Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99

+5
paulo brito
Epicco
Renato Scarpelin
Borg
walter paiva
9 participantes

Ir para baixo

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Empty (W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99

Mensagem por walter paiva Qui 20 Set 2012, 20:59

Por dentro do Classe A

Mercedes inaugura em Minas Gerais sua primeira fábrica de carros fora da Alemanha.

José Edward, de Juiz de Fora




Eugenio Savio
(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Em_jui10
Linha de montagem do Classe A:
1 500 novos empregos

Por fora, ele é diferente dos carrões produzidos pela Mercedes-Benz. Por dentro, conforme a opinião de gente que já o guiou, o compacto Classe A não deixa dúvidas quanto a seu parentesco com uma das famílias de automóveis mais cobiçadas do mundo. O modelo, que está sendo produzido na fábrica da Mercedes inaugurada na sexta-feira passada no município de Juiz de Fora, Minas Gerais, traz como equipamentos de série alguns itens oferecidos pelas outras montadoras apenas como opcionais nos carros mais luxuosos. Todos os Classe A sairão da linha de montagem com direção hidráulica, airbag e freios ABS. Além disso, serão equipados com um sistema eletrônico de controle da estabilidade superavançado. "Nosso desafio foi fazer um carro menor e menos luxuoso, mas com a mesma segurança e qualidade igual à dos outros modelos Mercedes", diz o engenheiro alemão Götz Kirchner, diretor-geral da fábrica de Juiz de Fora. O mais barato dos Classe A custará cerca de 35.000 reais. Até o lançamento desse modelo "popular", o mais em conta entre os Mercedes à venda no Brasil tinha um preço quase três vezes maior: 90.000 reais.


A unidade de Juiz de Fora, primeira fábrica de automóveis da Mercedes erguida fora da Alemanha, terá um custo total de 820 milhões de dólares. O ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo concedeu à companhia um financiamento de 120 milhões de reais e, para assegurar que o empreendimento não iria para outro Estado, ainda ofereceu à Mercedes a redução temporária de tributos estaduais. Crítico de tudo o que Azeredo fez, o atual governador, Itamar Franco, agiu um pouquinho diferente nesse caso. Reclamou a princípio, mas comprometeu-se a honrar o compromisso (Juiz de Fora é sua base eleitoral). A intenção do governo de Minas é liberar no segundo semestre deste ano os 40 milhões de reais que ainda faltam para completar o empréstimo prometido à montadora alemã. A fábrica deverá produzir até dezembro cerca de 35.000 unidades do novo carro. O número deve dobrar a partir do ano 2000, quando o projeto estará funcionando a pleno vapor.

Uma das pioneiras no desenvolvimento de alguns itens de segurança encontrados na maioria dos automóveis de hoje, a Mercedes não esperava o golpe que a reputação de seu modelo compacto sofreu poucos meses depois do lançamento, em 1997. O carro foi reprovado numa prova relativamente fácil, o "teste do alce", realizada por uma revista sueca de automobilismo. A manobra consiste em desviar um automóvel de vários obstáculos dispostos ao longo de uma pista. A 60 quilômetros por hora, velocidade permitida em avenidas de quase todas as grandes cidades do mundo, o Classe A capotou. O acidente obrigou a Mercedes a fazer uma operação de emergência para salvar seu automóvel e o dinheiro que já havia gasto no projeto. A empresa recolheu os carros nas lojas, paralisou a produção e mandou seus engenheiros de volta à prancheta para providenciar os ajustes necessários. O Classe A ganhou rodas maiores, um novo modelo de pneus e sistema de suspensão mais rígido. Sua estrutura sofreu alguns ajustes e passou a ser controlada por um sistema eletrônico conhecido pela sigla EPS, que em português significa "programa eletrônico de estabilidade". (O carro produzido em Minas Gerais traz essas modificações. As únicas diferenças em relação ao modelo alemão foram determinadas pelas condições precárias das estradas e das ruas brasileiras. A suspensão é um pouco mais resistente do que a da versão européia e a distância entre o assoalho e o chão, um pouco maior.)

