira de descobrir os fatos é via scanner que poderá mostrar os códigos de erros armazenados (para o caso da luz do motor não estar acesa).
Falhas que não devem estar armazenadas:
P1200 ou P1208 pendente ou armazenada.
0059, 0060, 0063, 0064, 0271, 0272, 0275 e 0276 gravados/armazenadas na memória ROM da ECU.
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Mas se o código for atual ou for pendente, os mesmos são causados pelas solenóides que ajustam as posições da árvore do comando de válvulas. Nestes casos, busque tais códigos e verifique se existe vazamento de óleo nas solenóides da árvore do comando de válvulas.
Fonte:
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O reporte está atrelado principalmente aos seguintes modelos (sem prejuízo de todos os outros que tem os motores M272 e M273 produzidos entre 2004/2008):
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2005/2008 C350 (C/S203, CL203 e C/S/W204)
2005/2008 E280 (S/W211)
2005/2008 E350 (S/W211)
2006/2008 ML350 (W164)
2006/2008 R280 (W251)
2006/2008 R350 (W251)
2007/2008 S280 (W221)
2005/2008 S350 (W221)
2004/2008 SLK280 (R171)
2004/2008 SLK350 (R171)
2005/2008 SL280 (R230)
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Essa falha atinge o eixo de balanço ou “balance shaft” dos motores M272 (3.0 litros e 3.5 litros) e nas engrenagens intermediárias ou “idler gears” dos motores M273 (4.7 litros e 5.5 litros) - fabricados entre os anos 2004 e 2008.
No M272 (V6), o defeito está na sincronia da corrente de comando com o comando de válvulas.
No M273 (V8), o defeito está nas engrenagens intermediárias.
Aferiu-se que os dentes das engrenagens defeituosas tem desgaste precoce e sem qualquer sistema. Via de regra, a falha é descoberta quando luz do motor acende no painel.
Sem uma aferição preventiva, os sintomas são o acendimento da luz do motor no painel e/ou barulhos no motor.
Se a corrente de comando (M272) que é ligada à engrenagem do eixo de balanço ou (M273) que é ligada às engrenagens, pular apenas um dente, um dos pistões pode bater e gerar os danos nas válvulas de admissão/escape.
Nos Estados Unidos foi realizado um acordo judicial com a Mercedes-Benz, resultando nas seguintes garantias aos proprietários:
A) Garantia estendida. Acréscimo de 10 anos ou 125.000 milhas para essas falhas em ambos motores. Legalmente, fazendo um paralelo com a legislação brasileira, seria o descrito no artigo 50 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei Federal 8.078/90);
B) Restituição de valores até US$4.000,00 para quem já fez o reparo fora da rede autorizada em três hipóteses:
b1) Reparo realizado até 4 anos de uso ou 50.0000 milhas, membros do Class Service recebem 100% do valor.
b2) Reparo realizado entre 4 anos/50.0000 milhas e 8 anos/80.000 milhas, membros do Class Service, recebem 70% do valor.
b3) Reparo realizado entre 8 anos/80.000 milhas e 10 anos/125.000 milhas, membros do Class Service recebem 37,5% do valor.
No acordo estabeleceu-se que não há cobertura se ultrapassaras as condições do item b3 e, em todos os casos, os reparos tem data limite de realização 13/05/2015.
Há diversos vídeos no YouTube® demonstrando os danos:
Para aferir se o seu motor está dentre os afetados, aferir aqui a numeração do mesmo:
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A numeração dos motores tem que ser maior que:
M272: Serial Nº 2729..30 468993
M273: Serial Nº 2739..30 088611
Portanto, motores com serial igual e menor que os acima listados, são passíveis dos defeitos.
O boletim emitido pela Mercedes-Benz informa que:
Os motores com numeração acima do 2729.30 468933 -- são os que podem apresentar o defeito no eixo de balanço (haverá acendimento de luz do motor no painel).
Os motores com numeração acima do 2729.30 759427 -- são os podem apresentar falhas nas solenóides que ajustam o comando de válvulas (haverá acendimento de luz do motor no painel).
Os motores com numeração acima do 2729.30 895140 -- são os que podem apresentar apenas vazamento de óleo pelas solenóides que ajustam o comando de válvulas (haverá apenas o vazamento de óleo).
Visualmente é possível aferir os dentes do eixo de balanço (M272) ou remova a tampa do comando de válvulas superior (M273).
Uma maneira de descobrir os fatos é via scanner que poderá mostrar os códigos de erros armazenados (para o caso da luz do motor não estar acesa).
Falhas que não devem estar armazenadas:
P1200 ou P1208 pendente ou armazenada.
0059, 0060, 0063, 0064, 0271, 0272, 0275 e 0276 gravados/armazenadas na memória ROM da ECU.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Mas se o código for atual ou for pendente, os mesmos são causados pelas solenóides que ajustam as posições da árvore do comando de válvulas. Nestes casos, busque tais códigos e verifique se existe vazamento de óleo nas solenóides da árvore do comando de válvulas.
Fonte:
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AEP- Usuário Platina
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Re: (MOTOR): M272 e M273 - defeitos crônicos - veículos fabricados entre 2004 e 2008
muito obg pelo o excelente documentação! bom fotos e comentários.
o defeito do produção para mim nao novidade. o preços para carro usados com motores efeito sair muito mais barato vs motores depois MB solver o problema serio.
o reparo com um oficina comum estar para: e bufuffas sair/ vapor a velocidade da luz na bolsa...
att
o defeito do produção para mim nao novidade. o preços para carro usados com motores efeito sair muito mais barato vs motores depois MB solver o problema serio.
o reparo com um oficina comum estar para: e bufuffas sair/ vapor a velocidade da luz na bolsa...
att
Seissler- Desativado
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Re: (MOTOR): M272 e M273 - defeitos crônicos - veículos fabricados entre 2004 e 2008
Exato Seissler.
Acho que aqui no Brasil, desses modelos, o maior volume deve ser nas ML. Os demais devem ter vendido pouco. Mas fica o alerta ao comprar esses carros. O reparo pode custar mais que o carro.
Você tem notícias se na Europa a Mercedes-Benz fez recall desses motores?
Acho que aqui no Brasil, desses modelos, o maior volume deve ser nas ML. Os demais devem ter vendido pouco. Mas fica o alerta ao comprar esses carros. O reparo pode custar mais que o carro.
Você tem notícias se na Europa a Mercedes-Benz fez recall desses motores?
AEP- Usuário Platina
- Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50
Re: (MOTOR): M272 e M273 - defeitos crônicos - veículos fabricados entre 2004 e 2008
sim, muito vezes eles substituir deste coisas na manutenção. ok deste defeito nao mas por exemplo o W210 comerciam com muitas problemas, e vc entrou em um concessionário autorizado eles substituir e vc nao registrou. alguns vezes: o muito desculpe senhor o carro hoje nao pronto do sevicio evtl vc experimentar o novo classe C sem custos aqui o chave...kkkk...
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deste um consumidor com um M272, nao novidade que ele reportagem mas que o concessionario agito em Alemanha:
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o mesmo formula do participar no dano em dinheiro vc indicar. Mas hoje vc chegar eles participar so com um metagem! e reparo uma muito caro coisa.
acima deste o problema chegar em todos deste motores com 60.ooo-140.000 quilometragem e importante tambem, eles montar um novo roda do dentes do novo seria, vc recebeir um velho parte do antigo seria vc recebeir o problema de novo!!!
M272 KE25 (für 230)
alt: serie com defeito: A2720301372
novo: A2720302672
M272 KE30 (für 280)
Alt: A2720301472
Neu: A2720302772
M272 KE35 (für 350)
Alt: A2720301572
Neu: A2720302872
para o M273 precisar olhar no EPC....o dano uma coisa para especialistas. ja o pecas estar extremamente importante que vc usam.
att
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deste um consumidor com um M272, nao novidade que ele reportagem mas que o concessionario agito em Alemanha:
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o mesmo formula do participar no dano em dinheiro vc indicar. Mas hoje vc chegar eles participar so com um metagem! e reparo uma muito caro coisa.
acima deste o problema chegar em todos deste motores com 60.ooo-140.000 quilometragem e importante tambem, eles montar um novo roda do dentes do novo seria, vc recebeir um velho parte do antigo seria vc recebeir o problema de novo!!!
M272 KE25 (für 230)
alt: serie com defeito: A2720301372
novo: A2720302672
M272 KE30 (für 280)
Alt: A2720301472
Neu: A2720302772
M272 KE35 (für 350)
Alt: A2720301572
Neu: A2720302872
para o M273 precisar olhar no EPC....o dano uma coisa para especialistas. ja o pecas estar extremamente importante que vc usam.
att
Seissler- Desativado
- Mensagens : 1030
Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 74
Re: (MOTOR): M272 e M273 - defeitos crônicos - veículos fabricados entre 2004 e 2008
Ou seja...
Em muitos casos eles reparam sem o cliente nem ficar sabendo...
Em muitos casos eles reparam sem o cliente nem ficar sabendo...
AEP- Usuário Platina
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Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50
Re: (MOTOR): M272 e M273 - defeitos crônicos - veículos fabricados entre 2004 e 2008
aqui o MB documento com o problema com números e volume do trabalho, alguns pecas de mais precisar substituído...
eles verificar com um Endoscópico tambem o problema, eu tem um em casa...
GI03.30-P-044614
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muitos novos clientes...
o pecas no M273 por exemplo:
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eles verificar com um Endoscópico tambem o problema, eu tem um em casa...
GI03.30-P-044614
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muitos novos clientes...
o pecas no M273 por exemplo:
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Seissler- Desativado
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Data de inscrição : 11/08/2012
Idade : 74
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