("C"109): A única Mercedes-Benz 300 SEL 6.3 Pininfarina Coupé 1969

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

("C"109): A única Mercedes-Benz 300 SEL 6.3 Pininfarina Coupé 1969

Mensagem por AEP em Qua 07 Set 2016, 17:33

Esse modelo era um segredo de Sérgio Pininfarina: A Mercedes-Benz 300 SEL 6.3 Pininfarina Coupe. 

Anos antes a Rolls-Royce lançou o Camargue e Pininfarina construiu um coupé baseado na Mercedes-Benz 300 SEL.









Este segredo foi guardado até mesmo dos livros que reportam a história da Pininfarina. O veículo foi vendido a um empresário holandês por 400.000 florins - o equivalente a 83 Volkswagen Fusca na época. Esse veículo é um segredo muito bem guardado e os parentes do empresário ainda não querem o nome da família associado a este carro.

A imprensa da época era mínima, apesar de rumores a respeito de quem o encomendou ser um magnata da cerveja e entusiasta de automobilismo. O nome de Freddy Heineken foi mencionado, mas não é ele. O comprador pediu à Mercedes-Benz para construir uma 300 SEL 6.3 especial. Mas este pedido foi recusado. Então o empresário comprou uma 300 SEL 6.3 e a enviou para Turim/Itália a fim de que Sérgio realizasse seu desejo.

Em 1969, o trabalho começou. A distância do entre-eixos foi mantida, bem como o comprimento total de 5 metros. A altura das portas não foi alterada, mas o teto foi totalmente refeito. O para-brisas ficou ainda mais para trás no novo perfil do carro e a janela traseira mais para frente. Os pilares A e C ficaram em um ângulo consideravelmente mais acentuado e o teto 3" menor reduziram o tamanho do habitáculo. Partes da carroceria foram feitas à mão em aço, assim como os paralamas, para-choques e portas maciças. Foi feita a tradicional ranhura da Pininfarina que corre ao longo de ambos os lados do carro - uma característica que também aparece muito mais tarde em carros como a Ferrari 400 e a Alfa Romeo GTV, entre outros. Adotou um grade dianteira distinta que lembra a Mercedes-Benz Pagoda. Os faróis em molduras quadradas que eram originalmente pretas, foram alteradas pelo atual proprietário.

Os familiares do falecido proprietário originário disseram que "ele gostava de carros incomuns".

A família afirma que Pininfarina cometeu um erro durante a construção. Alegam que os gases de escape entravam no interior. A filha do empresário holandês disse que "eles viajaram muito juntos, mas nunca no carro porque ficava doente". 

O sistema de ventilação em 2 sentidos foi desenvolvido pela Behr e exigiu esforço extremo para instalação, de acordo com a revista Auto Motor & Esporte. Seja qual for a razão, isso significava que o carro só foi amado por seu proprietário - seus 5 filhos não gostavam do mesmo.

Com 65.000 km no hodômetro, o carro foi vendido no final dos anos 70 e o empresário holandês passou a usar um Rolls-Royce.

Isso faz lembrar do modelo Rolls-Royce projetado por Pininfarina: o Rolls-Royce Camargue, com o qual, esta 300 SEL 6.3 parece compartilhar algumas configurações estilísticas, mesmo que a Camargue fosse revelada muitos anos mais tarde - início de 1975.

Enquanto os olhares podem dividir opiniões estilísticas dessa única 300 SEL 6.3, a qualidade dos materiais, não.

Hoje com pouco mais de 71.000 km, a Pininfarina SEL parece ter perdido um pouco da sua magestosa aura. A pintura já não tem o mesmo brilho, o para-brisas está riscado e há bolhas na lataria debaixo das portas e dos para-choques. Quem abre o enorme capô observa um motor de 8 cilindros com corrosão na cabeça dos cilindros, servos e tubulações.

No entanto, o desgaste realmente adiciona charme para o interior. O couro nas cores cognac e amêndoa está por toda parte, assim como a madeira de alta qualidade, folheada no painel de instrumentos e nos pilares A. Os tapetes verde esmeralda tem um toque Pininfarina. O fecho central usa um sistema de vácuo perversamente complicado - ele também precisa de alguma manutenção. Isso vale para a maior parte desta Mercedes-Benz muito especial.

Apesar dos anos e da deterioração, o motor parece estar bem. E quando ele fica parado por um tempo, a bomba de suspensão a ar começa o seu trabalho, lembrando um Rolls-Royce Silver Shadow. As características de condução são também semelhantes.

Para acomodar tamanha potência, modificações no chassi foram incluídas com suportes extras e soldagem, além de maiores discos de freio ventilados e triângulos mais pesados.

O segredo do modelo é tamanho que David Plastow, 80 anos, trabalhou para a Rolls-Royce de 1958 e foi presidente da empresa no momento em que foi lançado o Camargue. Esse carro foi idéia dele, e ele está certo de que ele nunca ouviu falar ou viu qualquer coisa sobre um projeto da Mercedes ao mesmo tempo.

Ele tem boas lembranças de ir a Turim para conhecer Sérgio Pininfarina. Sérgio se tornou um amigo e ajudou Plastow a aprovar o projeto Camargue. Sérgio estava muito envolvido nele e Plastow não ouviu nada sobre qualquer outro projeto similar.

Como o proprietário original deste carro, o segundo e atual proprietário também deseja permanecer anônimo.

Fonte e íntegra da matéria em:

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
AEP
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 12863
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ("C"109): A única Mercedes-Benz 300 SEL 6.3 Pininfarina Coupé 1969

Mensagem por Weiss 1972 em Qua 07 Set 2016, 19:56

Apesar de ser uma MB e principalmente um design Pininfarina, parece carro russo da decada de 70/80.
avatar
Weiss 1972
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1880
Data de inscrição : 23/11/2012
Idade : 45

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ("C"109): A única Mercedes-Benz 300 SEL 6.3 Pininfarina Coupé 1969

Mensagem por walter paiva em Qui 08 Set 2016, 06:09

Muito interessante.

Concordo com o Weiss, parece um carro russo.

_________________
Walter
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
avatar
walter paiva
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 8849
Data de inscrição : 05/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ("C"109): A única Mercedes-Benz 300 SEL 6.3 Pininfarina Coupé 1969

Mensagem por Fabio em Qui 08 Set 2016, 11:47

Eu sabia que já tinha visto esse carro rodando por aqui....  Very Happy

avatar
Fabio
Sócio Mercedes-Benz Clube de São Paulo
Sócio Mercedes-Benz Clube de São Paulo

Mensagens : 764
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 44

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ("C"109): A única Mercedes-Benz 300 SEL 6.3 Pininfarina Coupé 1969

Mensagem por Ulysses V8 Benz em Qui 08 Set 2016, 12:47

Ficou meio esquisito, a frente parece mais uma 114 com grade de 107. Taí mais uma prova de que ter $$ não significa ter bom gosto hehehe....

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
Ulysses V8 Benz
Administrador
Administrador

Masculino Mensagens : 11190
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 53

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ("C"109): A única Mercedes-Benz 300 SEL 6.3 Pininfarina Coupé 1969

Mensagem por Thiago França em Qui 08 Set 2016, 22:29

Mas o desenho básico do Rolls Camargue esta ai...
avatar
Thiago França
Usuário Prata
Usuário Prata

Masculino Mensagens : 288
Data de inscrição : 06/08/2012
Idade : 40

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ("C"109): A única Mercedes-Benz 300 SEL 6.3 Pininfarina Coupé 1969

Mensagem por João em Sex 09 Set 2016, 00:51

A avo da SEC

_________________
Administrador
Equipe Portal Mercedes Brasil
avatar
João
Administrador
Administrador

Mensagens : 10226
Data de inscrição : 05/08/2012
Idade : 55

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: ("C"109): A única Mercedes-Benz 300 SEL 6.3 Pininfarina Coupé 1969

Mensagem por borba em Sex 09 Set 2016, 09:38

ainda bem que só fizeram um ....affff Shocked

borba
Usuário Platina
Usuário Platina

Masculino Mensagens : 1094
Data de inscrição : 20/08/2012
Idade : 58

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum