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(W163): Sensor de aceleração transversal - informações

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Mensagem por FERNANDO SALOMONE Qui 04 Out 2012, 13:24

Boa tarde.
Iniciei hj no portal, e desde ja agradeço a atenção de todos.
Recentemente consegui comprar uma ML 320, ano 2001 e, como todo carro usado, apresenta alguns poucos problemas. Fiz a substituição das pastilhas de freio, troca de oleo do motor, freio e direção hidraulica, checagem do oleo cambio, entretanto apresenta a luz de ETS que acende depois de pouco tempo dada a partida. Levei o veículo à concessionária, que após análise diagnosticou como sendo necessário a substituição de sensor de aceleração transversal. Gostaria de saber se alguem ja passou por este problema e censeguiu resolver sem a troca da peça, ou se alguem pode indicar onde conseguir a peça a preço menor que o concessionario.
Obrigado.
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Mensagem por Fabio Qui 04 Out 2012, 13:46

Eu.

A minha ML comecou a apresentar, esporadicamente, o acendimento do ESP. O Scanner apontou a mesma falha, sensor de angulo de viragem (steering angle position sensor) que, para quem nunca viu, é essa aqui:

sensor - (W163): Sensor de aceleração transversal - informações  BCD7328F-4CA9-43E0-B69A-3D6E9BAEEC37-258-0000003565AA7C5F

E fica no centro do volante.

Pois bem, comprei a peça.

Alguns dias antes de instalá-la, eu troquei os 4 pneus do carro e fiz alinhamento e balanceamento. Resultado? O problema sumiu, nunca mais acendeu a luz do ESP e o scanner passou limpo. O problema foi resolvido.

O João Bosco disse que não foi o alinhamento/balanceamento/troca dos pneus que resolveu o problema, mas sim, o fato de eu ter COMPRADO a peça nova, que fez com que o carro se "colocasse no seu devido lugar" Laughing

Hoje estou com uma peça sobressalente, que nunca foi instalada...

Eu tentaria por ai.

Não deixe de se apresentar no forum e colocar aqui um feedback sobre a solução do problema, assim outros membros também aprendem.

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Mensagem por FERNANDO SALOMONE Qui 04 Out 2012, 14:08

Obrigado pela resposta, e ja fiz minha apresentação.
Vc me alertou para um fato.. meu carro esta com pneus 264/70/16, onde observando o manual, a medida seria até 255. Poderia ser a causa da luz acesa?
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Mensagem por FERNANDO SALOMONE Qui 04 Out 2012, 14:08

desculpe, a medida dos pneus é 265/70/16
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Mensagem por Fabio Qui 04 Out 2012, 14:29

O meu carro estava com as medidas corretas. Mas eu acho que não é isso, pois no meu entender de leigo, o sensor mede instabilidade (o que, no meu caso, era ocasionado por falta de alinhamento/balanceamento). Medidas incorretas de pneu afetam outras coisas, como relação de marchas, consumo e marcação de km.

Veja nesses sites que têm calculadoras online, para saber se essa diferença está dentro do aceitável para os pneus. Aqui no fórum mesmo tem algumas recomendações.

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Mensagem por FERNANDO SALOMONE Qui 04 Out 2012, 17:16

Ok. Obrigado
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Mensagem por rubenjensen Qui 04 Out 2012, 22:22

Acho que estão misturando as estações, sensor de aceleração transversal é uma coisa, está instalado no console central (não tenho certeza) e o sensor de angulo de viragem é este mostrado e vai no local indicado.
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Mensagem por Euroautoparts Qui 04 Out 2012, 23:50

As informações estao equivocadas.... ao que Fabio mostra...nada tem haver com sensor de aceleração e muito menos com sensor de fase, de angulo ou posição do virabrequim ou outro nome que desejam inventar.

A Peça mostrada na imagem representa o clock spring e trabalha em baixo do air-bag da direção do motorista...
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Mensagem por Euroautoparts Qui 04 Out 2012, 23:58

Ok fabio li mau....sensor de viragem ....esta correto! Embarassed
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Mensagem por FERNANDO SALOMONE Sex 05 Out 2012, 10:01

Estão corretos, segundo me informou a concessionaria, o sensor de aceleração transversal fica sob o console, e como trata-se de um veículo de uso misto, é responsável pelo controle da aceleração em situações de inclinação do carro e tbem auxilia no controle de tração aumentando ou diminuindo a aceleração em caso de derrapagem.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Sex 05 Out 2012, 11:03

Esse sensor foi o que deu problema naquela vez na ML do Xenon. O carro do nada travou as rodas com ele na estrada. Foi um baita susto...

É melhor ver isso logo...

Abraço!

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Mensagem por Fabio Sex 05 Out 2012, 12:44

É isso ai. Fiz uma pequena confusão com o que te falaram e o meu problema.

Mas o relato está correto, realmente o meu sensor não tinha problemas, embora o scanner apontasse que tinha.

Sobre o seu problema, também há varios relatos (tinha no outro forum, e tem nos gringos) sobre o módulo ter problemas e não o sensor. Foi exatamente o que aconteceu com o Xenon.

É uma longa história, mas em resumo é assim: O reservatório de água do esguicho tem uma falha de projeto que faz com que a alça de sustentação sofra uma força grande e ele acaba se rompendo ou rachando.
Bem abaixo do reservatório que passa a pingar (ou escorrer) água, fica o modulo eletrônico.

Esse módulo ao ficar molhado, começa a apresentar leitura errada do que está informando os sensores (o de aceleração transversal por exemplo) e manda ordens para o carro corrigir.

Ai o carro freia bruscamente, trava um lado das rodas e etc.

O Xenon passou um risco grande e resolveu trocando o módulo e o reservatório. Se não me falha a memória, o sensor (que é de mercúrio) estava bom e não foi mexido.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Sex 05 Out 2012, 13:00

Isso mesmo, eu confundi. Foi o módulo... Embarassed

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Mensagem por FERNANDO SALOMONE Sex 05 Out 2012, 14:42

Entendi.. no fim de semana, vou analisar o reservatorio de agua, ver se nao esta com vazamento e se conseguir, vou tentar desmontar o console para verificar as conexoes do sensor, afinal, são quase 12 anos de uso e qualquer tentativa de economizar nesta peça é valida.
Obrigado pelas dicas.
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Mensagem por FERNANDO SALOMONE Qui 01 Nov 2012, 14:12

Boa tarde a todos.
Depois de um longo periodo , consegui sanar o problema do sensor de aceleração, infelizmente foi necessário a substituição da peça. Mas o lado bom é que o pessoal da oficina encomendou a peça, que chegou antes do previsto e foram muito justos em termo de valores ( bem abaixo da ccs...) Agora só falta passar o star para apagar o defeito da memória. Completando, o sensor fica embaixo do console, fixado por dois parafusos ao pé da alavanca de cambio. Enfim, foi mais um passo na caminhada de deixar impecável a estrela.
Abs.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Qui 01 Nov 2012, 16:20

Legal, Fernando. Obrigado pelo retorno!

Abraço!

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Mensagem por Paulo Kropsch Qui 01 Nov 2012, 17:25

Ola Fernando:

Ha meses eu venho brigando com o triangulo amarelo do ESP da minha CLK320. Ele pisca em curvas não muito fechadas para a esquerda, com asfalto liso e acima de 70 km/hr. Em outras condições o triangulo não pisca nunca. Já alinhei as rodas e fui duas vezes na CSS que me mostrou que no computador não aparece nenhuma indicação de defeito. Segundo as informações dos manuais MB, o defeito poderia ser nos sensores de roda, direção, rotação e aceleração.
Como você chegou a conclusão de que deveria comprar o sensor de aceleração transversal ? Nos EEUU estes sensores de rotação e aceleração custam US$ 2,400 e US$ 1,400. Não tenho coragem de comprar sem ter certeza de resolver o problema. Qual a oficina que te ajudou a resolver o problema ?

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Mensagem por Maluhy Qui 01 Nov 2012, 23:18

O sistema ESP de controle de estabilidade precisa receber várias informações para atuar,como a posição em que está o volante (sensor de viragem) , a inclinação da carroceria (sensor de aceleração transversal) , a velocidade do carro e de cada roda (pega isso via ABS),com isso ele corta potencia do motor qdo o carro inclina muito e se ele escorrega sub ou sobreesterçante ele aciona os freios independente nas rodas que possam acertar a tendencia à derrapagem...se o alinhamento for mal feito e o sensor de viragem não estiver dentro da tolerancia com as rodas alinhadas para a frente (próximo de zero grau) vai dar erro no sensor, tem como verificar isso e resetar o valor com o scanner.......Shocked
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Mensagem por Paulo Kropsch Sex 02 Nov 2012, 09:14

Ola Maluhy:

Acho que está na hora de eu parar de te explorar com consultas gratis e ir na sua oficina, como já varias vezes fiquei de ir. Telefono na semana que vem para ver quando posso ir aí.

Abraço Paulo Kropsch
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Mensagem por FERNANDO SALOMONE Sex 02 Nov 2012, 23:24

Paulo, boa noite.
Qdo comprei o veiculo de um amigo, conhecia o historico de manutenção, mas acreditei no amigo qdo me disse que a luz que acendia no painel era apenas por falha armazenada, e passando o star resolveria. Levei o carro na oficina de um amigo, que tem grande experiencia em MB, e tbem possui uma aqui em campinas. O equipamento dele acusou falha no sensor de aceleração transversal, bom, para confirmar como tenho um conhecido na ccs europa, passaram o star lá tbem e confirmaram o defeito, porem o custo da peça~e do serviço ficou inviável para meu bolso. Levei o carro na Mercamp, aqui em campinas onde a peça foi importada por eles a um custo de 60% a menos que a ccs. pego o carro na segunda e informo como ficou.
So pra completar, antes de decidir pela troca da peça, fiz alinhamento, revisão de freios, troquei fluidos de freio e direção hidraulica. verifique tbem a medida de seus pneus, me disseram que pode influenciar nos ETS.
abs.
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Mensagem por Paulo Kropsch Sáb 03 Nov 2012, 10:20

Ola Fernando:

Obrigado pela resposta. Acho que sua decisão foi certa, pois o Star de duas oficinas diferentes acusaram o mesmo sensor. Pena que é um dos mais caros. No meu caso , por duas vezes o computador da CSS não indicou nenhuma peça com defeito. Pretendo ir no Maluhy para ver se ele consegue achar aonde é o problema. Também vou informar a solução final para ficar registrado aqui , facilitando a consulta de outros que venham a ter a mesma situação.

Abç Paulo Kropsch
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Mensagem por rubenjensen Dom 09 Mar 2014, 18:34

Estou com o mesmo problema, meu filho estava na estrada quando se freou a roda dianteira esquerda, de cantar pneu e acendeu o triângulo no painel e Bas/Esp, o carro desacelerou e quase que fica no meio da pista, bem na volta do carnaval, com um movimento intenso na estrada. Como já estava se dirigindo para Porto Alegre, continuou a viagem com cautela e o fenômeno se repetiu outras vezes. Assustador principalmente para o pai que estava a 400 Km e impotente para ajudar. Para piorar estava com a minha neta de 2 meses e a esposa. Emprestei o carro pela segurança e tudo mais que um veículo da marca e deste porte proporciona. Segunda feira vai levar na KE Mercedes para ver se descobrem o defeito.
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Mensagem por Ulysses V8 Benz Seg 10 Mar 2014, 12:15

Como é um problema comum desse modelo, eles descobrirão facilmente.

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Mensagem por rubenjensen Ter 11 Mar 2014, 19:44

Hoje recebi o orçamento da troca do módulo ESP que não esta respondendo e não conseguiram ressetar por erro de comunicação na rede cam bem como a troca do sensor de velocidade de rotação. Para completar detectaram um pequeno vazamento no radiador, na parte inferior do lado esquerdo. A troca das peças com a mão de obra dá R$ 21.546,63.
Se alguem tiver alguma sugestão ou fornecedor de peças, aceito orçamentos.
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Mensagem por C-220 Ter 11 Mar 2014, 19:53

Sr. Rubenjensen,

Esse orçamento é da concessionária? Uma alternativa seria importar novo ou comprar aqui um usado.
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