O EPS é um sistema eletrônico orientado por sensores dispostos em diversas partes do carro e desenvolvido para corrigir automaticamente alguns dos mais freqüentes erros de direção. Esses sensores conferem todo instante a rotação de cada uma das rodas, os giros do motor, os movimentos do volante e a pressão da frenagem. Se o EPS perceber qualquer anormalidade, trata de corrigir o erro. Se o motorista pressionar o pedal do freio sem a força necessária para cortar todo o movimento do carro, o sistema está projetado para completar o trabalho e fazer o carro parar (se a pressão sobre o pedal for aliviada, a aceleração é retomada). Se o carro derrapar ligeiramente numa curva, o EPS deverá alinhá-lo conforme a posição indicada pelo volante. Tudo isso sem que o motorista perceba. "Um sistema semelhante era usado pela McLaren e pela Mercedes nas competições de Fórmula 1", diz o engenheiro Kirchner. "Mas o recurso foi proibido para limitar a audácia dos pilotos, que freavam cada vez mais tarde nas tomadas de curva."

A cabine do Classe A é cerca de 20 centímetros mais alta do que a dos outros carros de passeio. Assim, os passageiros viajam acima da linha potencial de choque no caso de uma batida lateral. O chassi do carro, batizado de "inteligente" pelos engenheiros da Mercedes, também foi projetado para proteger os passageiros em caso de acidente. Se houver um choque frontal, o motor não será empurrado para dentro da cabine, como acontece com os outros carros de capô curto ele desliza para baixo do assoalho. Ao lado do Scénic, da francesa Renault, que começou a ser fabricado no início do ano na cidade paranaense de São José dos Pinhais, o Classe A inaugura no Brasil uma nova classe de carros de passeio. São as minivans compactas, pequenas por fora e grandes por dentro, que começaram a surgir cerca de quatro anos atrás na Europa. (O espaço do porta-malas do Classe A, assim como o do Scénic, é regulável e seu tamanho varia conforme a posição dos bancos traseiros.) O modelo fez sucesso, e praticamente todas as montadoras européias que ainda não têm o seu preparam o lançamento de um carro parecido.

A Mercedes começa a produzir o Classe A quatro décadas depois de inaugurar sua primeira unidade no Brasil, a fábrica de caminhões e de chassis para ônibus instalada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A unidade de Minas Gerais é apontada pelos executivos da montadora como uma das mais modernas do mundo. As estações de robôs que soldam a carroceria e o chassi do carro custaram 60 milhões de dólares. Cada uma faz o trabalho correspondente ao de dezenas de homens. Só que esses empregos não existiam antes de a fábrica ser criada. Na prática, a Mercedes criou 1500 postos de trabalho.

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Classe13
(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Classe11

Fonte: Revista Veja 28/04/99 http://veja.abril.com.br/280499/p_136.html


Última edição por AEP em Qua 16 Dez 2015, 16:53, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Inclusão de fotos que caíram e correção do link)

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Spinne10
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Empty Re: (W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99

Mensagem por Borg Qui 20 Set 2012, 21:14

Walter, parabéns muito interessante a matéria.

Que cor é aquela no Classe A da foto....nunca ví Question
Borg
Borg
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 927
Data de inscrição : 09/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Empty Re: (W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99

Mensagem por walter paiva Qui 20 Set 2012, 21:18

Obrigado Borg

A cor é a prata mas não é a de código 744 das nossas.

notem que tem um erro de digitação na matéria, pois informa EPS e o correto é ESP Wink

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Spinne10
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Empty Re: (W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99

Mensagem por Renato Scarpelin Qua 07 Out 2015, 22:02

Tenho Orgulho de ter um MB!
Renato Scarpelin
Renato Scarpelin
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2015
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Empty Re: (W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99

Mensagem por walter paiva Qui 08 Out 2015, 10:17

Eu também!

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Spinne10
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Empty Re: (W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99

Mensagem por Epicco Qui 08 Out 2015, 10:31

Mas eu acho que não foi a primeira fábrica de automóveis da Mercedes Benz fora da Alemanha.

_________________
Abraços,

Epicco
Moderador

Equipe Portal Mercedes Brasil
Epicco
Epicco
Moderador
Moderador

Masculino Mensagens : 7000
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 70

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Empty Re: (W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99

Mensagem por paulo brito Qui 08 Out 2015, 10:36

Mercedes inaugura em Minas Gerais sua primeira fábrica de carros fora da Alemanha.

Até onde sei,  a Mercedes já fabricava em diversos locais fora da Alemanha. Por exemplo, o W 126 foi fabricado na Africa do Sul  nos anos 80
paulo brito
paulo brito
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2166
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 65

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Empty Re: (W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99

Mensagem por Kanduxo Qui 08 Out 2015, 10:40

Eu notei o erro de digitação. Tenho orgulho de manter um carrinho desses na garagem. É um projeto a frente do seu tempo, com uma tecnologia embarcada fora de sério.
Kanduxo
Kanduxo
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 3983
Data de inscrição : 03/04/2013

http://fuscakanduxoemusica.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Empty Re: (W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99

Mensagem por Renato Scarpelin Sex 09 Out 2015, 21:11

Eu acho que a MB deveria voltar a fabricar o Classe A dos antigos novamente, hoje acredito que muitos iriam comprar e iria "quebrar a banca" dos populares atuais que é puro plástico, blá blá blá e muito $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ caro!
Renato Scarpelin
Renato Scarpelin
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Masculino Mensagens : 111
Data de inscrição : 02/03/2015
Idade : 39

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Empty Re: (W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99

Mensagem por C-220 Sex 09 Out 2015, 21:26

Um Classe A dessa geração custaria algo em torno de uns R$ 70.000,00, ou seja, continuaria com um público bastante restrito, sem contar as caras revisões nas autorizadas.
C-220
C-220
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 2605
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Empty Re: (W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99

Mensagem por AEP Sáb 10 Out 2015, 10:00

Acho que ao citarem ser a primeira fábrica fora da Alemanha, seria naquele momento. A reportagem é da Veja e não da Mercedes. 

Com certeza já houve produção fora a Alemanha antes, como na África do Sul.

Agora, vejam o que me intriga, segundo a própria reportagem:

Se naquela época a Mercedes importada mais barata custava R$90.000,00 (certamente era a Classe C) e o Classe uAi custava R$35.000,00, ainda teria viabilidade de se fazer um carro desses novamente por até R$50.000,00.

Temos Classe C W205 por R$119.000,00 hoje! 

Bem que poderiam fazer igual o Itamar fez com o Fusca... Reeditar o W168, sem qualquer custo de projeto e fazer uma versão A160 "básica" novamente por uns R$50.000,00 com todos os incentivos fiscais que a fábrica ainda tem.

Viagem total...

A maturidade do brasileiro para esse tipo de carro hoje é outra. E bem que poderia ser a versão longa feita na Europa (V168).

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 2yuasd0

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 2ui8c3s

E se ainda tivermos um dia governantes maduros que queiram movimentar toda a cadeia da indústria, bastaria que os impostos sobre os carros fossem iguais aos impostos dos EUA. Não passa de 6%. Acho que aqui, hoje, são 54%. E reverter toda a arrecadação com IPVA (que iria explodir) e impostos indiretos sobre toda a cadeia de produção (aumentaria no volume das vendas, empregos e etc), na infraestrutura de estradas e transporte público.

E ainda exportar esse carro para toda a América do Sul e África.

Criar uma política junto aos sindicatos dos taxistas de todo o Brasil. Ficaria ainda com mais descontos e viraria o carro táxi padrão das cidades. Reativar o W168 F-Cell ...

Que viagem...
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 17010
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 50

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Empty Re: (W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99

Mensagem por Valderifs Qua 16 Dez 2015, 00:40

O que queimou de fato o Classe A aqui foi as Concessionárias que ofereciam, e ainda oferecem, um serviço caro e preguiçoso. E, pasmem, essa postura das CCS queimou o filme do Classe A na Grã Bretanha, vide o site "aclasseinfo".
Valderifs
Valderifs
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Masculino Mensagens : 526
Data de inscrição : 25/11/2015
Idade : 46

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Empty Re: (W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99

Mensagem por walter paiva Qua 16 Dez 2015, 08:44

Na época a maioria dos mecânicos independentes não tinham capacitação para efetuarem a manutenção, com isso a manutenção ficava praticamente a cargo na concessionária e tornando a sua manutenção cara, alta do dólar na época, pois a maioria das peças são importadas e o brasileiro que não estava preparado para o carro...achavam ele muito caro por ser menor que um Ford Ka Laughing

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Spinne10
walter paiva
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 10201
Data de inscrição : 05/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99 Empty Re: (W168): Inauguração da linha de montagem Classe A - Revista Veja® 28/04/99

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos